1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

First AMD 690G Mainboard Appears

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 23 de Novembro de 2006. (Respostas: 29; Visualizações: 3306)

  1. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    cumps
     
    Última edição: 23 de Novembro de 2006
  2. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    É só esperar por uma destas feita pela Asrock a rondar os 70€ e a tornar-se logo a melhor opção para media centers de baixo custo que se pode fazer.
     
  3. mascarilha

    mascarilha I folded Myself



    cumps
     
  4. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Última edição pelo moderador: 28 de Fevereiro de 2007
  5. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Lançamentos de IGP's nunca são muito emocionantes, mas parece uma solução competente.

    Gostei desta parte:
    A performance 3D é superior aos concorrentes e tem HDMI/DVI+HDCP com aceleração de video por hardware.
    Com um preço baixo tlx roube alguma cota de mercado a Intel, já k kem ker este ***** vai acabar por comprar um AMD.
     
  6. blastarr

    blastarr Power Member

    Aceleração de vídeo que só funciona até 720p, apesar da ficha HDMI...

    http://www.beyond3d.com/articles/amd690launch/

    Quem quiser ver um filme HD-DVD ou Blu-ray (cuja resolução nativa é 1080p) ou fica limitado a ver na resolução inferior, ou arrisca-se a tentar o decode de H.264 a 1080p apenas com a CPU.
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  7. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    AMD 690G: Technology Overview
    http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2938

    Suponho que depois esta plataforma depois evolua para socket AM2+.

    A versão mobile a sair mais tarde desta board tb será muito interessante com o chipset a 80nm ultra-poupado e pelos vistos com uma memoria ram local para a placa grafica no chipset que vai permitir quando se ta em modo texto e video estar com a grafica integrada e assim que se passa para uma aplicação 3d passa a usar a grafica discrete (uma X1600 mobile por exemplo). Isto tudo automático e a poupar um montão de bateria, o que vai permitir bater-se muito melhor com os centrino.
     
  8. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Not:
    Suporta todas resoluçoes, estando actualmente pronto para 720p e 1080i e na proxima release de drivers o bug dos 1080p desaparecerá.
     
  9. blastarr

    blastarr Power Member

    Poupado ? Só se for em features...
    Aliás, usando apenas a gráfica integrada, o consumo até é maior do que na concorrência...

    http://www.pcper.com/article.php?aid=370&type=expert&pid=12



    Output é uma coisa, mas não falam em hardware decoding a essa resolução, pois não ? :rolleyes:
    Aliás, o facto de falarem em "high-end CPU" e "proper software support" é mais do que revelador da deficiência do chipset gráfico integrado.
    Se integram HDMI, de certeza que não é para PC's business, e no entanto a feature HD mais importante (fazer decoding de vídeo nas resoluções nativas de ambos os formatos -Blu-ray e HD-DVD-) não existe.

    Quanto ao facto de ser um "bug", como tu tentas fazer passar, não o é.
    É uma limitação do próprio chipset, e que também está presente nas Radeon X1300.
    720p é o limite da ajuda que essas GPU's dão à CPU.
    Acima disso, só com gráficas mais potentes.
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  10. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    1- Essa board nao é a versao mobile e qualquer extrapolação entre desktop e mobile é ridículo.
    2- Usando a grafica integrada em idle consome mais 2w e em load menos 1w. Tendo em conta a performance superior fica com uma performance por watt muitíssimo melhor.



    - A unica coisa que é dita é que a 1080p existe um bug. Quando o bug for corrigido certamente haverá reviews com benches e testes para se poder verificar.

    Btw todas as reviews falam que neste momento é a melhor soluçao do mercado e curiosamente vens para aqui disparar defeitos que na realidade nem são.
    Axo que ja ultrapassa as barreiras do racional este tipo de cenas :wvsore:
    Muito triste :(

    EDIT:
    http://techreport.com/reviews/2007q1/amd-690g/index.x?pg=1
    http://www.motherboards.org/reviews/motherboards/1697_1.html
    http://www.hothardware.com/viewarticle.aspx
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  11. blastarr

    blastarr Power Member


    A verdade é que este chipset está um ano atrasado (vai ver quando é que o C51G chegou), só para ter 4 pixel shaders 2.0 e nenhum vertex shader (segue o caminho da Intel GMA950, usa emulação por software).
    Quanto à "performance", é laughable.

    Achas mesmo que, em vez de dar 12fps a 640x480 sem AA/AF e em modo low quality de qualquer jogo moderno, ter 15 fps já o torna melhor ?

