Filtros Quadrados

jjmaia

What is folding?
Boas,

Queria começar a investir em filtros decentes, e por isso queria a vossa ajuda/opinião.

Para já, tenho 2 ND de 10 stops, um 77mm e outro 82mm. O de 77 e’ mauzinho (custou £10) e torna tudo muito azulado, mas nada que nao se resolva em RAW. O de 82 e’ bem melhor, com muito menos colour cast, mas mesmo sendo maior custou £35. Neste momento estou bem servido de lentes e tao cedo nao conto gastar dinheiro, por isso acho que posso começar a pensar em filtros (a única lente que quero e’ trocar a 55-300, quero algo melhor).

Este fim de semana tirei uma foto a 50mm, e por isso podia ter usado a minha 50mm f1.8, mas so o poderia fazer se tivesse filtros quadrados, por isso e’ o que estou a pensar fazer.

O objetivo era comprar um suporte bom, mas sem ser algo de extremamente caro (prefiro direcionar o dinheiro para os filtros), mas também nao quero a primeira chinesice que me apareça. Eu nunca usei um filtro sem tripé, portanto acho que os quadrados sao o ideal, e assim tenho filtros para todas as lentes. Também quero um polarizador e esse vai ter que ser obrigatoriamente circular (penso eu), e provavelmente ai vou optar por 82mm (lente com maior diâmetro que tenho), ou entao penso que há adaptadores de filtros quadrados que permitem por um de rosca na ponta (terá que ser um flito grande), mas pergunto-me se ira funcionar com a minha lente mais wide (11mm, APS-C)? Ou por o polarizador na lente e o adaptador no filtro.

Eu gosto do ND de 10 stops, mas quando esta' mais escuro torna-se demasiado longa a exposição, portanto queria também algo para ai com 4 ou 6 stops. Daria prioridade a este primeiro, pois para ir comprando os filtro posso manter o circular de 82mm que e’ bonzinho e assim já fico com um de 4/6 stops e um de 10, depois com mais possibilidade monetária comprada o 10 quadrado.

Queria a vossa ajuda porque queria comprar algo de qualidade. Por norma tiro 2/3 fotos quando uso filtro pois faço merge no photoshop para nao ter perca de definição onde nao há agua, mas quero começar a tirar fotos em cidade e usar filtros para retirar as pessoas das fotos, mas aqui convém ter um filtro de qualidade e usar so a foto com filtro. Vem ai o verão e vao haver coisas que quero fotografar cheias de pessoas, e um filtro com longa exposição vai-me ajudar a elimina-las.

Opiniões? Obrigado.
 
Quanto ao Holder e CPL vê o V5 da NISI. Comprei um, mas ainda pouco consegui experimentar. Mas com este holder já tens o CPL integrado no suporte dos filtros, não sendo necessário colocá-lo à frente dos filtros quadrados, sendo assim mais fácil eviter vinhetagem.

https://nisifilters.com.au/product/nisi-100mm-aluminium-filter-holder-kit-v5/

Já traz 3 adaptadores para 67, 72 e 77mm, podendo tambem ser o suporte colocado diretamente numa lente de 82mm.
 
É esse mesmo. Acaba por compensar o preço, pois já te traz o CPL integrado, o que acaba por ser uma vantagem neste mercado mais caro de sistemas de filtro quadrados.

Havia outra marca com o mesmo sistema, mas não me lembro agora qual.

EDIT: O Holder tem uma boa qualidade. Em aluminio com bons acabamentos e ainda assim leve.
 
Última edição:
Mesmo assim é um bocado "ouch".
Mas se for bom, e se for para ser usado muitas vezes, é um investimento como outro qualquer.

Cumps
 
Mas no meio disto tudo...vais usar o polarizador a 11mm?
Estou a levantar esta questão porque acaba por ser uma das peças caras do conjunto
 
Eu tenho um circular ND10 manhoso e tenho um cokin ND6.

O suporte e afins comprei de marca branca no eBay por meia bacatela.

Funciona sem problemas.

Só tens de ter cuidado com a serie que compras uma vez que isto está relacionado com a distancia focal em que vais utilizar o filtro.

Eu estou, como falei no meu tópico, a pensar investir algum em filtros e talvez vá para os quadrados da cokin apesar dos seus inconvenientes.

Sinceramente, não gastes muito dinheiro em suportes e filtros propriamente ditos.

Não compres muito baratos, vai para os cokin que são mais que suficientes para o nosso uso.

