Gentoo Stages & Arquitecturas

Nazgulled

Power Member
Já ando interessado ha muito tempo em instalar o gentoo mas nunca tive tempo para tal mas entretanto vou ver se trato disso... ja comecei a ler o handbook e para aj tenho aqui duas simples perguntas.

1) Eu tenho um P4 2.8 HT, que arquitectura acham que devo usar? x86 ou pentium4? Se não fizesse esta perguntava, ia seguir para a x86, mas gostava de ouvir sugestões e que justificassem o porquê.

2) Segundo li sobre os stages é algo do genero, stage 1 para quem quer compilar tudo e mais alguma coisa e perder muito tempo com isso ficando por largas horas o sistema a compilar. ou seja, que vou eu fazer se n posso usar o pc? :P stage 3 ja vem com um sistema pre configurado e acelera em muito a instalação pois não tera que compilar muito ou quase nada. sendo que o stage 2 será um entremedio entre o 1 e o , certo?

2.1) No stage 3 ja vem tudo compliado ou ainda ha alguma coisa para compilar?

2.2) A minha dúvida é qual stage escolher, e qual aconselham. Sei que depende um pouco da opinião de cada um, mas quero saber aquela que prefereme porquê. Pessoalmente acho que vou pa stage 3 pois não tou com paciência para compilar, no entanto, sei que com stage 1 é óptimo para quem quer apronfundar os conhecimentos em linux e perder um tempo a aprender alguma coisa. Eu estou interessado nisso, mas ainda não estou psicologicamente mentalizado para o fazer e acho que vou deixar para outra altura. Mas havera assim grandes diferenças entre compilar ou não compilar? Irei eu notar grande diferença na performance ou o sistema irá ficar mais estavel? Ou será que o stage 1 faz mais do que isto? Ilucidem-me neste aspecto se faz favor...

Para já é isto que tenho a perguntar :)
 
Nazgulled disse:
Já ando interessado ha muito tempo em instalar o gentoo mas nunca tive tempo para tal mas entretanto vou ver se trato disso... ja comecei a ler o handbook e para aj tenho aqui duas simples perguntas.

1) Eu tenho um P4 2.8 HT, que arquitectura acham que devo usar? x86 ou pentium4? Se não fizesse esta perguntava, ia seguir para a x86, mas gostava de ouvir sugestões e que justificassem o porquê.

2) Segundo li sobre os stages é algo do genero, stage 1 para quem quer compilar tudo e mais alguma coisa e perder muito tempo com isso ficando por largas horas o sistema a compilar. ou seja, que vou eu fazer se n posso usar o pc? :P stage 3 ja vem com um sistema pre configurado e acelera em muito a instalação pois não tera que compilar muito ou quase nada. sendo que o stage 2 será um entremedio entre o 1 e o , certo?

2.1) No stage 3 ja vem tudo compliado ou ainda ha alguma coisa para compilar?

2.2) A minha dúvida é qual stage escolher, e qual aconselham. Sei que depende um pouco da opinião de cada um, mas quero saber aquela que prefereme porquê. Pessoalmente acho que vou pa stage 3 pois não tou com paciência para compilar, no entanto, sei que com stage 1 é óptimo para quem quer apronfundar os conhecimentos em linux e perder um tempo a aprender alguma coisa. Eu estou interessado nisso, mas ainda não estou psicologicamente mentalizado para o fazer e acho que vou deixar para outra altura. Mas havera assim grandes diferenças entre compilar ou não compilar? Irei eu notar grande diferença na performance ou o sistema irá ficar mais estavel? Ou será que o stage 1 faz mais do que isto? Ilucidem-me neste aspecto se faz favor...

