Folding@Home para BOINC

N_E_O

Portugal@Home Member
Última edição:
Boas:)

Será que ainda vai demorar muito?

Depois como será isso das teans, o folding @ BOINC vai correr num "campeonato separado" (ou seja users e teans só para a versão BOINC) ou vai-se "misturar" tudo?

Se for tudo misturado, apenas mudarem os clientes, talvez deixemos como team a actual P @ F, com a P @ H a dedicar-se aos outros projectos, para não haver "concorrencia"

Ou seja, corre-se o folding dentro do BOINC, mas para a P @ F :)

assim contribui-se para as duas teams ao mesmo tempo :D
 
destr0yer disse:
Boas:)

Será que ainda vai demorar muito?

Depois como será isso das teans, o folding @ BOINC vai correr num "campeonato separado" (ou seja users e teans só para a versão BOINC) ou vai-se "misturar" tudo?

Se for tudo misturado, apenas mudarem os clientes, talvez deixemos como team a actual P @ F, com a P @ H a dedicar-se aos outros projectos, para não haver "concorrencia"

Ou seja, corre-se o folding dentro do BOINC, mas para a P @ F :)

assim contribui-se para as duas teams ao mesmo tempo :D

Já pensei várias vezes nesse assunto.
Pessoalmente e falo por mim apenas, por deformação profissional teria que correr um projecto ligado á saude. Em segundo lugar sempre fez para mim sentido participar num projecto apenas pq os nossos recursos são limitados (A dimensão de Portugal é pequena e se acrescentarmos a isso o pessoal que usa net e afins ainda reduz mais um bocado). Ao entrar em várias frentes achava na altura que não iriamos ter grandes resultados. Tb acabava por se descurar este projecto que precisa de toda a ajuda possivel.

Aquando da criação da team Portugal@Folding a escolha do nome teve a haver com a identificação do projecto. Na altura ainda não tinha qq confiança com o Strakata e por acaso não lhe pedi autorização para abrir a thread aqui. Pedi a um Super Moderador e a um administrador. Se penso que Portugal@Folding identifica imediatamente o projecto se tivessemos começado com outro nome não havia grande problema. A questão é que mudar agora o nome é muito complicado. Já toda a gente conhece este e não é possivel mudar.

Quanto ao BOINC. O Boinc vai ser mais um cliente apenas. Penso que por todo o mundo vai abrir ainda mais as portas ao Folding@Home.
Para os que andam aqui e no IRC podemos e depois de se estabilizar a nossa classificação - temos umas contas pendentes por lá - acho perfeitamente natural que se nós ou o Portugal@Home precisar de um empurrão para subir uma posição na classificação todos ligarem as baterias e Boincar uns dias pelo outro projecto. Mas eu continuarei sempre no Folding@Home excepto nessas situações. Unica e exclusivamente porque me identifico imenso com tudo o que eles fazem e por estarem muito à frente do Predictor@Home em termos de execução. Não se trata de validade ou não do Predictor atenção. Não quero melindrar ninguém. Apenas se trata da minha opinião.

Por um post que vi do responsável do projecto eles têm falta de dinheiro para contratar programadores para desenvolver os clientes. Tb me parece que colocam um esforço imenso em que não saiam coisas com problemas. E a verdade é que não tem saido nada com grandes problemas. Mas imagino que o desenvolvimento dos clientes e dos cores não seja simples e que com a falta de mão de obra atrasa-se tudo.

Quanto ao foldar é assim: acredito que não queiram deixar o Portugal@Home perder créditos foldando para o Portugal@Folding. Isso parece-me absolutamente justo. Pedir para foldarem como sub-team não sei se é solução. Se colocam o nick Portugal@Home não vai aparecer o @Home. Podem colocar o url do Portugal@Home. De resto não vejo outra forma. Foldarem para o Portugal@Home fica ao vosso critério. O Objectivo que sempre tive é que nos unissemos todos na mesma equipa. Criar uma divisão nas duas maiores equipas de computação distribuida não vejo que faça sentido principalmente ao já estarem envolvidos em tantos projectos. Mas essa decisão compete unica e exclusivamente a vocês como é obvio.

Encarnado:
Não sei como se podem juntar os projectos.
 
Yo Metro :)

Se for criada uma sub-equipa Portugal@Home (ou qualquer que seja o seu nome) dentro da Portugal@Folding qual é o aspecto da coisa? É possível abrir a sub-equipa e visualizar um ranking de quem lá está e ver qual o total de créditos da sub-equipa? Chuta aí um link para uma vossa actual sub-equipa.

Acho que o maior problema talvez esteja na não possibilidade de haver sub-equipas na vertente BOINC do Folding. Neste momento isso é possível mas a plataforma BOINC é extremamente uniformizada e para já não o permite. Junte-se a isso os recursos limitados do Folding (que nisto é igual a todos os projectos) e acho que estão criadas as condições para a não existência de sub-equipas na versão BOINC do Folding.

Quanto à fusão da parte BOINC e não-BOINC do Folding isso não me cheira muito. O SETI@Home e o ClimatePrediction.net começaram por ser não-BOINC e quando passaram a BOINC não efectuaram fusões de créditos. O mais longe a que se chegou foi no SETI@Home onde foi replicada a base de dados de users/equipas do não-BOINC para o BOINC mas com os créditos a 0.

