Futuros jogos PS3 serão tão ou mais sofisticados que os do PC?

vortal

Power Member
OIá pessoal!

A única consola que possuo é uma velhinha Philips Videopac dos anos 80, por isso sou um pouco ignorante no que diz respeito às modernas consolas. Jogo no meu PC, mas irrita-me solenemente ter que mudar de sistema só para jogar alguma coisita recente, por isso (quase) nunca faço upgrades. Mas confesso que me sinto um pouco fascinado com as potencialidades desta nova consola. Parece-me que irá ser o primeiro supercomputador doméstico da história, e só por isso já merece bem os 500 dolares ou euros. No entanto, gostava de deixar aqui uma série de questões, e só espero que não sejam demasiado básicas (lembrem-se que já não jogo numa consola há 20 anos...!)

- Os modernos PC's gastam muito mais do que 200 Watt, não é verdade? Neste aspecto a consola parece ter tecnologia bastante superior em termos de eficiência energética, e parece assim que os futuros gamers PC vão ter contas muito elevadas para pagar, ou não?

- Os jogos para consola irão ser tão ou mais sofisticados que os jogos PC actuais? Vamos ter coisas como 'Deus Ex' e 'Thief' nas novas consolas? Ou as produtoras irão continuar a fazer 'dumbed-down versions' para as consolas?

- Vão passar a haver simuladores de voo realistas, ou nem por isso? Vai ser possível ajustar a sensibilidade do rato, como num PC?

- Vão haver editoras de jogos baratos para consola, em Portugal, à semelhança da Sold-Out e Xplosiv para PC? Acho até que a Xplosiv já o faz, embora nunca os tenha visto em Portugal.

Resumindo e concluindo, poderá um PC gamer ser bem-sucedido na sua migração para as consolas, e irá ele poupar muita massa a longo prazo? OU nem por isso?
 
O PC está sempre uns quantos passos à frente das consolas, os gráficos da PS3 / Xbox 360 já foram ultrapassados há algum tempo pelos do PC, não há comparação.

Playstation 3, o primeiro super computador da história? Explica lá isso :-D

Esses jogos com preços baratos sempre houve, desde a playstation 1 que existe e é óbvio que uma consola gasta menos que um PC, ficava surpreendido se tal não acontecesse, basta olhar para uma consola e para um PC e ver as diferenças :P
 
A consola está e estará cada vez mais ultrapassada pela tecnologia disponivel para PCs caseiros.
A consola é um sistema "fechado" (como a vês agora será como a verás daqui a dois anos) e os PCs estão sempre em permanente mudança.
Aliás, pelas funcionalidades actuais, a Xbox360 está bem à frente da PS3, xbox live, quantidade de jogos, gadgets,comunidade, etc.
 
Mas uma coisa é certa cada vez a mais exclusivos para consolas do que para pc.

Are consoles PC's worst enemy?
PC gaming reached its peak back in 1999 following the release of Half-Life. The game actually sold around 2.5 million copies, boosting the overall sales of PC games at US$ 1.9 billion just for the American market alone. Unfortunately for the business, everything followed a downhill trend after that. Last year, records show that revenues connected to PC gaming barely broke the one billion mark.

Now, the big question is why. Is it a case of the PC being overshadowed by consoles? Admittedly, even we here at QJ just opened a PC blog as opposed to the long running sections for PSP, Xbox 360, PS3 and even the new Wii. So what really happened? Amusingly, it can be traced back to the day Microsoft challenged the gaming world with its Xbox.

Before you get jumpy, we very well know that there are other factors as well such as piracy. To be quite precise, it could even be PC Gaming's worst enemy given the fact that protection for PC games are much easier to bypass as compared to any console. Next is the rise of handhelds DS and PSP. Of course, it is reckless to combine sales of all console platforms then compare it with PC gaming sales. But the point is, there has been a most noticeable decline.

