Fontes e resolução no ubuntu

Status
Fechado a novas mensagens.

luigi24

Power Member
Tenho o ubuntu instalado há uma semana, e de facto já me habituei a quase tudo. Consegui ferramentas para tudo o que queria.
Mas uma coisa que me espanta é a fraca resolução.
Ja me certifiquei que os drivers da palca nvidia estão instalados.
Mas como tenho um monitor de 19'' com 1440x900, parece-me que em vez de ter a devida area de 1440x900 tenho uma resolução inferior. Parece-me mais 1280x... esticado para os lados.
Outra coisa, as fontes são fixes mas ficam muitíssimo estranhas, tornando quase ilegíveis alguns textos.
Parece que relativamente ao WIndows falta "sharpness", as letras têm espessuras diferentes.
Está-me a escapar alguma coisa, ou será normal?

Sublinho que não ponho sequer a hipótese de voltar atrás (ao Windows), pois tenho a certeza que dá para melhorar a resolução disto e porque verdade seja dita, parece que descobri um mundo novo.

Alguma ideia de como o fazer?

Thanks.
 
Em relação á resolução, mostra o output do cat /etc/X11/xorg.conf
Em relação às letras, podes altera-las em System -> Preferences -> Fonts (acho que era assim o caminho) para algo que te agrade mais :)
 
vergonha...

depois de ver o xorg.config e puxar pela cartola, fui verificar a resolução nas preferencias.
A resolução definida estava 1440x1050....
As fontes que me pareciam estranhas era o auto-adjust do monitor que desfoca uma beca.
Tá tudo fino agora!!

thanks
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo