G1X M3, G5X M2 ou RX100 VA?

Shark00n

Power Member
Viva!


Pretendo comprar uma nova compacta que se aproxime da capacidade de controlo de uma dSLR, mantendo uma pegada pequena, e uma única lente.

O meu orçamento disponível são 750€.

Pretendo fotografar paisagens, viagens, documentar restauros de automóveis antigos através de vídeo, fotos e time-lapse. Em exteriores e interiores.

Sou um fotógrafo ocasional/entusiasta, a minha máquina anterior era uma Nikon D5100 que adorava mas vendi em 2017.

Posso comprar em loja física ou online, preferência para vendedores com reputação.



Basicamente reduzi a escolha a 3 máquinas, mas estou também aberto a novas sugestões.

-Canon G1 X Mark III, parece ter o nível de controlo que procuro, o maior sensor e o fato de ser à prova de água e pó é um grande bónus uma vez que não quero algo que tenha que mimar de cuidados, o sistema de AF é também bastante rápido e quase tão bom como o da RX100. As reviews que vejo não são muito simpáticas, mas penso que se deve em grande parte ao preço a que saiu, de cerca de 1300€. Arranjo-a por 770€.

-Canon G5 X Mark II, fica por 750€ com a campanha de cashback da Canon. Adoro o zoom e abertura extra. Os 120mm podem ser muito úteis. A G1x era perfeita se fosse até aos 100mm, na minha opinião. Tenho receios quanto à qualidade da imagem e acho que 750€ é um pouco puxado para este modelo?

-Sony RX100 VA, 775€ com cashback da Sony. Era a máquina que ia originalmente comprar, agora penso que a tenho em 3º lugar nas preferências. A qualidade de imagem com baixa luz, a rapidez do AF, modo burst e o tamanho são grandes pontos positivos. A falta de touchscreen e os menus da Sony deixam-me de pé atrás. Gostava de comprar algo que fosse simples de mexer, mudar definições rapidamente, usar o dedo para AF em vídeos, etc...