Função Data no Excel

Zeus^

Power Member
Boas,
preciso de ajuda na função data num cálculo que preciso:

um cliente compra um telemóvel e eu ao fim da 4th factura tenho que dar 90 euros por ex
ao 4 mês tenho que dar mais 90 euros.. ao 12 mês tenho que dar mais 90 euros.
E quero é colocar no excel a data da compra exacta e que noutra célula "ele" me diga qual a factura necessária, a 4th , 6th , 12th.. por exemplo.

Penso que seja com uma das funções data do excel, mas já me esqueci um pouco dessa função por não usá-la regularmente.

NOTA IMPORTANTE: Todas as facturas até ao dia, que foi comprado, entra esse mês para as contas.
se for o dia da factura posterior, começamos a contar o mês à frente.

Exemplo : factura vem com dia 08/12/2007 a compra 10/12/2007
contamos: dez, jan, fev, março <- será a 4th factura

se factura vier 08/12/2007 e a compra 07/12/2007
contamos a partir do próximo mês: jan, fev, mar, abril <- será abaril a 4th factura



exemplo:

A1 = Data da compra de um equipamento exemplo: 10/12/2007

B1 (quero que me diga quando vai ser a 4th factura)
exemplo :
B1= Março será a 4th



se tiver um pouco complicado eu explico melhor,
gostava que me tentassem ajudar


obrigado
 
POde ser que tenhas de fazer uns ajustes, mas julgo que isto resolve o teu problema:
=+IF(MONTH(A1)+4>12,DATE(YEAR(A1)+1,MONTH(A1)+4-12,DAY(A1)),DATE(YEAR(A1),MONTH(A1)+4,DAY(A1)))

PS: Lembrei-me agora que esta fórmula não funciona bem no final do mês. Ex. 31Out, o 4º mês será fim de Fevereiro, logo ao meter day() vou estar a colocar 31 em Fevereiro (incorrecto) o que significa que a fórmula vai dar erro. Se quiseres só o mês, a basta mudares day() para 1 e assim terás o início do mês (que estará sempre correcto) e formatas a fórmula para aparecer apenas mês e ano. Se queres mesmo a data tens que alterar um pouco a fórmula. O excel 2003 (não sei como está o 2007) é muito pobre em termos de fórmulas com datas. Por vezes tenho que fazer uma coisa parecida mas num programa de estatística e tenho de andar às voltas para me dar o último dia do mês. A solução é determinar a data por excesso e retirar 1: ex. quero 28 Fevereiro de 2008; determino 1 de Março de 2008 subtraiu 1. Uma vez que internamente o programa atribui números sequenciais (no caso do julgo que excel 1 é 1/1/1900 se não estou em erro), ao determinar o número interno de 1/março e subtrair 1 estou a ir parar à data que quero. Depois é só uma questão de formatos.
 
Última edição:
POde ser que tenhas de fazer uns ajustes, mas julgo que isto resolve o teu problema:
=+IF(MONTH(A1)+4>12,DATE(YEAR(A1)+1,MONTH(A1)+4-12,DAY(A1)),DATE(YEAR(A1),MONTH(A1)+4,DAY(A1)))

PS: Lembrei-me agora que esta fórmula não funciona bem no final do mês. Ex. 31Out, o 4º mês será fim de Fevereiro, logo ao meter day() vou estar a colocar 31 em Fevereiro (incorrecto) o que significa que a fórmula vai dar erro. Se quiseres só o mês, a basta mudares day() para 1 e assim terás o início do mês (que estará sempre correcto) e formatas a fórmula para aparecer apenas mês e ano. Se queres mesmo a data tens que alterar um pouco a fórmula. O excel 2003 (não sei como está o 2007) é muito pobre em termos de fórmulas com datas. Por vezes tenho que fazer uma coisa parecida mas num programa de estatística e tenho de andar às voltas para me dar o último dia do mês. A solução é determinar a data por excesso e retirar 1: ex. quero 28 Fevereiro de 2008; determino 1 de Março de 2008 subtraiu 1. Uma vez que internamente o programa atribui números sequenciais (no caso do julgo que excel 1 é 1/1/1900 se não estou em erro), ao determinar o número interno de 1/março e subtrair 1 estou a ir parar à data que quero. Depois é só uma questão de formatos.


Muito obrigado pela tua ajuda :)

vamos supor que só queria o mês, como podia ficar?
é que tive a experimentar a fórmula que sugeriste e dá erro!
 
Confesso que não percebi muito bem o pretendido, de qualquer forma, aqui vão algumas dicas em fórmulas:
  • =EOMONTH(DATA;MESES) => devolve a data do último dia do mês "DATA" mais "MESES". MESES pode ser igual a 0.
  • =DAY(DATA) => devolve o dia da DATA introduzida;
  • =MONTH(DATA) => devolve o mês da DATA introduzida;
  • =YEAR(DATA) => devolve o ano da DATA introduzida;
  • =DATE(ANO;MÊS;DIA) => devolve, em formato de data, o ANO, MÊS e DIA introduzidos.
Exemplos:
=EOMONTH(NOW();1) => devolve a data do último dia do próximo mês (29-02-2008)
=DAY(EOMONTH(NOW();1) => devolve o dia do último dia do próximo mês (29).



PS: Para a fórmula EOMONTH funcionar, o Add-In (Tools => Add-Ins) "Analysis Toolpak" tem de estar seleccionado.
 
Back
Topo