Formatar PEN em formato diferente.

4r4uj0

Power Member
Boas.

Eu tenho uma PEN de 8gb que comprei através do Ebay á algum tempo já e ela tem-me dado alguns problemas. Do tipo: copio uma pasta com fotos para lá e quando a vou a passar de volta para o pc, só me aparece a pasta... as fotos desaparecem...

A minha questão é a seguinte, o formato dos ficheiros da pen é FAT32 e eu queria formatar a pen em NFTS... Para ver se resolvia o problema. Há maneira de o fazer?

Desde já obrigado
 
Há, mas nada te garante que fique a funcionar...

Abre uma linha de comandos e: convert /?
Tens lá a explicar como se converte, como agora nao me lembro de tudo. Não te esqueças q nao vais poder usar a pen em todos os sítios...
 
Boas. O Vista Service pack 1 permite formatar em NTFS, e em FATex. Este último formato só é reconhecido por computadores com o Vista SP1.

CUmps
 
Se tiveres o XP terás de ir a Device Manager=>Disk Drives=>A tua Drive de USB=>Properties=>Policies=>e seleccionar optimize for performance.

Assim ele já te deixa formatar em NTFS, ou então vais a command line e, estando a tua pen Drive em FAT32, escreves "convert z: /fs:ntfs" onde z: obviamente terá de ser a letra da tua drive USB.

Eu pessoalmente não sou mto adepto de converter pen Drives para NTFS uma vez que perdes retrocompatibilidade com outros sistemas (caso de Windows mais antigos por exemplo) e se a pen tiver funcionalidades de leitor de MP3 então esquece. Se tiveres um leitor de Divx que leia pen's tb te vai deixar de ler se tiver em NTFS. Mas se o objectivo for passar apenas ficheiros grandes entre sistemas WinXP ou superiores então será o mais aconselhado pq evita estar a partir ficheiros de mais de 4Gb com programas externos.

A pen em FAT32 está "optimized for quick removal" e agora acabaste de a pôr em "optimized for performance" para a poderes formatar em NTFS. A diferença é que com a opção anterior poderias retirar a pen a qualquer momento sem utilizares a opção do "Safely Remove Hardware". Assim irás ter muito mais cuidado com isso e passares a usar essa opção.

Eu por acaso tenho a pen em FAT32 e uso o "Safely Remove Hardware" na mesma, mas pronto se não usavas vais ter de passar a usar agora sob o risco de perderes dados.
 
Hummm... Obrigado pelas explicações, 5 estrelas.

Eu uso a pen essencialmente para "transportar" ficheiros (normalmente pequenos) de pc para pc... Essencialmente trabalhos de universidade, programas, etc... E é por isso que é muito chato quando vou a tentar passar da pen para o pc de destino e vejo que já lá não está o que queria passar...

Mas agora que falas nisso de ficheiros grandes, acho que foi mesmo em ficheiros grandes que isso me aconteceu...

Quanto ao usar o "safety remove", eu tb uso sempre... até porque desconhecia isso de o formato dos ficheiros influenciar :P

Mas continuo sem saber o que fazer agora... Eu queria mesmo é que a pen funcionasse normalmente!:confused:
 
Perderes dados é estranho e tanto em FAT32 como NTFS não devias ter esse problema.

A grande diferença (mais visivel) entre teres a pen em FAT32 e NTFS é que os sistemas de ficheiros em FAT32 não permitem a colocação de ficheiros com um tamanho igual ou superior a 4Gb. Mas se passas ficheiros menores que esse tamanho não há stress em teres em FAT32.

No entanto se não usas a pen nas situações que descrevi acima (como leitor de MP3, a alimentar leitores de divx e em SO's antigos) também não tens nenhum incoveniente em mudares para NTFS com a vantagem de poderes passar ficheiros grandes. :)

Mas digo-te já que esse problema não tem a ver com o sistema de ficheiros mas com outra coisa qq. De qualquer forma nunca custa nada tentar. ;)
 
Back
Topo