G1X M3, G5X M2 ou RX100 VA?

Shark00n

Power Member
Viva!


Pretendo comprar uma nova compacta que se aproxime da capacidade de controlo de uma dSLR, mantendo uma pegada pequena, e uma única lente.

O meu orçamento disponível são 750€.

Pretendo fotografar paisagens, viagens, documentar restauros de automóveis antigos através de vídeo, fotos e time-lapse. Em exteriores e interiores.

Sou um fotógrafo ocasional/entusiasta, a minha máquina anterior era uma Nikon D5100 que adorava mas vendi em 2017.

Posso comprar em loja física ou online, preferência para vendedores com reputação.



Basicamente reduzi a escolha a 3 máquinas, mas estou também aberto a novas sugestões.

-Canon G1 X Mark III, parece ter o nível de controlo que procuro, o maior sensor e o fato de ser à prova de água e pó é um grande bónus uma vez que não quero algo que tenha que mimar de cuidados, o sistema de AF é também bastante rápido e quase tão bom como o da RX100. As reviews que vejo não são muito simpáticas, mas penso que se deve em grande parte ao preço a que saiu, de cerca de 1300€. Arranjo-a por 770€.

-Canon G5 X Mark II, fica por 750€ com a campanha de cashback da Canon. Adoro o zoom e abertura extra. Os 120mm podem ser muito úteis. A G1x era perfeita se fosse até aos 100mm, na minha opinião. Tenho receios quanto à qualidade da imagem e acho que 750€ é um pouco puxado para este modelo?

-Sony RX100 VA, 775€ com cashback da Sony. Era a máquina que ia originalmente comprar, agora penso que a tenho em 3º lugar nas preferências. A qualidade de imagem com baixa luz, a rapidez do AF, modo burst e o tamanho são grandes pontos positivos. A falta de touchscreen e os menus da Sony deixam-me de pé atrás. Gostava de comprar algo que fosse simples de mexer, mudar definições rapidamente, usar o dedo para AF em vídeos, etc...

Basicamente estou muito indeciso! Tenho que a escolher muito em breve que a campanha de cashback para as Canons acaba daqui a 2 dias. Será a G1 X o melhor compromisso? O vídeo 4K na G5X e na RX100 não me faz grande falta na G1X, ainda para mais quando está limitado a 5min na RX100 e 10min na G5X.

Muito obrigado!
 
Eu ia para a GX1MK3. São todas boas câmeras é lógico que se quiseres portabilidade as outras são melhores nesse aspecto. Porém se estás satisfeito com o grau de portabilidade da GX1MK3 secalhar poderias dar uma vista de olhos na Canon M50 onde podes mudar lentes mas dado o budget eu ia para a GX1MK3.
 
Obrigado pela ajuda.

Fui mesmo para a G1X MK3. Até agora estou muito satisfeito, do que já tive oportunidade de experimentar.

Estive muito indeciso com a G5X MK2, especialmente por causa do zoom extra e lente mais rápida.
Também gostei bastante da Sony. Mas estar a gravar um vídeo, ou tirar uma foto, e ter que ir ao menu da focagem, usar o D-Pad para trocar o ponto de focagem, rapidamente se torna cansativo com aqueles controlos pequenos.

A G1X parece mesmo uma mini-dSLR :D O sensor e a robustez para mim valem a pena. E por 767€ acho que não foi um mau negócio. Não encontrei mais barato na europa nos últimos 3 anos, mesmo vendo o histórico de preços na Amazon, e teve a vantagem de ser num dos normais grandes estabelecimentos de eletrónica em Portugal.

l5Nkzfm.jpg


bJ9crih.jpg



Ainda saí a pensar um pouco na G5X... Principalmente como ia este fim-de-semana ver o GP de Portimão e já estava a ver 1000 usos para os 120mm da G5X. Já que na G1X, neste tipo de locais, os 70mm rapidamente se tornam curtos.
Mas acho que não vai haver GP para ninguém, eu era peão e estou a ver que já vou saltar. Portanto já nem vou dar tanto pela falta do zoom :-D
 
Back
Topo