DeBosch
Power Member
Ofereceram-me no Natal um GPS Becker. Já falei aqui noutros tópicos: não gostei. O aparelho é bom, mas os mapas estão desactualizados e os Pontos de Interesse são quase inexistentes e não se podem acrescentar sem instalar um software extra que tem um funcionamento complicado. Assim sendo, aproveitei o facto de ainda estar dentro dos 15 dias de experiência e troquei por outro: TomTom One Ibéria V.3 (infelizmente o V2 não havia na loja).
Acontece que, entretanto, uma pessoa amiga me pediu para lhe escolher e comprar um GPS e eu, como a ideia que retirei daqui é de que o TomTom One Iberia e o Garmin Nüvi 200 seriam aproximadamente equivalentes, aproveitei para comprar o Garmin e experimentar os dois em simultâneo.
Atenção que a minha opinião é a de alguém que anteriormente nunca tinha mexido num GPS e que ainda não está familiarizado com os menus e com as potencialidades de nenhum dos modelos (e "estudar" dois em simultâneo aumenta a confusão), pelo que alguns dos pontos negativos que eu apresento relativamente a um ou outro modelo, pode dever-se apenas a eu não saber trabalhar bem com os aparelhos.
Antes de mais resolvi actualizar ambos o mais possível, para os colocar em igualdade de circunstâncias. Em relação aos mapas, o TomTom já vinha com a última versão instalada (da teleatlas), pelo que não alterei (há quem prefira última versão da Navteq, mesmo sendo mais antiga, mas eu não cheguei a experimentar). Quanto ao Garmin, instalei num cartão a última versão (NT 2008) para toda a Europa (os mapas são Navteq) - esta é uma das grandes vantagens do Garmin: tendo slot para cartão de memória dá para acrescentar os mapas que se quiser, neste caso, da Europa inteira. Em ambos os casos descarreguei e instalei todos os Pontos de Interesse compilados pelo pessoal e que se encontram em omeugps.com.
Relativamente aos mapas não notei grande diferença, ambos me pareceram actualizados, embora isso se possa dever a eu não ter ido muito longe, nem tido tempo para muitas experiências. A opinião generalizada é de que os mapas da Navteq são melhores, particularmente em cidades, e eu acredito que tenham razão, mas, repito, eu não dei por grandes diferenças.
Em relação aos Pontos de Interesse (PDI ou POI) que vinham com os aparelhos a diferença é muito grande: o TomTom traz muitos mais pontos de interesse e mais actualizados. Mesmo tendo instalado o mapa de 2008 da Garmin, em termos de PDIs não notei diferença: a Garmin traz muito poucos!
Claro que isso pode ser alterado acrescentando nós uma lista de PDIs. E, como disse atrás, assim o fiz, adicionei a ambos os aparelhos todos os PDIs actualizados disponíveis em omeugps.com.
Dá mais trabalho acrescentá-los no Garmin, porque há mais PDIs disponíveis para TomTom e tive de estar a converter muitos deles do formato do TomTom para o do Garmin, usando o PoiEdit. Além disso, é necessário usar um software próprio (POI Loader) para adicionar esses PDIs ao Garmin. Mas o trabalho vale a pena: se os tivermos distribuídos por pastas consoante o tema, eles aparecem-nos à escolha divididos por temas (com o nome da pasta que pusemos). Todos os PDIs que adicionei ficaram portanto disponíveis e organizados. Contudo, para os usar como ponto de destino, não podemos fazer escolhendo no menu dos Pontos de Interesse (esse mantém apenas os que já lá estavam); temos de ir ao menu "Extras" onde encontramos o POI personalizados que adicionámos e escolher aí.
Relativamente ao TomTom a insersão de novos PDI é mais fácil. Quase tudo o que se encontra já está no formato próprio e para os adicionar, basta chutá-los para a pasta onde está o mapa (pelo menos foi o que eu li numas instruções por aí algures). Não sei se terei feito alguma coisa mal, se não bastava metê-los a montão na pasta e convinha organizá-los antes, ou qualquer outra coisa, mas a verdade é que grande parte deles não apareceram. :/ Uns aparecem, outros não, o que é estranho. Além disso, ainda não encontrei maneira de definir esses PDIs acrescentados como pontos de destino. Já aqui perguntei noutro tópico se era possível fazê-lo, mas ainda não obtive resposta. Ora, para que queremos nós acrescentar PDIs se não os podemos escolher para navegar até eles? É só para vermos o ícone a passar quando vamos na estrada? Não me parece fazer sentido.
Vamos agora à navegação. Ambos apresentam erros, por vezes estúpidos, mas, enfim, ainda não podemos confiar totalmente em máquinas.
