1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fonera - Erros de Transmissão

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por DanielGomes, 22 de Novembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 747)

1. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Tenho uma Fonera com o DD-WRT v24 RC3 instalado e estou a aceder através de um adaptador PCI Conceptronic.

Estou a ter um número enorme de erros de transmissão, segundo o que o painel do DD-WRT me diz.

Neste momento:

Received (RX) 82375 OK, no error
    Transmitted (TX) 131223 OK, 76425 errors

Rate: 36m
    Signal: -46
    Noise: -96
    SNR: 50
    Ora, entre o pc e o router distam cerca de 1,5m, mas mesmo colocando-os mais perto não se notam melhorias.

Experimentei desactivar o QoS, coloquei o ACK Timing a 0 conforme aconselham no wiki do dd-wrt mas tudo se mantém.

Estou a usar WPA Personal e restrições por MAC Address, SPI Firewall desligada. Transmit power a 18dBm e a antena a 6dBi (ja testei com valores inferiores e nada).

Tenho muito pouca experiência com redes wireless e sinceramente não sei se estes valores são normais para a Fonera. O que é certo é que as conversações VoIP ficam com muitas quebradas e o router fica inacessível ocasionalmente.

Se alguém puder dar umas dicas agradeço.

2. Seavoices

Seavoices Power Member

Muda o canal de transmissão Wireless de Auto para um canal fixo, que não seja aproximado a 6. Mete ou menos ou mais. Provavelmente estás com um problema com algum telefone sem fios em casa!

3. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Não tenho telefones sem fios. O canal neste momento é o 1 e basicamente já tentei todos. Até já tentei baixar a velocidade... não há maneira...

4. chantas

chantas Power Member

O teu Fonera tem quanto tempo +/-? Já li algures que muitos foneras após algum tempo de vida começam a morrer e um dos primeiros sintomas são os erros de transmissão...mas não quer dizer q seja isso q se passa no teu.

Cumps.

5. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Já o tenho aqui há um ano talvez mas ainda só o tinha ligado para testar o alcance. Nunca o tinha posto em utilização normal e esteve quase sempre desligado.

Ontem reparei também que apesar de conseguir falar (por voz) no Live Messenger, a comunicação tem muitos cortes. No router os erros ultrapassam largamente os número de pacotes transmitidos.

Começo a pensar que isto se deve a limitações do próprio router, talvez não aguente bem o DD-WRT, simplesmente não sei.

6. Seavoices

Seavoices Power Member

Instala o RC2. Os posteriores apresentam problemas de ligação, nomeadamente cortes de ligação wireless. Tenho o RC4 e tenho os mesmos problemas!

Preferencialmente instala o RC2 de raiz (via procedimento de flash por RJ45 e Telnet). Volta e meia eles precisam de uma reinstalação

7. chantas

chantas Power Member

O meu nao dá erros nenhuns mas por acaso noto que a fazer chamadas VOIP de vez em quando tem uns cortes! A minha versão é a 24Beta, a RC2 resolve esse problema Seavoices?

8. Seavoices

Seavoices Power Member

O que sei é que o RC2 é a release mais estável do DD-WRT no Fonera. Neste momento está disponível a versão RC5.

Testem... como eu vou testar quando chegar a casa!

Última edição: 23 de Novembro de 2007
  9. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Acabei agora mesmo de instalar a RC5 e neste momento tenho TX 1346 OK, 22 errors... muuuuuito melhor :)

10. Seavoices

Seavoices Power Member

TX errors são banais. Acontecem em qualquer ligação.

Não quer dizer que os pacotes não cheguem. Se existe erros, a transmissão repete-se!

11. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Sim, eu sei, mas é melhor quando não repete. Logo à noite já vou ver se o VoIP ficou melhor...

12. Seavoices

Seavoices Power Member

Digo-te já que está muito mais estável que o RC4, com o UPnP a funcionar perfeitamente, além de que em 1:30 de utilização não existe qualquer erro!

Vale a pena... até agora!

13. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Neste momento tenho cerca de 980.000 pacotes transmitidos com 800 erros... Continuam a aparecer mesmo com o pc bem perto do router, mas nada como anteriormente.

Rate: 9M
    Signal:-23
    Noise:-91
    SNR:68

Inicialmente tinha o RC4, depois passei pro RC3 porque diziam que era o mais estável.
    Ainda ontem tinha estado no site do dd-wrt e o RC5 ainda não estava disponível. Coitadinha da fonera que tá a levar com cada flashada :)

Partilhar esta Página