Fibra Óptica Fibra Óptica na Amadora

Qtm

Power Member
Olá,

Por acaso alguém sabe-me dizer se por acaso existe algum ISP com fibra óptica na Amadora, qualquer que seja a zona? Se sim, quais e onde?

Sei que existe Zon IRIS por aqui, mas acho demasiado caro e depois estou um pouco de pé atrás por causa do traffic shaping.

Mas de resto desconheço qualquer outro ISP com fibra óptica: já dei duas moradas (uma junto a uma rua que é a mais "comercial" e conhecida de Amadora [Elias Garcia], e outra junto à estação de Metro de Amadora Este) e não encontro nenhum ISP aqui nestas duas moradas. Já perguntei à Vodafone, à Clix e à PT, todos eles dizem não ter qualquer previsão da instalação da fibra óptica nestas zonas.

Parece-me estranho tendo em conta que Amadora tem uma das maiores (senão mesmo a maior) densidade populacional do país e portanto os custos não seriam assim tão elevados quanto querem mencionar até porque é uma cidade bastante pequena em termos de área. Se é por causa daquele rumor do "não vão ter porque são maus pagadores", porque temos de pagar todos pelos erros dos outros?

Estou um bocado chateado com esta situação porque tenho Vodafone ADSL e estou a ter problemas com ela (ligação bastante instável, sempre a cair de X em X minutos, sendo impossível de jogar online sem ter picos de latência elevada); já liguei diversas vezes à Vodafone e dizem que segundo os dados deles está tudo bem com a minha ligação e que são os servidores dos jogos que estão a ter problemas. Quando fiz o speedtest no site da vodafone, uma das vezes deu reliability 5% e ignoraram isso por completo. Depois de tanta conversa disseram que como já não tinham o serviço ADSL, não podiam fazer grande coisa pois agora só tinham fibra óptica ou 3G.

Assim queria mudar de ISP, mas preferia Fibra Óptica, daí a pergunta.
 
Na Reboleira demorou um ano até a TV Cabo ter bidireccionalidade, face ao resto da Amadora, e o mesmo se passou em relação ao ADSL e depois à desagregação da central. Isto apesar da grande densidade populacional. Fibra óptica nunca vi.

Eu acho que a Amadora pura e simplesmente está longe de pontos de acesso à infraestrutura dos operadores, e fazer chegá-la lá é muito custoso devido precisamente à densidade populacional. E/ou o Raposo não gosta dos ISPs...
 
Cá para mim é mais os locais onde colocar a fibra, na maioria das zonas existem condutas na rua, que é onde tem o equipamento de fibra, se na amadora não há e isso, é muito complicado que haja.
Eu como não costumo muito ir à Amadora desculpem-me a ignorância..

Para além de que é preciso pedirem autorização à junta de freguesia...
 
Uma zona fertil em gangs que roubam cobre . Os isps não estão para perder dinheiro diariamente.

O problema aí é que existem diferentes zonas de Amadora; não se pode andar a meter tudo no mesmo pacote.
As duas zonas que mencionei são zonas sem grandes problemas a esse nível. Se fosse assim, então também não se devia por em Lisboa por causa de Moscavide, Olaias, Chelas e Bairro da Boavista, que conseguem ser bastante piores a esse nível do que as zonas que mencionei.
É que entre Benfica e a zona de Amadora Este que mencionei vão apenas uns 1, 2 km's no máximo.. Aliás a sensação que tenho é que toda a zona a volta de amadora já tem fibra excepto Amadora: Lisboa, Carnaxide, Odivelas... Enquanto que Amadora nem ver, nem têm previsões... Se fosse por "roubarem o cobre", então bastava eles andarem esses 1 kms e iam roubar o cobre todo... Problema resolvido?
 
Se servir para alguma coisa, em Alfornelos que é relativamente próximo, já existe fibra da Zon e Meo á algum tempo.
Além de que, à cerca de 1 mês na estrada dos Salgados estava lá pessoal da Viatel a passar cabo. Pode ser que não demore muito tempo.
 
Por acaso tenho visto pessoal da Viatel em muitas zonas de Amadora especialmente perto da minha casa (elias garcia) e venda nova. Mas todas as vezes que telefono para os ISPs dizem que não têm previsões.. Mas pronto, obrigado pelo alerta.
 
Cá para cima, vila chã pelo menos Vodafone sei que não há confirmei hoje com um comercial. A vodafone tem uns pacotes mesmo bons, mas nada feito...
 
Por acaso tenho visto pessoal da Viatel em muitas zonas de Amadora especialmente perto da minha casa (elias garcia) e venda nova. Mas todas as vezes que telefono para os ISPs dizem que não têm previsões.. Mas pronto, obrigado pelo alerta.

Entre a instalação e a disponibilidade comercial ainda demora uns 2/3 meses, portanto se tens visto pessoal da Viatel é porque estão ainda a fazer a instalação, e ainda vai demorar mais um bocado.

Cumps
 
Amigos, ressuscitando este tópico, só para informar que ainda há zonas em Alfornelos que se encontram sem Fibra Óptica, isto apesar de os prédios terem já os PDO instalados. No meu caso, o PDO do prédio foi instalado em 2011 e devido a complicações com a então administração do condomínio não foi dada a autorização para a instalação da infra-estrutura no prédio. Em Fevereiro deste ano, a nova Administração contactada pela PT autorizou este mesmo procedimento.