Para já é isto que tenho a perguntar :)


vou tentar responder de cabeça, com o q me lembro :P

1) no clue, uso ath xp
2) Qdo fiz um stage 1 só perdi mais 1h, se tanto. O que perdes a fazer o bootstrap e compilar o kernel ganhas em velocidade qdo tiveres o sistema completo

2.1) U wish! :004: Gostas de compilar? Optimo, vais ter horas disso pela frente, enquanto o X.org e o WM compilam (nem penses em meter-te no openofficce no gentoo :D)

3) Como disse, o stage 3 ja vem tudo feito ate' compilares os programas q vais usar (se bem me lembro!) no 1 tens q fazer o bootstrap, compilar o kernel, etc etc (volto a dizer: se bem me lembro :x)

Espera por alguem q saiba isto melhor, neste momento tou enntretido a recompilar o kernel para tirar modulos superfulos
 
Antes de mais nada, cuidado com isso de quereres instalar o gentoo. Depois tentas mudar para outras distros e não consegues, é uma chatice ;)

Em relação às perguntas:

1. Não faço ideia, mas se te referes ao que por no make.conf, então no handbook está explicado.

2. Basicamente o que tu escolhes é a partir de que stage começas a instalar, já que se escolheres Stage 1 vais ter de passar pela 2 e 3 obrigatoriamente.
A transição Stage 1 -> Stage 2 consiste em fazer o bootstrap do sistema (compilar o compilador, a biblioteca do C e mais alguns programas essenciais). Escreves um - ou dois - comandos e demora à volta de uma hora no meu laptop.
Na transição Stage 2 -> Stage 3, o que fazes é um emerge system, isto é, instalas os programas necessários para teres um sistema base funcional (ou seja, nada de X, etc). Escreves um comando, e demora mais umas horinhas.

2.1 Se escolheres o Stage 3, todas as transições já foram feitas e começas com um sistema mínimo, mas funcional. Nada de pacotes supérfluos, pelo que vais ter de os compilar a seguir (X e WM, por exemplo).

2.2 Na minha opinião, compensa escolher Stage 1, não me importo de perder umas horas a mais na instalação se depois tiver todo o sistema compilado exactamente para a minha máquina. Acredita que reparas bem na diferença de velocidade.
Em relação a aprenderes mais sobre linux pela Stage que escolhes... not true :P Para cada transição escreves apenas um comando:
Stage 1 -> Stage 2 : /usr/portage/scripts/bootstrap.sh
Stage 2 -> Stage 3 : emerge -e system
Não é que fiques um grande guru em linux depois de escreveres isto.. ;)

Anyway, boa sorte com a instalação, se seguires o Handbook em princípio não terás problemas :)


lammer.pt disse:
(nem penses em meter-te no openofficce no gentoo :D)
Porque não?
$ emerge -pv openoffice-bin

These are the packages that I would merge, in order:

Calculating dependencies ...done!
[ebuild N ] app-office/openoffice-bin-1.1.4-r1 +java -kde 78,564 kB

Total size of downloads: 78,564 kB
O pessoal esquece-se que também há pacotes binários no portage ;)
 
Boas. Eu penso que não perdes mt em começar pelo 1, são apenas umas 3 horas a mais em relação ao resto. Podes ir ao cinema entretanto pq é so executar 1 ou 2 comandos e esperar.
Aquilo começa a doer na stage 3, que não vem nada funcional. Tens que configurar o sistema todo na mesma, à pata, e isso é que leva mais tempo, a não ser que saibas tudo o que precisas de cor. Mesmo assim basta te lembrares de compilar o gnome ou kde para as 2 ou 3 horinhas do stage 1 + 2 parecerem ridiculas :P

Eu também voto no stage 1, e boa sorte aí com o sistema ;) eu tou à espera de comprar um amd64 para voltar ao gentoo tb ehe.
 
Última edição:
Sobre a arquitectura refiro-me por exemplo a isto: http://ftp.ussg.iu.edu/linux/gentoo/releases/x86/2005.0/stages/ Tenho de escolher um desses e sei k po meu sistema ou é pentium 4 ou x86, mas não sei bem por qual optar pois não entendo muito disso...

quantos aos stages... misturando todas as respostas:
dizem k no stage 1 demora prai uma hora a compilar ms k dps no stage 3 demora mais tempo? é suposto? é que não tou inteiramente a perceber isto...

quanto ao openoffice, kde, gnome ou assim, não sou obrigado a compilar isos se não me apetecer, acho k posso usar os pacotes o GRP não? até tava a pensar sacar isto: packages-x86-2005.0.iso, mas não sei se irá compensar pois não deve ter muita coisa actualizada.
 
ora então... daquilo que sei de gentoo posso-te dizer isto... se escolheres essas stages Pentium 4, começas logo com stage 2 ou 3... com x86 podes começar com stage 1...