Também já pensei algumas vezes sobre o que fazer quando o Folding chegar ao BOINC mas não cheguei a nenhuma conclusão em especial*. O que talvez venha a acontecer é a Portugal@Home tratar o Folding como trata todos os outros projectos científicos BOINC criando uma equipa e deixando os membros decidirem o que querem fazer. Se isso gera concorrência à Portugal@Folding? Acho que se a Portugal@Folding passasse toda a BOINC iria fazer 100x mais créditos do que nós no Folding por isso acho que o problema nem se coloca :)
Com o tempo logo se verá; como assim, ainda pode demorar muuuuuuuuito até tudo isto passar à prática.



* Além da ideia de enviar um grupo de comandos da P@H para aniquilar a P@F no seu almoço... there shall be only one! :009:
 
Strakata disse:
Yo Metro :)

Se for criada uma sub-equipa Portugal@Home (ou qualquer que seja o seu nome) dentro da Portugal@Folding qual é o aspecto da coisa? É possível abrir a sub-equipa e visualizar um ranking de quem lá está e ver qual o total de créditos da sub-equipa? Chuta aí um link para uma vossa actual sub-equipa.

Oizzz:
Pois muito fraco mesmo. Tanto que eu gostava de ter o controlo que voc~es têm no Seti.
Com o mesmo nick só é possivel saber quantos CPUs estão a trabalhar em 7 dias e 50 dias. Saber a produção diária, comparar a produção dos elementos diariamente dentro da equipa.
Quando falamos de uma sub-team o que se passa é que todos foldam com o mesmo nick, portanto não dá para saber o contributo do Strakata, do BonJour etc etc.

Coloco aqui as stats da maior sub-team do portugal@Folding:

Pontos totais, quantidade de CPUs a 7 dias e 50 dias
http://vspx27.stanford.edu/cgi-bin/main.py?qtype=userpage&teamnum=35271&username=amigos_da_proteina

Melhor pagina de stats que conheço:

TOP 20 de produção, equipas que são uma ameaça para nós (neste momento nenhuma senão aparecia a vermelho, tempo para ultrapassarmos os mais directos adversários.
http://folding.extremeoverclocking.com/team_summary.php?s=&t=35271

Voltando à sub-team:
http://folding.extremeoverclocking.com/user_summary.php?s=&u=133106

Várias stats. Além disso dá para ver para um user, neste caso sub-team em que lugar estão nos maiores foldadores em termos globais e actuais.
De resto mais nada que me lembre.


Strakata disse:
Acho que o maior problema talvez esteja na não possibilidade de haver sub-equipas na vertente BOINC do Folding. Neste momento isso é possível mas a plataforma BOINC é extremamente uniformizada e para já não o permite. Junte-se a isso os recursos limitados do Folding (que nisto é igual a todos os projectos) e acho que estão criadas as condições para a não existência de sub-equipas na versão BOINC do Folding.

Strakata disse:
Quanto à fusão da parte BOINC e não-BOINC do Folding isso não me cheira muito. O SETI@Home e o ClimatePrediction.net começaram por ser não-BOINC e quando passaram a BOINC não efectuaram fusões de créditos. O mais longe a que se chegou foi no SETI@Home onde foi replicada a base de dados de users/equipas do não-BOINC para o BOINC mas com os créditos a 0.

Para já a ideia que tenho é que o BOINC vai ser apenas mais um cliente para podermos correr o Folding e que as equipas já instituidas vão poder usufruir disso. Imagino que no BOINC coloquem um nick e um numero ou nome da team. Portanto deve dar na mesma.
Mas só estou a especular. Posso perguntar no Forum do Folding.



Strakata disse:
Também já pensei algumas vezes sobre o que fazer quando o Folding chegar ao BOINC mas não cheguei a nenhuma conclusão em especial*. O que talvez venha a acontecer é a Portugal@Home tratar o Folding como trata todos os outros projectos científicos BOINC criando uma equipa e deixando os membros decidirem o que querem fazer. Se isso gera concorrência à Portugal@Folding? Acho que se a Portugal@Folding passasse toda a BOINC iria fazer 100x mais créditos do que nós no Folding por isso acho que o problema nem se coloca :)
Com o tempo logo se verá; como assim, ainda pode demorar muuuuuuuuito até tudo isto passar à prática.

Esta parte deixo como é obvio ao vosso critério. Pessoalmente já dei a minha opinião. Para o projecto do Folding@Home penso que vale a pena manter apenas uma equipa com o maior numero de recursos possíveis. Como têm muitos outros projectos por onde escolher não perdem nada.
Mas mais uma vez digo que a decisão é vossa e que para mim está bem qq que ela seja.
Por isso mesmo estamos aqui em amena cavaqueira.
Espero um dia destes que será sempre antes de 20 de Outrubro senão estou frito:) trazer aqui alguns dados interessantes sobre o Folding@Home e da sua validade mas até lá não adianto muito mais. Continuo sem ter muita info sobre o Predictor por isso não vou comparar os projectos em detalhe.



Strakata disse:
* Além da ideia de enviar um grupo de comandos da P@H para aniquilar a P@F no seu almoço... there shall be only one! :009:


Vamos já combinar uma coisa:) Fazemos isso só depois de comer. Tenho a certeza que o BonJour apesar de ser do Portugal@Home concorda comigo nesta parte :x2:
 
Back
Topo