GF processa TSMC

HoT

Power Member
A GlobalFoundries (GloFo) acabou de processar a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), aquela que é a maior fabricante de semicondutores do mundo… Alegando que a sua rival está a infringir várias patentes nos Estados Unidos e Alemanha.
Portanto, apesar das coisas ainda estarem num estado inicial… Se por acaso o tribunal der razão à GlobalFoundries, o mundo da tecnologia vai sofrer bastante. Afinal de contas, além da Apple, Google e NVIDIA, a GF também tem como alvo a ASUS, Broadcom, Cisco, HiSense, Lenovo, MediaTek, Motorola, OnePlus, Qualcomm e TCL.
Ou seja, 13 patentes nos Estados Unidos e mais 3 na Alemanha. (Veja aqui a lista). No entanto, de forma muito curiosa, a AMD não foi metida ao barulho. Uma das suas maiores parceiras, mas também uma das maiores clientes da TSMC. Afinal, todos os produtos de 7nm da AMD (RX 5700, AMD Ryzen 3000, Radeon VII) são produzidos pela rival da GloFo.

Sem conseguir competir no campo tecnológico, a GlobalFoundries decidiu competir nos tribunais
Caso não saiba, existe uma razão muito importante para a AMD ter ‘fugido’ da sua parceira GloFo, para fechar um acordo com a TSMC… A GF desistiu do desenvolvimento de tecnologia 7nm. Mudando o seu foco para chips RF e IoT. Assim, sem a capacidade de competir com os grandes da indústria (TSMC e Samsung), parece que a grande solução foi dar entrada em tribunal.

Não é possível publicar a fonte original , fica outro link:https://www.anandtech.com/show/1479...gement-apple-qualcomm-others-named-defendants
 
Última edição:
Hmmm, como a AMD já trabalhou com a GF antes a produzir chips, poderão já ter acesso às patentes de forma paga?
A AMD fez acordo com a GF para poder ir para os 7nm da TSMC.

Quando a TSMC anunciou que não ia investir mais nos 7nm certamente que a AMD já teria sido informada disso antes, e entraram em acordos para o futuro aka a AMD poder ir para TSMC sem problemas, visto que a AMD tinha compromissos assumidos de manter a produção na TSMC.

Também a AMD, por compromisso legal para com clientes empresariais tem que manter por 10 anos a produção de CPUs (Zen 1/Zen+) a 14nm e 12nm na GF, mesmo que poucas quantidades.
Além disto ainda tem compromisso para mais alguma produção de novos chips a 14/12nm (daí, também, o I/O dos Zen 2 vir da GF).

A relação da AMD com a GF é próxima, e há uns quantos acordos entre as empresas.


O Zen 3 será em 7nm+ da TSMC, mas por essa altura os actuais 7nm da TSMC serão baratos e com yields estupidamente bons, pelo que Zen 3 poderia tem cores a 7nm+/EUV, e I/O a 7nm, mas provavelmente o I/O continuará a 12nm da GF por via dos acordos existentes.

A conversa da AMD do I/O não beneficiar de processo mais avançado é bonita mas é verdade só em parte.
É um caminho que também dá jeito face aos acordos existentes, para não pagar indemnizações à GF.
 
Faz todo o sentido então, eles pagaram as patentes, o resto da malta não sabe, nem nunca quis saber. Bem, se conseguirem extrair lucro disso... Não seria a minha forma preferida, mas sei que nestas coisas das patentes, ou se defendem, ou estão lixados.
 
@miguelbazil
Esta jogada da GF vs TSMC e seus clientes (excepto AMD) é apenas uma jogada para sacar mais umas centenas de milhões, porque basicamente..... a GlobalFoundries está a ser desmantelada.
É tipo medida de Patent Troll única para sacar uns milhões.

É como eu tinha dito quando se soube que a GF ia desistir dos 7nm...:
Faz lembrar a afirmação dos 640kb é mais do qualquer pessoa vai necessitar um dia. Que falta de noção.
[...]
Na tecnologia parar é morrer. Seja os que estão na frente/mais avançados, seja os que vêm atrás.
A não ser que o futuro da GF daqui a um par de dezenas de anos seja fazer chips vintage.

Cronologia:
01/02/2019:

19/02/2019:

22/03/2019:

20/05/2019:


Mais recentemente:
15/08/2019
................


