Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    337
no fundo estás a dizer que o facto da Epic ter comprado exclusividade na sua plataforma não permitiu que o jogo fosse lançado noutros sítios (steam) e formatos (físico).

o jogo foi lançado a 27 outubro e versão física será a 22 outubro, como não completa 1 ano exacto ficámos sem saber quanto tempo foi a exclusividade da Epic.

os motivos evocados na altura para apenas digital foram: reduzir o preço, mais tempo para polir o jogo, não obrigar o utilizador a fazer download de patches e citando "with no plans" for a physical release on disc at the time."

resumindo só acredita quem quer nestes motivos, na minha opinião o jogo vendeu bem menos que o esperado e tiveram de lançar físico para recuperar uma parte do investimento o que é perfeitamente legítimo.

a parte da exclusidade da Epic só não entendo o pormenor da diferença de uma semana no caso o terem comprado por 1 ano. (talvez por originalmente seria 17 outubro).

ainda bem que vai ter ter versão física para assim mais gente o jogar e suportar o estúdio!
 
Última edição:
Acho que não custa assim tanto perceber que, face à data de lançamento do Alan Wake 2 e a data de lançamento da versão física do jogo, qual o período de exclusividade que a Epic pagou para ter este título em versão digital, na sua store (excluindo assim a mais importante e dominadora de mercado - Steam), mais ainda quando existiu financiamento da mesma para a sua produção e com a total concordância da Remedy

Mas acedendo ao segundo link, pois o primeiro pouco ou nada tem a ver como o assunto (não pedi que me mostrassem a relação que existe entre a Remedy e a Epic):

"As we learned in May, from an FAQ provided by developer Remedy, Alan Wake 2 will only have a digital release when it launches on October 17th later this year, with "no plans" for a physical release on disc at the time."

Um ano depois e com DLC ainda a ser produzido já existe forma de lançar o jogo em formato físico? Estranho.

Como nota adicional, ainda bem que existirá versão física, pois assim mais jogadores poderão apreciar a excelência daquele jogo que adorei e suportar essa opção com a aquisição dos discos físicos ajudando a causa que apreciam (não pegando apenas neste exemplo, apenas e só para esgrimir argumentos ad nauseam)

Sem dúvida. É um jogo que quero muito jogar. Só não o fiz ainda, não porque saiu até à data apenas em formato digital, mas acima de tudo, porque não dou dinheiro a uma publisher que me faz ficar de pé atrás.
 
Última edição:
Lá está propões que o mercado se adapte, porque o digital é a nova trend e tal.
Mas depois és contra essa mesma adaptação, caso o formato digital passe a ter possibilidade de venda.

Não estou a perceber esse comentário. O que estou a dizer é o que penso que irá acontecer, que é o formato fisico eventualmente desaparecer, pois é mais que obvio que o digital é o futuro.

Quanto à venda de usados do digital, conheces algum serviço de venda de usados de licenças de keys? E não falo apenas de jogos, falo de tudo que seja digital. Não existe nada. Acreditas que vão alterar alguma coisa só por causa dos jogos, quando nunca o fizeram por exemplo para licenças do Windows ou do Microsoft Office?

E mais uma vez, não estou a dizer que desejo que o mercado de usados vá de vela, o que estou a dizer é o que penso que irá acontecer, e se pensares bem, tem toda a logica que as editoras o queiram fazer, por muito que estejam em negação.

O facto do pcs estarem mais interligados ( vulgo internet ) facilitou imenso a distribuição digital.

As consolas não estão interligadas (vulgo internet) da mesma forma que os PC's estão?
A distribuição digital nas consolas não é tão facil como no PC? Se calhar até é mais facil.

Mas ao mesmo tirou um certo sentido de "ownership" que muitos adepts do fisico apreciam.

E achas que as editoras querem saber do teu sentido de "ownership"?

O que há de diferente é que para acederes a uma loja tens de ter um hardware especifico para aceder a cada uma delas.

É igual em todas.

Para a acederes à Store da Sony tens de ter uma Playstation. Para acederes à Microsoft Store tens de ter uma Xbox e/ou um PC com Windows, para acederes ao Steam tens de ter um PC com Windows.