Não compres logo ND muito altos, mais vale investires em graduados e ND mais baixos porque os podes conjugar e alcançar os valores de stops que pretendes.

Há um kit que fica a 100€ se não estou em erro e engloba não só 3 ou 4 filtros graduados como o porta filtros e uma bolsa para os guardares.
 
Mas no meio disto tudo...vais usar o polarizador a 11mm?

Estou a levantar esta questão porque acaba por ser uma das peças caras do conjunto


Porque nao haveria de usar?
Comprei a 11-20 para landscapes mais largas, e o polarizador vai dar jeito para retirar reflexos na agua.


Eu tenho um circular ND10 manhoso e tenho um cokin ND6.


O suporte e afins comprei de marca branca no eBay por meia bacatela.


Funciona sem problemas.


Só tens de ter cuidado com a serie que compras uma vez que isto está relacionado com a distancia focal em que vais utilizar o filtro.


Eu estou, como falei no meu tópico, a pensar investir algum em filtros e talvez vá para os quadrados da cokin apesar dos seus inconvenientes.


Sinceramente, não gastes muito dinheiro em suportes e filtros propriamente ditos.


Não compres muito baratos, vai para os cokin que são mais que suficientes para o nosso uso.


Não compres logo ND muito altos, mais vale investires em graduados e ND mais baixos porque os podes conjugar e alcançar os valores de stops que pretendes.


Há um kit que fica a 100€ se não estou em erro e engloba não só 3 ou 4 filtros graduados como o porta filtros e uma bolsa para os guardares.


Pois, eu ao initio olhei para suportes baratuxos no ebay, mas e depois adaptadr o polarizador?
Quais sao os incovenientes dos cokin?
 
Porque nao haveria de usar?
Comprei a 11-20 para landscapes mais largas, e o polarizador vai dar jeito para retirar reflexos na agua.
Estava a pensar naquela questão clássica da utilização de polarizador com UGA, isto é, a história do filtro não conseguir cobrir toda a amplitude da lente e depois ficarem algumas zonas da foto sem o efeito dele
 
O anel adaptador é acoplado por rosca à objectiva/qualquer filtro que lá tenhas.

Eu na 17-40L tinha um polarizador sempre na lente e quando queria colocar o suporte era só enroscar no filtro o anel do suporte.

Acaba por ser mais tralha atrás, anel, suporte, filtro, porta filtros, etc..
 
Desculpa, quis dizer passar luz pelas frestas, nao pelo filtros, isto e', light leakage. No entanto vi umas reviews e falam muito bem do sistema, e o Pro que saiu há' pouco tempo ainda falam melhor, e sao só mais 15£.
 
Após umas análises, vou avançar com o Nisi, gostei do que vi.
Fica agora a questão, quero um ND de 10 stops de qualidade e também um graduado. O que aconselham?
 
Eu acabei por comprar filtros da NISI também, e do pouco tempo que os usei não tenho nada a apontar. Não notei color casts introduzidos nem nada. Mas ainda tive pouco tempo para os experimentar.
São é um poucos puxados em termos de preços. Tens de pensar se queres arriscar já e comprar um de uma marca boa já, ou fazer como eu que comprei uns cokin e não fiquei contente com os resultados e acabei por comprar outro mais caro, sendo o dinheiro dos cokin desperdiçado.
 
O @xukuru aconselhou-me Formatt Hi-tech firecrest e Nisi, mas vi algumas reviews a falarem bem dos Nisi, mas que o coating sai demasiado facilmente.

O Formatt sao uma marca bem conhecida e fica-me mais barato que os Nisi, por isso devo ir para esses.
Tenho £135 de cashback para receber mais £80 de impostos, por isso consigo comprar tudo por £15 :D
 
Obrigado a todos pela ajuda, principalmente ao @xukuru
Comprei um Formatt Firecrest ND3 na amazon.de por 90 euros com portes (estupidamente na amazon Uk ficava bem mais caro, £95), e o Nisi V5 pro, ficou-me a £140 com desconto da empresa (custa £145) e paguei £15 porque tinha £130 de cashback por usar.
 
Ja fui experimentar ontem, nao estava a atirar com o polarizador (tesão do mijo, nao li as instrucoes), portanto foi só com o ND. Fiquei agradavelmente surpreendido, nao se nota colour cast nenhum e as fotos parecem ter a mesma (ou quase) mesma qualidade do que sem filtro).

Entretanto a chegar a casa la consegui montar o Polarizador :p
 
Back
Topo