a diferença de stage para stage é o quão optimizado fica a instalação para o teu sistema (stage 1 é a melhor para isso).. posso-te dizer que a diferença de instalar stage 1 e stage 3 num P2 a 350mhz é de 2 dias... com stage 1 demora 3 dias, com stage 3 demora menos de 1 ;)

eu acho que devias arriscar pela stage 1, caso n consigas, ai então tentas a stage 3 ;)

fica bem
 
ma então pk k la em cima disseram k demorava uma hora, quando to dizes que demora 3 dias? e eu n tenho um p2, tenho um p4 a 2.8, quanto tempo achas que demora?

ja agora, nos forums oficias do gentoo disseram-me isto:

I would recommend doing a stage3 installation as unless you have a reason to perform a stage1 you will gain nothing.

ou seja, esta a contradizer todas as opiniões aqui ditas... em que é ficamos? é melhor ou não é fazer stage 1?

---------- Edit

ja me responderam mais e o que me disseram foi o seguinte, tenho um p4 logo devo usar a arquitectura p4 e não x86 pk a x86 apesar de englobar o meu p4, este é especifico. tb disseram k o stage 3 da arquitectura pentium 4 ja esta optimizada e logo não sera necessario eu efectuar o stage 1 para optimizar po meu p4 pois ja tenho um stage 3 assim pronto a usar. que me dizem? opto na mesma peo stage1 ou uso o já complicado stage 3 para o meu p4? tou na duvida...
 
Última edição:
Nazgulled disse:
dizem k no stage 1 demora prai uma hora a compilar ms k dps no stage 3 demora mais tempo? é suposto? é que não tou inteiramente a perceber isto...
Se calhar não me expliquei muito bem no meu primeiro post. Escolhas tu stage 1, stage 2 ou stage 3, acabas sempre com o teu sistema exactamente igual em número de pacotes instalados. A diferença é que ao começares de stage 1 ou stage 2 és tu que o compilas, enquanto que se começares logo da stage 3 todos estes já foram pré-compilados e basta só copiá-los para o teu disco. Ou seja, tudo o que precisas de compilar depois (X, WM, openoffice, etc) é igual quer comeces pela stage 1 quer pela stage 3.
Em relação ao tempo que demora a fazer as transições de stages, posso te dizer o seguinte: no meu laptop (Pentium-M 1.6 com 512Mb RAM), o boostrap (stage 1 -> stage 2) demora pouco mais de uma hora. Para o emerge system (stage 2 -> stage 3):
$ emerge -epv system | genlop --pretend
(...)
Estimated update time: 5 hours, 24 minutes.
Ou seja, mais 7 horas e tens um sistema totalmente compilado para a tua máquina.


Nazgulled disse:
ja me responderam mais e o que me disseram foi o seguinte, tenho um p4 logo devo usar a arquitectura p4 e não x86 pk a x86 apesar de englobar o meu p4, este é especifico. tb disseram k o stage 3 da arquitectura pentium 4 ja esta optimizada e logo não sera necessario eu efectuar o stage 1 para optimizar po meu p4 pois ja tenho um stage 3 assim pronto a usar. que me dizem? opto na mesma peo stage1 ou uso o já complicado stage 3 para o meu p4? tou na duvida...
Isto de stage 1 vs stage 3 é como qualquer opinião, uns acham melhor um lado e outros acham melhor o outro, não vais obter uma resposta única.
A diferença é que esse iso pentium4 foi compilado com flags gerais para pentium4, isto é, tanto tem optimizações para o teu processador como se calhar tem flags que não te interessam por aí além, enquanto que via stage 1 tu compilas exactamente como queres, compilado na tua e para a tua máquina.
A minha opinião continua a ser a mesma: se não te importas de perder mais umas horinhas (o que não deves, já que escolheste gentoo), então começa pela stage 1, com qualquer das arquitecturas. Se estás "com a tesão do mijo" (:D) e queres é por isso a funcionar rapidinho, então experimenta stage 3 para pentium4 e um dia logo fazes uma stage 1. No fim, o que interessa é que tenhas um sistema a funcionar com gentoo ;)
 
Acho que vou optar pelo stage 3 para ja pois para ja n posso perder a maquina por umas horas, tenho varios trabalhos para fazer, mas queria ter o gentoo instalado. talvez mais tarde, com menos coisas pa fazer e que posso dispensar o pc por umas horas comece pelo stage 1.

só acho que disseste ai uma coisa mal mas posso tar errado:

A minha opinião continua a ser a mesma: se não te importas de perder mais umas horinhas (o que não deves, já que escolheste gentoo), então começa pela stage 1, com qualquer das arquitecturas.
qualquer uma? n vou usar a athlon64 de certeza right? alias, se quiser otpar por stage 1 ate tenho k escolher x86 pk os outros todos ja tem isso compilado...
 