Going back now to Microsoft, the corporation needless to say, takes care of both the Xbox consoles and operating system Windows. Over the last few years, Microsoft has been focusing on console-related services with nothing new for gaming on the Windows platform. Of course there is Vista, but aren't young people more interested with its connectivity with the X360 over its own merits?Also, there is no denying that console games are more versatile, most especially now with the industry triumvirate (Sony, Microsoft, Nintendo) all out for backwards compatibility. Gamers can still play their age-old titles with the new consoles without any complication. Plug and play, or so they say. On the other hand, PC games need installations, setting configurations, patches and the long list of to-do-first goes on.

And so in the end, the song "Video Killed the Radio Star" comes to mind:

Rewritten by machine and new technology,

and now I understand the problems you can see (Oh, oh!)

Consoles killed the PC Game star.

Actually, we don't think it would come to that. While we're seeing it now in a rather low point of its career, PC gaming will bounce back. It will evolve, metamorphose and become attractive and lucrative once more. Linux when it entered the scene, shook Windows to its very foundation. Hmm, now Linux Games definitely sounds good...
 
Supercomputador doméstico ????

:zzz: :zzz: :zzz: :zzz:

uma G80 bate o cell no dobro dos Gflops... portanto nem no seti o cell fica á frente...

Se queres um Supercomputador doméstico é:

Core2duo + G80... jogas tudo, benchas tudo, papas tudo... tá tudo dito
 
Supercomputador doméstico ????

:zzz: :zzz: :zzz: :zzz:

uma G80 bate o cell no dobro dos Gflops... portanto nem no seti o cell fica á frente...

Se queres um Supercomputador doméstico é:

Core2duo + G80... jogas tudo, benchas tudo, papas tudo... tá tudo dito

E gastas tudo, já agora.
Uma só 8800 GTX é mais cara do que a versão mais cara da PS3.
Junta-lhe Core 2 Quad de topo (para não ter os jogos sob limitação do processador), uma fonte bem potente, memórias e motherboard, caixa suficientemente grande e com bom cooling, e aínda um monitor de 22 ou mais polegadas (resoluções baixas é um desperdício com estas placas).
Gastas à vontade muito mais do que com uma consola e bundle de 6 ou 7 jogos, seja ela PS3, X360 ou Wii.
 
Playstation 3, o primeiro super computador da história? Explica lá isso :-D

Como eu escrevi no início, o primeiro supercomputador doméstico da história, sim. Porque uma das coisas que distingue um supercomputador é a capacidade de processamento paralelo, e a PS3 enquadra-se bem com os seus 7 núcleos programáveis independentes. Vale a pena ler este artigo:

Scientists at the US National Center for Supercomputing Applications, (NCSA) have linked together 70 PlayStation 2s to find out how good they are at crunching numbers.
The machines were linked together as part of a project to investigate how to cut the cost of creating powerful clusters of computers.
Now the scientists are refining the Sony supercomputer and seeing how it compares to other clusters around the world.
Cheap tricks
The researchers estimate that the cluster of consoles could be capable of up to half a trillion operations per second, a figure that compares well with other supercomputers.



http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/2940422.stm

PLAYSTATION 3 is an advanced computer system designed to provide next generation computer entertainment contents in the home, incorporating the state-of-the-art Cell microprocessor with super computer like power.

http://www.terrasoftsolutions.com/news/2006/2006-10-17.shtml

Como já li por aqui algures que a PS3 tem aproximadamente 30x (ou mais) o poder de uma PS2, acho que não há problema em chamá-la um supercomputador, e então se considerarmos que é a primeira consola verdadeiramente programável, então é uma verdadeira pechincha! Quantos de nós poderiam imaginar a possibilidade de ter um supercomputador na sua sala de estar?

Realmente parece que o mercado PC se está a contrair, por isso é que provavelmente iremos assistir a uma migração para a PS3, que é um híbrido consola/computador.
 
Não se esqueçam é que mesmo tendo PC's bem mais poderosos, isto é, as suas partes são mais sofisticadas, estas não são a soma de um todo. Uma consola é algo bem mais dedicado que um PC que é um sistema Generalista.

