PS Final Fantasy IX

Ora bem isto está a 5€ na PSN e gostava de ler algumas opiniões.

Os únicos que joguei foram o 7, que gostei, e o 8 que já não apreciei tanto. Do que vi e li este parece estar numa tradição mais oldschool de Final Fantasy, menos industrial se quiserem, isto é correto?

De qualquer maneira, para uma pessoa que não aprecia totalmente a série, e tendo em conta os jogos em cima, acham que vale a pena?

Outra questão, os 50hz, presumo eu da versão europeia, fazem diferença?
 
Os únicos que joguei foram o 7, que gostei, e o 8 que já não apreciei tanto. Do que vi e li este parece estar numa tradição mais oldschool de Final Fantasy, menos industrial se quiserem, isto é correto?
O 8 não presta, parece um fanfic escrito à volta de um first draft feito por fãs de Yugi-Oh, na noite a seguir a verem o Titanic e depois de uma maratona de Beverly Hills 90210.

Com pitada de Rurouni Kenshin/Samurai X porque chicks dig scars.
De qualquer maneira, para uma pessoa que não aprecia totalmente a série, e tendo em conta os jogos em cima, acham que vale a pena?
Tens uma 3DS? se sim... Demo do Bravely Default deve dar-te a resposta.

FF9 é FF clássico enfiado na bitola de FF dos tempos Psone, tal como o Bravely Default é tudo isso... (FF clássico enfiado na bitola do FF tempos Psone) na 3DS.
Outra questão, os 50hz, presumo eu da versão europeia, fazem diferença?
Infelizmente fazem.

É 17.5% mais lento, não se nota tanto como jogos onde o timing é relevante, mas para mim é um crime. Mas sem teres termo de comparação, habituas-te... suponho.
 
Última edição:
Tens uma 3DS? se sim... Demo do Bravely Default deve dar-te a resposta.

FF9 é FF clássico enfiado na bitola de FF dos tempos Psone, tal como o Bravely Default é tudo isso... (FF clássico enfiado na bitola do FF tempos Psone) na 3DS.

Não tenho, mas ando a contemplar a aquisição de uma já à algum tempo, e o bravely default é uma das razões sim.

Infelizmente fazem.

É 17.5% mais lento, não se nota tanto como jogos onde o timing é relevante, mas para mim é um crime. Mas sem teres termo de comparação, habituas-te... suponho.

Existe sempre a hipótese de comprar na PSN americana, tal como fiz com os dois anteriores, era apenas uma questão da promoção. Ainda tenho 2$ na conta, o que ficará quase ao mesmo preço.
 
Após ler mais algumas coisas sobre diferenças entre as versões PAL e NTSC, e seguindo o conselho do Sr. comilão ali em cima, acabei de comprar a versão americana uma vez que também se encontra em promoção, 6$.

Fica o aviso para os interessados.
 
;)

Esse jogo é uma granda malha, vais jogar isso na PSP, PS Vita, PS3 ou PS4?

PS3.

Seria interessante jogar na vita, aplicando alguns dos filtros que presumo que melhorariam a imagem, mas seria preciso pedinchar um bom bocado a um colega, para além de lhe formatar a consola :cwm27:, pois é a versão americana e a Sony resolveu embirrar com as contas na portátil.

P.S.- A PS4 ainda não corre jogos PS1.
 
Pois, na PSP seria o mais ideal, ecrã mais pequeno... menos scaling. É o que fica mais bonito estéticamente falando.

O scaling que eles espetaram nos jogos PSone a correr na PS3, além de não ser bonito adiciona 2-3 frames de Lag, inexplicavelmente. Bom, mas nisso tudo com a versão PAL ias sofrer ainda mais e como é um RPG nota-se menos que num wipeout ou assim.
 
À medida que avanço nisto, cada vez mais me lembra o aspeto do Feiticeiro de Oz.

Gosto do método de habilidades, ou melhor, de aprendizagem das mesmas. Tem um balanço interessante em ficar com o equipamento melhor ou ficar com as skills, pelo menos até as aprendermos.

Sistema de craft parece bom, embora ainda tenho apenas feito umas ou duas coisas.
Os anos que isto tem faz com que seja difícil aceitar algumas coisas. Os encontros aleatórios, apesar de alguma frustração às vezes por serem tão seguidos ainda dou de barato, mas os loadings antes das batalhas, e pequena cutscene que temos sempre antes, começam a maçar passado pouco tempo, mas enfim não é um jogo novo e à que aceitar que jogar isto agora pela primeira vez não tem o mesmo impacto que há 14 anos. Ainda não percebi muito bem é como funciona o Tetra master, vou ter que investigar melhor online.

