fonte suficiente?

Olá,

Para começar, tenho tido problemas de lentidão no meu pc e resolvi formatar o mesmo. Já verifiquei se não tinha hardware aparentemente marado (tipo condensadores e tal, scandisks, memtests, etc) e à primeira vista está tudo bem.
Devo ainda indicar que o meu computador já está a ficar velho mas no entanto não estou a pensar fazer nenhum upgrade, sendo as limitações financeiras totalmente limitadoras neste caso, e portanto, uma compra só fará sentido em caso de necessidade absoluta.
A minha dúvida é a seguinte: será que a minha fonte de alimentação é suficiente para o meu hardware? A fonte é uma banalíssima fonte OEM de 300w, e o meu hardware é o seguinte:

-1 board asrock (não me lembro do modelo, mas vem com raid sata, lan e audio onboard)
-1 processador AMD 2500+ (sem nenhum overclock) com cooler que vinha na caixa do mesmo
-1GB RAM(400MHz) em 2 dimms
-1 Ati radeon 9600 pro 256MB AGP
-1 Sound Blaster Audigy
-2 discos IDE (80GB e 120GB)
-1 Disco SATA 80GB
-2 drives DVD (1 é gravadora)
-1 Drive disquetes (sabe-se lá para quê...)

Como eu disse antes, as limitações financeiras são de primeira ordem, por isso agradeço sugestões construtivas mas não sugestões de compra só porque há uma nova fonte que permite ao meu PC brilhar em tons de azul... está a caminho de ficar obsoleto afinal de contas :)

Obrigado!
 
Suficiente provavelmente é, mas aconselho-te vivamente a mudar de fonte de alimentação, pois uma fonte de alimentação de má qualidade pode provocar vários estragos ou provocar a morte do Hardware.

Compra uma LC POWER 550W DUAL RAIL 24P REV2 PCIe - 50€

Ou se puderes opta pela LC POWER 550W SILENT GREEN POWER PCIe - 65€

Mas com qualquer das fontes de alimentação ficarás muito mais bem servido do que com a actual.
 
Suficiente provavelmente é, mas aconselho-te vivamente a mudar de fonte de alimentação, pois uma fonte de alimentação de má qualidade pode provocar vários estragos ou provocar a morte do Hardware.

Compra uma LC POWER 550W DUAL RAIL 24P REV2 PCIe - 50€

Ou se puderes opta pela LC POWER 550W SILENT GREEN POWER PCIe - 65€

Mas com qualquer das fontes de alimentação ficarás muito mais bem servido do que com a actual.

Basta uma LC POWER 420W SILENT GIANT GREEN... Por 37€
 
Hmmm, como desmontei o meu que era parecido à coisa de uns dias precisamente por upgrade não sei o que diga, mas fica as sugestões do bom senso.

Falas e bem na PSU. Leds realmente não serve para muito, mas a "qualidade" da energia com que alimentas o animal faz diferença. A minha A7N8X-DLX bem gostava de ter tido toda a vida a LC Power que tinha agora no fim. Alem de clockar melhor com power decente (de um momento para o outro o CPU que nunca tinha dado mais que FSB182 dava FSB195 sem stresses...). Dai, uma PSU semi decente pode ser uma boa compra. Se a tua já tem uns anitos, já deve estar a começar a entrar na curva descendente e mais vale trocar agora. Sei que €45 não é propriamente trocos, mas no fim do dia é bem mais barato que €20 por uma da treta.

Se a board for chipset nf2 e o FSB do teu CPU não for 200 talvez valha a pena investir num cooler e dar-lhe um cheirinho de oc. A CG Informática esta a vender este a "preço normal" ou podes tentar arranjar um Silent Boost da TT. Cuidado que o swiftech não trás fan. Se não te incomodar o barulho encontras p/ aqui em 2ª mão uma Vantec Tornado. O barulho é horrendo, mas arrefece :)

Quanto à gráfica, bom, a menos que encontres por ai uma 6600 a preço de saldo, não te dês ao trabalho. E se encontrares, conta mesmo com a PSU nova. No entanto, um oc'zito sem exageros à 9600 talvez te desse alguns FPS aqui e ali. Se fosse uma 9800 não o sugeria (demasiadas más recordações...) mas a 9600 parecia mais tolerante desde que não se exagerasse.
 
