Discussão Fibra ótica vai chegar a todo o país até 2027 com financiamento da UE

Obrigado. Isso não é nada promissor.
Viva.
A DST anda entretida em zona populosas onde sabe que terá retorno no investimento.
A Altice anda meia parada no investimento novo.
Por isso mesmo, nada mesmo promissor. Sempre o disse desde o início que iria ter um parto muito complicado este concurso internacional.
 
Viva pessoal.

Alguém sabe como ficou o concurso para a cobertura de fibra ótica nas zonas brancas?
Em Dezembro foi aberto um concurso, mas ainda não se tem ouvido mais nada...
 
Viva pessoal.

Alguém sabe como ficou o concurso para a cobertura de fibra ótica nas zonas brancas?
Em Dezembro foi aberto um concurso, mas ainda não se tem ouvido mais nada...
Viva.
0 propostas recebidas, 2 vx que o concursos foi prolongado,. Dia 3 do mês que vem, mais notícias... Mas pelo andar da carroça... Nada adianta. O investimento NAO traz recompensa financeira para os possíveis protagonistas.
 
Conclusão, esperar até dia 3, os mesmos candidatos serão os mesmos de dia 3, Conclusão, vai ficar tudo igual com pessoas a falarem de fibra 10x e outros a falarem de adsl de 6mb!😒
 
Conclusão, esperar até dia 3, os mesmos candidatos serão os mesmos de dia 3, Conclusão, vai ficar tudo igual com pessoas a falarem de fibra 10x e outros a falarem de adsl de 6mb!😒
A maioria dessas zonas ADSL 6mb já podem utilizar net 4g e 5g. Com velocidades muito maiores. Dentro da realidade europeia já é bem bom.
 
A maioria dessas zonas ADSL 6mb já podem utilizar net 4g e 5g. Com velocidades muito maiores. Dentro da realidade europeia já é bem bom.
O problema é que a antena da meo aqui net movel é péssima... 7mb também... agora instalaram uma antena vodafone nos... mas nem sei se a velocidade é boa... agora fibra nao tem nada a ver com 4g ou 5g... outro pormenor, sou de uma zona que todas as freguesias envolventes tem fibra... esperar para ver...
 
Só quem vive com 4g é que sabe o que se sofre , eu trabalho com 4g , e o que acontece quando se tem apenas uma antena porque o sitio é remoto é uma quebra de velocidade que por vezes ainda fica mais baixa que ADSL 6mb que também tenho. Das 19 até as 22 é horrível , chegando por vezes a velocidades de 2mb devido a afluência.

A malta fala de barriga cheia mas não sabe o que se sofre em sítios mais remotos com a internet.
Eu atualmente tenho adsl 6mb TV/telefone e meo enjoy 4g , ainda não comprei router 5g por motivos óbvios mas a velocidade do 5g aqui é praticamente igual ao 4g por isso nem o vou fazer.

Claro que a Meo ou os outros preferem ter pessoas a pagar 2 serviços como eu que andarem a meter fibra nestas aldeias ou vilas pequenas, o concurso das zonas brancas é a única esperanças para pessoal como eu e outros.
 
Última edição:
Claro que a Meo ou os outros preferem ter pessoas a pagar 2 serviços como eu que andarem a meter fibra nestas aldeias ou vilas pequenas, o concurso das zonas brancas é a única esperanças para pessoal como eu e outros.
Viva.
Infelizmente é uma dura realidade para muita gente do interior. Até bem perto de Coimbra as velocidades do 4/5g ainda são uma miséria.
Na aldeia do meus velhotes, 20,km norte de Coimbra, estão a espera da fibra a 10 anos. Parou a cerca de 1.5 km.
E com as notícias do tal concurso, ainda devem esperar uns bons anitos.
O que me revolta nem é o facto de só terem 4g, ( investi para ele um outdoor da mikrotik, e estao bem 85/45 em dias bons. 65/35 nos dias normais) mas sim pagarem 50 e pico euros, por satTV+net_4g+fixo+um móvel. Quando com fibra o serviço ficava bem mais barato e com mais serviços.

A maioria dessas zonas ADSL 6mb já podem utilizar net 4g e 5g. Com velocidades muito maiores. Dentro da realidade europeia já é bem bom.
Viva.
Não conheces a realidade de muitas aldeias deste país. Não é preciso ir muito longe dos centros urbanos para o 4g ser uma c... e qt mais 5g. São muitos factores, tipologia do terreno, desertificação de alguns locais, etc..
 
Última edição:
Só quem vive com 4g é que sabe o que se sofre , eu trabalho com 4g , e o que acontece quando se tem apenas uma antena porque o sitio é remoto é uma quebra de velocidade que por vezes ainda fica mais baixa que ADSL 6mb que também tenho. Das 19 até as 22 é horrível , chegando por vezes a velocidades de 2mb devido a afluência.
Pode não ser o teu caso mas muita gente ainda tem router 4g que só se ligam a uma banda lte. Desde que troquei para um router que suporta carrier agregation em 4g tenho a velocidade máxima do contrato 24h por dia. O operador assumiu o custo após múltiplas reclamações. Não é fibra mas é muito melhor que o ADSL.
Se na tua zona não há. Há a alternativa starlink. Cara mas muitíssimo melhor que ADSL longe da central.
 
Última edição:
Pode não ser o teu caso mas muita gente ainda tem router 4g que só se ligam a uma banda lte. Desde que troquei para um router que suporta carrier agregation em 4g tenho a velocidade máxima do contrato 24h por dia. O operador assumiu o custo após múltiplas reclamações. Não é fibra mas é muito melhor que o ADSL.
Se na tua zona não há. Há a alternativa starlink. Cara mas muitíssimo melhor que ADSL longe da central.
Até ver tenho me safado com o 4G , eu tenho router próprio sem Carrier Agregation mas pelo que vi CA não vale muito apena em zonas remotas e muito menos só com range para uma Antena , resta-me fazer figas para fibra um dia chegar ou alguém colocar aqui outra antena próxima. Ou starlink a preço decente.
 
Até ver tenho me safado com o 4G , eu tenho router próprio sem Carrier Agregation mas pelo que vi CA não vale muito apena em zonas remotas e muito menos só com range para uma Antena , resta-me fazer figas para fibra um dia chegar ou alguém colocar aqui outra antena próxima. Ou starlink a preço decente.
O Carrier Agregation funciona numa só antena. É o meu caso. Basta veres no cellmapper se a antena que te fornece tem mais que uma banda ou não. Eu passei de 40/10 sem CA para 100/20 com 2CA na mesma antena. (É o máximo do contrato)
 
O Carrier Agregation funciona numa só antena. É o meu caso. Basta veres no cellmapper se a antena que te fornece tem mais que uma banda ou não. Eu passei de 40/10 sem CA para 100/20 com 2CA na mesma antena. (É o máximo do contrato)
Viva.
Incorreto, CA tb funciona em duas antenas separadas. Pelo menos na MEO.
O meu sxt lte6, ligava-se a B1 a 1.6k, e a B8 a 3.5 k ao mesmo tempo. Mas isso pq as duas antenas estão alinhadas em relação ao sxt.
 
Eu sei que funciona em várias mas também funciona em apenas 1 em zonas remotas. O user pensava que não funcionava em apenas 1.
 
Back
Topo