Ontem tive um dos primeiros momentos wtf, a ser brindado com annihilated após seguir a liana para sair da dungeon de Gizamaluke's Grotto, como a maior parte deve ter feito na primera vez presumo. Escusado será dizer que fui brindado com um dragão na saída a tirar mais de 4000 de dano com o thundaga :cwm27:

Ainda demorou um bom bocado a conseguir safar-me da dungeon, porque não sabia o que fazer, mas depois lá aconteceu.

Estou a gostar para já, apesar de algumas coisas não apreciar muito. E, já agora, o tema do menu principal é muito bom.
 
Foram anunciados vários títulos para a Switch e Xbox One da série Final Fantasy.

Numerados: Final Fantasy VII, Final Fantasy IX, Final Fantasy X, Final Fantasy X-2, Final Fantasy XII: The Zodiac Age.
Outros: World of Final Fantasy Maxima, Final Fantasy Crystal Chronicles Remastered e embora não seja Final Fantasy, está interligado ao mundo - Chocobo’s Mystery Dungeon EVERY BUDDY!.
 
Comecei a jogá-lo neste fim-de-semana e continua incrível. Estou a jogar na Switch. Fiz a aquisição quando entrou em promoção, juntamente com uma quantidade de pontos que tinha extra, ficou bem acessível.

Até ao momento acho que está uma versão muito competente. Visualmente está bom e os extras, ou boosts, como queiram chamar, dão imenso jeito principalmente para aqueles que já tenham ido ao fim e que querem simplesmente relembrar a história de uma forma mais acelerada. Tenho usado apenas a opção de acelerar o jogo juntamente com o auto-battle, especialmente nos combates. Muito mais flexível.

O Final Fantasty IX tem personagens tão fixes. Incrível a personalidade de cada uma. O Zidane tem uma rebeldia fantástica e a inocência do Vivi ao lado cómico, mas leal Sr. Adelbert Steiner fazem um lote magnifico.

Fiquei agora em primeiro lugar no festival das caças.

516rHgO.jpg


dQbgxxl.jpg


dNd5gNW.jpg


gN44YtL.jpg


0h57E1I.jpg


LKHCJCO.jpg


gU5XVIi.jpg
 
Gostava de o comprar, mas não sei para que plataforma o adquirir ainda. Mas como tenho o dragon quest 8 para terminar e outros tantos vou deixar para quando estiver mais acessível, visto que nunca o joguei.
 
Gostava de o comprar, mas não sei para que plataforma o adquirir ainda. Mas como tenho o dragon quest 8 para terminar e outros tantos vou deixar para quando estiver mais acessível, visto que nunca o joguei.

De vez em quando lá fazem umas promoções em todos os títulos Final Fantasy. É uma questão de estares atento.
Neste momento a opção mais barata passa pela versão PS4. Está com desconto de 30% e fica pelos 14,69.
Já na Nintendo e Steam, está a 20,99 - preço de lançamento.
 
De vez em quando lá fazem umas promoções em todos os títulos Final Fantasy. É uma questão de estares atento.
Neste momento a opção mais barata passa pela versão PS4. Está com desconto de 30% e fica pelos 14,69.
Já na Nintendo e Steam, está a 20,99 - preço de lançamento.

Pessoalmente dar 15€ por um jogo com 20 anos com uns retoques acho caro, se tivesse uns backgrounds decentes para a geração HD e uns modelos de jogo melhores (e sem usarem os menus de telemóvel) tudo bem, assim não.
 


Final Fantasy IX é um RPG desenvolvido pela Squaresoft (atual Square-Enix) e lançado em 2001 para a Playstation, sendo um dos últimos grandes títulos da consola.

Final Fantasy IX foi um regresso às origens para a saga, pois resgata as características que marcaram o passado da série: o ambiente medieval e repleto de fantasia. No geral, a produção recebeu análises muito positivas por parte da imprensa especializada e foi um sucesso de vendas, com mais de 5.3 milhões de unidades vendidas até 31 Março de 2003

Final.Fantasy.IX.Wallpaper.66673.jpg


O nono capítulo da série esteve muito perto de não receber a numeração oficial. Estava, inicialmente, planeado como um Final Fantasy paralelo à cronologia principal, em virtude de os dois últimos episódios lançados serem em ambientes tecnológicos e mais realistas. Por isso, a Square tinha medo de que o jogo fosse mal aceite pelo público—muito diferente daquele das gerações 8 e 16 bits -- e não tivesse o mesmo sucesso comercial de Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII.

