Giga Router Hitron 5.0 (v2)

na utilização normal não. Nas ultimas 2 semanas fazia reboot todos os dias às 4 da manhã, mas pelo que me disseram da NOS seria normal pois poderiam andar a fazer atualizações e/ou correções na zona (pelos vistos tinha informação de algumas falhas que tinham andado a corrigir, mas que eu nunca notei). Só dei conta quando verifiquei no log do meu router que tenho em bridge que ele tinha perdido a ligação sempre por volta daquela hora. De resto, não notei quebras nem o router em bridge tinha qualquer informação de quebra de ligação, à excepção da que referi. Nos ultimos 2 dias já não tenho tido esse reboot, mas notei que a versão do fw é diferente da atual.

Tal como outros têm relatado, em não tenho problemas com este router. Há quem tenha, mas não é esse o meu caso.
Exatamente como no meu caso e igual justificação do apoio da NOS. Entretanto também parece ter parado a "manutenção do CMTS" por lá. Também o meu está em bridge. Mesmo assim a situação seria mesmo do lado de lá porque o meu até tem outro fw dos pilotos. Igualmente mais estável do que parece ser relatado por aqui.
 
Não há atualizações nem manutenções de noite btw.
O meu router por acaso também começa a piscar ás tantas da noite também mas porque perde a ligação do voip, não tendo falha de net.
 
Curiosamente, ou talvez não, a NOS lembrou-me que as manutenções são quando ela quiser e não acabam quando eu penso... Voltaram à carga elo que ainda não afinaram tudo.
 
pessoal fiz upgrade 500mbps de 200 com este router.... velocidade por cabo está instável... no teste oficial da nos já tive valores dispares de 120 a 300 mbps! em outros serviços de teste já me deu picos de 350 ainda assim longe dos 500! já liguei 2x para apoio estão analisar... já foi feito reset ao router e configurações na linha apoio. algum motivo aparente para isto ou alguém que tenha tido problemas?? e em particular para no teste pelo serviço NOS dar sempre valor mais baixo que em outros?
 
pessoal fiz upgrade 500mbps de 200 com este router.... velocidade por cabo está instável... no teste oficial da nos já tive valores dispares de 120 a 300 mbps! em outros serviços de teste já me deu picos de 350 ainda assim longe dos 500! já liguei 2x para apoio estão analisar... já foi feito reset ao router e configurações na linha apoio. algum motivo aparente para isto ou alguém que tenha tido problemas?? e em particular para no teste pelo serviço NOS dar sempre valor mais baixo que em outros?
Poderá ser problema do router mas penso que deverá ter mais a ver com a interação do mesmo com a ligação no local. Não será impossível que a ligação tenha alguma instabilidade que seja mais realçada com maior largura de banda ou velocidade e que eventualmente até o router em específico seja particularmente sensível a esses problemas. Julgo que já houve relatos que o apontaram por aqui e não o descartaria.
Tenho o referido router e ao contrário de outros casos foi ele que veio resolver os meus problemas - religações frequentes e sem razão aparente e alguns bloqueios além doutros pormenores que até já esqueci. Com ele essa parte nunca se verificou. A velocidade dos 500 foi sempre assegurada quer por este quer pelo v1, tanto por cabo como por wifi.
Ultimamente tenho religações diárias ao CMTS mas segundo a NOS é por manutenção do mesmo o que me reforça que continuam a tentar melhorar a rede....

A irregularidade dos testes da NOS contrasta com algumas situações em que os resultados para fora da rede é que são problemáticos mas pode apontar para instabilidades que eles próprios podem despistar porque esses teste ficam registados no sistema (julgo eu no caso do speedtest próprio da NOS)
 
