1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Formatar portátil com Windows 98

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por PlayDead, 16 de Janeiro de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 1392)

1. PlayDead

PlayDead Power Member

Boa tarde.
    Tenho 1 portátil em mãos para ser formatado com windows 98. Ele neste momento está com 98 instalado, mas é para ser formatado.

A minha dúvida é como se instala ? Porque só instalei XP e Vista, além desses nenhum.
    É so arrancar pelo CD? ou tenho que ir à linha de comandos? Que comandos uso na linha de comandos?

Obrigado

2. Mitch

Mitch Banido

em teoria no cd do windows explica como se instala :P

3. blue_ice

blue_ice Power Member

boas
    se vais intalar o 98 tens de criar uma disquete de arranque e depois arrancar pela disquete.
    o 98 não tem boot como o xp ou o vista

4. PlayDead

PlayDead Power Member

E como é que eu faço isso? :sad:

5. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Se for o Win98SE (Second Edition) o CD é bootable.

Se não for, e para criar uma disquete de arranque, descarregue este ficheiro para um PC com drive de disquetes:
    http://boot.oldos.net/boot98.exe

Descarregado o ficheiro, coloque uma disquete formatada na drive e faça duplo-clique no ficheiro boot98.exe que descarregou. Iniciar-se-á o processo de criação do disquete de boot.

Terminado o processo, coloque esta disquete na drive do PC que quer formatar e instalar o Win98.

Inicie o sistema e quando aparecer a opção seleccione with CD-ROM support.

O PC inicia para um prompt A:\.

Coloque o CD do Win98 na drive.

No prompt A:\ escreva:

FORMAT C: (pressione Enter)

Isto irá formatar o disco e terá que confirmar quando lhe for pedido.

Agora escreva:

E: (pressione Enter)

O prompt deverá mudar para E:\ (da drive de CDs).

Digite:

SETUP (pressione Enter)

Deverá iniciar-se a instalação do Win98 e bastará seguir as instruções que lhe forem aparecendo.

No final, tudo correndo bem, tem o Windows 98 reinstalado.

Boa sorte,

Zee

6. PlayDead

PlayDead Power Member

Muito obrigado! Daqui a bocado vou exprimentar.

7. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Podes meter para dentro da disquete os ficheiros necessario para o boot, mas podes muito bem criar uma partir do painel de controlo, e a seguir fazes o que disseram no post em cima

8. PlayDead

PlayDead Power Member

BlueZee, o que eu tenho é realmente o SE. Mas se fosse bootable não era só por na drive reiniciar o PC e arrancar pelo CD, carregando numa tecla qualquer como no Vista/XP ? A unica opção que eles me dão é premir F2 para não sei que boot device. Eu premi F2, e o windows continua a arrancar normalmente, apenas faz aqueles sons quando carrego F2, mais nada.

Mesmo que seja SE posso usar o sisteam que disseste ai em cima com a disquete»

9. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Podes usar o sistema descrito, que até será melhor para formatar.

O Win98SE é bootable, pode é a ordem de boot na Bios não ter a drive de CD em primeiro lugar, normalmente estes sistemas mais antigos têm floppy primeiro e de seguida o disco duro.

Zee

10. PlayDead

PlayDead Power Member

Até ele formatar tudo bem, depois ele pede um nome para dar ao volume penso eu, eu escrevi o meu nome (David), e ele depois calculou o espaço disponivel no disco.
    Voltou para a prompt A:\

Eu fiz "E:" como tu disseste e aquilo mudou para a prompt E:, depois escrevi SETUP, e ele disse que era "Bad command or file name"

O que faço?

11. nelsondac

nelsondac Power Member

faz dir /p e ve as pastas e ficheiros que tem.

depois deves ter um config.exe ou uma pasta a dizer win98 e vais la e ves se tem o setup.exe

fkb

12. PlayDead

PlayDead Power Member

Tenho 1 pasta WIN98 acho eu.
    E tenho 1 config.exe
    O resto é tools, drivers documentos .txt

Agora o que faço?

EDIT: escrevi "config.exe"

Ele respondeu :

Programa de configuração está a ser inicializado. Vereficando rotina no sistema
    ENTER para continuar.

Posso seguir? :D

Desculpa lá, mas é que eu só pesco de XP para a frente :P

Última edição: 18 de Janeiro de 2009
  13. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Esse CD é cópia, não é?

No prompt E:\ escreve

cd win98 (Enter)

SETUP (Enter)

Deve resolver.

Zee

14. PlayDead

PlayDead Power Member

Por acaso é original mesmo.

Já estou a instalar o Win98, em principio já deve ficar tudo ok :)

Obrigado aos dois.

15. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Espero que conclua com sucesso!;)

Partilhar esta Página