Basta para isso verem qual a máquina que a Sega utilizava para correr o VirtuaFighter 4 (o 4 ou o 5??) nas Arcades por exemplo e verem o grafismo daquilo, era no fundo um PC, bastante normal, mas dedicado e optimizado para o jogo. Num PC torna-se bastante mais complicado de efectuar essa optimização devido às inúmeras configurações possíveis do mesmo, às diferentes Gráficas, diferente poder de processamento etc.
Num PC por exemplo os jogos normalmente trazem diversas texturas, para sistemas menos poderosos, numa consola isso é não se aplica. A consola tem sempre o mesmo sistema, é bem mais fácil de optimizar a performance da mesma.

Sim, o computador vai liderar a nível gráfico como sempre o fez, mas também porque está constantemente a sair hardware novo para PC que permite elevar a fasquia gráfica acima do existente, mas com um preço muito elevado.

As consolas continuam a ser os campeões em Preço/Performance Preço/Longevidade. Isso é irrefutável.
 
Consolas programáveis são... todas, não ?

...programáveis pelo mais comum dos utilizadores, sem ter que adquirir licenças ou software ilegal, ou pelo menos não reconhecido pelo fabricante? Todas?

Náo é a PS3 criada de raíz para ser programada com qualquer OS?

Eu não sei, voçês é que percebem disto.
 
as vantagens da consola e do pc ja foram exprimidas mas lembro que as consolas sao como as conhecemos desde o seu lançamento ate ao fim de existencia, mas o conhecimento de hardware faz evoluir os seus jogos, para alem de uma consola ser totalmente dedicada.
o hardware de ps2 é de 1998. lembram-se como eram os pcs da altura e os jogos que jogavamos neles?
 
Pois é, é a questão da longevidade que está no fulcro da coisa. Choca-me um bocado que o Doom 3 saia para uma consola que já tem 5 ou 6 anos, e o meu PC que só tem 4 anos não o possa correr! É isto que me faz querer mudar do PC para as consolas, visto que não sou rico nem consumista, e não sou capaz de me livrar de material informático que funciona perfeitamente. Só acho que as produtoras de jogos devem deixar de pensar nas consolas como sendo apenas para jogadores que "gostam de tudo simples", e devem ver que também há aqueles que gostam das coisas um pouco mais complexas, como simuladores de voo, RPGs, RTSs, etc. Parece que as versões para consola são sempre mais pobres. Porquê? Acho que isto vai mudar.

Também me chocou um bocado este excerto da Wiki sobre o CPU da PS2:

According to MicroDesign Resources, it is two times the speed of a 733 MHz Pentium III and 15 times the speed of a 400 MHz Celeron at handling tasks like full-motion video
http://en.wikipedia.org/wiki/Emotion_Engine

Absolutamente fantástico.
 
Última edição:
Potência em bruto não significa potência na prática.
A arquitectura do cell tem muitas desvantagens. Repara que tratar video é algo muito simples, comparado com programas mais complexos, como o que é usado nos jogos (IA, Física, "código de jogo"...).

E aí ainda está para ver a performance do Cell, que está totalmente dependente do... compilador.
Se calhar é difícil para quem não está dentro da programação (e não é preciso ser muito, tou a falar de conhecimentos que se vão adequirindo no 2º e 3º ano da LEI, por exemplo) compreender o quão "frágil" são, de facto, os "mini-processadores" do Cell.

Imaginem assim: um gajo que meta as etiquetas nos produtos de um super-mercado. Se o preço fosse o mesmo para todos os produtos, e eles estivessem ali à mão de semear, o trabalho fazia-se muito rápidamente. Análogamente para o Cell, se o código for linear (como numa descodificação de video) aquilo quase que voa.
Agora, se o preço variar? O gajo tem de andar a ajustar o preço da etiqueta de 2 em 2 minutos, o que o atrasa um bocado. Análogamente, o Cell pode "perceber" que tem de "trocar" o código, de vez em quando.
Então e se os produtos não estiverem à mão de semear? O gajo vai ter de ir ao armazém buscar uma palete ou duas, falar com o supervisor, preencher alguma papelada (não sei lol :sad:), e atrasa-se ainda mais. Análogamente, o Cell vai descobrir que os "dados" que precisa podem não estar todos sequênciados, e ele pode precisar de ir buscar mais à memória. Para isso vai ter de falar com o PPE (o supervisor), que tem de servir 7 "empregados" ao mesmo tempo. Logo, atrasa-se mais um bocado.

