GCC no Fedora 11

mj2p

I'm Cool Cuz I Fold
Boas pessoal. Instalei hoje o Fedora 11. Excelente mesmo. Estou a gostar mesmo desta minha primeira experiência com Linux.

Só que houve apenas um pequeno problema: quando quero chamar o compilador GCC pela linha de comandos ele simplesmente diz "bash: gcc: command not found".

Esta distro não traz de origem este compilador? Ou sou eu que estou simplesmente a ser um nabo?

Ajudem-me, por favor.

Cumprimentos
 
Acho que não traz mesmo, portanto, executa este comando na consola:
Código:
su -c 'yum install gcc'
Password:  <-- PASSWORD PARA ROOT
;)
 
Até não à muito tempo, para compilares programas tinhas de instalar o pacote build-essential para além do GCC, dado que é o pacote que te dá as bibliotecas e os ficheiros de "headers" .
 
Última edição:
Acho que não traz mesmo, portanto, executa este comando na consola:
Código:
su -c 'yum install gcc'
Password:  <-- PASSWORD PARA ROOT
;)


Em primeiro lugar, muito obrigado. Funcionou mesmo, já testei com um pequeno programa e compilou tudo bem e executou tudo na perfeição.

Só te pedia era uma coisinha: era que me explicasse este comando. O que faz mesmo o comando su, qual a função do parâmetro -c, etc. Se não for muito incomodo, claro.

Outra coisa (mais um bocado de dúvidas de iniciante :p): no site da Fedora falam muito orgulhosamente na incorporação do netbeans 6.5, mas como é que é possível aceder a esse IDE?

Mais uma vez muito obrigado.

Cumprimentos
 
Quando tens dúvidas sobre um comando faz man <comando>, diz-te o que faz e todas as opções disponíveis.
su - change user ID or become superuser
...
-c, --command COMMAND
Specify a command that will be invoked by the shell using its -c.
Para saber como fazer algo como instalar pacotes tens a documentação da distro, é uma questão de procurar. http://fedoraproject.org/wiki/FAQ#H...re_on_Fedora.3F_Is_there_anything_like_APT.3F

De qualquer forma há-de ser parecido com a forma de instalar o gcc, não é difícil de adivinhar.
 
Back
Topo