Desafio Foto da Semana #125 - Ferias

Mano_X

1st Folding then Sex
Estamos na primeira semana do mês de Agosto, incontornavelmente o tema desta semana tinha de ser Férias, apelo à criatividade, esses diafragmas bem abertos, filtros ND para fora dos sacos, imagens de movimento, de transportes, de paisagens na praia ou neve, de emoções e estados de espirito, até mesmo sátira por parte daqueles que este ano não vão poder gozar ferias... you name it, criatividade acima de tudo.

http://www.flickr.com/photos/pattieleal/6728367289/lightbox/
http://www.flickr.com/photos/poppysmiles/3007875594/lightbox/
http://www.flickr.com/photos/patricia_fenn_gallery/3602066051/lightbox/



As regras para submissão de fotos:


1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixels no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.
5. O vencedor deverá lançar o novo desafio em 24horas após o conhecimentos dos resultados, caso não o faça essa tarefa fica a cargo do vencedor da Menção Honrosa.

Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 8 de Agosto de 2012. O vencedor e menção honrosa serão escolhidos de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.
* Caso o vencedor não não lance o desafio 24h depois de conhecido o resultado, essa tarefa passa automaticamente para o vencedor da menção honrosa.
 
Última edição:
Comporta Sunset Beach

7646984636_f30594818e_c.jpg


Canon 5D MkII
F/1.2
ISO 100
85mm
1/3200
 
Praia da Areia Branca

dsc05229w001.jpg


Máquina Sony
Modelo DSLR-A450
Exposição 3/5
Abertura f/3.5
ISO 200
MeteringMode Pattern
Flash Não
Dist. Focal 18 mm
 
Última edição:
Praia da Marinha, a minha praia favorita.
t0lph5.jpg

Exif:
Maquina D3100
este foi um HDR tenho de procurar o Exif original
 
Última edição:
Férias!

Exposure Time: 1/891
F Number: f / 4.92
ISO Speed Ratings: 100
Flash: Flash did not fire, auto mode
Focal Length: 5.95mm
Model: hp photosmart 735 :003:
 
Gente isto termina hoje, vou tentar ser breve não demorando muito depois das 22h a colocar as apreciações e respectivos vencedores. Participem.
 
Tiago@Rosetta- Comporta Sunset Beach
A primeira foto a surgir no desafio desta semana, olhei para ela e instantaneamente disse para mim mesmo (boa, ora aqui esta um exemplo de como se quebra a regra de que fotografias tiras pelas costas das pessoas não são interessantes) tecnicamente a fotografia está muito bem marcada por duas “linhas de fuga” que levam o olhar a seguir o passadiço, até ao ponto de nos depara-mos com os modelos, que por sua vez apresentam alguns pontos de simetria e as dicas necessárias para imprimi uma noção de movimento descontraído e calmo. Em seguida todo olhar se “derrete” literalmente no lindíssimo desfoque da L f/1.2
A edição esta a par com toda a ambiência da fotografia e basta apenas dizer isto para dizer que esta nítida nos pontos certos e tem a cor de acordo com o mote de paz e calam originado pelo momento. Sem muito mais a acrescentar, basta ainda reter a composição adequada e um correto nível de horizonte. Gostei mesmo muito.



PedroCB- Praia da Areia Branca
Um PDS (por do sol) já bem tardio que tenta combinar silhuetas em contra-luz e paisagem noturna, a abordagem é interessante contudo não me agradou a composição a nível do terço horizontal superior, para poder ser utilizado dessa forma teria de contar com mais informação no referido terço, presença de nuvens, e como não foi o casso verificado ficou uma fotografia com algum espaço morto, se as condições do local permitissem, tinhas dado mais informação ao terço inferior e tudo estaria mais equilibrado e cativante. O diafragma a f/3.5 não te ajudou em nada a nitidez da focagem, as condições de luz nesta situação em particular, são exigentes demais para a utilização da “livre vontade da maquina” quero com isto referir a incapacidade de correta avaliação de parâmetros do programa Automático da maquina, o f/3.5 não favoreceu a nitidez, a objectiva certamente não será do mais nítido nesta abertura e podias ter subido o ISSO ainda sem grande problemas de ruido para o sensor dessa essa Sony, para assim compensarem com no mínimo um f/5.6.



