FZ28 -Para sol p/ teleconversor DMW LT55

Boa tarde a todos os "fotodependentes", q prezam por manter este forum vivo.
Hoje é a minha estrei nestas andanças!!!
A dúvida q tenho é q adquiri uma FZ28(283,00!!!, brutal) e já tenho o telaconversor LT 55, o problema é q não encontro um para sol para este acessório. Alguém me pode dar uma pista ou sugestão de execução de um para sol em forma de petala para aplicação!?
Gratos pele vossa resposta.
Dador de sangue - T. Novas
 
Vale a pena comprar DMW-LT55 para a máquina panasonic lumix fz-28? Vi nas características que aumenta o zoom em 1,2 x. Vale a pena? Eu não percebo nada disto, podiam-me dar um exemplo prático?
 
Vale a pena comprar DMW-LT55 para a máquina panasonic lumix fz-28? Vi nas características que aumenta o zoom em 1,2 x. Vale a pena? Eu não percebo nada disto, podiam-me dar um exemplo prático?

Talvez fiques melhor servido com uma Olympus TCON-17 (1.7X)
O principal benefício destas lentes secundárias é, como é óbvio, aumentar ainda mais a potencia de magnificação da lente! Se achares que 18x não é suficiente, adquires uma lente secundária (conversor) tele, para conseguires visualizar algo que esteja muito distante... Ou um conversor macro, como é o caso da Raynox DCR-250, para fazer mega-ampliações de objectos muito próximos da objectiva.
Só tu é que sabes se vale a pena. Se achas que não tens zoom suficiente para o tipo de fotografia que praticas, então vale a pena... Acho que deves ir sempre em busca do que achas que te faz falta, nunca o contrário.
 
Desde já muito obrigada pela resposta. As fotografias que pretendo são sobretudo para observação de aves, por isso suponho que o melhor seja uma lente secundária. Podias-me dizer quais as lentes secundárias que existem para esta máquina?
A Olympus TCON-17, que referiste, aumenta 1,7x. A máquina tem zoom 18x. Isto quererá dizer que o meu zoom ficaria como se tivesse 19.7x? Peço desculpa se estou a dizer uma grande asneira, mas sou principiante nestas coisas.

Edit: Já agora, esta também dá? http://www.digitaltoyshop.com/produ...O_TELEPHOTO_2_2X_for_Panasonic_Lumix_DMC-FZ28
 
Última edição:
Desde já muito obrigada pela resposta. As fotografias que pretendo são sobretudo para observação de aves, por isso suponho que o melhor seja uma lente secundária. Podias-me dizer quais as lentes secundárias que existem para esta máquina?
A Olympus TCON-17, que referiste, aumenta 1,7x. A máquina tem zoom 18x. Isto quererá dizer que o meu zoom ficaria como se tivesse 19.7x? Peço desculpa se estou a dizer uma grande asneira, mas sou principiante nestas coisas.

Edit: Já agora, esta também dá? http://www.digitaltoyshop.com/produ...O_TELEPHOTO_2_2X_for_Panasonic_Lumix_DMC-FZ28

Pois, nesse caso para observação de aves dá jeito ter um bom zoom para não as perturbar. Obviamente que o tripé passará também a ser impreterível quando se passa para lá do valor máximo de Zoom.
Sim essa dá, e é um bocado cara, mas também é 2.2x...

Em relação à questão da 1,7x... Lê este post, caso percebas inglês, onde uma pessoa pergunta se a lente de 1,7x converte os 18x da máquina em 30,6x:

Concerning the 30.6 zoom, I think what you really mean or are really interested in is do you get 30x magnification. The answer is no. You get about 17x, using the following math:

these Panasonics have a 35mm equivalent zoom from 27mm to 486. Divide 486 by 50, you get about 10x. So, the top magnification you get is 10x. Multiply 10 by the TCON17's 1.7 and you get 17x.

As far as the total zoom range, don't forget, you cannot zoom out much when you have a converter in front of the lens - only about 1/4 to 1/3 of the way out. If you go firther, you get vignetting - i.e. you see an oval around the image, from the sides of the converter. But it really doesn't matter, because the whole point of the converter is to magnify at the top end, so you won't want to be zooming out much anyway.

retirado de: http://www.birdforum.net/showthread.php?t=125703
 
Olá pessoal, é meu primeiro contato pois acabei de fazer a inscrição. E já vou dar palpite em relação ao para-sol na DMC-FZ28 (Creio que possa ser feito nas outra máquinas que usam para-sol de pétalas original, no manual explicam que NÃO dá para guardar com a máquina e o para-sol junto. Tem e fiz um macete, uma jogada, uma adaptação , se for feita com cuidado fica uma beleza.
Faça assim: Inverta o para-sol, colocando as pétalas do lado invertido, para dentro. Aí acontece que duas pétalas encostam no flash e outra por baixo, não permitindo a fixação dela ali. O que fiz:peguei uma lima pequena e fui roçando a pétala que tocava no flash, e a mesma coisa na outra inferior, fiz isso até que o para-sol coube, quase encostando no flash e embaixo livre também; fazendo tudo igual para o para-sol ficar invertido, em condições de posicionar e guardar, da mesma forma, deixando o para-sol encaixado perfeitamente. Agora os detalhes, como você usou a lima, a pétala ficou sem ponta, reta, (creio que limei + ou - 6 mm ou o necessário para dar certo. Agora você suavemente, com a mesma lima, vai limando as laterais, arredondando, olhando e fazendo a curvatura semelhante à petala norma e formando assim, uma nova pétala que será um pouco menor mas funciona maravilha. Faça com cuidado, e você terá as duas pétalas ótimas, funcionando perfeitamente quando colocadas na posição correta para fazer as fotos. Terminada a sessão, tire a pétala, inverta e introduza onde fica a lente, tomando o cuidado de deixar a pétala menor na direção do flash, aí coloca-se a tampa e Bingo, o seu para-sol está guardada junto com a sua máquina, formando uma peça só não precisando leva-la em outro lugar na sua bolsa com os equipamento. Qualquer dúvida, contatem-me. Abraço a todos. Nabuco
 
Back
Topo