Todos têm os seus problemas e por exemplo o 4 sendo terrível manter-se por cá durante 3 anos e meio e ia servindo bem por cabo apesar de ter questões com o tel fixo e com alguns equipamentos meus... Mas domou-se e foi funcionando bem até eu insistir por um mais atual e ter sido possível. Pelo que o próprio apoio me referiu até a NOS aceita que esse s era um trambolho e mesmo assim haverá clientes com ele e sem problemas relevantes mesmo em HFC... Acho que a ligação local em primeiro lugar e a utilização que se queira fazer dele terão impacto numa eventual má experiência. .. Não me refiro claro ao @DIsier porque nem terá tempo para o ter puxado... No meu caso as experiências pesadas com dois v2 em locais bem diferentes são excelentes... Recomendo-o mesmo. Mas a instalação local terá influência decisiva... No caso mais recente uso-o por WiFi (repetido por equipamentos próprios) já que não há possibilidade de cabo de rede do piso em que está para o inferior e tenho além dos 500 diretamente ou indiretamente ping que normalmente não consigo na minha instalação nem por cabo direto apesar de funcionar muito bem... Até me lembro dum firmware antigo que cheguei a testar no v1 quase me duplicar o ping por WiFi em relação ao que conseguia por cabo. Neste caso não pude ainda saber o ping por cabo mas se isso acontecesse ia parar pelos 3 o que sei ser possível em HFC mas será mesmo assim muito bom.. Na minha casa raramente baixa dos 8...
 
Hoje no inicio da tarde fiquei sem net, até pensei que tinha sido da powerline, mas o router apresentava as luzes todas verdes (nenhuma azul). Desliguei da tomada, liguei, esperei o boot e ficou a dar. fora este hiccup, uptime de semanas/meses(pelo menos quando estou no pc nunca tive falha de net).

update: as 19 de hoje voltou a reiniciar, mas desta vez foi o serviço todo abaixo por momentos, incluindo tv, portanto deve ter sido da nos e não do router.
 
Última edição:
Bom dia a todos:
Peço desculpa se a questão abaixo for off-topic.
Questão: Se tivessem o ZonHub (router 3.0) a 120/20 e vos oferecessem o Gigarouter 5.0 V.2 a 200/20 aceitavam?

É que negociei no passado dia 23 um pacote e pedi expressamente o GigaRouter 5.0 V1 depois de uma autorização especial pela qual tive de esperar 2 dias. No entanto enviaram-me o GigaRouter 5.0 V2 sobre o qual só tenho lido cobras e lagartos neste e noutros foruns. Dado que já tenho o ZonHub (Router 3.0) há mais de 7 ou 8 anos, sem um único problema, estou a pensar pedir a reversão do pacote usando o direito ao arrependimento visto que ainda estou dentro do período de 14 dias.

Antecipadamente grato a todos
 
Bom dia a todos:
Peço desculpa se a questão abaixo for off-topic.
Questão: Se tivessem o ZonHub (router 3.0) a 120/20 e vos oferecessem o Gigarouter 5.0 V.2 a 200/20 aceitavam?

É que negociei no passado dia 23 um pacote e pedi expressamente o GigaRouter 5.0 V1 depois de uma autorização especial pela qual tive de esperar 2 dias. No entanto enviaram-me o GigaRouter 5.0 V2 sobre o qual só tenho lido cobras e lagartos neste e noutros foruns. Dado que já tenho o ZonHub (Router 3.0) há mais de 7 ou 8 anos, sem um único problema, estou a pensar pedir a reversão do pacote usando o direito ao arrependimento visto que ainda estou dentro do período de 14 dias.

Antecipadamente grato a todos
Se reparares há users sem problemas e nos últimos tempos não tem havido relatos de problemas. No meu caso não tenho tido problemas, mas ultimamente todos os dias pelas 4.20/4.30 o router faz reboot sozinho, o que tendo em conta o facto de ser sempre na mesma altura me faz pensar que seja algo feito remotamente. Em todo o caso, tirando isso que não me afeta pois aquela hora ninguém está na NET, o serviço está estável.
 
Bom dia a todos:
Peço desculpa se a questão abaixo for off-topic.
Questão: Se tivessem o ZonHub (router 3.0) a 120/20 e vos oferecessem o Gigarouter 5.0 V.2 a 200/20 aceitavam?

