Fritzbox 7590 - Substituir router NOS

parisfox

Power Member
Boas,

Tenho serviço de fibra da NOS (FTTH) e neste momento estou a usar um Fritzbox 7590 para a internet ligado diretamente ao ONT da NOS (Vlan 11).
Entretanto, consegui encontrar os dados para configurar o IPTV e VOIP diretamente no router para desligar por completo o router da NOS.
O problema é que não consigo colocar a Vlan para IPTV no Fritz, alguém sabe como fazê-lo?
Julgo que só com firmware alternativo (freetz)...
Obrigado.
 
Boas,

Tenho serviço de fibra da NOS (FTTH) e neste momento estou a usar um Fritzbox 7590 para a internet ligado diretamente ao ONT da NOS (Vlan 11).
Entretanto, consegui encontrar os dados para configurar o IPTV e VOIP diretamente no router para desligar por completo o router da NOS.
O problema é que não consigo colocar a Vlan para IPTV no Fritz, alguém sabe como fazê-lo?
Julgo que só com firmware alternativo (freetz)...
Obrigado.
Mas a NOS em FTTH utiliza as vlans?
Sei que usa a rede para transmitir a interatividade que em HFC vai pelo coaxial em docsis mas como não usam iptv pensei que não havia vlans para gerir.

Em HFC 3.0 deu trabalho colocar um internamente mas funciona bem. É mais fraco mas em relação a esse e outros no topo da AVM... Mas dá bem conta do recado
 
Sim,

Para internet utiliza a vlan 11 e funciona 5*****
Mas em relação à box (UMA) tenho de utilizar o router deles.
Utilizo um switch ligado ao ONT e depois ligo o Fritz e o router da NOS ao switch.
Pelo que vi, teria de configurar a vlan 12 para a tv, mas neste router só consigo colocar uma vlan...
 
Sim,

Para internet utiliza a vlan 11 e funciona 5*****
Mas em relação à box (UMA) tenho de utilizar o router deles.
Utilizo um switch ligado ao ONT e depois ligo o Fritz e o router da NOS ao switch.
Pelo que vi, teria de configurar a vlan 12 para a tv, mas neste router só consigo colocar uma vlan...
Fica o conhecimento para um futuro em que tenha que usar se a evolução aconselhar ficar na NOS. Espero que sim mas par isso terão de apresentar resultados no terreno quer com o DOCSIS 3.1 que nunca mais traz vantagens para o comum cliente 3.0 quer com os problemas que este meu PowerRouter me trouxe e não parecem querer resolver ou sequer ter conhecimento...
 
Sim,

Para internet utiliza a vlan 11 e funciona 5*****
Mas em relação à box (UMA) tenho de utilizar o router deles.
Utilizo um switch ligado ao ONT e depois ligo o Fritz e o router da NOS ao switch.
Pelo que vi, teria de configurar a vlan 12 para a tv, mas neste router só consigo colocar uma vlan...
Tenho de experimentar.
Sempre pensei que não era possível. Descibriste tu, ou encontraste alguma info em algum lado sobre isso? Gostava de saber mais. Mesmo acesso ao ONT, e users root do HUb
 
Tenho de experimentar.
Sempre pensei que não era possível. Descibriste tu, ou encontraste alguma info em algum lado sobre isso? Gostava de saber mais. Mesmo acesso ao ONT, e users root do HUb

Em relação à Net, sabia que da MEO funcionava, pelo que limitei-me a procurar a Vlan utilizada pela NOS e depois foi fácil de configurar.
O problema é o telefone e as boxes, ainda que me pareça que pelo menos no caso das boxes até possa ser mais simples do que na MEO, uma vez que a NOS utiliza cabo coaxial e a rede apenas (julgo eu) para a interatividade, só que o meu router só dá para configurar uma Vlan, ou seja, só editando as configurações do router fora da UI é qiue dará para adicionar a Vlan para as boxes.

No forum da NOS há pessoal a dizer que tem tudo a funcionar perfeitamente sem o router da NOS em Asus e Cisco (salvo erro).
 
Boas,

Tenho serviço de fibra da NOS (FTTH) e neste momento estou a usar um Fritzbox 7590 para a internet ligado diretamente ao ONT da NOS (Vlan 11).
Entretanto, consegui encontrar os dados para configurar o IPTV e VOIP diretamente no router para desligar por completo o router da NOS.
O problema é que não consigo colocar a Vlan para IPTV no Fritz, alguém sabe como fazê-lo?
Julgo que só com firmware alternativo (freetz)...
Obrigado.

será possível meteres aqui as configs relativas ao iptv e voip (sem os teus dados claro)?
 
Mas a NOS em FTTH utiliza as vlans?
Sei que usa a rede para transmitir a interatividade que em HFC vai pelo coaxial em docsis mas como não usam iptv pensei que não havia vlans para gerir.

Em HFC 3.0 deu trabalho colocar um internamente mas funciona bem. É mais fraco mas em relação a esse e outros no topo da AVM... Mas dá bem conta do recado

Como não sou Power Member continuo a mensagem aqui, apesar de ser um pouco off-topic, ao usar o 6490 como access point é possível utilizar as funções de tuner dvb-c que o router fornece?
 
Sim. Tens que ligar o cabo ao coaxial da NOS
Funciona mas há formas mais baratas de fazer o que faz - o tuner é completo se funcionar controlado por outra aplicação - por exemplo tvheadend mas internamente podes não conseguir sintonizar todos os canais porque está mais configurado para presets de outros países e o da NOS foge à regra. Tem sempre a vantagem de ter 4 sintonizadores
Screenshot-2020-01-24-FRITZ-Box-6490-Cable-1.png

Recentemente (18/12) foi atualizado para o firmware 7.12 embora não seja tão fácil atualizar como outros fritz - acho que preferem o mercado alemão e vizinhos para o produto
Screenshot-2020-01-24-FRITZ-Box-6490-Cable-2.png

O meu objetivo é montar um servidor tvheadend num pi com 4 tuners. Não consigo encontrar nada com 4 tuners mais barato que 75€ (preço de uma 6490 refurbished no ebay com portes incluidos) a não ser 4 tuners usb mas esses em qam256 é só erros de continuidade e sendo que todos os canais dvb-c da NOS são qam256 esses são para esquecer.
 
Back
Topo