capitaomorsa- Ermo
Mais uma das que gosto, “The Dearm Look” composição interessante, assim como o trabalho de edição. A mim pelo menos devido à perspetiva utilizada, transporta-me para o imaginário de um sonho, onde tudo em volta do ponto de foco se desvanece. Um verdadeiro sonho de quem anceia pelas ferias.
ruben frutuoso- O Caminhante
Ora vamos lá a nossa primeira P&B, primeira coisa, bem utilizado o recuso ao preto e branco, segunda… grrrrr…. Porquê que decidiste centrar tanto o motivo mesmo no meio da composição horizontal? É que está mesmo a pedir um ligeiro crop na parte superior. A nível de edição se fosse possível recuperar mais um pouco de informação na pessoa, a fotografia beneficiava com isso. Sem muita mais a apontar talvez um ligeiro desnível no horizonte, mais uam participação que aborda o tema a concurso.



schon- Praia da Marinha, a minha praia favorita.
Schon, sendo a tua praia favorita, o ângulo que tiveste para trabalhar, obrigou a “apertar” tanto a composição que pouco resta do areal da praia, e depois desculpa mas tenho de o dizer abertamente, tenho um problema pessoal com esta fotografia, passo a explicar (nada contra o autor, não me interpretes mal mas já me vais entender)
Esta a ver essas lindas e imponentes formações rochosas compostas de sedimentos marinhos, e marcadas pela erosão do mar e do vento? Agora estas a ver aquelas rochas sedimentares mais pequenas mesmo junto a praia? Então por favor “desenrasca” um filtro ND espera pelo por do sol, utiliza a bela composição que té é oferecida e dá-nos uma imagem para nos poder-mos deleitar com o melhor desse local, Sol, silhuetas interessastes, cores douradas e arrasto da agua… é por isso que tenho um problema pessoal com a foto porque vejo como fantástica ela poderia ter sido e não o que ela é.
Avaliando o que ela é um HDR, um HDR é utilizado para oferecer uma “melhorada” gama dinamia, mas… há tanta luz dura nesse local a essa hora que o HDR ainda puxa mais por essa luz dura. Desculpa Schon, não tens de minimamente concordar comigo mas… se não vais fazer uma foto como esse local merece, faço uma petição no fórum para ires a esse local fazer a foto que ele merece. (por favor entende-me como alguém que não consegue tirar da cabeça o potencial do local, e não como alguém que procura conflitos ou afrontas, afinal és morador da minha antiga terrinha a saudosa Moreira da Maia.)



rafaclau- Umas ferias de sonho a bordo deste veleiro.
Santa Maria Manuela

Ora vamos lá à do rafaclau, primeiro o mastro mais próximo apresenta-se ligeiramente decapitado, tirando isso é uma boa fotografia documental, mas é mesmo nesse ponto que reside o grande problema dela, o titulo escolho é indicativo e sugestivo, mas depois nada na fotografia transporta o “espectador” para o tal tema do desafio desta semana, as ferias, faltou algo, faltou o apelar à partida numa viagem nesse veleiro.
Nota positiva para o céu interessante a nível de texturas e cor, as partes escuras do veleiro pedem desesperadamente por fill in flash, nota de referência também para a boa nitidez.



LProlog- Férias!
Ai a gama dinâmica dessa HP 735, também tive uma dessas “coisas” e por limitações técnicas do equipamento utilizado não lhe posso apontar esse problema da gama dinâmica, mas posso enaltecer a clara e direta abordagem ao tema, aqui não há dúvidas falamos de férias e mais nada. Nota positiva pelo horizonte bem nivelado, pelo cuidado na composição, onde gostaria de ver a o topo da palmeira menos cortado, mas duvido que tal fosse possível.
Gostei, atendendo as limitações já referidas do equipamento.



pantanuska- Relax
No monto a que no qual escrevo estas tentativas de capacidade de apreciações, a foto estava em Relax e não se fazia vislumbrar.



vacalouca-Just Chilling

Gosto muito da composição, que denota cuidado e planeamento, gosto do Selective Colorization, mas algo torna esta foto muito asséptica, estamos em Agosto, o pessoal está de ferias, procura o tal local fresco para se render aos encantos de uma “lourinha” … aqui surge o tal problema da foto, esta com um segundo plano estéril, onde esta o pessoal? Entendes o que digo, ficou com uma perspetiva demasiado egoísta. Dito isto aqui esta uma fotografia que gostava de ter impressa em poster e emoldurada na parede do escritório… causa impacto e isso é inegável.


