1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gestão em rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por edferreira, 19 de Março de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 1747)

1. edferreira

edferreira Power Member

Boas,
    Na empresa onde trabalho pediram-me para fazer um trabalho e não sei bem por onde lhe pegar.
    A empresa tem 3 lojas, e o objectivo é interligar as 3 com um software de gestão.
    Eu tenho a liberdade de escolher o software.
    Venho aqui perguntar se alguem já passou por isto, se alguem tem experiência com algum software que me possa aconselhar e de que maneira é que as 3 lojas vão ficar ligadas.
    Não sei se estou a perguntar demais, mas agradecia uma ajuda.
    Desde já o meu obrigado.

2. osgaworld

osgaworld Power Member

Evaristo

Funcionalidades:

* Entidades:
    o Pesquisa por Código, (parte do) Nome, N. Fiscal, Tipo, Localidade.
    o Gestão de Contas Correntes de Clientes e Fornecedores.
    * Produtos:
    o Classificação pot Tipo, Família, Marcas e Modelos, Unidades de Movimentação ou Fornecedor.
    o Cotações de Produto por Fornecedor.
    o Pesquisa por Código, (parte do) Nome, Família, Tipo, Marca.
    * Documentos:
    o Gestão de Encomendas, Facturas, Guias (de Remessa, Transporte, Consignação), Recibos de Clientes e Fornecedores.
    o Orçamentos.
    o Facturas pro-forma.
    * Listagens:
    o Motor de Listagens incluído – desenhe as suas próprias listagens.
    + Compras
    # por Produto
    # por Fornecedor
    + Vendas
    # por Produto
    # por Cliente
    # Mapa do I.V.A.
    # Resumo de Vendas
    # Detalhe de Vendas

http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/

PRIMAVERA disponibiliza versão gratuita de software

"Com o objectivo de proporcionar às micro empresas e empresários em nome individual o acesso à tecnologia de topo, a PRIMAVERA - Business Software Solutions, SA, irá disponibilizar a partir de 1 de Julho, para o mercado nacional, aquele que será o primeiro software de gestão de marca reconhecida com distribuição totalmente gratuita, o PRIMAVERA Express.

Disponível para download através do portal da PRIMAVERA BSS, PRIMAVERA Express executa as funcionalidades básicas de uma gestão de Vendas/POS, Stocks e Contas Correntes de clientes. É um produto que se apresenta pré configurado, é instalável pelo próprio utilizador e tem muito fácil utilização. Funciona exclusivamente em ambiente mono utilizador."

http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=906727d5-b773-491d-b5e6-5d089089d110

Regista-se e depois é enviado um email com o link de download.

3. edferreira

edferreira Power Member

Obrigado desde já pela resposta.
    Vou investigar melhor o programa. Depois de instalado é facil de configurar a ligação entre as filiais? Que tipo de rede preciso de montar para funcionar?

4. osgaworld

osgaworld Power Member

isso já é melhor ver nos sites ou falar com a assistencia tecnica.

5. RatoAx

RatoAx Power Member

Já tive que fazer uma coisa do genero, com 3 lojas tambem...embora so tenha sido encarregue da parte tecnica...usei ligações Adsl... Ip Fixo para depois instalarem VPN...:007:

6. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Para 3 lojas, recomendo-te pensares no PHC.

O Evaristo não é adequado ao que pretendes, nem o Primavera Express, que é desenvolvido para monoposto.

Solicita à PHC uma demonstração e eles próprios te apresentarão o pacote ideal. Atenção... é um software relativamente caro (dependendo do ponto de vista, já que o preço é certamente adequado para o que é).

7. edferreira

edferreira Power Member

Eu ja pedi informações acerca do PHC, encontro-me neste momento a espera de resposta.
    O meu problema é que se for um software muito caro (não sei a quanto te referes quando dizes 'caro') não vai ser solução para a empresa porque não estão dispostos a gastar muito dinheiro.
    Se não houver outra solução eles não tem alternativa, mas se houver vão sempre querer a mais barata.
    Ninguem tem conhecimento de mais nenhum software, a preços acessiveis, para o fim pretendido?
    Já agora, com o evaristo ou o primavera é impossivel fazer o que pretendo ou apenas não é adequado? se for posivel fazer quais as suas limitações devidas as facto de estar a trabalhar em multiposto?

8. BlocoDaBarra

BlocoDaBarra Power Member

É o normal,nunca querem gastar muito e querem sempre ficar bem servidos...!

9. Marsupillami

A partir do momento que trabalhas em multiposto, necessitas de uma solução do tipo servidor - clientes. O Primavera Express não dispõe de funcionalidade multiposto, nem o Evaristo, o que siginifica o seguinte:

a) Ao inserires um produto, tens de o inserir nas outras lojas também.
    b) A contabilidade tem de funcionar de forma separada para cada uma das lojas.

A solução multiposto é o mais lógico. Também existe o Primavera em versão Multiposto que deverá ser um pouco mais barata que a versão do PHC. Para te dar uma ideia, não contes com menos de 1000€, sendo provavel talvez que ronde os 2000€-2500€ (???).