A Xbox até é a que dá mais possibilidades, tanto o Steam como a Sony só te dão uma possibilidade.

Mais uma vez, qual a diferença da particularidade entre o Steam e a Playstation por exemplo? Ambas permitem aceder a uma loja digital, comprar jogos e jogar os mesmos.

A Nintendo é um exemplo que isso é uma realidade ainda muito distante, se é que alguma vez vai acontecer.
Tanto as marcas de consolas como as editoras, sabem que o gamer que gosta do fisico tem uma palavra a dizer.

A Nintendo provavelmente será a mais resistente, muito em parte por ter uma consola hibrida em que no modo portátil compensa mesmo ter o formato fisico por a possibilidade de não ter acesso à Internet ser bem maior.

Estou curioso para ver se no dia que uma Playstation passe a ser Digital Only, se os jogadores da mesma vão migrar todos para a Switch 2 (ou 3, o que seja), por causa do formato fisico.

Tens também o exemplo das collector/deluxe/premium editions de muitos jogos.

E que grande exemplo, tendo em conta que essas versões agora trazem uma Key lá dentro :joker:
O que só prova que mesmo com essas versões, é possível a migração para o digital.

O teu tom neste tópico foi sempre de proximidade do final dos tempos para o físico. A tão previsível extinção do formato.

Porque será uma realidade, por muito que estejas em negação.

Tens alguma opinião relevante para o que aconteceu com o lançamento do Alan Wake 2 e o facto da Epic acabar por lançar o jogo em formato físico, quando desde o seu anúncio pareciam fazer de tudo para o evitar?

Basta leres o post abaixo do teu do @Jack-O-Lantern , se mesmo assim não for obvio para ti...

resumindo só acredita quem quer nestes motivos, na minha opinião o jogo vendeu bem menos que o esperado e tiveram de lançar físico para recuperar uma parte do investimento o que é perfeitamente legítimo.

Tens dados da venda do jogo em formato fisico?

with "no plans" for a physical release on disc at the time."

"At the time".

Convém ler essa parte.
 
Tens dados da venda do jogo em formato fisico?

E tu tens dados de venda em formato digital para já estares contra a opinião dele?

Basta leres o post abaixo do teu do @Jack-O-Lantern , se mesmo assim não for obvio para ti...

Não é óbvio não. Se me puderes esclarecer por palavras tuas, agradecia.

Porque será uma realidade, por muito que estejas em negação.

Não estou em negação. Pode muito bem vir a ser uma realidade.

Apenas gostava de perceber porque é que te incomoda tanto alguém escrever aqui que não quer que o formato físico termine ao ponto de sentires sempre a necessidade de começar com a habitual lenga lenga do "fim do mercado do físico e dos usados".

Deixa lá o pessoal gostar de um bocado de plástico.
 
Última edição:
E tu tens dados de venda em formato digital para já estares contra a opinião dele?

Tenho, sabemos que o jogo vendeu mal. O que quero saber é se o jogo passou a ser um sucesso de vendas depois de sair em formato fisico. Tens esses dados?

Não é óbvio não. Se me puderes esclarecer por palavras tuas, agradecia.

O Jack escreveu muito bem e diretamente. Não vou repetir o que ele disse, basta voltares a reler.

Apenas gostava de perceber porque é que te incomoda tanto alguém escrever aqui que não quer que o formato físico termine ao ponto de sentires sempre a necessidade de começar com a habitual lenga lenga do "fim do mercado do físico e dos usados".

Onde me senti incomodado? O que reparo é que tu é que te sentes incomodado se alguém decidir não defender o físico por não lhe fazer diferença se o mesmo existe ou não.

Podes gostar do plástico à vontade, o que se está aqui a discutir é o futuro do mercado.
 
ainda bem que vai ter ter versão física para assim mais gente o jogar e suportar o estúdio!