    :lol:

    Daí que me surpreenda que aínda haja quem se deixe levar pelo marketing que afirma que este chipset é mais poupado, ou mais pequeno, quando não é, de todo, o caso.
    Inclusivé, este chipset é maior do que o predecessor RD580, apesar deste último ser fabricado no antigo processo 110nm e o novo ser produzido em 80nm...
    Afinal de contas, não suporta Shader Model 3.0, não suporta Gigabit Ethernet, etc, e até vem com um preço superior ao da concorrência, isto em vésperas de esta lançar todas estas features num único chip !

    A fusão só provocou atrasos, e este foi o mais flagrante e surpreendente de todos, pela relativa simplicidade do core e pelo tempo que demorou a chegar ao nível de um concorrente com 12 meses de mercado.
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  12. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Performance de rir? De rir é a distancia que deixa as concorrentes (e nao é a 640 a 12fps em Low os testes):

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    1 ano atrasado? Que eu saiba a ATI ja tinha outras Xpress com graficas integradas há muito tempo. Neste momento que esta atrasado é a Nvidia e a Intel.

    E I´am out, pq é triste ver ate onde certas pessoas vao so para defenderem a sua marca. Fanboyismo no seu estado mais avançado.
    Muito triste.... axo que ja nem vale a pena pôr aqui noticias da AMD e consequentemente ATI pq é tudo o que lançam é uma treta basicamente nem que todas as reviews digam indiquem exactamente o contrario.
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  13. blastarr

    blastarr Power Member

  14. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    menos de 4 pelos teus graficos, bem mais de 4 pelos graficos do DJ_PAPA, e são uns expressivos 17 FPS de diferença, em average, no FEAR, com low detail. e falamos assim de um ganho de quase 100%. será que é um caso pontual?

    achas que qualquer desses scores dos graficos que mostraste representa um jogo jogavel em FEAR medium detail (falando apenas dos IGPs naturalmente)? com 8fps por segundo, no maximo?
    e em HL2 parece-me que a x1250 esta no limite da jogabilidade, e a 6100, provavelmente ja não serve para a coisa... não deixam de ser 4fps

    deixemos-nos de tretas, isto é um IGP, não vai conquistar ninguém pela potencia em jogos.
     
  15. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Quem diria.... afinal o 690G tem uma placa gráfica la dentro enquanto que o RD580 não tem.

    Nao tou a ver nenhuma inportancia deste factor para um mero IGP. Nao é por ter SM2+ que nao deixou de vencer por larga margem as ofertas da Nvidia e da Intel.
    [​IMG]


    lol...
    Era o mesmo que xegar á tread da 8800 e dizer que nao prestava pq a AMD tava em vesperas de lançar a R600 (nem que as vesperas sejam daqui a 6 meses) e colocava as specs da R600. :cwm3:

    A um nível superior incomparavelmente superior pelo que dizem todas as reviews. Por isso esse comentario nem faz sentido, nem nenhuma review falou em tal pq a AMD/ATI ja tem o Xpress200 e outros chipsets parecidos ha muito muito tempo.
    Alias o sucesso da board é tao grande entre os fabricantes que são dezenas os fabricantes que vao usar este chipset em varias variantes (so na Asus são 5):
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  16. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Realmente quando a ATI/AMD lança alguma coisa, vem ca sempre montes de ppl a dizer mal.

    Este IGP, a confirmar estas features e performance, parece-me uma grande "bomba", Um IGP com uma performance gráfica jeitosa, que dê para jogar uns joguitos ocasionais ou servir mesmo de "backup" (em casos de upgrade da grafica principal ou avaria) é bakano e ainda suportar decode de HDTV e suportar HDCP+HDMI faz deste chipset um MUST HAVE para media centers! Neste momento compraria uma micro-ATX baseado nesta board sem problemas se fosse para media center ;)

    falam ai que nao tem gigabit ethernet integrado e que diferença isto faz? tou farto de ter boards com controladores a parte em PCI-e e funcionam muito bem, performance, nao come cpu e todos os OS os reconhece sem espinhas, mesmo o Linux é só o instalar, ligar os cabos, configurar IP's se for o caso e tá a andar!

    Combinado com um X2 3600+ e 2x 512 DDR2 e discos e tal fica-se com um media center poderoso e acessível ;) Sobrando dinheiro por exemplo para investir numa caixa como deve ser com VFD e controlo remoto...

    EDIT: Não tou a ver neste momento uma solução da intel tão porreira quanto esta...
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  17. blastarr

    blastarr Power Member

    O que é que acontece quando baixas o nível de detalhe num jogo ?
    Aumentas a dependência da CPU para manter o nível de jogabilidade.