Até agora como é que a tua empresa registava as vendas, etc...?

10. edferreira

edferreira Power Member

A resposta de um dos menbros da assistência do evaristo:

A VPN é apenas mais uma camada nas comunicações, é como se estivesse na rede local.
    Basta apenas configurar o PostgreSQL para autenticar e validar os endereços IP que podem aceder à base de dados do Evaristo. Para tal tens que alterar o ficheiro 'pg_hba.conf' para

host mpb2-2 m16e 0.0.0.0/0 md5 # para acesso via Internet
    host mpb2-2 m16e 192.168.1.0/32 md5 # para acesso via subnet

e o postgresql.conf

#listen_addresses = para listen_addresses = '*'

Segundo isto ele diz-me que é possivel, apenas configurando os 2 ficheiros da base de dados acima. Como eu já tinha percebido anteriormente, penso que estando os comptadores ligados numa rede, os evaristo que estão a funcionar nos 3 computadores estão a aceder á mesma base de dados, não ocorrendo o problema de ter de inserir os produtos nas lojas todas, mudar os preços nas lojas todas, etc.
    Pelo menos foi isso que entendi.

Última edição: 20 de Março de 2007
  11. Marsupillami

Sim, realmente lendo no manual do Evaristo, existe a opção de conexão a um servidor central de PostgreSQL.

Talvez tenhas aqui a tua solução low-cost então :P

O VPN é outra parte, que já incide na forma como queres configurar a rede. Não é necessário usá-lo, embora provavelmente seja o ideal por uma questão de segurança. Necessitarás de pelo menos um IP fixo para o servidor (mesmo não usando VPN), ou utilizar um daqueles serviços que te cria um hostname para um IP dinâmico (e acedes por hostname) - provavelmente o IP fixo será a melhor opção pois torna-te o processo mais simples e não necessitas das actualizações de cada vez que renovas o IP.

(BTW, n escrevas a branco... deixa estar a cor de origem senão n dá para ler em outras skins claras)

12. edferreira

edferreira Power Member

Pois parece que afinal há solução que agrada a empresa (nao gastar muito) :)
    Estive agora a ver, e ainda não percebi muito bem como tenho de configurar o PostgreSQL. Penso que será instalado só numa maquina (servidor) e os restantes acedem a essa base de dados. No entando não sei como configurar o evaristo para aceder a outra base de dados. Tenho de ver isso melhor.
    Quanto ao IP fixo só é necessário um? Quando configurar a base de dados do servidor para permitir acesso dos outros postos não terei de indicar o IP dos postos? Se for um Ip dinâmico vai dar problemas.

13. Marsupillami

Apenas necessitas de um IP fixo (para o que tem o servidor de PostgreSQL). Depois colocarás no hosts de acesso, como eles explicam, o "*", que inidica que qualquer IP poderá aceder ao servidor de PostgreSQL. Claro que isto poderá levantar alguns problemas de segurança, mas existe a autenticação. Se quiseres levar as coisas de uma forma mais segura, pensa então no VPN.

Provavelmente poderás também optar por outra opção:

1 - Contratas um serviço de hosting para a base de dados num servidor em Portugal (beneficiarás de mais velocidade e poderás prescindir do IP fixo)
    2 - Todos os postos ligam a essa base de dados.

... não sei como o Evaristo funciona, mas provavelmente funcionará dessa forma.

14. edferreira

edferreira Power Member

Então eu posso usar o evaristo em rede sem utilizar um VPN, apenas configurando a base de dados?
    Sendo assim so tenho de ver a configuração do evaristo com mais atenção, e deitar maos a obra.

15. Marsupillami

O VPN é apenas um extra para conseguires maior segurança e comodidade. Não é requisito. O melhor que fazes é isso mesmo... experimenta, experimenta, experimenta para ficares confortável com a plataforma. Só aí conseguirás decidir qual será a melhor forma de conseguires o que pretendes.

16. edferreira

edferreira Power Member

OK, percebido.
    acho que neste caso não vou utilizar VPN entao.
    Se eu precisar de ajuda depois para configurar o evaristo venho cá xatear outra vez.
    Agora vou fazer o orçamento para apresentar a empresa.
    Fikem bem e obrigado pela ajuda.

17. Eu fiz o mesmo com várias lojas mas optei por uma solução primavera com gestão de filiais ou trabalhar através do remote desktop

18. Ciberjohn

Ciberjohn Power Member

ArtSOFT....mais do que comprovado multiposto em multiSite.....inclusivé sobre vpns MPLS

19. ShadeX

ShadeX Power Member

ed, vai por mim, tu não queres expor um servidor de db á papo seco na internet... Esp pq se não querem gastar $$$ não devem estar a prever sistemas de IDS e backup/restore...

Minimo dos minimos, se for apenas TCP/IP, tunnel de SSH (fácil de configurar...), senão uma VPN e muito bem conf em termos de segurança.

Partilhar esta Página