Spaceboy- Praia
Deixa-me lá ver se eu consigo captar a essência dessa foto, para mim ela retrata a anciã pelos dias de sol, mesmo que esteja-mos na presença de um céu nublado, a azáfama do estender a tolha ao sol e cultivar o bronze, com a composição centrada e minimalista, ela apela-me ao lado satírico do que podia lá estar e não esta, do que representa e não apresenta. È por esse mesmo motivo que gosto dela, se a tivesse de a associar a uma marca, seria sem sobra de dúvidas uma Leica, minimalista e funcional.



rjckarddo
Entendo a tua ideia/conceito, contudo o livro desfocado em primeiro plano e os brancos estourados não trazem harmonia a composição, onde o olhar se perde a vaguear entre um pé focado e a mente se perde a tentar captar que raio se passa com a luz das janelas.



Darkstyle
Denota-se algum cuidado na composição, um ligeiro desacerto no horizonte, luz muito dura e a nível de edição possivelmente isso será um HDR, aborda sem sobra de duvidas o tema pretendido.



Veterano- Altura de recuperar a Energia

Boa abordagem ao tema, pensamento fora do quadrado, composição com elementos bem integrados, gostaria apenas de contar com mais alguma informação no lado inferior direito, mais uma ideia/ fotografia que dá uma bela decoração de parede. Gosto bastante, peca pela pouca informação naquela parte mais escura.


Vencedor: Veterano
Pelo conceito apresentado e boa capacidade de integração dos elementos, mesmo tendo em conta aquela zona com menos informação da fotografia.
Menção Honrosa, desta feita partilhada por LProlog e Capitaomorsa
LProlog, e haverá postal que grite mais ferias do que esta foto? Porque não foi vencedora? Porque pelo seu todo não foi a que apelou mais aos meus sentidos.
Capitaomorsa, o conceito de sonho e a perspectiva utilizada fazem-me sentir-me como parte integrante e activa na fotografia, mas não venceu porque mais uma vez a que mais me apelou foi outra.

Espero que tenha gostado das apreciações e estão abertas as discussões. Muito Obrigado a todos os que participaram, os que não participaram, participem não doí nada é uma actividade saudável e endoidecedora.
 
Obrigado pela MH e pela apreciação da foto. Confesso que ainda tenho saudades da minha primeira digital (e ainda funciona...), apesar das muitas limitações ;)

Parabéns ao vencedor e venha o próximo!

(Colega de MH, gostei bastante da tua foto!)
 
Parabéns ao justíssimo vencedor... uma ideia muito boa e bem executada.
Parabéns as MH também são muito interessantes (gostei das duas).

Quanto a critica a minha foto, agradeço desde já e concordo com tudo o que foi dito. Agradeço sempre a sinceridade e pelo olhar critico, e não fico incomodado minimamente, bem pelo contrário.
São com criticas construtivas que melhoramos. Sabia que a foto tinha limitações obvias, mas realçastes algumas que nem me tinha apercebido.

Conforme dissestes e conforme sempre critico, a hora foi das piores, luz dura, muita dura.
Quanto ao angulo, tenho de reconhecer que a ideia era apanhar mais as rochas do que a praia em si (daquela zona onde foi captada, pouca praia se vê)... imagino que existam outros spots/angulos melhores, mas tenho um pouco receio das alturas (alias tenho vertigens).

Se fosse hoje, com tudo aquilo que fui aprendendo entretanto, teria feito a foto de outra maneira(hora, composição, etc...) e provavelmente nem utilizaria HDR(raramente uso).

Escolhi essa foto mais "antiga", mesmo com os seus defeitos, simplesmente porque faz-me lembrar as férias.

Off Topic: se quiseres organizar uma petição ... lol , não é preciso, da próxima vez vou lá a uma hora mais adequada :).
 
Última edição:
A minha ideia era mesmo dar a mostrar o ceu, pois tenho mais exemplos e com melhor nitidez em que se ve mais areia, mas penso que tneha mensos interesse a areia escura, sem reflexos sequer do que o ceú dai ter publicado essa fotos em varios locais. Modo Automatico??? Já nao sei o que isso é a muito tempo, mas sim n tneho muito jeito para andar a mexer nesses valores, principalmente aquuela hora "decisiva" penso que o programa ai usado foi o S salvo erro.
 
Parabéns ao vencedor bem a como todos os outros, mais uma vez tivemos excelentes participações. Agradeço também as criticas, pois bem preciso e é como elas que vou tentando melhorar.
Cumprimentos e boas férias para quem ainda está ou há-de ir. :D
 
Back
Topo