FireWire

Boas.

Adquiri uma Câmara de Filmar Samsung e o empregado da loja informou-me que o melhor cabo que deveria utilizar para transferir os vídeos da cassete para o computador seria um FireWire, o que acabei por comprar também.
O problema é que, quando cheguei a casa, após experimentar a máquina e fazer alguns filmes, constatei que o meu PC não possui a entrada correspondente ao cabo FireWire.

A minha questão é, então, a seguinte: que tipo de solução haverá para resolver este problema? Haverá algum adaptador para ligar o cabo ao PC?

Obrigada, desde já, a todos os que responderem.

Um abraço.


Telma.
 
Sim, há diversas placas à venda com entradas Firewire 1394. É de facto o melhor que podes utilizar para capturar video desse genero de camaras. A grande questão aqui nem é tanto a entrada firewire. É antes o sistema operativo. Se tiveres vista é provável que a máquina não seja detectada pelo computador. Antes de investires mais € na compra de uma placa adaptadora firewire certifica-te no site do fabricante da camara que esta é suportada pelo windows vista via firewire. Só depois, e caso ela seja suportada, é que deves comprar a tal placa.

Cumps
 
Por acaso agora fiquei curioso. Ok, há adaptadores firewire, mas tipo, ligam-se como? Por usb? Isso é redundante, vai estar limitado à velocidade do usb. É que para isso mais vale comprar o cabo usb para a máquina, se o suportar ...

Se a máquina só suportar firewire não ha outro remedio, mas caso contrario é deitar dinheiro fora andar com o filme do firewire e depois ter aquilo limitado à velocidade usb ...
 
Última edição:
Normalmente as entradas são PCI.
Existem desde 400 a 800, claro que os preços também variam de 10€ a 50€.
Mas segue o conselho dado anteriormente, investiga primeiro se o teu OS é compativel (sim porque hoje, não é o hardware que é compatível, é mais o OS que é incompativel) ;)
 
Normalmente as entradas são PCI.
Existem desde 400 a 800, claro que os preços também variam de 10€ a 50€.
Mas segue o conselho dado anteriormente, investiga primeiro se o teu OS é compativel (sim porque hoje, não é o hardware que é compatível, é mais o OS que é incompativel) ;)

Ah são mesmo placas PCI. Ok ...
 
Mas será que existe algum adaptador em que não seja necessário abrir o PC para colocar a placa? Algo externo? É que o meu computador ainda está abrangido pela garantia e não me convinha muito mexer-lhe por dentro.

Abraços e desde já, muito obrigada pela ajuda. :007:

Telma.
 
Mas será que existe algum adaptador em que não seja necessário abrir o PC para colocar a placa? Algo externo? É que o meu computador ainda está abrangido pela garantia e não me convinha muito mexer-lhe por dentro.

Abraços e desde já, muito obrigada pela ajuda. :007:

Telma.

Quem é que dá a garantia?
Podes deslocar-te à loja a quem o compraste, que será provavelmente a mesma que te dá essa "garantia" e comprar lá a placa. É coisa de 10€ a mais barata, e eles agradecem.

Caso contrário podes procurar alternativas, mas é como o ruimoura diz se for conversor USB- FW perde todo o sentido já que a velocidade de transferência de dados será bastante inferior.
 
Bem uma placa firewire fica por volta de 20 euros com 3 entradas. foi o preço que eu dei. É assim se não compraste nenhum pc já pré fabricado do género HP etc. não há stress. mas podes sempre perguntar na loja. pois eles não podem obrigar-te a colocar o material sempre lá...lol

Á cerca de conversor usb para firewire existe um que conheço da pinacle mas custa 130 euros e não vale a pena. pois ao fazer a conversão o firewire fica com a mesma velocidade que usb (é igual a teres usb ligado ao pc) As vantagens de teres firewire são grandes. principalmente para a captação dos filmes da câmara para o pc.
 
Bem, obrigadíssima a todos pela ajuda.

Fui à Vobis, local onde comprei o meu Computador, e de facto encontrei uma placa PCI Firewire por 19.90€ (os tais 20€ que falaste), sendo o meu PC um HighScreen (marca deles), eles fazem-me a montagem por 10€ em 20 minutos. No entanto, em princípio tenho uma pessoa particular que me faz o serviço gratuito.

Uma pessoa amiga falou-me ainda numa opção nova: em vez do cabo firewire vulgarmente conhecido, ao que parece existe também um outro tipo de cabo, cuja ponta vulgar do firewire é igual à entrada da câmara e há alguns pc's que têm a slot para esse tipo de ponta.

Será que me podem dizer o que conhecem acerca desse assunto?


Obrigada ;)


Telma.
 
Isso também é firewire. Os portáteis têm firewire entrada pequena como as câmaras os desktops têm firewire grande (acho que não existe entradas pequenas para desktops nem entradas grandes para portáteis).
 
pensas tu!

macbook_pro_australia_15.jpg
 
Quero agradecer a todos a disponibilidade e paciência com que sempre amigavelmente me responderam! =)

Dou por terminado este caso lol... Comprei o cabo Firewire com as duas "pontas" pequenas, para ligar ao portátil do namorado. Foi a opção mais viável (e barata lol) que encontrei.

Um enorme abraço a todos!


Telma!
 
Em mac a entrada é de 6pins, a standart para disco rígidos e afins, nas maquina de filmar é a de 4pins. existem adaptadores de 6 para 4pins, o meu iPod de 3 geração trazia isso, e bastante jeito dá, hoje em dia os iPod já não trazem metade dos acessórios... enfim!

A experiência que tenho de câmaras pro firewire é apenas em mac, em pc as vezes torna-se complicado... depende do hardware do computador.. mesmo com placas PCI nem sempre é fácil... pelo menos é esta a ideia que tenho.

Ed_
 
Back
Topo