Gestão em rede

edferreira

Power Member
Boas,
Na empresa onde trabalho pediram-me para fazer um trabalho e não sei bem por onde lhe pegar.
A empresa tem 3 lojas, e o objectivo é interligar as 3 com um software de gestão.
Eu tenho a liberdade de escolher o software.
Venho aqui perguntar se alguem já passou por isto, se alguem tem experiência com algum software que me possa aconselhar e de que maneira é que as 3 lojas vão ficar ligadas.
Não sei se estou a perguntar demais, mas agradecia uma ajuda.
Desde já o meu obrigado.
 
Evaristo



Funcionalidades:

* Entidades:
o Pesquisa por Código, (parte do) Nome, N. Fiscal, Tipo, Localidade.
o Gestão de Contas Correntes de Clientes e Fornecedores.
* Produtos:
o Classificação pot Tipo, Família, Marcas e Modelos, Unidades de Movimentação ou Fornecedor.
o Cotações de Produto por Fornecedor.
o Pesquisa por Código, (parte do) Nome, Família, Tipo, Marca.
* Documentos:
o Gestão de Encomendas, Facturas, Guias (de Remessa, Transporte, Consignação), Recibos de Clientes e Fornecedores.
o Orçamentos.
o Facturas pro-forma.
* Listagens:
o Motor de Listagens incluído – desenhe as suas próprias listagens.
+ Compras
# por Produto
# por Fornecedor
+ Vendas
# por Produto
# por Cliente
# Mapa do I.V.A.
# Resumo de Vendas
# Detalhe de Vendas




http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/



PRIMAVERA disponibiliza versão gratuita de software

"Com o objectivo de proporcionar às micro empresas e empresários em nome individual o acesso à tecnologia de topo, a PRIMAVERA - Business Software Solutions, SA, irá disponibilizar a partir de 1 de Julho, para o mercado nacional, aquele que será o primeiro software de gestão de marca reconhecida com distribuição totalmente gratuita, o PRIMAVERA Express.

Disponível para download através do portal da PRIMAVERA BSS, PRIMAVERA Express executa as funcionalidades básicas de uma gestão de Vendas/POS, Stocks e Contas Correntes de clientes. É um produto que se apresenta pré configurado, é instalável pelo próprio utilizador e tem muito fácil utilização. Funciona exclusivamente em ambiente mono utilizador."

http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=906727d5-b773-491d-b5e6-5d089089d110

Regista-se e depois é enviado um email com o link de download.
 
Obrigado desde já pela resposta.
Vou investigar melhor o programa. Depois de instalado é facil de configurar a ligação entre as filiais? Que tipo de rede preciso de montar para funcionar?
 
Obrigado desde já pela resposta.
Vou investigar melhor o programa. Depois de instalado é facil de configurar a ligação entre as filiais? Que tipo de rede preciso de montar para funcionar?

Já tive que fazer uma coisa do genero, com 3 lojas tambem...embora so tenha sido encarregue da parte tecnica...usei ligações Adsl... Ip Fixo para depois instalarem VPN...:007:
 
Para 3 lojas, recomendo-te pensares no PHC.

O Evaristo não é adequado ao que pretendes, nem o Primavera Express, que é desenvolvido para monoposto.

Solicita à PHC uma demonstração e eles próprios te apresentarão o pacote ideal. Atenção... é um software relativamente caro (dependendo do ponto de vista, já que o preço é certamente adequado para o que é).
 
Eu ja pedi informações acerca do PHC, encontro-me neste momento a espera de resposta.
O meu problema é que se for um software muito caro (não sei a quanto te referes quando dizes 'caro') não vai ser solução para a empresa porque não estão dispostos a gastar muito dinheiro.
Se não houver outra solução eles não tem alternativa, mas se houver vão sempre querer a mais barata.
Ninguem tem conhecimento de mais nenhum software, a preços acessiveis, para o fim pretendido?
Já agora, com o evaristo ou o primavera é impossivel fazer o que pretendo ou apenas não é adequado? se for posivel fazer quais as suas limitações devidas as facto de estar a trabalhar em multiposto?
 
Eu ja pedi informações acerca do PHC, encontro-me neste momento a espera de resposta.
O meu problema é que se for um software muito caro (não sei a quanto te referes quando dizes 'caro') não vai ser solução para a empresa porque não estão dispostos a gastar muito dinheiro.
Se não houver outra solução eles não tem alternativa, mas se houver vão sempre querer a mais barata.
Ninguem tem conhecimento de mais nenhum software, a preços acessiveis, para o fim pretendido?
Já agora, com o evaristo ou o primavera é impossivel fazer o que pretendo ou apenas não é adequado? se for posivel fazer quais as suas limitações devidas as facto de estar a trabalhar em multiposto?


É o normal,nunca querem gastar muito e querem sempre ficar bem servidos...!
 
A partir do momento que trabalhas em multiposto, necessitas de uma solução do tipo servidor - clientes. O Primavera Express não dispõe de funcionalidade multiposto, nem o Evaristo, o que siginifica o seguinte:

a) Ao inserires um produto, tens de o inserir nas outras lojas também.
b) A contabilidade tem de funcionar de forma separada para cada uma das lojas.

A solução multiposto é o mais lógico. Também existe o Primavera em versão Multiposto que deverá ser um pouco mais barata que a versão do PHC. Para te dar uma ideia, não contes com menos de 1000€, sendo provavel talvez que ronde os 2000€-2500€ (???).

