Problemas Técnicos Google's Namebench (DNS espanhóis??!!)

micromegas

Power Member
Boas, até há pouco tenho usado o Open DNS, mas, recentemente, descobri o Namebench da Google que faz um teste à velocidade de acesso a vàrios sites e tipos de ligação e sugere quais os melhores DNS no nosso caso. Acontece que embora os resultados variem um pouco, a mim, que estou em Lisboa, com Optimus Clix Fibra 50Mbits, sugere-me práticamente a cada vez que corro o teste, nas primeiras três sugestões, em segunda e em terceira posição, alternadamente mas de forma constante, estes:

- Em 2º ou 3º: Instituto de Telecom PT-2 (193.137.5.6)

- Em 2º ou 3º: O IP do meu router, um D-Link Dir-655 (192.168.0.1)

- Em 2º ou 3º: Dreamware-2 PT (84.39.1.20)

- E, em 1º lugar, por estranho que pareça, um espanhol, que varia, mas quase sempre: O 62.151.8.100 (Ya ES) ou o 213.172.33.35 (NeoSky-2 ES). Ás vezes, mas mais raramente, aparece outra vez, mas em primeiro, o Dreamware-2 PT.

Usando os DNS da fornecidos pela Optimus chega a sugerir qualquer destas alternativa como mais de 100% mais rápido!

E se colocar um "check" na opção do router "Enable Advanced DNS Service ", o que faz aparecer 2 DNS começados por 204, que julgo serem do ONT, não estou certo, o Namebench diz que a aquilo que ele sugere é até 477% mais rápido, o que me faz, obviamente, excluir essa opção.

No Name Bench, em cima, em Nameserver aparec sempre o ip interno do meu router... será que estou a fazer isto mal e deveria pôr ali outro, de um DNS sugerido? Alguém já usou isto e/ou esteja por dentro do assunto me pode dar umas luzes?

Name Bench: http://code.google.com/p/namebench/

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Edit: Não percebo nada disto, de cada vez muda, agora diz que o do Google é melhor, estou à toa. Acho que vou deixar em branco ou voltar a por os do openDNS. Se deixarmos os DNS em branco no router ele vai usar os do ISP? É que às vezes aparece como o melhor o ip interno do router, o que quer isso dizer?








 
Última edição:
Ok, já pesquisei e fiquei com a ideia que esta ferramenta apenas serve para te indicar qual o melhor ISP, não o DNS, acho.

Testei o DNS Benchmark que já me dá um resultado diferente. Nas várias vezes que o corri (tendo os DNS do meu router a 0.0.0.0) deu-me sempre o ip do router como o mais rápido e um da NOVIS a seguir (195.23.129.126). Os da SONAE (clix) nem aparecem nos resultados. Agora a dúvida é: introduzo IP do router, no router, como primeirário (será redundante?) e o da NOVIS em segundo? Introduzo o segundo e trceiro mais rápidos do teste? Deixo tudo em branco?

Pesquisei por aqui no f+orum e não consegui decifrar nada que me esclarecesse...

Download em http://www.grc.com/dns/benchmark.htm
 
Última edição:
Back
Topo