Alexander_1-e1329276434439.jpg

1764.jpg


Entretanto, Final Fantasy IX era um desejo de Hironobu Sakaguchi, criador da série, que queria homenagear os fãs de longa data com uma produção que fosse uma homenagem aos primeiros jogos da série, além de realizar o desejo de ver um jogo no estilo mais old school. Final Fantasy IX correu também o risco de não ser finalizado por necessitar de muitos recursos técnicos e humanos. Como factor agravante, a Square estava na altura a gastar fortunas com o desenvolvimento de motores de jogos para jogos da Playstation 2 e do filme Final Fantasy: The Spirits Within.

wl7lwPp.jpg

ku-xlarge.jpg

O jogo apresenta paisagens e cenários deslumbrantes

Um dos pontos fortes do jogo é, sem dúvida, o seu excelente enredo. A primeira cena mostra um pequeno barco no meio a uma terrível tempestade. Os ocupantes possuem dificuldade em se agarrar à embarcação em consequência das fortes ondas e ventos. Quando os rostos dos ocupantes—uma menina e sua provável mãe -- são revelados, a jovem princesa Garnet Til Alexandros XVII acorda do misterioso sonho e começa os preparativos para a festa do seu aniversário, a ocorrer no castelo do reino de Alexandria.
Enquanto isso, a gigantesca airship Prima Vista aproxima-se da capital do reino, transportando o grupo de atores Tantalus, responsáveis pela peça de teatro "I Want to be Your Canary", a preferida do povo alexandrino e que será encenada na festa da princesa. Desta companhia de teatro faz parte Zidane, um mulherengo irresponsável, com uma misteriosa cauda de macaco, que é o protagonista deste jogo.

1781-final-fantasy-ix_3_ss_6a474a1a2a73595c.jpg


No entanto, os Tantalus não passam de ladrões disfarçados com o intuito de sequestrar a princesa. A ordem partiu, por mais incrível que pareça, de Cid (figura icónica de todos os títulos Final Fantasy), chefe do Estado de Lindblum, o mais desenvolvido de todo o Mist Continent. O governante estranha as recentes movimentações do exército alexandrino, indicando a proximidade de uma guerra, por isso, ele acredita no depoimento da sobrinha para descobrir alguma pista do que está a acontecer. O que os Tantalus e a Guarda Real nem desconfiam é que a própria princesa quer fugir do castelo, para contar ao mundo o que se passa nas paredes do castelo!
A princesa aproveita que toda a gente está tenta à peça para entrar clandestinamente em Prima Vista e conseguir falar com o seu tio sobre os acontecimentos mais recentes, oriundos das atitudes muito estranhas da rainha, sua mãe. Mas a tarefa não será nada fácil, pois a princesa é super vigiada pelos guardas, nomeadamente por Steiner, um dos grandes personagens do jogo.

FFIX_Solitude.jpg

final-fantasy-ix.328253.jpg


A partir daqui está dado o mote para um dos melhores RPGs de sempre, numa trama incrível e cada vez mais complexa onde os personagens, como era apanágio da Squaresoft na altura, parecem mesmo reais (há alguém que consegue não gostar do adorável Vivi?)e vão evoluindo ao longo do jogo, fazendo com que nos afeiçoemos cada vez mais aos mesmos.

Final-Fantasy-IX-final-fantasy-ix-341874_800_600.jpg

final-fantasy-ix-battle.png


A banda sonora é outro dos pontos mais fortes do jogo. Composta exclusivamente por Nobuo Uematsu (que, segundo o próprio, é seu melhor trabalho na série), as músicas possuem melodias clássicas para adaptarem-se ao ambiente nostálgico do jogo. O compositor passeou por castelos alemães em busca de inspiração para músicas medievais. As melodias não são inteiramente rústicas, fazendo uso de instrumentos modernos e composições arranjadas dos episódios anteriores. Uematsu estima ter criado 160 peças para o jogo, das quais 140 foram utilizadas no produto final.

7cb239dd-f351-4b30-93f5-6a8eabd3309djpgthumbnail.jpg

gamffixreleasedate.jpg


Final Fantasy IX possui uma seleção de músicas memoráveis, entre elas "Crystal World", "Vamo Alla Flamenco", "Skies of Alexandria", "Not Alone", "Immoral Melody", "Iifa, the Ancient Tree of Life" e a fantástica "Melodies of Life", música tema do jogo, interpretada pela cantora japonesa Emiko Shiratori e tida como a favorita de Uematsu, em toda a sua carreira.

ffixlateral1.jpg

hqdefault-1.jpg

É impossível jogar FFIX e não nos apaixonarmos por este personagem

Final Fantasy IX é um jogo fantástico e, para mim, é o terceiro melhor FF (apenas inferior ao sexto e sétimo capítulos da saga). Boa história, excelentes personagens, sistema de combate e de magias muito bom e um grafismo que leva a PS1 aos seus limites, com uma excelente direcção artística. Saudades destes tempos da Square :please:


FinalFantasyIXfull109559.jpg

final-fantasy-ix.jpg




 
Back
Topo