Hoje, Outubro de 2012, tudo está na mesma: o PDO está lá, a treta do site do MEO diz que tenho Fibra, os coitados dos vendedores do MEO vêm-me bater à porta para assinar contrato (que já fiz em 2011 assim que o PDO foi instalado!!!) para, no fim, chegar sempre à mesma resposta que obtenho quando vou a uma loja PT: "ainda não está em exploração comercial"...

Depois de ter sido pressionada pela ZON, ontem lá enviei um email à PT, com cópia do documento assinado em Fevereiro, a pedir para se dignarem a terminar o trabalho... Hoje fui contactado pela PT a dizer para aguentar - não sabem dizer por quanto tempo mais, pois pode ser uma semana, um mês ou um ano - pois como têm de garantir as velocidades contratadas aos seus clientes é por isso que o meu prédio e a minha zona ainda não estão em exploração comercial - segundo o sr., pois a PT ainda não conseguiu garantir os sistemas para providenciarem estas mesmas velocidades.

Pergunta: alguém em Alfornelos tem? É verdade esta história que me contaram?

Nem vos vou dizer quanto estou a pagar por 140 canais e internet a 12Mbps e 512Kbps (!).... até tenho vergonha... Mas a minha paciência esgotou-se e vou sair para quem me oferece mais pelo que pago mensalmente.

Um abraço,
 
Olá SpeedDemon!

Eu supostamente tenho no meu prédio. Supostamente em finais de 2010 ou em 2011 andaram por aqui a instalar o PDO no prédio e apareceram por diversas vezes comerciais PT e SAPO para subscrição de Fibra. (Prédio +/- junto ao Centro Saúde)
No entanto, não tenho a certeza que consigo ou não realmente ter a suposta fibra, dado estar (muito) satisfeito com o serviço 3P que tenho em... adsl da Optimus.
 
Ontem, em mais uma vizita à loja PT no Forum Picoas, mais uma reclamação... Ao que parece, a minha rua tem Fibra até ao meu prédio... Como o meu prédio é o primeiro de uma séria de prédios numa praceta - isto apesar de ser na mesma rua - parece que nenhum dos prédios da praceta tem FIBRA. Ou seja, os prédios do 1 ao 7 têm, do 11 ao vinte e qq não! Os PDOs estão lá, mas é como se não estivessem... Seguiu mais uma queixa para o Dep. das Infraestruturas... :(
 
Boas, moro em Alfornelos tenho Zon, mas o meu predio tem o serviço fibra do Meo a funcionar, ja me tentaram vender e o meu vizinho do lado tem o serviço, como outros condominos. ( Predio em frente ao centro de Saúde)
Ter em atenção a uma coisa em Alfornelos, é mais facil ter todos os serviços, porque a central da PT é logo ao lado.
Em 2011 andaram a passar fibra da Vodafone nas condutas da rua, mas pelos vistos era apenas para interligação a central, não existe qualquer tipo de instalação de serviços fibra na zona sem ser do Meo e a habitual fibra da Zon.
 
Na minha zona - Urbanização da Atalaia - Damaia de Cima, perto do Skate parque da Amadora, há fibra da PT, talvez por a Urbanização ser recente.
Já agora, também já tem cobertura 4G, pelo menos da TMN e Vodafone.

Cumprimentos,
spda
 
Já agora, malta de Alfornelos, têm alguma recomendação entre Meo e Zon? Estou inclinado para Meo devido a terrível experiência passada com a netcabo (fora ouvir mal do serviço de net). Actualmente tenho net adsl clix e a minha experiência é tão boa que até me custa considerar trocar. A minha dúvida é mais virada para o serviço de net.
 
A central de alfornelos é perto do mercado, se morares perto arrisca (caso vas para adsl). Caso seja fibra acho que so podes escolher entre a zon e meo.
 
O problema aí é que existem diferentes zonas de Amadora; não se pode andar a meter tudo no mesmo pacote.
As duas zonas que mencionei são zonas sem grandes problemas a esse nível. Se fosse assim, então também não se devia por em Lisboa por causa de Moscavide, Olaias, Chelas e Bairro da Boavista, que conseguem ser bastante piores a esse nível do que as zonas que mencionei.
É que entre Benfica e a zona de Amadora Este que mencionei vão apenas uns 1, 2 km's no máximo.. Aliás a sensação que tenho é que toda a zona a volta de amadora já tem fibra excepto Amadora: Lisboa, Carnaxide, Odivelas... Enquanto que Amadora nem ver, nem têm previsões... Se fosse por "roubarem o cobre", então bastava eles andarem esses 1 kms e iam roubar o cobre todo... Problema resolvido?

Em Sintra, à excepção de Massamá, Queluz e Mem-Martins (E até certo ponto, Serra das Minas embora com bastantes "falhas" pelo meio), tirando zonas industriais/comerciais, fibra também é escassa, só em certos pontos e muito descontinuadamente(Tens zonas com, por exemplo, uma rua coberta com fibra, apenas), não é caso único. Pura e simplesmente, à excepção de uma ou outra zona, nenhum ISP parece querer apostar na linha de Sintra. A não ser a ZON, que é a única que investe aqui(Graças a isso não tenho TS's e trampas afins mesmo sendo tudo ZON cá).

Eish, respondi a um post com 8 meses lol...
 
Última edição:
Back
Topo