Problema Gráfica? memórias? o Windows 8?!?

José Alberto

Power Member
Boas.

De há uns tempos para cá o meu computador, sem aviso prévio, tem os seguintes problemas:

-o monitor perde o sinal, ficando com a luz do led (onde ligo o monitor) a piscar (solução fazer reset ao sistema). Noto que o Windows continua a funcionar (se estou a ouvir música ela continua) mas não consigo recuperar a imagem no monitor.

-o monitor fica preto, luz LED a piscar, de repente as fans da gráfica aceleram ao máximo até o sistema reiniciar por si mesmo.

-às vezes, após os problemas anteriores, tenho bips do BIOS (American Megatrends): um longo e três curtos.

Isto acontecia com o sistema em overclock (onde só aumentava o multiplicador) mas agora também com tudo em default.

O quê acham que pode ser?

Obrigado pela ajuda.
 
Não sei o que será e se está ligado apenas ao W8.
Não tenho o 8 para testar e dar feedback, mas lê-se em alguns sítios que existem alguns problemas de power saving com o 8.
Verifica se tens todos os drivers correctamente actualizados e que os componentes estão bem.
 
Os drivers estão sempre actualizados onde é possível (por exemplo a Asus não tem drivers da MoBo para Windows 8 mas os do 7 devem funcionar).

O curioso é que posso estar durante dias sem ter uma perda de sinal/restart mas só hoje o monitor perdeu o sinal duas ou três vezes, e foi sempre a ver um vídeo no Youtube.
 
Depois do ler o ultimo post fui buscar os 3D Marks 2006 e 2011 para fazer uns testes.

Com o driver Nvidia 310.70 (aquele que tinha instalado) o 3DMark06 nem sequer chegou ao fim. Isto com o sistema sem overclock.

Busquei o driver 306.97 (o anterior WHQL) e fiz instalação a partir do Windows (já que agora é possível). No fim fiz uma limpeza ao sistema usando o TuneUp Utilities.

Restart do sistema e novos benchmarks. Desta vez consegui completar com sucesso as duas versões!

Resultados com sistema em default:

2006: 13224

2011: 3834

Fiquei satisfeito.

Apliquei overclock ao processador até 3200 (que é menos do que tinha antes): mais uma vez tudo correu bem:

2006: 16021

2011: 3903

...e nunca mais tive problemas. Agora é aguardar.

Obrigado pela ajuda, Stormgiant.
 
Voltou a acontecer agora mesmo. Estava a ler um tópico do fórum, ausentei-me dois minutos e quando voltei o ecrã desligado com a luz LED a piscar e a gráfica sem luzinhas vermelhas. Segundos depois o sistema reiniciou sozinho e tive bips do BIOS: um longo e três curtos*. Depois de carregar duas ou três vezes no Reset o sistema arrancou bem e agora estou a postar.

* 1 long, 3 short

Memory test failure

A fault has been detected in memory above 64KB
 
Última edição:
isso ate pode ser um problema bem mais simples, ja testas-te outra entrada do monitor, com outro cabo ?

ja me aonteceu uma coisa semelhante e era do cabo do monitor
 
A verdade é que este cabo DVI é bem, bem antigo.

Vou meter um cabo "novo" HDMI...

PS: cabo DVI-HDMI ligado. Espero que seja isso...
 
Última edição:
Vou fazer memtest durante a noite.

----------

Deixo aqui os settings actuais do overclock:

Ai Overclock Tuner ................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................. [8.5]
FSB Frequency ...................... [400]
PCIE Frequency ..................... [100]
FSB Strap to North Bridge .......... [Auto]
DRAM Frequency ..................... [DDR2-801MHz]
DRAM Clock Skew on Channel A1 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel A2 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel B1 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel B2 ...... [Auto]


DRAM Timing Control: Manual
1st
CAS# Latency : 5
RAS# to CAS# Delay : 5
RAS# Precharge : 5
RAS# ActivateTime : 15
RAS# to RAS# Delay : Auto
Row Refresh Cycle Time : Auto
Write Recovery Time : Auto
Read to Precharge Time : Auto

2nd
Read to Write Delay (S/D) : Auto
Write to Read Delay (S) : Auto
Write to Read Delay (D) : Auto
Read to Read Delay (S) : Auto
Read to Read Delay (D) : Auto
Write to Write Delay (S) : Auto
Write to Write Delay (D) : Auto