Vejo tanta irritabilidade de alguns membros neste tópico quando se assume que alguém não liga ao formato físico, como eu, e que sinceramente há muitos anos que me desliguei do formato físico (do que quer que seja: jogos, filmes, música, etc), tal como os meus 2 filhos que não ligam nenhuma a discos do que quer que seja, que devo começar qualquer post que faça neste tópico, com um disclaimer:

"Juro por minha honra que, apesar de não ligar ao formato físico, não defendo ativamente a sua extinção e espero que continuem a existir opções para quem assim o deseje, pois alternativas são positivas e qualquer exclusividade de formato é penalizadora da diversidade de escolha, apesar de existirem sinais de mudança nos perfis de consumo a nível global"

Dito isto, concordo absolutamente que o Alan Wake 2 tenha imenso sucesso com a versão física do jogo, pois o sucesso do jogo, que vendeu 1.3 milhões de unidades até fevereiro de 2024, que não teve até aquela altura coberto as despesas globais do seu desenvolvimento, merece ser jogado por muito mais pessoas e possibilitar que a franchise seja continuada. Aliás a Remedy é das poucas empresas que consegue, na minha opinião, oferecer jogos AAA que marcam a diferença nas histórias e seu universo e são alternativos face à tradicional oferta.

Por isso, espero que sim, que quem fique satisfeito com o lançamento físico do jogo, que o apoie com a sua compra. Eu já dei o meu contributo e estando na minha biblioteca digital, já o passei 2 vezes integralmente (além da fantástica expansão lançada) e o jogo é mesmo muito bom e merece que a Remedy continue a florescer e a apostar neste estilo de jogos, single players de duração mediana, infelizmente cada vez menos lançados para outras ofertas multiplayer, GAAS, etc, que para os meus gostos são muito desinteressantes.
 
Não me acredito que o fisico vá terminar. Vão sempre existir edições físicas premium para quem gosta de colecionar. Já o mercado de usados, esse não tenho dúvidas que vá terminar. Vai ser a próxima fonte de rendimento das editoras. E basta que cada versão física traga a key de utilização unica para associar o jogo à conta digital. O pessoal que gosta do fisico fica contente na mesma porque tem a caixa (e às vezes o cd) na prateleira e a editora fica contente porque sabe que aquela licença não passa para as mãos de mais nenhum.
 
Não tenham odio ao digital, porque só digitalmente é que a biblioteca de jogos da história vai ficar guardada para sempre, ou pelo menso enquanto houver interessados nela. E não é através de stores e plataformas especificas ou nas contas dos utilizadores.
Os emuladores, maquinas retro e a comunidade de gamers são quem nos vai safar.

O físico é giro, mas eventualmente e inevitavelmente fica destruído, e para o objetivo principal que é jogar, tem a desvantagem de precisar do equipamento certo e a funcionar.

P.S. Não tenho mas não me importava de ter uma game room, e compreendo que é altamente.
 
Acho que não custa assim tanto perceber que, face à data de lançamento do Alan Wake 2 e a data de lançamento da versão física do jogo, qual o período de exclusividade que a Epic pagou para ter este título em versão digital, na sua store (excluindo assim a mais importante e dominadora de mercado - Steam), mais ainda quando existiu financiamento da mesma para a sua produção e com a total concordância da Remedy

Vá lá, não sejamos assim tão inocentes na discussão ou querer forçar pontos de vista para um lado ou para o outro.
Honestamente, não vejo porque é que a Epic ter pago pela exclusividade na sua store no PC, possa estar relacionado com o não lançamento do AW2 em formato físico nas consolas. Como vês a relação?
"Sabotar" a venda nas consolas para tentar ter mais vendas no PC?
 
O caso do Alan Wake 2 não ter tido um suposto sucesso por não ter uma versão física,queria só relembrar que houve uma razão para a MS ter dado os direitos do Alan Wake de volta para a Remedy e eles terem demorado anos até encontrarem uma editora como a Epic para financiar o jogo.
 
