Formatar PC e Reinstalar XP sem drive de CDs?...

Xiribu

Membro
Boas,
Acho que tenho um problema dificil de resolver entre mãos, agradecia uma ajuda/esclarecimento.
Andei a preparar o portatil para o formatar hoje, e so quando ia colocar o CD do Windows na drive me lembrei que a drive não funciona! Há meses atrás deixou de funcionar, não sei porque.. Tenta ler o cd, ouvem-se barulhos repetitivos, mas acaba por não reconhecer nenhum CD. Entretanto tenho usado um Leitor externo por USB.

Ora tentei arrancar o CD do Windows pelo Leitor externo durante o Boot, mas o PC não reconhece nenhum CD porque a drive pre-definida é a interna...

Ha alguma soluçao pa este caso, do genero conseguir arrancar o CD do Windows pela drive externa... Ou tenho mesmo de arranjar a drive interna se quero formatar o PC?...
 
Ja tentaste por em 1º lugar do boot essa drive externa em vez do leitor interno, isso faz-se na bios deve dar se fizeres assim.
 
Ja tentei explorar a Bios por essa opção, mas não encontro!.. A Bios do meu portatil é estranha, eu não percebo mt disto, mas penso que deveria ter muitas mais opções, e apenas me dão opções basicas como a hora/data, e a sequencia de Boot. Porém na sequencia de boot não esta lá incluida a drive externa, apenas "Floppy", "HDD", "NEtwork" e "CD/DVD rom" (a interna..)

:'(
 
Podes fazer o seguinte, copias o CD do Windows para um directorio e corres o "setup.exe" > Install Windows , ele depois vai-te perguntar se queres fazer Upgrade ou New Instalation. É só escolheres New Instalation, mas cuidado, a nova instalação nao pode ser na C: terá que ser na D:, entretanto podes repetir o processo e instalar na C: hihi.

Não é o ideal, mas resulta.

btw, isso de nao reconhecer a CD-ROM pela USB é estranho num computador recente, tenta remover efectivamente todas as outras unidades do BOOT atravez bios.
 
Última edição:
http://www.syschat.com/install-windows-xp-without-floppy-cd-463.html

http://defectivekit.com/2007/02/27/guide-install-windows-without-a-cd-rom-or-floppy-drive/

Li só por alto, não sei se te safas, vais precisar de um adaptador para ligares o teu disco ao pc como é óbvio. Podes sempre tentar instalar por rede, acho que também é possível.

Aqui há uns tempos andei a procurar umas cenas por causa de um portátil, e encontrei um guia mais simples do que estes do género fazer um pre-install do windows, mas agora não me lembro onde vi.
 
Instalação pela rede é um bixo de 7 cabeças.

Estão avontade para dizer que não, e de dar um howto simples.
Cumps
 
Obrigadao pelas sugestoes!
Yep, o SO ta completamente operacional, ta td bem, so nao arranjava maneira de formatar sem CD-rOm!
Ora, estou a pensar seguir a sugestao do Favas.. Parece uma boa idea. Eu tenho uma partiçao C (10Gb) para o SO e uma pprtiçao D (50GB) para os documentos. Ora, vou tirar entao 5 ou 10Gb da D para fazer uma nova partiçao e colocar la os files do CD do XP.
So tenho uma duvida, depois de fazer a instalaçao do SO em outra partiçao que nao a C: (D, E, F..), como inicio o PC nesse novo SO para poder formatar a partiçao C: e instalar la?

Ou entao nao entendi bem.
Obrigado!
 
Ja tentei explorar a Bios por essa opção, mas não encontro!.. A Bios do meu portatil é estranha, eu não percebo mt disto, mas penso que deveria ter muitas mais opções, e apenas me dão opções basicas como a hora/data, e a sequencia de Boot. Porém na sequencia de boot não esta lá incluida a drive externa, apenas "Floppy", "HDD", "NEtwork" e "CD/DVD rom" (a interna..)

