1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Função Data no Excel

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Zeus^, 10 de Dezembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 5172)

1. Zeus^

Zeus^ Power Member

Boas,
    preciso de ajuda na função data num cálculo que preciso:

um cliente compra um telemóvel e eu ao fim da 4th factura tenho que dar 90 euros por ex
    ao 4 mês tenho que dar mais 90 euros.. ao 12 mês tenho que dar mais 90 euros.
    E quero é colocar no excel a data da compra exacta e que noutra célula "ele" me diga qual a factura necessária, a 4th , 6th , 12th.. por exemplo.

Penso que seja com uma das funções data do excel, mas já me esqueci um pouco dessa função por não usá-la regularmente.

NOTA IMPORTANTE: Todas as facturas até ao dia, que foi comprado, entra esse mês para as contas.
    se for o dia da factura posterior, começamos a contar o mês à frente.

Exemplo : factura vem com dia 08/12/2007 a compra 10/12/2007
    contamos: dez, jan, fev, março <- será a 4th factura

se factura vier 08/12/2007 e a compra 07/12/2007
    contamos a partir do próximo mês: jan, fev, mar, abril <- será abaril a 4th factura

exemplo:

A1 = Data da compra de um equipamento exemplo: 10/12/2007

B1 (quero que me diga quando vai ser a 4th factura)
    exemplo :
    B1= Março será a 4th

se tiver um pouco complicado eu explico melhor,
    gostava que me tentassem ajudar

obrigado

2. K0mA

K0mA Power Member

3. nickie

nickie Power Member

POde ser que tenhas de fazer uns ajustes, mas julgo que isto resolve o teu problema:
    =+IF(MONTH(A1)+4>12,DATE(YEAR(A1)+1,MONTH(A1)+4-12,DAY(A1)),DATE(YEAR(A1),MONTH(A1)+4,DAY(A1)))

PS: Lembrei-me agora que esta fórmula não funciona bem no final do mês. Ex. 31Out, o 4º mês será fim de Fevereiro, logo ao meter day() vou estar a colocar 31 em Fevereiro (incorrecto) o que significa que a fórmula vai dar erro. Se quiseres só o mês, a basta mudares day() para 1 e assim terás o início do mês (que estará sempre correcto) e formatas a fórmula para aparecer apenas mês e ano. Se queres mesmo a data tens que alterar um pouco a fórmula. O excel 2003 (não sei como está o 2007) é muito pobre em termos de fórmulas com datas. Por vezes tenho que fazer uma coisa parecida mas num programa de estatística e tenho de andar às voltas para me dar o último dia do mês. A solução é determinar a data por excesso e retirar 1: ex. quero 28 Fevereiro de 2008; determino 1 de Março de 2008 subtraiu 1. Uma vez que internamente o programa atribui números sequenciais (no caso do julgo que excel 1 é 1/1/1900 se não estou em erro), ao determinar o número interno de 1/março e subtrair 1 estou a ir parar à data que quero. Depois é só uma questão de formatos.

Última edição: 11 de Dezembro de 2007
  4. Zeus^

Zeus^ Power Member

Muito obrigado pela tua ajuda :)

vamos supor que só queria o mês, como podia ficar?
    é que tive a experimentar a fórmula que sugeriste e dá erro!

5. Strakata

Strakata [email protected] Member

Confesso que não percebi muito bem o pretendido, de qualquer forma, aqui vão algumas dicas em fórmulas:
    • =EOMONTH(DATA;MESES) => devolve a data do último dia do mês "DATA" mais "MESES". MESES pode ser igual a 0.
    • =DAY(DATA) => devolve o dia da DATA introduzida;
    • =MONTH(DATA) => devolve o mês da DATA introduzida;
    • =YEAR(DATA) => devolve o ano da DATA introduzida;
    • =DATE(ANO;MÊS;DIA) => devolve, em formato de data, o ANO, MÊS e DIA introduzidos.
    Exemplos:
    =EOMONTH(NOW();1) => devolve a data do último dia do próximo mês (29-02-2008)
    =DAY(EOMONTH(NOW();1) => devolve o dia do último dia do próximo mês (29).

PS: Para a fórmula EOMONTH funcionar, o Add-In (Tools => Add-Ins) "Analysis Toolpak" tem de estar seleccionado.

Partilhar esta Página