Então, se o empregado tivesse sempre os produtos ali à mão e o preço fosse igual para todos, 20 minutos bastava para fazer um corredor inteiro. Mas, se o preço é diferente, e ainda tem de ir buscar os produtos, vai demorar 1 hora (por exemplo). O mesmo acontece com o Cell.

Hipotéticamente, o supervisor poderia fazer com que os produtos tivessem sempre o mesmo preço, e houvesse sempre produtos ao lado do gajo, para ele se despachar. O equivalente no Cell seria o compilador preparar a papinha toda para o Cell mastigar.

Mas, tal como na vida real, sistemas destes não são fáceis de fazer.

Agora mais técnicamente, em código generalizado, há montes de saltos. Se "isto", faz "aquilo", senão faz "outra coisa". É o pão nosso de cada dia. Se houver um compilador mágico que transforme este tipo de código em código "sempre a abrir", então parabéns. O problema é... alguma vez irão conseguir?

E lá temos o poder do Cell reduzido, à custa de o ter de fazer correr algo que ele não foi desenhado para correr...

-------------------------

Em relação aos jogos, penso que a PS3 não irá trazer nada de novo. O comando é muito "standart", e o hardware de difícil programação. Vamos ver mais jogos com grandes gráficos, mas nada de revolucionário.

Na Wii vamos ter jogos diferentes, inovadores, mas que deixam algo a desejar aos jogadores mais ferrenhos e doentes por FPS's, RTS's e gráficos lindos de morrer.

No PC, a evolução nunca pára. Vamos ter melhores processadores e melhores placas gráficas (e sabe-se lá mais o quê).

Em suma, isto é só a minha opinião e espero que não tenha dito mts asneiras (nem pensar q vou rever tudo o que escrevi! lol :x2:)
 
Potência em bruto não significa potência na prática.
A arquitectura do cell tem muitas desvantagens. Repara que tratar video é algo muito simples, comparado com programas mais complexos, como o que é usado nos jogos (IA, Física, "código de jogo"...).

E aí ainda está para ver a performance do Cell, que está totalmente dependente do... compilador.
Se calhar é difícil para quem não está dentro da programação (e não é preciso ser muito, tou a falar de conhecimentos que se vão adequirindo no 2º e 3º ano da LEI, por exemplo) compreender o quão "frágil" são, de facto, os "mini-processadores" do Cell.

Imaginem assim: um gajo que meta as etiquetas nos produtos de um super-mercado. Se o preço fosse o mesmo para todos os produtos, e eles estivessem ali à mão de semear, o trabalho fazia-se muito rápidamente. Análogamente para o Cell, se o código for linear (como numa descodificação de video) aquilo quase que voa.
Agora, se o preço variar? O gajo tem de andar a ajustar o preço da etiqueta de 2 em 2 minutos, o que o atrasa um bocado. Análogamente, o Cell pode "perceber" que tem de "trocar" o código, de vez em quando.
Então e se os produtos não estiverem à mão de semear? O gajo vai ter de ir ao armazém buscar uma palete ou duas, falar com o supervisor, preencher alguma papelada (não sei lol :sad:), e atrasa-se ainda mais. Análogamente, o Cell vai descobrir que os "dados" que precisa podem não estar todos sequênciados, e ele pode precisar de ir buscar mais à memória. Para isso vai ter de falar com o PPE (o supervisor), que tem de servir 7 "empregados" ao mesmo tempo. Logo, atrasa-se mais um bocado.

Então, se o empregado tivesse sempre os produtos ali à mão e o preço fosse igual para todos, 20 minutos bastava para fazer um corredor inteiro. Mas, se o preço é diferente, e ainda tem de ir buscar os produtos, vai demorar 1 hora (por exemplo). O mesmo acontece com o Cell.

Hipotéticamente, o supervisor poderia fazer com que os produtos tivessem sempre o mesmo preço, e houvesse sempre produtos ao lado do gajo, para ele se despachar. O equivalente no Cell seria o compilador preparar a papinha toda para o Cell mastigar.