Coisas estúpidas do TomTom:
Estrada N125 afora, a única coisa que eu queria era seguir a direito. Junto à fábrica da Sumol há uns semáforos, com uma saída para quem queira fazer inversão de marcha. Pois não é que o TomTom, em vez de me mandar seguir em frente, me manda sair nesse desvio, para depois voltar a mandar entrar na estrada no mesmo sentido?!
Em compensação, na mesma estrada, junto ao Shopping da Guia. Quem vai no sentido de Portimão encontra o Shopping do lado esquerdo, mas não pode virar directamente, pelo que tem de virar à direita para apanhar uma rampa que passa por cima da estrada. Contudo o TomTom aí não achou bem que eu saísse da estrada e mandou-me mais uns quanto quilómetros até à localidade da Guia, para então aí virar à esquerda e vir apanhar o Shopping pelas traseiras...
Coisas estúpidas do Garmin:
A mulher não se cala o tempo todo o que muitas vezes só serve para baralhar. Quando se arranca, particularmente se sairmos de um parque de escionamento que não esteja exactamente na estrada, durante os primeiros minutos ele fica completamente baralhado e mais vale esquecer as indicações que dá. Vai repetindo, "recalculando" a toda a hora e dizendo coisas diferentes sem nexo: "vire à esquerda", "continue em frente por 8 km" "vire agora à direita", etc. Depois de apanhar a estrada, ao fim de pouco tempo, "acalma" e começa a dar as indicações correctas. Contudo, numa ou outra vez parece baralhar-se de novo. Ex: estava a dar-me indicações correctíssimas: "Entre na rotunda, saia na segunda saída e, logo em seguida, vire à direita". Pois a meio da rotunda lá deve ter achado que eu teria abandonado a rota (o que não foi o caso) e começa a dizer "recalculando" e vá de mandar seguir em frente por mais 2 km, sabe Deus para onde...
Além disso, por mais de uma vez, em plena estrada, perdeu o sinal dos satélites por alguns segundos, coisa que nunca me aconteceu com o TomTom.
Estéticamente acho o Garmin mais bonito e o menu também me parece mais fácil e intuitivo do que o do TomTom.
Em suma, se me disserem que é possível pôr todos os PDIs que instalei no TomTom visíveis e me expliquem como os utilizar como pontos de destino, acho que o prefiro este ao Garmin, porque se baralha menos na navegação. Caso contrário, prefiro o Garmin: é importante podermos definir os PDIs que queremos, organizá-los convenientemente e podermos utilizá-los como pontos de destino.
Acontece que, entretanto, uma pessoa amiga me pediu para lhe escolher e comprar um GPS e eu, como a ideia que retirei daqui é de que o TomTom One Iberia e o Garmin Nüvi 200 seriam aproximadamente equivalentes, aproveitei para comprar o Garmin e experimentar os dois em simultâneo.
Atenção que a minha opinião é a de alguém que anteriormente nunca tinha mexido num GPS e que ainda não está familiarizado com os menus e com as potencialidades de nenhum dos modelos (e "estudar" dois em simultâneo aumenta a confusão), pelo que alguns dos pontos negativos que eu apresento relativamente a um ou outro modelo, pode dever-se apenas a eu não saber trabalhar bem com os aparelhos.
Antes de mais resolvi actualizar ambos o mais possível, para os colocar em igualdade de circunstâncias. Em relação aos mapas, o TomTom já vinha com a última versão instalada (da teleatlas), pelo que não alterei (há quem prefira última versão da Navteq, mesmo sendo mais antiga, mas eu não cheguei a experimentar). Quanto ao Garmin, instalei num cartão a última versão (NT 2008) para toda a Europa (os mapas são Navteq) - esta é uma das grandes vantagens do Garmin: tendo slot para cartão de memória dá para acrescentar os mapas que se quiser, neste caso, da Europa inteira. Em ambos os casos descarreguei e instalei todos os Pontos de Interesse compilados pelo pessoal e que se encontram em omeugps.com.
Relativamente aos mapas não notei grande diferença, ambos me pareceram actualizados, embora isso se possa dever a eu não ter ido muito longe, nem tido tempo para muitas experiências. A opinião generalizada é de que os mapas da Navteq são melhores, particularmente em cidades, e eu acredito que tenham razão, mas, repito, eu não dei por grandes diferenças.
Em relação aos Pontos de Interesse (PDI ou POI) que vinham com os aparelhos a diferença é muito grande: o TomTom traz muitos mais pontos de interesse e mais actualizados. Mesmo tendo instalado o mapa de 2008 da Garmin, em termos de PDIs não notei diferença: a Garmin traz muito poucos!