Vejo tanta irritabilidade de alguns membros neste tópico quando se assume que alguém não liga ao formato físico, como eu, e que sinceramente há muitos anos que me desliguei do formato físico (do que quer que seja: jogos, filmes, música, etc), tal como os meus 2 filhos que não ligam nenhuma a discos do que quer que seja, que devo começar qualquer post que faça neste tópico, com um disclaimer:

"Juro por minha honra que, apesar de não ligar ao formato físico, não defendo ativamente a sua extinção e espero que continuem a existir opções para quem assim o deseje, pois alternativas são positivas e qualquer exclusividade de formato é penalizadora da diversidade de escolha, apesar de existirem sinais de mudança nos perfis de consumo a nível global"

Dito isto, concordo absolutamente que o Alan Wake 2 tenha imenso sucesso com a versão física do jogo, pois o sucesso do jogo, que vendeu 1.3 milhões de unidades até fevereiro de 2024, que não teve até aquela altura coberto as despesas globais do seu desenvolvimento, merece ser jogado por muito mais pessoas e possibilitar que a franchise seja continuada. Aliás a Remedy é das poucas empresas que consegue, na minha opinião, oferecer jogos AAA que marcam a diferença nas histórias e seu universo e são alternativos face à tradicional oferta.

Por isso, espero que sim, que quem fique satisfeito com o lançamento físico do jogo, que o apoie com a sua compra. Eu já dei o meu contributo e estando na minha biblioteca digital, já o passei 2 vezes integralmente (além da fantástica expansão lançada) e o jogo é mesmo muito bom e merece que a Remedy continue a florescer e a apostar neste estilo de jogos, single players de duração mediana, infelizmente cada vez menos lançados para outras ofertas multiplayer, GAAS, etc, que para os meus gostos são muito desinteressantes.

Repara numa coisa.

O @jpcastro expressou a sua opinião. Escreveu que acredita que o jogo sairá em formato físico, porque as vendas não estavam a ser como o esperado.

Outro user veio de forma imediata contra-argumentar dizendo que não seria essa a razão para a mudança de planos. E ainda questiona se ele sabia o número de vendas que o jogo faria no futuro em formato físico (não percebi essa questão). Para depois lhe ser perguntado os números de vendas em formato digital e ele confirmar que a teoria do @jpcastro faz sentido.

Isto na minha opinião é implicar só por implicar.

Que o formato físico se mantenha por muitos e longos anos, é esse o caminho certo, tal como a Epic e a Remedy assim o perceberam.

É perfeitamente possível que os dois formatos se complementem, tanto para quem está do lado vendedor, como do lado comprador. A partir do momento em que se exclui um dos formatos qualquer um desses dois lados já fica a perder e no final de contas isso pesa. Tal como foi dado no exemplo anterior.

@Jack-O-Lantern assim que possível irei ler a tua análise ao jogo.
 
Última edição:
Se o Alan Wake enterrou porque foi lançado naquela loja daquela empresa fico sinceramente satisfeito.

Para se lembrarem que as pessoas não são amorfas (ok, não são sempre amorfas...) e que não podem fazer as porcarias que quiserem e que os formatos digitais se tem sobreposto e desenvolvido porque as pessoas viram valor nisso e não é só comer gelados com a testa.

Desejar que exista um meio de controlo e toda a gente se mantenha assim um bocadinho honesto é um dos melhores motivos para desejar que existam sempre muitas opções, incluindo nomeadamente o meio físico.
 
Última edição:
Já o Control também começou mal. E foi lançado em 2 gerações e nos dois formatos.

No 2o ano as vendas digitais subiram para 90% e provavelmente continuaram assim ao longo do tempo. Se eles decidiram agora não lançar físico é porque já tinham o histórico.

E o lançamento da versão física do AW2 para mim é mais para dar push aos dlcs e haver mais marketing.
 
Última edição:
Se o Alan Wake enterrou porque foi lançado naquela loja daquela empresa fico sinceramente satisfeito.

Para se lembrarem que as pessoas não são amorfas (ok, não são sempre amorfas...) e que não podem fazer as porcarias que quiserem e que os formatos digitais se tem sobreposto e desenvolvido porque as pessoas viram valor nisso e não é só comer gelados com a testa.

