Giga Router Hitron 5.0 (v2)

Várias vezes.
Esqueci me de referir que por wifi funciona lindamente. Speed test chega a ultrapassar os 500 seja no telemóvel, seja no portátil, e a velocidade mantém se estável.

Por cabo de rede são raras as vezes em que ultrapassa os 300 e tem sempre oscilações enormes.
Então se dá por wifi por cabo tem que dar. Mal de nós se os routers da NOS não dessem ao menos por cabo de rede. A mim tem-me safado anos de cliente...
Tenta noutra porta de rede, com outros cabos de rede e noutro pc.
Qualquer uma das partes citadas podem ser razão de estrangulamento - problema numa porta de router, no cabo ou pc incapaz de lidar.

Por wifi ainda há dias lidamos com uma situação em que não se repararia que uma pen wifi AC433 não lidaria com a velocidade do router até 500Mbps mesmo por ser usb2 o que impede que atinja o máximo teórico da norma...
 
Então se dá por wifi por cabo tem que dar. Mal de nós se os routers da NOS não dessem ao menos por cabo de rede. A mim tem-me safado anos de cliente...
Tenta noutra porta de rede, com outros cabos de rede e noutro pc.
Qualquer uma das partes citadas podem ser razão de estrangulamento - problema numa porta de router, no cabo ou pc incapaz de lidar.

Por wifi ainda há dias lidamos com uma situação em que não se repararia que uma pen wifi AC433 não lidaria com a velocidade do router até 500Mbps mesmo por ser usb2 o que impede que atinja o máximo teórico da norma...

Eu gostava que fosse assim tão simples, mas testei com vários portáteis, nas várias portas, vários cabos, e o comportamento é o mesmo.

Usando esses portáteis noutras coisas com outras operadoras, tudo funciona ás mil maravilhas.

Provavelmente irei reverter a renegociação.
 
Eu gostava que fosse assim tão simples, mas testei com vários portáteis, nas várias portas, vários cabos, e o comportamento é o mesmo.

Usando esses portáteis noutras coisas com outras operadoras, tudo funciona ás mil maravilhas.

Provavelmente irei reverter a renegociação.
Já ligaste para o SaC a explicar a situação?
 
Apenas uso o cabo quando me pedem para testar alguma coisa nós pilotos, e até agora sempre consegui o máximo. Podes sempre fazer um reset ao router pois pode haver alguma coisa pendurada.
 
Sempre com cabos diferentes? E já agora em portas diferentes.

já testei com tudo diferente.

@goncalo0305

O mais engraçado é que o SaC pediu-me para fazer boot em safe mode with networking, e os testes funcionaram bem, mas as mesmas máquinas sem safe mode, ligadas por cabo de rede em casas onde há serviço MEO ou Vodafone, funcionaram perfeitamente.

Os interfaces de rede dos portateis que usei também são diferentes, o único ponto comum é o windows ser a versão 20H2.
 
já testei com tudo diferente.

@goncalo0305

O mais engraçado é que o SaC pediu-me para fazer boot em safe mode with networking, e os testes funcionaram bem, mas as mesmas máquinas sem safe mode, ligadas por cabo de rede em casas onde há serviço MEO ou Vodafone, funcionaram perfeitamente.

Os interfaces de rede dos portateis que usei também são diferentes, o único ponto comum é o windows ser a versão 20H2.
Se em safe mode dá tudo "normal", há aí algo a criar incompatibilidade. Vais ter de andar a fazer tentativa e erro
 
Se em safe mode dá tudo "normal", há aí algo a criar incompatibilidade. Vais ter de andar a fazer tentativa e erro

Eu percebo que o safe mode é o melhor modo para testar, mas isso não explica porque é que em outras redes tudo funciona bem.

Quer na MEO, Vodafone, até na rede da empresa onde trabalho com mais de 600 pessoais, e a ligação publica é fornecida pela própria NOS.

Resumindo, tudo funciona normalmente noutras operadoras, mas tenho problemas com a NOS neste router novo que lá foram colocar.
 
Eu percebo que o safe mode é o melhor modo para testar, mas isso não explica porque é que em outras redes tudo funciona bem.

Quer na MEO, Vodafone, até na rede da empresa onde trabalho com mais de 600 pessoais, e a ligação publica é fornecida pela própria NOS.