3rd
Write to Pre Delay : Auto
Reado to Pre Delay : Auto
Pre to Pre Delay : Auto
All Pre to Act Delay : Auto
All Pre to Ref Delay : Auto

DRAM Static Read Control ........... [Disable]
DRAM Read Training ................. [Disable]
MEM. OC Charger .................... [Auto]
Ai Clock Twister ................... [Auto]
Ai Transaction Booster ............. [Auto]
____________________________________

CPU Voltage ........................ [1.26250v]
CPU GTL Voltage Reference (0/2) .... [Auto]
CPU GTL Voltage Reference (1/3) .... [Auto]
CPU PLL Voltage .................... [1.52]
FSB Termination Voltage............. [1.24]
DRAM Voltage ....................... [2.0]
NB Voltage ......................... [1.24]
NB GTL Reference ................... [Auto]
SB Voltage ......................... [1.10]
PCIE SATA Voltage .................. [1.5]
____________________________________

Load-Line Calibration .............. [Enable]
CPU Spread Spectrum ................ [Disable]
PCIE Spread Spectrum ............... [Disable]
CPU Clock Skew ..................... [Auto]
NB Clock Skew ...................... [Auto]
CPU Margin Enhancement ............. [Optimized]


Configure advanced CPU Setting

CPU Ratio Setting.......................[08.5]
C1E Support................................[Disabled]
Max CPUID Value Limit..............[Disabled]
Intel Virtualization Tech................[Disabled]
CPU TM Function........................[Disabled]
Execute Disable Bit.....................[Enabled]
 
podia ser mesmo isso, normalmente e o cabo que começa a fazer mau contacto, existe um liquido para limpar isso, para voltares a ter contacto porque já me fizeram isso ao meu
 
Estava a jogar Age of Empires II há menos de um minuto quando o ecrã ficou escuro e o sistema reiniciou.

Não estou a gostar mesmo NADA disto.

Entretanto tinha voltado a instalar os drivers mais recentes da Nvidia mas começo a ficar perdido nas hipóteses.
 
Deixo aqui muita informação sobre o meu sistema:

sy4l55.jpg
8xv4e9.jpg
14tycf6.jpg
 
com o windows 7 estava normal ou fazia isso? iso só aconteceu depois de meteres o w8?

Com o Windows 7 NUNCA aconteceu isso.

Se a "solução" é o downgrade, que seja. Mas será com muita pena minha porque gosto muito do novo SO.

Para este fim de semana estou a pensar tirar tudo da torre e voltar a meter, a ver se há algum cabo solto.
 
Última edição:
Após mais um sinal de problemas lembrei-me de ir ao "visualizador de eventos" ver o que dizia:

df8sk.jpg


Muitos, muitos reports do mesmo.

Vou pesquisar na net a ver do que se trata esse Kernel-Power.

PS: Neste link é indicado que o problema foi resolvido eliminando os vários "dispositivos de audio" que o sistema por alguma razão detecta e instala. De facto tinha vários -que já desinstalei- e fiquei com os dois que estou a usar: o som onboard para os auscultadores (teve a ver com o facto dos jacks da caixa reproduzirem um ruído bastante chato) e a placa de som para as colunas 5.1. Espero que seja mesmo isto!!!!!

PS: a cada restart o sistema volta a ligar e instalar os tais "dispositivos de audio".

Por outro lado, a Microsoft diz que este problema pode ser causado por memórias defeitousas (coisa que testei com bons resultados) ou... problemas com a fonte de alimentação. Tenho uma LC-Power Hyperion comprada em Setembro de 2007. Será?!?
 
Última edição:
Há coincidências, mas isso não é uma. Era muita má sorte a fonte lixar-se ao instalar o Windows 8. Há muitos reports deste problema e sabendo que tudo funcionava corretamente no Windows 7, o problema é do W8 sim. Acho que tens ou de conviver com isso até a Microsoft fazer alguma coisa de jeito ( que é o que ela nunca fez, só copiou ) e arranjar isso ou metes o W7 de novo.
 
Experimenta trocar as RAM's de slot's. Tive à uns tempos um problema com o PC, em que precisamente aparecia uma mensagem de erro a dizer que o Kernel-Power tinha deixado de responder e tinha sido recuperado, fiz o memtest mas não encontrou nenhum defeito com as RAM's, quando experimentei troca-las de slots, deixei de ter problemas, estavam defeituosos. Não sei se é muito provável que seja disso, mas não custa tentar :). Boa sorte!
 
Back
Topo