Grafica 128Mb ou 256Mb ?!?

CorreiaRS

Power Member
ando a pensar em comprar uma grafica de baixa/media gama e nao sei bem se opto pelos 128Mb ou 256Mb

a utilizaçao vai ser em softwares de cad (Unigraphics, CATIA, MoldFlow, e afins) que normalmente sao um bocado pesados para as graficas (acho que devido à muita exigencia de "renderizaçao" e às varias peças desenhadas/simuladas)

tomo como caso as ATI 9600 Pro e XT. estas graficas andam na casa dos €90/100, havendo apenas €10 de diferença para as versoes de 256Mb.

no entanto, numa consulta mais a sério, vi que por exemplo, as XT de 128Mb tem as mem's a 600Mhz e a de 256Mb tem as mem's a 400Mhz.

é normal acontecer isto?
há muita perda de performance pelos Mhz a menos, apesar dos Mb's a mais?

a grafica tambem será acasionalmente usada para jogar.


sinceramente quanto mais leio, menos certezas tenho >(

há alguem que já tenha experimentado as diferenças, ou que saiba alguma coisa que possa ajudar? :001:
tks.
 
Em gráficas dessas é indiferente teres 128MB ou 256MB, presta mais atenção aos clocks,bus e afins visto mais ram nessas placas não dar em nada...compra a mais barata e com melhores clocks
 
Bem aconselhava uma Matrox Parhelia de 256MB mas o preço dela deve ascender para +500€... :wow:

ATI 9600 XT de 256MB são piores que as de 128 por causa dos clocks.

Existem 6600 normais da Nvidia (sem ser GT) de 256MB até 200€ (depende da marca)
 
ElectricFox disse:
Bem aconselhava uma Matrox Parhelia de 256MB mas o preço dela deve ascender para +500€... :wow:
pois... o nivel de produtividade/profissionalismo ainda nao é assim tanto :P
um conhecido de um colega meu, por motivos profissionais tambem mandou vir uma grafica dos EUA para o portatil (para grafismo prublicitario e afins). acho que foram cerca de €1500 :007: :007:

voltando ao assunto...
confirmaram o que eu esperava ... :( ...dentro da mesma gama, os MB's a mais (e Mhz a menos) nao compensao :(

vou estar atento às promoçoes ;)

uma Asus 6600 de 256Mb a €139, já começa a dar que pensar... vinha a calhar era uma promoçaozita para a casa dos €100 :D
 
Não é assim tão linear...

Imagina que tabalhas em alta resolução e os modelos são texturados com texturas tbm de alta resolução.

Se for de tal ordem que ocupe a RAM da gfx toda, vais estar num barco ao fundo em termos de swap... Pouco te vai valer os Mhz extra... Been there, done that...

Se por outro lado só trabalhares em wireframe ou solid shaded, de pouca diferença faz teres 256, 128 ou 64MB RAM. Os clocks determinam o speed...

IMNSHO, aponta pró que te servir melhor em mais ocasiões... As necessidades de cada pessoa são muito diferentes...

Por exemplo, tou aki com uma Gf4Ti4200 e não me keixo muito... Fora o Deus Ex (que sempre foi e sempre será um arrasto, e o Painkiller:BOH, que é 5x mais lento que o PK original...), não ouve nada que tivesse jogado em muito más condições com ela. Mas isso tbm é pq tou habituado a jogar a 1024x768 com o eye candy sempre todo desligado... Tou agora a pensar n1a 6600 (não GT) pq tá barata e assim aproveito mais o meu 19'' e o Diamondback, mas o eye candy fica desligado á mesma ,) Inda bem que o ppl não é como eu, senão os fabricantes de gfx iam á falência em 3 tempos... :D
 
ShadeX disse:
Imagina que tabalhas em alta resolução e os modelos são texturados com texturas tbm de alta resolução.
a minha preocupaçao é mesmo esta... é que nos proximos 6meses, nao deve haver problema. nao tenho é a certeza do que virá a ser necessario depois... :rolleyes:
 
Back
Topo