Última edição:
PrOdG disse:
O pessoal esquece-se que também há pacotes binários no portage ;)

Eu falvada da source :D Ouvi dizer q demorava.. mas demorava mesmo XD

Se fizeres stage 3, não te esqueças de recompilar o kernel no fim, ou entoa ficas com montes de tralha qn precisas :f
 
Última edição:
Mas agora ja vem com o kernel kompilado o gentoo? ha uns tempos quando o usava tinha que ser eu a compilar ou então usava o genkernel, mas o kernel era sempre kompilado por nós mesmo se começassemos no stage 3. Se os gajos do gentoo dizem ser igual começar no 3 ou no 1 começa no 3. Acho que o 1 so se justifica se tiveres umas flags diferentes das que eles usaram para compilar.

Quanto a tempo a compilar... eu num athlon XP levei poucas horas com o stage 1 e 2. Num P4 tb não deves levar mt tempo.

Volto a lembrar que kem não ker fikar sem o pc enkuanto instala as koisas, use o knoppix e instale o gentoo a partir dali. :)


A source do openoffice no athlon xp deve-me levar umas 12 horas a compilar :P
 
Nazgulled disse:
qualquer uma? n vou usar a athlon64 de certeza right? alias, se quiser otpar por stage 1 ate tenho k escolher x86 pk os outros todos ja tem isso compilado...
My fault, expliquei mal (postar à pressa é o que dá :P). Stage 1 tens de escolher um iso x86 (e depois optimizá-lo tu para o teu processador, se quiseres), para a stage 2 e 3 podes escolher um já pré-optimizado para o teu processador (o pentium4 de que falas ;)).

lammer.pt disse:
Eu falvada da source :D Ouvi dizer q demorava.. mas demorava mesmo XD
Compilar o OpenOffice pela source é para loucos e pacientes. Só em temporários ocupa à volta de 5Gb ;)

lammer.pt disse:
Se fizeres stage 3, não te esqueças de recompilar o kernel no fim, ou entoa ficas com montes de tralha qn precisas :f
Tens sempre de compilar o kernel, ele não vem pré-compilado em nenhuma das stages. O que o emerge faz é sacar as sources e colocá-las nos respectivos sítios (/usr/src/), a compilação tem sempre de ser feita à mão (acho que é o único pacote no gentoo em que isto acontece).


EDIT: reparei agora.. porque não sacas isos, stage-tarballs e essa tralha toda de ftps nacionais?
ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/gentoo/
ftp://darkstar.ist.utl.pt/pub/gentoo
ftp://ftp.gentoo-pt.org/pub/gentoo
 
Última edição:
PrOdG disse:
Tens sempre de compilar o kernel, ele não vem pré-compilado em nenhuma das stages. O que o emerge faz é sacar as sources e colocá-las nos respectivos sítios (/usr/src/), a compilação tem sempre de ser feita à mão (acho que é o único pacote no gentoo em que isto acontece).

Ups, so depois e' que me lembrei que o genkernel tb é opcional no stage 3 :P
 
nos forums oficias do gentoo ja me estao a lixar... pk razão é que "não posso" criar as minhas aprtições suando software no windows (ie: acronis disk director) e sou "obrigado" a usar o fdisk? não percebo...

e depois afirmam que não posso usar um outro bootloader como o OS selector que vem com o acronis disk director, sou obrigado a usar um bootloader do linux, ou seja, lilo ou grub... that's bullshit.

alguem tem algo a comentar sobre isto?
 
pois n, ms eu gosto do OS selector, gosto do interface, gosto da maneira como funciona e kero usar o OS selector, simplesmente não quero usar nem o grub nem o lilo.

da mesma forma que tu optaste por usar a distro X e não a Y.
 
Back
Topo