Sobre a relação com a AMD, a própia AMD tinha anunciado novo wafer agreement com a GF e num dos parágrafos de um slide está explicado isto da AMD não estar a levar com processo em cima também:

WSA_2019_2021_575px.png


Ou seja, a AMD não pagou patentes, a AMD renogociou com a GF porque tinha acordos de produção para o futuro (incluindo 7nm da GF), mas como a GF cancelou 7nm e todos os processos futuros/mais avançados, a AMD ficou liberta para produzir 7nm e processos mais avançados quando e onde/com os parceiros que quisesse sem tem que pagar nada à GF.
Do acordo ficou ainda garantido a compra de chips a 12nm e 14nm até 2021 (e outros mais antigos, que a AMD ainda esteja a assegurar os 10 anos de suporte a empresas). Daí que o I/O do Zen3 também deve vir ainda nos 12nm.
 
Obrigado @Rafx pela cronologia. Tinha noção que estavam a desmantelar pelo menos partes que não lhes interessam, mas nunca vi o processo completo.

Mas eis a minha questão, este caso é passível de ser considerado de patent troll? Se as patentes existem, eles não têm de as defender? Ou isto são tecnologias que nunca deveriam ser patenteadas? Pergunto porque não sigo esse lado da indústria.
 
@miguelbazil
Pois, também é normal a protecção das suas patentes.

Eu também não acompanho aprofundamente e de conhecimentos técnicos das patentes não percebo para fazer comparações com os processos da TSMC, mas a minha opinião de ser patent trolling para sacar milhões tem a haver com a situação actual da Globalfoundries.
Já tentaram vender a empresa, por agora está a ser vendida aos bocados, estão a tentar encaixar todas as centenas de milhões que conseguem, a ultima venda (à Toppan) incluiu venda de IP e a Globalfoundries será cliente de serviços que vendeu à Toppan..


Até podem ter razão de ser cópia directa das suas patentes.. No entanto meterem directamente uma injunção para bloquear as vendas nos EUA e Europa de iPhones e androids com SoC's da Qualcomm feitos na TSMC, pc's da Asus e Lenovo, entre outras coisas, cheira logo mais a patent trolling para sacar milhões do que outra coisa.
 
Última edição:
Eu, por outro lado, vejo isso como uma arma para darem a entender às empresas que estão a falar a sério. Se meteres um processo, mas eles continuarem a fazer o seu dinheirinho à vontade, que importa? Pagam umas coroas e tu não vês metade do que deverias receber. No entanto, se lhes fores ao bolso e o "congelares", elas percebem logo que estás a falar a sério, e têm que te levar a sério. Daí que essa jogada não me pareça tanto troll, e mais uma arma de pressão.

Mas queria perceber o que te levou a pensar que fosse troll, caso fosse algo que me tivesse escapado ;)
 
A bem dizer, a GF é também a detentora do IP da IBM Micro...
Here’s a snapshot of the proposed deal:

  • IBM will take a $4.7 billion charge in its current quarter to represent the transfer of its fabs and about $1.3 billion in cash to GlobalFoundries.
  • The two primary fabs had losses of about $700 million in the past 12 months.
  • GF plans to make offers to employ virtually all the more than 5,000 IBM fab and ASIC design employees indentified in the sale.
  • GF also gets ownership of more than 10,000 IBM semiconductor patents
  • No layoffs or plant closures are anticipated by either company.
  • GF gets an exclusive 10-year deal to supply all IBM’s 22, 14, and 10 nm chips.
https://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1324321


recorde-se que é a Samsung que vai fabricar os Power 10
IBM today announced an agreement with Samsung to manufacture 7-nanometer (nm) microprocessors for IBM Power Systems™, IBM Z™ and LinuxONE™, high-performance computing (HPC) systems, and cloud offerings.
https://newsroom.ibm.com/2018-12-20...ith-Samsung-to-Include-7nm-Chip-Manufacturing

o mais engraçado disto tudo?

panel.jpg

From left to right: Mike Cadigan (IBM), Dr. Gary Patton (IBM), Dr. K.H. Kim (Samsung), Mike Noonen (GlobalFoundries)

img_5d0459ef2703f.jpg
 
Back
Topo