Claro que isso pode ser alterado acrescentando nós uma lista de PDIs. E, como disse atrás, assim o fiz, adicionei a ambos os aparelhos todos os PDIs actualizados disponíveis em omeugps.com.
Dá mais trabalho acrescentá-los no Garmin, porque há mais PDIs disponíveis para TomTom e tive de estar a converter muitos deles do formato do TomTom para o do Garmin, usando o PoiEdit. Além disso, é necessário usar um software próprio (POI Loader) para adicionar esses PDIs ao Garmin. Mas o trabalho vale a pena: se os tivermos distribuídos por pastas consoante o tema, eles aparecem-nos à escolha divididos por temas (com o nome da pasta que pusemos). Todos os PDIs que adicionei ficaram portanto disponíveis e organizados. Contudo, para os usar como ponto de destino, não podemos fazer escolhendo no menu dos Pontos de Interesse (esse mantém apenas os que já lá estavam); temos de ir ao menu "Extras" onde encontramos o POI personalizados que adicionámos e escolher aí.
Relativamente ao TomTom a insersão de novos PDI é mais fácil. Quase tudo o que se encontra já está no formato próprio e para os adicionar, basta chutá-los para a pasta onde está o mapa (pelo menos foi o que eu li numas instruções por aí algures). Não sei se terei feito alguma coisa mal, se não bastava metê-los a montão na pasta e convinha organizá-los antes, ou qualquer outra coisa, mas a verdade é que grande parte deles não apareceram. :/ Uns aparecem, outros não, o que é estranho. Além disso, ainda não encontrei maneira de definir esses PDIs acrescentados como pontos de destino. Já aqui perguntei noutro tópico se era possível fazê-lo, mas ainda não obtive resposta. Ora, para que queremos nós acrescentar PDIs se não os podemos escolher para navegar até eles? É só para vermos o ícone a passar quando vamos na estrada? Não me parece fazer sentido.
Vamos agora à navegação. Ambos apresentam erros, por vezes estúpidos, mas, enfim, ainda não podemos confiar totalmente em máquinas.
Coisas estúpidas do TomTom:
Estrada N125 afora, a única coisa que eu queria era seguir a direito. Junto à fábrica da Sumol há uns semáforos, com uma saída para quem queira fazer inversão de marcha. Pois não é que o TomTom, em vez de me mandar seguir em frente, me manda sair nesse desvio, para depois voltar a mandar entrar na estrada no mesmo sentido?!
Em compensação, na mesma estrada, junto ao Shopping da Guia. Quem vai no sentido de Portimão encontra o Shopping do lado esquerdo, mas não pode virar directamente, pelo que tem de virar à direita para apanhar uma rampa que passa por cima da estrada. Contudo o TomTom aí não achou bem que eu saísse da estrada e mandou-me mais uns quanto quilómetros até à localidade da Guia, para então aí virar à esquerda e vir apanhar o Shopping pelas traseiras...
Coisas estúpidas do Garmin:
A mulher não se cala o tempo todo o que muitas vezes só serve para baralhar. Quando se arranca, particularmente se sairmos de um parque de escionamento que não esteja exactamente na estrada, durante os primeiros minutos ele fica completamente baralhado e mais vale esquecer as indicações que dá. Vai repetindo, "recalculando" a toda a hora e dizendo coisas diferentes sem nexo: "vire à esquerda", "continue em frente por 8 km" "vire agora à direita", etc. Depois de apanhar a estrada, ao fim de pouco tempo, "acalma" e começa a dar as indicações correctas. Contudo, numa ou outra vez parece baralhar-se de novo. Ex: estava a dar-me indicações correctíssimas: "Entre na rotunda, saia na segunda saída e, logo em seguida, vire à direita". Pois a meio da rotunda lá deve ter achado que eu teria abandonado a rota (o que não foi o caso) e começa a dizer "recalculando" e vá de mandar seguir em frente por mais 2 km, sabe Deus para onde...
Além disso, por mais de uma vez, em plena estrada, perdeu o sinal dos satélites por alguns segundos, coisa que nunca me aconteceu com o TomTom.
Estéticamente acho o Garmin mais bonito e o menu também me parece mais fácil e intuitivo do que o do TomTom.
Em suma, se me disserem que é possível pôr todos os PDIs que instalei no TomTom visíveis e me expliquem como os utilizar como pontos de destino, acho que o prefiro este ao Garmin, porque se baralha menos na navegação. Caso contrário, prefiro o Garmin: é importante podermos definir os PDIs que queremos, organizá-los convenientemente e podermos utilizá-los como pontos de destino.