1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

FireWire

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por tfigueiredo, 11 de Março de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 2901)

1. Boas.

Adquiri uma Câmara de Filmar Samsung e o empregado da loja informou-me que o melhor cabo que deveria utilizar para transferir os vídeos da cassete para o computador seria um FireWire, o que acabei por comprar também.
    O problema é que, quando cheguei a casa, após experimentar a máquina e fazer alguns filmes, constatei que o meu PC não possui a entrada correspondente ao cabo FireWire.

A minha questão é, então, a seguinte: que tipo de solução haverá para resolver este problema? Haverá algum adaptador para ligar o cabo ao PC?

Obrigada, desde já, a todos os que responderem.

Um abraço.

Telma.

2. michael c

michael c Power Member

Sim, há diversas placas à venda com entradas Firewire 1394. É de facto o melhor que podes utilizar para capturar video desse genero de camaras. A grande questão aqui nem é tanto a entrada firewire. É antes o sistema operativo. Se tiveres vista é provável que a máquina não seja detectada pelo computador. Antes de investires mais € na compra de uma placa adaptadora firewire certifica-te no site do fabricante da camara que esta é suportada pelo windows vista via firewire. Só depois, e caso ela seja suportada, é que deves comprar a tal placa.

Cumps

3. ruimoura

ruimoura Power Member

Por acaso agora fiquei curioso. Ok, há adaptadores firewire, mas tipo, ligam-se como? Por usb? Isso é redundante, vai estar limitado à velocidade do usb. É que para isso mais vale comprar o cabo usb para a máquina, se o suportar ...

Se a máquina só suportar firewire não ha outro remedio, mas caso contrario é deitar dinheiro fora andar com o filme do firewire e depois ter aquilo limitado à velocidade usb ...

Última edição: 11 de Março de 2008
  4. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Normalmente as entradas são PCI.
    Existem desde 400 a 800, claro que os preços também variam de 10€ a 50€.
    Mas segue o conselho dado anteriormente, investiga primeiro se o teu OS é compativel (sim porque hoje, não é o hardware que é compatível, é mais o OS que é incompativel) ;)

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Ah são mesmo placas PCI. Ok ...

6. andré ferrari

Staff Member

;) É possível que hajam outras soluções, mas só conheço mesmo PCI.

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Não ok se forem PCI faz sentido ...

8. michael c

michael c Power Member

Sim. Eu as que conheço também são PCI.

Cumps

9. Mas será que existe algum adaptador em que não seja necessário abrir o PC para colocar a placa? Algo externo? É que o meu computador ainda está abrangido pela garantia e não me convinha muito mexer-lhe por dentro.

Abraços e desde já, muito obrigada pela ajuda. :007:

Telma.

10. andré ferrari

Staff Member

Quem é que dá a garantia?
    Podes deslocar-te à loja a quem o compraste, que será provavelmente a mesma que te dá essa "garantia" e comprar lá a placa. É coisa de 10€ a mais barata, e eles agradecem.

Caso contrário podes procurar alternativas, mas é como o ruimoura diz se for conversor USB- FW perde todo o sentido já que a velocidade de transferência de dados será bastante inferior.

11. Drackey

Drackey Power Member

Bem uma placa firewire fica por volta de 20 euros com 3 entradas. foi o preço que eu dei. É assim se não compraste nenhum pc já pré fabricado do género HP etc. não há stress. mas podes sempre perguntar na loja. pois eles não podem obrigar-te a colocar o material sempre lá...lol

Á cerca de conversor usb para firewire existe um que conheço da pinacle mas custa 130 euros e não vale a pena. pois ao fazer a conversão o firewire fica com a mesma velocidade que usb (é igual a teres usb ligado ao pc) As vantagens de teres firewire são grandes. principalmente para a captação dos filmes da câmara para o pc.

12. Bem, obrigadíssima a todos pela ajuda.

Fui à Vobis, local onde comprei o meu Computador, e de facto encontrei uma placa PCI Firewire por 19.90€ (os tais 20€ que falaste), sendo o meu PC um HighScreen (marca deles), eles fazem-me a montagem por 10€ em 20 minutos. No entanto, em princípio tenho uma pessoa particular que me faz o serviço gratuito.

Uma pessoa amiga falou-me ainda numa opção nova: em vez do cabo firewire vulgarmente conhecido, ao que parece existe também um outro tipo de cabo, cuja ponta vulgar do firewire é igual à entrada da câmara e há alguns pc's que têm a slot para esse tipo de ponta.

Será que me podem dizer o que conhecem acerca desse assunto?

Obrigada ;)

Telma.

13. Drackey

Drackey Power Member

Isso também é firewire. Os portáteis têm firewire entrada pequena como as câmaras os desktops têm firewire grande (acho que não existe entradas pequenas para desktops nem entradas grandes para portáteis).

14. ruimoura

ruimoura Power Member

Os Mac têm todos porta firewire normal :)

15. Quero agradecer a todos a disponibilidade e paciência com que sempre amigavelmente me responderam! =)

Dou por terminado este caso lol... Comprei o cabo Firewire com as duas "pontas" pequenas, para ligar ao portátil do namorado. Foi a opção mais viável (e barata lol) que encontrei.

Um enorme abraço a todos!

Telma!

16. Edgar_

Edgar_ What is folding?

Em mac a entrada é de 6pins, a standart para disco rígidos e afins, nas maquina de filmar é a de 4pins. existem adaptadores de 6 para 4pins, o meu iPod de 3 geração trazia isso, e bastante jeito dá, hoje em dia os iPod já não trazem metade dos acessórios... enfim!

A experiência que tenho de câmaras pro firewire é apenas em mac, em pc as vezes torna-se complicado... depende do hardware do computador.. mesmo com placas PCI nem sempre é fácil... pelo menos é esta a ideia que tenho.

Ed_

Partilhar esta Página