Resumindo, tudo funciona normalmente noutras operadoras, mas tenho problemas com a NOS neste router novo que lá foram colocar.
Podes por descaro de consciência pedir uma intervenção técnica e substituição do router, para verificar se não há algo por aí. Já repuseste os dados de fábrica do router?
 
Podes por descaro de consciência pedir uma intervenção técnica e substituição do router, para verificar se não há algo por aí. Já repuseste os dados de fábrica do router?

Sim, vários reboots e factory reset.

Entretanto a NOS só aceita fazer novos despistes depois de eu contactar a pcmedic e eles derem um relatório dos testes.

um pequeno á parte que não sei se pode estar ligado, a box UMA, quando acedemos ao guia do dia, em que mostra os canais á esquerda e em cima as horas do dia (tal como na box iris), a navegação é super lenta, até parece que o CPU da box não tem capacidade para lidar com o guia diário.
 
Última edição:
Sim, vários reboots e factory reset.

Entretanto a NOS só aceita fazer novos despistes depois de eu contactar a pcmedic e eles derem um relatório dos testes.

um pequeno á parte que não sei se pode estar ligado, a box UMA, quando acedemos ao guia do dia, em que mostra os canais á esquerda e em cima as horas do dia (tal como na box iris), a navegação é super lenta, até parece que o CPU da box não tem capacidade para lidar com o guia diário.
UMA v2? ligada diretamente ao router por cabo? Estranho, a minha não tem esse sintoma, algo se passa aí
 
O guia precisa de ligação à net para ser atualizado - pode ser uma consequência.
Já tive aqui indicação de instabilidade na ligação quando estava ligada e com boa rede - possivelmente qualquer pequena perturbação pode interferir na UMA. Já depois do arranque parece que nem dá por ela... até precisar de net
 
Eu percebo que o safe mode é o melhor modo para testar, mas isso não explica porque é que em outras redes tudo funciona bem.

Quer na MEO, Vodafone, até na rede da empresa onde trabalho com mais de 600 pessoais, e a ligação publica é fornecida pela própria NOS.

Resumindo, tudo funciona normalmente noutras operadoras, mas tenho problemas com a NOS neste router novo que lá foram colocar.
Epá, aí é muito simples tirar isto a limpo.
Arranja uma pen a fazer boot com Linux (por exemplo Mint), e testas assim. Se der assim já se tem a certeza que o hardware (pc e rede) estão ok e o problema é software.
Se quiseres ir ainda mais longe, arranja outro disco e instala um Windows limpo e faz o teste.
 
Boa noite,

Alguém aqui já detectou velocidades baixas via cabo de rede? Já testei cabos cat5e, cat6, diversos portáteis, com e sem modo bridge, mas não chegou aos 500 de download, nem de perto.

Foram lá instalar este router ontém (dia 23/11/2020) por causa de uma renegociação, dois dias de testes, dificilmente chego aos 500.

Alguém já passou por isto com este router?

O firmware é 7.2.2.0.1b2

--
Meu 1º post, posso dizer já aqui que conheço bem este V2, tive 2 aqui, que me lixaram e bem a cabeça (quase durante 30 dias), mas não tive qualquer sintoma similar, tive problemas de velocidades, mas por cabo e wifi.
Tive vários problemas, mas nunca algo similar.
Do que posso registar, o firmware do V2 ainda tem de afinar, está errático e cria problemas já conhecidos do apoio técnico especializado..
Só fiquei com a situação resolvida com a instalação do V1, depois duma verdadeira intervenção de um técnico qualificado e acima de tudo dedicado ao que tinha de ser feito, OBRIGADO MARCO e BERNARDO.

Dito isto, a ser problema do router à partida seria em ambas as placas/ligações, portanto, eu acho é que estás a precisar de afinar aí o material informático, não faz sentido wifi dar mais que cabo...
Então cá vai um despiste técnico "freeware" que podes (todos podem) fazer para ficares aí com o PC bem configurado:

https://www.speedguide.net/downloads.php -- TCP OPTIMIZER (executar com administrador), depois, no coiso e tal, aumentar a barra de velocidade para 100+, modify all network adapters, optimal defaults, apply...
Já agora, confirmar o estado de ligação se está 1000Mb....

Podem alterar o DNS nas placas de rede, vai sempre ser um bocadinho melhor que os DNS da NOS, mas nunca será a justificação para perdas enormes de velocidade/ping....

Boa sorte.
 
Back
Topo