Até agora como é que a tua empresa registava as vendas, etc...?
 
A resposta de um dos menbros da assistência do evaristo:


A VPN é apenas mais uma camada nas comunicações, é como se estivesse na rede local.
Basta apenas configurar o PostgreSQL para autenticar e validar os endereços IP que podem aceder à base de dados do Evaristo. Para tal tens que alterar o ficheiro 'pg_hba.conf' para


host mpb2-2 m16e 0.0.0.0/0 md5 # para acesso via Internet
host mpb2-2 m16e 192.168.1.0/32 md5 # para acesso via subnet


e o postgresql.conf

#listen_addresses = para listen_addresses = '*'

Segundo isto ele diz-me que é possivel, apenas configurando os 2 ficheiros da base de dados acima. Como eu já tinha percebido anteriormente, penso que estando os comptadores ligados numa rede, os evaristo que estão a funcionar nos 3 computadores estão a aceder á mesma base de dados, não ocorrendo o problema de ter de inserir os produtos nas lojas todas, mudar os preços nas lojas todas, etc.
Pelo menos foi isso que entendi.
 
Última edição:
Sim, realmente lendo no manual do Evaristo, existe a opção de conexão a um servidor central de PostgreSQL.

sto vai fazer com que o PostgreSQL aceite ligações TCP/IP nas interfaces definidas na máquina, o que é indispensável para a ligar a uma aplicação Java através do JDBC. Para uma explicação mais pormenorizada consulte a documentação em http://www.postgresql.org/docs/8.0/static/runtime-config.html#RUNTIME-CONFIG-CONNECTION.

O outro passo é um pouco mais delicado, dado que se trata de definir que máquinas e utilizadores podem ligar-se ao servidor de dados. Entre as várias configurações possíveis (ver http://www.postgresql.org/docs/8.0/interactive/client-authentication.html#AUTH-PG-HBA-CONF), escolhemos uma que permite o acesso aos utilizadores via Internet ou intranet à máquina em que está instalado o PostgreSQL. Para tal, basta acrescentar com o notepad a seguinte linha no fim do ficheiro 'pg_hba.conf':

Talvez tenhas aqui a tua solução low-cost então :P

O VPN é outra parte, que já incide na forma como queres configurar a rede. Não é necessário usá-lo, embora provavelmente seja o ideal por uma questão de segurança. Necessitarás de pelo menos um IP fixo para o servidor (mesmo não usando VPN), ou utilizar um daqueles serviços que te cria um hostname para um IP dinâmico (e acedes por hostname) - provavelmente o IP fixo será a melhor opção pois torna-te o processo mais simples e não necessitas das actualizações de cada vez que renovas o IP.

(BTW, n escrevas a branco... deixa estar a cor de origem senão n dá para ler em outras skins claras)
 
Última edição:
Pois parece que afinal há solução que agrada a empresa (nao gastar muito) :)
Estive agora a ver, e ainda não percebi muito bem como tenho de configurar o PostgreSQL. Penso que será instalado só numa maquina (servidor) e os restantes acedem a essa base de dados. No entando não sei como configurar o evaristo para aceder a outra base de dados. Tenho de ver isso melhor.
Quanto ao IP fixo só é necessário um? Quando configurar a base de dados do servidor para permitir acesso dos outros postos não terei de indicar o IP dos postos? Se for um Ip dinâmico vai dar problemas.
 
Apenas necessitas de um IP fixo (para o que tem o servidor de PostgreSQL). Depois colocarás no hosts de acesso, como eles explicam, o "*", que inidica que qualquer IP poderá aceder ao servidor de PostgreSQL. Claro que isto poderá levantar alguns problemas de segurança, mas existe a autenticação. Se quiseres levar as coisas de uma forma mais segura, pensa então no VPN.

Provavelmente poderás também optar por outra opção:

1 - Contratas um serviço de hosting para a base de dados num servidor em Portugal (beneficiarás de mais velocidade e poderás prescindir do IP fixo)
2 - Todos os postos ligam a essa base de dados.

... não sei como o Evaristo funciona, mas provavelmente funcionará dessa forma.
 
Última edição:
Então eu posso usar o evaristo em rede sem utilizar um VPN, apenas configurando a base de dados?
Sendo assim so tenho de ver a configuração do evaristo com mais atenção, e deitar maos a obra.
 
O VPN é apenas um extra para conseguires maior segurança e comodidade. Não é requisito. O melhor que fazes é isso mesmo... experimenta, experimenta, experimenta para ficares confortável com a plataforma. Só aí conseguirás decidir qual será a melhor forma de conseguires o que pretendes.
 
OK, percebido.
acho que neste caso não vou utilizar VPN entao.
Se eu precisar de ajuda depois para configurar o evaristo venho cá xatear outra vez.
Agora vou fazer o orçamento para apresentar a empresa.
Fikem bem e obrigado pela ajuda.
 
OK, percebido.
acho que neste caso não vou utilizar VPN entao.
Se eu precisar de ajuda depois para configurar o evaristo venho cá xatear outra vez.
Agora vou fazer o orçamento para apresentar a empresa.
Fikem bem e obrigado pela ajuda.

ed, vai por mim, tu não queres expor um servidor de db á papo seco na internet... Esp pq se não querem gastar $$$ não devem estar a prever sistemas de IDS e backup/restore...

Minimo dos minimos, se for apenas TCP/IP, tunnel de SSH (fácil de configurar...), senão uma VPN e muito bem conf em termos de segurança.
 
Back
Topo