Basta uma LC POWER 420W SILENT GIANT GREEN... Por 37€

Bastar obviamente que basta. Excepto no caso de ele querer clockar o CPU bem alto e meter muito mais voltagem nas RAM's. Ou de daqui a uns mese poder fazer uma compra de um PC maior.

Eu quando comprei a minha LCP 550 não foi de certeza só para o meu sys da altura (axp 2800+ / 1GB RAM / Ti4200 / 1HD 1 DVDR), pq a 420 chegava, foi já a pensar que um dia podia estar onde esta agora (a64 3800+ / 1GB Ram / 7600GS / Vários HD's + 1 DVDR etc...). Se tivesse poupado esses trocos na altura agora não sei se não tinha de reduzir no material ou comprar outra PSU.
 
Foi a informação que retirei da pagina de uma loja.

Ps: Na digo a loja para não fazer publicidade, Romani48 se tiveres interessado em saber a loja diz que eu mando-te uma PM.
 
Agradeço as vossas sugestões, que deste modo me dão algum esclarecimento sobre um assunto que desconheço, mas tenho ainda uma questão (e claro está, poderei parecer incrivelmente nabo com esta questão):

Este tipo de fonte, como exemplo: LC POWER 550W SILENT GREEN POWER PCIe, sugerida pelo Psycop, é compatível com o meu hardware já mais velhote? Ou seja, a fonte no seu nome diz PCIe, mas facto é que a minha placa gráfica é AGP. Isto é um feature adicional da fonte ou uma característica que a pode tornar incompatível com hardware mais velhote?

Já agora, e dado que a) sou pelintra e b) não estou nada a par das lojas que vendem este tipo de hardware a preços razoáveis, alguem me pode mandar uma PM com a indicação do nome de algumas lojas que eu possa consultar?

Obrigado!!
 
Este tipo de fonte, como exemplo: LC POWER 550W SILENT GREEN POWER PCIe, sugerida pelo Psycop, é compatível com o meu hardware já mais velhote? Ou seja, a fonte no seu nome diz PCIe, mas facto é que a minha placa gráfica é AGP. Isto é um feature adicional da fonte ou uma característica que a pode tornar incompatível com hardware mais velhote?

Essa é sem duvida uma das melhores, se não a melhor no seu orçamento. Sim funciona com a tua gráfica AGP, pois o PCI-e quer dizer que tem uma ligação para uma placa PCI-e. Quanto a tua AGP se usar energia "só para ela" liga-se com um cabo normal (a.k.a. molex)

Quanto a lojas pena não seres power member se não tinhas nos classificados uma lista de boas lojas para procurar.

Mas já agora: de onde és? se fores do Porto, Gaia tens a loja onde comprei...

cumps
 
Mas já agora: de onde és? se fores do Porto, Gaia tens a loja onde comprei...

cumps

Calha ser de Lx e não me dar muito jeito ir às compras no Porto, dado que o que iria gastar em gasóleo ou num bilhete de comboio já me dava para comprar uma fonte melhor :D
De qualquer forma já descobri uma loja que tem preços abaixo da média onde no passado eu ia, pelos visto continua com bons preços.

Como eu disse antes, e agradecendo a disponibilidade e sugestão de todos, não estou a pensar fazer upgrades de hardware em breve nem overclock, pelo que vou optar por uma LC-Power 420W 6420GP V2.0 140mm Green que penso dar bem para o meu computador e fica-me em 37€, o que me parece razoável.

Thanks :)
 
Calha ser de Lx e não me dar muito jeito ir às compras no Porto, dado que o que iria gastar em gasóleo ou num bilhete de comboio já me dava para comprar uma fonte melhor :D
De qualquer forma já descobri uma loja que tem preços abaixo da média onde no passado eu ia, pelos visto continua com bons preços.

Como eu disse antes, e agradecendo a disponibilidade e sugestão de todos, não estou a pensar fazer upgrades de hardware em breve nem overclock, pelo que vou optar por uma LC-Power 420W 6420GP V2.0 140mm Green que penso dar bem para o meu computador e fica-me em 37€, o que me parece razoável.

Thanks :)

Aguentar aguenta, embora a de 550W seja mais um seguro de vida para o pc do k essa!!!
 
Pronto,

Afinal não comprei nada. Tirei a fonte de alimentação de um frigorífico velho que encontrei na sucata e liguei ao computador com um kit de cabos para ligar baterias de automóvel.







Jking....






Lá comprei a de 420W e ficou a bombar. Obrigado a todos pela atenção dispensada :)
 
Back
Topo