É que negociei no passado dia 23 um pacote e pedi expressamente o GigaRouter 5.0 V1 depois de uma autorização especial pela qual tive de esperar 2 dias. No entanto enviaram-me o GigaRouter 5.0 V2 sobre o qual só tenho lido cobras e lagartos neste e noutros foruns. Dado que já tenho o ZonHub (Router 3.0) há mais de 7 ou 8 anos, sem um único problema, estou a pensar pedir a reversão do pacote usando o direito ao arrependimento visto que ainda estou dentro do período de 14 dias.

Antecipadamente grato a todos
Eu também estava no teu caso e negociei passar a 200/20 mas mantendo o zonhub 3.0. Eu e a minha esposa estamos os dois em teletrabalho e usamos os 2 vpn e ligamos-nos por wifi desde o inicio da pandemia sem um único problema. Por isso nao quis arriscar mudar o router. Só alteraram a velocidade
 
Bom dia a todos:
Peço desculpa se a questão abaixo for off-topic.
Questão: Se tivessem o ZonHub (router 3.0) a 120/20 e vos oferecessem o Gigarouter 5.0 V.2 a 200/20 aceitavam?

É que negociei no passado dia 23 um pacote e pedi expressamente o GigaRouter 5.0 V1 depois de uma autorização especial pela qual tive de esperar 2 dias. No entanto enviaram-me o GigaRouter 5.0 V2 sobre o qual só tenho lido cobras e lagartos neste e noutros foruns. Dado que já tenho o ZonHub (Router 3.0) há mais de 7 ou 8 anos, sem um único problema, estou a pensar pedir a reversão do pacote usando o direito ao arrependimento visto que ainda estou dentro do período de 14 dias.

Antecipadamente grato a todos
acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água, quando ainda por cima apenas tens relatos (bons e maus) de um conjunto limitado de utilizadores. Como já comentei, nos ultimos tempos os relatos de problemas têm vindo a diminuir e são quase inexistentes. Do que me lembro, muitas das causas até podem estar relacionadas com o estado da ligação que ate podem estar a ser mais evidentes com o V2 mas que também existem no V1 (estou a lembrar-me de um user que com o v1 de facto melhorou bastante mas mesmo assim os parâmetros da ligação estavam completamente desajustados). Por isso, nada melhor como testar. E se der problemas, começar a corrigir.
Vou dar o meu caso:
- fui piloto do v1 e do v2. O v1 durante 1 ano e foi trocado mesmo no início da pandemia. Não notava problemas com o V1 mas com o v2 por vezes tinha quebras. Se as tinha no v1 e não notava porque não estava a usar a net como comecei a usar com a pandemia (e que coincidiu com a instalação do v2), não sei.
- com o v2 tive algumas falhas muito esporadicamente, mas nada como se relatou no início com utilizadores a terem quebras quase todos os 10mins. Talvez de mÊs a mês ou coisa parecida. Apesar disso consegui ter períodos de mais de 1 mês sem quebras (na altura estava com o outro router em bridge, solução que continuei a ter instalada, não por causa do v2 mas por questões de funcionalidades e segurança: parental control, proteção de rede, vpn, etc.)
- em Janeiro deste ano, novamente com o confinamento dos miudos, pedi para me trocarem para o v1 (e com isso saí do piloto dos routers). Esse v1 deu-me mais problemas que o v2 anterior e chegou-se à conclusão que seria problema com o sinal (primeiro interior, depois exterior). trocou-se para o v2 que tenho atualmente.
- este último v2 tem-se portado bem (tive um problema com sinal exterior mas isso não pode ser culpado ao v2) sendo que ultimamente todos os dias às 4am resolvem fazer reboot ao router. Não sei porquê, mas disseram-me que estará relacionado com a melhoria do serviço (se é ou não não faço a minima). AS velocidades são sempre as contratadas, não tenho quebras, uso VPNs sem problemas.
 
acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água, quando ainda por cima apenas tens relatos (bons e maus) de um conjunto limitado de utilizadores. Como já comentei, nos ultimos tempos os relatos de problemas têm vindo a diminuir e são quase inexistentes. Do que me lembro, muitas das causas até podem estar relacionadas com o estado da ligação que ate podem estar a ser mais evidentes com o V2 mas que também existem no V1 (estou a lembrar-me de um user que com o v1 de facto melhorou bastante mas mesmo assim os parâmetros da ligação estavam completamente desajustados). Por isso, nada melhor como testar. E se der problemas, começar a corrigir.
Vou dar o meu caso:
- fui piloto do v1 e do v2. O v1 durante 1 ano e foi trocado mesmo no início da pandemia. Não notava problemas com o V1 mas com o v2 por vezes tinha quebras. Se as tinha no v1 e não notava porque não estava a usar a net como comecei a usar com a pandemia (e que coincidiu com a instalação do v2), não sei.
- com o v2 tive algumas falhas muito esporadicamente, mas nada como se relatou no início com utilizadores a terem quebras quase todos os 10mins. Talvez de mÊs a mês ou coisa parecida. Apesar disso consegui ter períodos de mais de 1 mês sem quebras (na altura estava com o outro router em bridge, solução que continuei a ter instalada, não por causa do v2 mas por questões de funcionalidades e segurança: parental control, proteção de rede, vpn, etc.)
- em Janeiro deste ano, novamente com o confinamento dos miudos, pedi para me trocarem para o v1 (e com isso saí do piloto dos routers). Esse v1 deu-me mais problemas que o v2 anterior e chegou-se à conclusão que seria problema com o sinal (primeiro interior, depois exterior). trocou-se para o v2 que tenho atualmente.
- este último v2 tem-se portado bem (tive um problema com sinal exterior mas isso não pode ser culpado ao v2) sendo que ultimamente todos os dias às 4am resolvem fazer reboot ao router. Não sei porquê, mas disseram-me que estará relacionado com a melhoria do serviço (se é ou não não faço a minima). AS velocidades são sempre as contratadas, não tenho quebras, uso VPNs sem problemas.
Muito obrigado pelas tuas observações caro @nickie
O que escrevi a seguir é pura especulação da minha parte e por isso vale o que vale:
- Depois de ter lido muitas páginas deste tópico sobre as vantagens e desvantagens/problemas quer do V2 quer do V1 (por comparação) parece-me que o V2 nasceu com problemas de hardware (intel Puma) e está listado como bad router em pelos menos 3 sites estrangeiros que visitei. Também me parece que quem na NOS mandou comprar as toneladas deste router tem agora de os instalar junto dos clientes para não perder dinheiro. Basta imaginar que, se encomendaram 3.000 a 7.000 routers, se tivessem de ficar com eles em carteira, o prejuízo que isso não representaria. Assim só lhes resta que sejam os clientes a pagar a "encomenda" (em sentido literal e figurado). Mas repito, isto sou eu a especular e, tal como dizes, espero bem que seja eu que estou a fazer uma tempestade num copo de água e que a amostra de cllientes que teve problemas seja bem mais pequena que a que não teve. Seja como for agradeço as opiniões de todos os que aqui têm contribuído para um melhor esclarecimento deste tópico. Um bem-haja a todos vós.
 
Eu também estava no teu caso e negociei passar a 200/20 mas mantendo o zonhub 3.0. Eu e a minha esposa estamos os dois em teletrabalho e usamos os 2 vpn e ligamos-nos por wifi desde o inicio da pandemia sem um único problema. Por isso nao quis arriscar mudar o router. Só alteraram a velocidade
Boa noite @Prof. Martelo
Será que tem alguma indicação especial sobre a forma como conseguiu que lhe mantivessem o ZonHub 3.0? É que é isso precisamente que pretendo (negociei um novo tarifário) e disseram-me da NOS por diversas vezes que isso era impossível.
 
@Prof. Martelo
Ok. Obrigado pela informação. Entretanto, sob ameaça de reversão de pacote, autorizaram o novo tarifário mas mantendo o meu ZonHub. Afinal parece que na NOS não há impossíveis. Cumprimentos
Parece que só eles acreditam nisso ... do impossível ou tentam fazer os clientes acreditar... Acompanhando aqui o fórum vemos inumeros impossiveis tornados possíveis... Alguns, poucos, vão por minha conta mas há muitos mais e mais impossíveis que os meus...
 
Última edição:
Back
Topo