Desejar que exista um meio de controlo e toda a gente se mantenha assim um bocadinho honesto é um dos melhores motivos para desejar que existam sempre muitas opções, incluindo nomeadamente o meio físico.


Eh,se a Epic pagou pelo desenvolvimento tem mais é que ser exclusivo à EGS. Podemos debater as múltiplas exclusividades temporárias que pagaram ao longo dos anos,mas não o caso do Alan Wake 2.


Já o Control também começou mal. E foi lançado em 2 gerações e nos dois formatos.

No 2o ano as vendas digitais subiram para 90% e provavelmente continuaram assim ao longo do tempo. Se eles decidiram agora não lançar físico é porque já tinham o histórico.

E o lançamento da versão física do AW2 para mim é mais para dar push aos dlcs e haver mais marketing. Daí ser limited run. Não é daí que vem o lucro.

A Deluxe é a Epic a publicar. A Collectors é que é a LRG.
 
Obviamente que ninguém paga para não ter nada em troca.

Mas isso é perspectiva deles, não tem que ser a do consumidor.

Se estiver interessado no jogo quero lá saber quem pagou ou não.
 
Não estou a perceber esse comentário. O que estou a dizer é o que penso que irá acontecer, que é o formato fisico eventualmente desaparecer, pois é mais que obvio que o digital é o futuro.

É ai que o teu raciocinio está errado, pois isso não aconteceu em muitos mercados.
Principalmente nos de filmes e musicas, mesmo com o streaming continua a haver o formato fisico.
Não percebo porque achas que nos videojogos será diferente.

Quanto à venda de usados do digital, conheces algum serviço de venda de usados de licenças de keys? E não falo apenas de jogos, falo de tudo que seja digital. Não existe nada. Acreditas que vão alterar alguma coisa só por causa dos jogos, quando nunca o fizeram por exemplo para licenças do Windows ou do Microsoft Office?

Até há bastantes serviços, não são é legais.

As consolas não estão interligadas (vulgo internet) da mesma forma que os PC's estão?
A distribuição digital nas consolas não é tão facil como no PC? Se calhar até é mais facil.

Mais uma vez partes do principio errado que quem tem uma consola tem-a ligada à net.
E até pode ter para os jogos online, mas a distribuição digital não é tão facil como a do pc.
Devido ao facto de haver lojas distintas para as consolas distintas.

E achas que as editoras querem saber do teu sentido de "ownership"?

Tanto querem, que já mencionaram casos atrás de jogos que não estava previsto sair em formato fisico e depois sairam.

É igual em todas.

Para a acederes à Store da Sony tens de ter uma Playstation. Para acederes à Microsoft Store tens de ter uma Xbox e/ou um PC com Windows, para acederes ao Steam tens de ter um PC com Windows.

A Xbox até é a que dá mais possibilidades, tanto o Steam como a Sony só te dão uma possibilidade.

Mais uma vez, qual a diferença da particularidade entre o Steam e a Playstation por exemplo? Ambas permitem aceder a uma loja digital, comprar jogos e jogar os mesmos.

Podes jogar GOW e Gears of War, por exemplo, no pc.
Se os quiseres jogar na consola, tens de ter dois tipos de hardware diferente, como explicas.
Ainda assim não consegues disntiguir a diferença ?

Estou curioso para ver se no dia que uma Playstation passe a ser Digital Only, se os jogadores da mesma vão migrar todos para a Switch 2 (ou 3, o que seja), por causa do formato fisico.

Mais depressa a consola lança uma drive à parte para o formato fisico.
Que aliás é os rumores que se tem falado.

E que grande exemplo, tendo em conta que essas versões agora trazem uma Key lá dentro :joker:
O que só prova que mesmo com essas versões, é possível a migração para o digital.

Trazem as que trazem, muitas trazem o cd, com mapas em tecido, artbook, e toda uma parefernália de collectibles.
Nalguns casos até os dlcs estão incluidos no disco e não são em keys.
 
Pois, jogos há muitos e interesses também.

Pode não chegar especialmente num tipo de jogo que infelizmente (meu ponto de vista) já teve mais saída.
 
Back
Topo