Formatar linux e criar particao.

bows

Power Member
Boas malta, neste momento estou apenas com o ubuntu, ele formatou me o windows.
Queria colocar na mm o windows e o ubuntu numa outra partiçao, alguem me da uma ajuda ? queria começar por apagar tudo do disco, e dps instalar xp e linux no portatil alguem me ajuda ?
 
Mete o cd do XP, formata tudo, instala o xp, instala o partition magic, faz uma partição po ubuntu , instala o ubuntu na partição livre.

o Ubuntu faz partições automaticamente na instalação, mas acho que só mexe na partição que tu fizeste para ele anteriormente.
 
Ja tentei mas n consigo apagar o grub, q é o boot do linux.
Com partition magic mas atraves de boot cd ou utilizar mm o programa ?
 
Para apagares o grub, arranca com o cd do windows xp, escolhe a opção de repair para ires para a consola de reparação e escreve

Código:
fdisk /mbr

ou

Código:
fixboot mbr

E pronto, está o mbr limpo.

Depois é só instalares o windows outra vez e com um programa de gestão de partições deixares espaço livre para depois ser alocado na instalação do linux.

Isto é, deixa só espaço livre (não faças logo as partições) e depois fazes as partições com o instalador do linux.
 
Nao consigo mm apagar o erro do grub no inicio ja tentei com o cd do xp e nada... nao ha outra maneira ? ou atraves de um cd de recuperaçao, é q mm com esse ele desaparece mas voltando a colocar qq outro sistema ele continua la, ou seja deve apenas ser substituido, qual a melhor maneira para eliminar aquilo ? a minha ideia é apagar tudo incluindo o boot grub e dps instalar o xp, e utilizar algum soft para poder separar linux e windows.
 
Já tem o Ubuntu instalado e dizem-lhe para instalar o XP por cima, que LOL.
Se ainda não fizeste asneira, a única coisa que precisas fazer é: no Ubuntu, com o GParted, crias uma partição primaria para o Windows, depois instalas o windows nessa partição normalmente e como ele vai-te substituir o grub, usas o liveCD do ubuntu para reinstlar o grub, existem varios tópicos a explicar como fazer isso.

Have fun.
 
que grande confusão... estás a explicar os factos muito mal.....
o ubuntu não te formatou o windows!!!!! se isso aconteceu foi porque TU escolheste essa opção....
já que vais instalar tudo de novo, formata o disco - podes usar isto - crias as partições, instalas o xp e instalas a distro linux que quiseres....

offtopic: há coisas melhores que o ubuntu...dá uma voltinha com o pclinuxos.....
 
Ja tentei utilizar o partitionmagic atraves de boot cd e da me este erro:

System halted: panic at kernermultitasker.c: exception hadler (845)
The kerner has experienced a non-maskable interrupt (nmi) exception.
 
Deixa estar o Ubuntu, porque se tiveres problemas com o PCLinuxOS ainda vais dar por ti a pesquisar no ubuntuforums.org à procura de soluções.
Nada se compara a comunidade Debian/Ubuntu... a única que lhe faz cocegas será a gentoo-mania, mas isso é outro "campeonato". LOL
 
Ok, parece que a porcaria já está feita. Convinha dizer em que estado está o teu disco... que é que já fizeste ou não fizeste.

Começando do "Zero", simples... usa o partitioner do Windows XP. Já que lixaste o Ubuntu, começa por instalar o Windows.

Usas o cd do windows para instalar e na parte de escolheres a partição, podes apagar e criar as partições que quiseres.
O ideal seria criar 10+Gb para windows, 10+G root do Ubuntu, (tamanho da tua RAM) swap, resto do espaço para uma partição fat32 ou ntfs com dados partilhados.
 
Mas q porcaria é q esta feita ? o erro da me quando tento usar o partition magic !
O cd de recuperaçao toshiba q é o q eu uso smp o xp, nao remove o grub de x ? a partida faz uma recuperaçao do sistema.
 
Se o cd de recuperação da Toshiba não te mexe na MBR, faz-te uma valente "recuperação" LOL sim senhor.


A porcaria que falei, foi teres mexido no que estava. Como o disco no estado em que estava, basta criares uma partição para o Windows e instalares lá o Windows.

Mas enfim, como te estás a guiar por um cd de recuperação não sei até que ponto terás liberdade para mexer nas partições e recuperar a mbr.

Seja como for, se já correste a recuperação do Windows, assume que ele te recuperou em modos e se reinstalares o Linux e adicionares uma entrada ao Grub para arrancares o Windows, deves de ficar com o pc tal como querias.
 
la vou eu ter q mexer em td :P alto trabalho, entao o ideal é usar o cd de recuperaçao, ele vai apagar tudo, dps a partir do windows xp, como crio um espaço para linux ? instalando o linux, ele n detecta e instala uma partiçao para ele ? é preciso esses programas partition magic etc ?
 
Pah, tu não instalas o "linux", tu instalas uma distribuição de Linux.
Tal como o Windows, a grande maioria das distribuições de Linux vêm com um partitioner, que a certa altura pergunta-te se queres usar o disco inteiro para instalar ou se queres preparar as partições manualmente.
Depois, também consoante a distribuição, pode até te detectar a partição do windows e adicionar uma entrada no "boot loader" para poderes entrar no windows quando quiseres.
Se não adicionar, adicionas tu à mão facilmente.
 
Eu neste momento tenho apenas o Xp agora vou criar um espaço para colocar a distro ubuntu...
Qual o programa mais acessivel para fazer isso ? No guia ubuntu aconselham o partition e 1o criar um espaço dps gerir com o ubuntu esse espaço.
 
Para apagar o grub, visto que tive dificultades com o cd do XP entre outros programas, procurei e encontrei 1 programa chamado super grub, simplesmente lindo, existe em imagem para se queimar num cd, pode-se fazer de tudo depois na MBR, aconselho vivamente a pessoas que mexam muito com a MBR
 
Back
Topo