    E qual destes dois IGP's é que depende mais da CPU ?
    É o RS690G, pois não tem qualquer vertex shader implementado em hardware (interessante, antes dizia-se que este IGP integraria um core baseado no da Radeon X700, ver agora que esse chip "joga" com metade dos pixel shaders -4- e passou de 6 para 0 vertex shaders...).


    Assim, se estiveres em níveis absolutamente baixos de detalhe, practicamente estás a desactivar todos os shaders possíveis, e a negar os benefícios de um vertex shader implementado directamente no IGP. Mesmo os shaders que aínda estejam activos dificilmente funcionarão a níveis de compatibilidade superiores ao DX8.1.


    Fica assim explicada a razão pela qual os 2 pixel shaders 3.0 e um vertex shader 3.0 da Geforce 6150 conseguem facilmente fechar a diferença, mal se sobe um pouco o nível de qualidade de imagem (reparem que os gráficos que coloquei acima usam uma CPU que está longe de ser topo de gama, e que os jogos estão a 1024x768 em nível de qualidade médio, não em low quality).

    Quando os jogos mais modernos, que enfatizam mais a GPU do que a CPU, são usados, o novo IGP perde claramente o fôlego, apesar dos 12 meses de diferença para o C51G a 90nm.


    E, sabendo nós que a Nvidia vai lançar daqui a dias uma versão mais potente do core (a velocidade de relógio interno é um factor decisivo nos IGP's), usando a versão melhorada dos shaders da Geforce 7 (o C51G antigo utiliza dois pixel shaders da Geforce 6200, sem compressão de z-buffer e de cor), que este core é um modelo single chip e portanto nem sequer precisa de uma southbridge, que inclui já funcionalidade Ethernet on-chip, entre outras coisas (importante para os fabricantes low-end, que não precisam de integrar tantos controladores auxiliares 3rd party), a ATI deu um tiro no pé.

    Mais valia terem cancelado de uma vez este produto, e avançar com o programa do IGP seguinte.
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  18. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    :lol: :lol: :lol:
    8| 8| :'(

    É um tiro no pé que mais de uma dezena de fabricantes vao lançar em mais de 30 versoes juntamente com dezenas de reviews todas com feedback altamente positivo.
    Não vi nenhuma review que desse essa conclusao que deste e nem vale a pena comentar o que quer que seja.

    Não ha duvidas que é o IGP com mais performance do mercado, por mais voltas que dês á questao.
    Um tiro no pé é ler este tipo de coments....

    A nova versao que a Nvidia vai lançar e que dizes que vai esmagar tudo e qua a AMD é so tiros nos pés:
    http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=6133

    Parece que os chipsets da Nvidia tb vao ser "deficientes" como tu gostas de chamar :D
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  19. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    2,5, e 8 FPS, para mim não representam jogabilidade. de que é que vale estar a comparar "injogabilidades"?

    no Half Life, tens valores mais usuais, mas ainda assim baixos, e sinceramente, eu acho que ainda suportava jogar a 23fps, a 19, ja n sei.

    o que é que tu concluis daqui? que a 6150 é boa porque apanhou a x1250 IGP?
    grande coisa, se eu tiver um bloco de aço de 30 toneladas para rebocar, tanto faz usar um Fiat panda, como usar um BMW 530 que o bloco provavelmnente não se vai mexer com nenhum dos dois... isso mete o fiat ao nivel do bmw?

    mas como ja disse anteriormente, isto não tem sentido nenhum, estamos a discutir a performance em jogos de um IGP.
    isto chega para correr o windows vista, com o aero glass, e chega para ver uns filmes em HDTV, independentemente de por mais ou menos carga no processador, acho que até o processador mais fraquito à venda actualmente consegue aguentar com um filme a 1080p.
    o triple display também é simpatico.

    ter dois chips não é de facto a melhor porta de entrada, mas não representa necessariamente boards mais caras (dado que depende do preço a que a ati vende isto)
     
    Última edição: 1 de Março de 2007
  20. blastarr

    blastarr Power Member

    Não viste nenhuma *review*, porque o produto final só vai estar à venda depois de sair o MCP68.
    Isto é mais um dos habituais paper-launches da ATI/AMD nos últimos tempos, juntado-se ao X2 6000+ em Dezembro passado, e a muitos outros nos últimos 2 anos...
     
    Última edição: 1 de Março de 2007

Partilhar esta Página