Mas, tal como na vida real, sistemas destes não são fáceis de fazer.

Agora mais técnicamente, em código generalizado, há montes de saltos. Se "isto", faz "aquilo", senão faz "outra coisa". É o pão nosso de cada dia. Se houver um compilador mágico que transforme este tipo de código em código "sempre a abrir", então parabéns. O problema é... alguma vez irão conseguir?

E lá temos o poder do Cell reduzido, à custa de o ter de fazer correr algo que ele não foi desenhado para correr...

-------------------------

Em relação aos jogos, penso que a PS3 não irá trazer nada de novo. O comando é muito "standart", e o hardware de difícil programação. Vamos ver mais jogos com grandes gráficos, mas nada de revolucionário.

Na Wii vamos ter jogos diferentes, inovadores, mas que deixam algo a desejar aos jogadores mais ferrenhos e doentes por FPS's, RTS's e gráficos lindos de morrer.

No PC, a evolução nunca pára. Vamos ter melhores processadores e melhores placas gráficas (e sabe-se lá mais o quê).

Em suma, isto é só a minha opinião e espero que não tenha dito mts asneiras (nem pensar q vou rever tudo o que escrevi! lol :x2:)

Compilador para o Cell ?

Já existe, é o OctoPiler, da IBM Research:
http://domino.research.ibm.com/comm/research_projects.nsf/pages/cellcompiler.index.html
 
Não digo que não exista.
(e bolas, esse quote foi enorme :sad:)

Mas será que consegue algo "decente"?
Acho que era preciso um "tutorial-review" disso para tirar alguma conclusão.
Eu certamente não tenho paciência para ler a documentação toda :sad:

Aliás, agora só tenho mm paciência para ir dormir. Boas noites :)
 
No PC, a evolução nunca pára. Vamos ter melhores processadores e melhores placas gráficas

Isso é verdade só falta uma coisa a mais importantes a meu ver bons jogos, ultimamente os grandes jogos que saíram foi para as consolas. Tipo Gears of War ou call of duty 3, são bastantes por isso o meu PC é só para fazer cenas básicas e jogar um jogo ou outro que não sai para as consolas.
Podemos ver a nossa série preferida ou um bom filme na consola em alta definição.
E para o ano vamos poder jogar on-line pc vs 360. Acho que para já só foi anunciado um jogo, se fosse o hallo 2 é que era.:x2: :x2:
 
Isso é verdade só falta uma coisa a mais importantes a meu ver bons jogos, ultimamente os grandes jogos que saíram foi para as consolas. Tipo Gears of War ou call of duty 3, são bastantes por isso o meu PC é só para fazer cenas básicas e jogar um jogo ou outro que não sai para as consolas.
Podemos ver a nossa série preferida ou um bom filme na consola em alta definição.
E para o ano vamos poder jogar on-line pc vs 360. Acho que para já só foi anunciado um jogo, se fosse o hallo 2 é que era.:x2: :x2:

:whistle: ai é?

Call of Juarez
Battlefield 2142
Dark Messiah of Might and Magic
Gothic III
Medieval 2 : Total Wars
F.E.A.R. - Extraction Point
War on Terror
Caesar IV
...
...


e em breve:
Crysis
Half-Life 2 : episode 2
TimeShift
CellFactor : Revolution.

E isto não há pra X360 ou PS3.
 
Para além que montes de jogos muito importantes, só saem para PC, como os amados MMORPGS (WoW! :D). Assim como as consolas têm muito mais jogos de Aventura, Beat Em' Up.
 
O PC está sempre uns quantos passos à frente das consolas, os gráficos da PS3 / Xbox 360 já foram ultrapassados há algum tempo pelos do PC, não há comparação.

Playstation 3, o primeiro super computador da história? Explica lá isso :-D

Esses jogos com preços baratos sempre houve, desde a playstation 1 que existe e é óbvio que uma consola gasta menos que um PC, ficava surpreendido se tal não acontecesse, basta olhar para uma consola e para um PC e ver as diferenças :P

Já?? Até agora na minha opiniao o melhor jogo em termos de gráficos de sempre é mesmo o Gears Of War e é de uma consola.
 
Back
Topo