:'(
Ok e nessas opçoes num dá pa mudar nenhuma por ex a network mudar para usb device? se der mudas e metes em 1º lugar que ja deve resultar.


Vai dizendo coisas
 
Obrigadao pelas sugestoes!
Yep, o SO ta completamente operacional, ta td bem, so nao arranjava maneira de formatar sem CD-rOm!
Ora, estou a pensar seguir a sugestao do Favas.. Parece uma boa idea. Eu tenho uma partiçao C (10Gb) para o SO e uma pprtiçao D (50GB) para os documentos. Ora, vou tirar entao 5 ou 10Gb da D para fazer uma nova partiçao e colocar la os files do CD do XP.
So tenho uma duvida, depois de fazer a instalaçao do SO em outra partiçao que nao a C: (D, E, F..), como inicio o PC nesse novo SO para poder formatar a partiçao C: e instalar la?

Ou entao nao entendi bem.
Obrigado!

Durante o boot vais poder escolher entre as duas instalaçoes do windows que tens, a antiga e a nova.
Cumps
 
Ok e nessas opçoes num dá pa mudar nenhuma por ex a network mudar para usb device? se der mudas e metes em 1º lugar que ja deve resultar.


Vai dizendo coisas
Nop, n sei pk a minha Bios tem mt poucas opções mesmo..

Favas,
Obrigado,mas continuo sem saber uma cooisa, nao encontro no CD esse "setup.exe"! Ja procurei por todas as pastas e não encontro nenhuma aplicação que inicie a instalaçao em ambiente do Windows... Tens a certeza que é possivel?
 
É um Acer 2000...
Sim,bem sei que se estier à espera da assistencia da Acer, bem posso esperar...
Mas foi comprado à mais de 4 anos, na altura não fazia ideia do que me ia calhar na rifa..
Já pensei em comprar uma drive interna nova, mas não faço a mínima qual seria compatível com este portatil..
:'(
 
Nop, n sei pk a minha Bios tem mt poucas opções mesmo..

Favas,
Obrigado,mas continuo sem saber uma cooisa, nao encontro no CD esse "setup.exe"! Ja procurei por todas as pastas e não encontro nenhuma aplicação que inicie a instalaçao em ambiente do Windows... Tens a certeza que é possivel?

Pasta do CD d:\i386\winnt32.exe inicia o setup de instalação

Cumps
 
depreendo q seja um aspire 2000

tem piada que no site da acer dos poucos leitores de cd nenhum é compativel com o aspire 2000... alias só sao compativeis com 5% dos portateis deles, se tanto...

podes sempre desmontar o cd (deve ser so desapertar um parafuso ou dois) ver o numero de serie da peça e pedir uma para substituires. não precisa de ser directamente com a acer, pode ser mesmo no loja de informática.

no manual a pagina (sim 1 pagina, ou melhor meia) dedicada a bios, eles dizem q a bios deles é tão boa e está tao optimizada que ninguem precisa de mexer, mas que se pode de qualquer maneira carregar no f2... rofloooool

é mesmo estranho porque ate tenho apanhado portateis (pentium III por exemplo) antigos que dão para arrancar por dispositivos usb...
 
Exactamente.. É um Acer aspire 2003... Epá, não acredito que poderia resolver isto se tivesse uma Bios decente.. Não entendo aquela gente.. Haverá alguma maneira de aceder à Bios com as opções todas?
Ja tive a googlar sobre updates à Bios a partir do site da Acer e a maior parte do pessoal com Acers acaba sem portatiL! Acho que a instalação da nova Bios crasha a meio e depois é que nada feito...
Se alguem ainda tem duvidas se deve comprar um Acer ou nao, pelo amor de quem quiserem, poupem-se a muito suor e raiva!
 
Formatar o pc sem cd

Boas!
Eu gostaria de saber se posso ir a "meu computador", clicar do lado direito do rato sobre o "disk c:" e fazer formatar? Pergunto isto porque eu não tenho o cd do windows...
Se houver outra forma de formatar o pc sem cd digam sff.

Cumps ;)
 
Back
Topo