• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Full Desktop - 700€

Light

What is folding?
Boas malta,

A minha Maria finalmente decidiu dar o salto e como tal, pediu-me que lhe monte um desktop.

Ela prefere uma estética em branco, por isso opções da caixa em branco eram ideais, mas não é algo necessariamente obrigatório.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
700€ no máximo, compra feita daqui a 1 semana ou 2.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?


PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (1080p/60hz)
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

Idealmente deve aguentar alguns anos, uns 3 ou 4.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

O antigo computador é um portátil que continuará a ser usado, mas sem qualquer componente que se aproveite.
Também tenho aqui um Thermalright Peerless Assassin 120 CPU Air Cooler parado, se o conseguir usar seria excelente e já tinha um cooler melhorzito que o stock.


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Em principio, não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)

> Idealmente ATX. Eu sugeri uma ATX Montech X3 Mesh RGB Vidro Temperado Branco mas pode haver opções melhores.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Sem preferencia.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Sem preferência. Wifi incorporado na motherboard era o ideal mas mesmo isso pode ser um componente em separado.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Disto já desconheço completamente.

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Sem preferencia, talvez uma RX 6600?

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> 1tb ssd nvme

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Sem preferencia. Pelas restrições no budget, o mais certo é ser uma não-modular... Claro que semi-modular ou completamente modular era o ideal.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Periféricos já estão escolhidos e não estão dentro deste budget de 700€.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

Ainda não se escolheu um monitor, pelo que também aceito sugestões em conta. Que ronde a casa dos 100€. O mínimo ideal era 24 polegadas, 1080p e 60hz.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Wi-fi. Se estiver na motherboard, melhor, senão terá que ser componente em separado.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.

11) Contexto, comentários adicionais.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
GIGABYTE B550M AORUS ELITE~91€ na amazon.es
Ryzen 5600 ~130€
SWFT210 Radeon RX 6650 XT ~260€ amazon.es
Corsair Vengeance (2x 8GB) DDR4 3200MHz CL16 ~50€ (há ram equivalente 10€ mais barata, sugeri esta porque há em branco)
Kioxia G2 1tb ~65€
Kolink Enclave 600w ~70€ (+5€ cabo alimentação)
ATX Montech X3 Mesh RGB Vidro Temperado Branco ~60€

Total ~730€

Dá para cortar um pouco ali no SSD se forem para um de 500GB e para poupar 30 ou 40€ com um RX 6600, mas a 6650xt é cerca de 20% melhor e acho que vale a diferença.
 
O que achas disso mas com uma rtx 4060 na casa dos 330€? É quase a mesma performance que a 6650 por mais 60€ mas consome muito menos energia... tdp de 180w vs 115w. Eventalmente sai mais barata.
 
O que achas disso mas com uma rtx 4060 na casa dos 330€? É quase a mesma performance que a 6650 por mais 60€ mas consome muito menos energia... tdp de 180w vs 115w. Eventalmente sai mais barata.
Vai trocar de gráfica muito antes de reaver esse dinheiro da eletricidade. Especialmente com a eletricidade abaixo de 0,10€ no mercado indexado.
 
O que achas disso mas com uma rtx 4060 na casa dos 330€? É quase a mesma performance que a 6650 por mais 60€ mas consome muito menos energia... tdp de 180w vs 115w. Eventalmente sai mais barata.
60 euros de diferença.

Se considerarmos o kWh a 0.2€, são 300 kWh.

A diferença de consumo são 65 Watts, por isso precisas de ~4600 horas (mais de 3 horas por dia, todos os 365 dias do ano, durante 4 anos), para chegar ao break even.
 
GIGABYTE B550M AORUS ELITE~91€ na amazon.es
Ryzen 5600 ~130€
SWFT210 Radeon RX 6650 XT ~260€ amazon.es
Corsair Vengeance (2x 8GB) DDR4 3200MHz CL16 ~50€ (há ram equivalente 10€ mais barata, sugeri esta porque há em branco)
Kioxia G2 1tb ~65€
Kolink Enclave 600w ~70€ (+5€ cabo alimentação)
ATX Montech X3 Mesh RGB Vidro Temperado Branco ~60€

Total ~730€

Dá para cortar um pouco ali no SSD se forem para um de 500GB e para poupar 30 ou 40€ com um RX 6600, mas a 6650xt é cerca de 20% melhor e acho que vale a diferença.

Obrigado novamente pela dica, comprei estes componentes!

Mais uma questão, a motherboard não tem wi-fi embutido pois não? Se não, alguma sugestão para uma?
 
60 euros de diferença.

Se considerarmos o kWh a 0.2€, são 300 kWh.

A diferença de consumo são 65 Watts, por isso precisas de ~4600 horas (mais de 3 horas por dia, todos os 365 dias do ano, durante 4 anos), para chegar ao break even.
Se eu fosse usar o PC 24/7, valeria a pena usar a 4060 ao invés da 6650 para jogos(Lineage 2)?? ou um notebook valeria mais a pena??(não conheço um notebook bom)
 
Back
Topo