1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

grande duvida que nunca consegui esclarecer

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por rellagher, 17 de Junho de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 528)

  1. Vou aproveitar a boa onda deste forum para tirar uma duvida antiga.

    Tive o meu cpu "overclocado" [email protected] (400x8). Fiz os testes de estabilidade com o prime e nunca tive problemas nem de aquecimento (mantia-se nos 50ºs e tal em load). Até que, quando editava em AfterEffects durante varias horas, o pc dáva-me um bluescreen e ia abaixo. Quando isto acontecia ficava uns minutos sem me identificar os 2 discos rigidos (WD250GB e WD640GB) o que me parecia mto estranho, porque dpois voltava tudo ao normal.

    Entretanto usei o "Data Lifeguard Diagnostic" da Western Digital, que me identificava um erro no Disco C:(WD250GB). Comecei a pensar que poderia ter a ver com isso e enviei um mail à WD a perguntar o que era aquele erro, dando o codigo do erro. Eles não explicaram só me disseram para o trocar. Mas o mais estranho ainda foi, formatei o pc e tirei o overclock. Voltei a correr o programa de diagnostico da WD e, guess what, nao apareceu nenhum erro!

    Ok. Entretanto nao voltei a arriscar um overclock nem troquei o disco e tem estado tudo bem.

    Agora o que eu acho que pode ter acontecido:
    > Overclock mal configurado
    > O sobre-aquecimento dos componentes da board, nomeadamente dos chipsets
    > Algum problema de estabilidade na Fonte de alimentaçao

    Mais uma coisa, provalvemente parva e que nao tem nada a ver, mas na altura que formatei o pc e deixei de ter erros, substitui as ventoinhas todas. Tinha 4 (2x120 e 2x92) Arctic Cooling PWM ligadas em serie todas no conector da fan do CPU. http://www.arctic-cooling.com/catalog/product_info.php?cPath=3_48_68&mID=144
    Podera ter haver com o facto de ter um conector (cpu) a alimentar 4 fans e criar algum tipo de falta de potencia qd as fans estavam em full speed e daí instabilidade?
    Voltei a por a fan Xigmatek no cooler e pus 3xnoctuas na caixa ligadas aos conectores da MB.


    Obrigado e desculpem o testamento, mas nao consigo explicar isto com menos palavras.

    specs:
    MB > asus p5ke-wifi
    Proc > Q6600
    Caixa > antec Solo + 3xnoctua fans
    PSU > Enermax Modu 525W
    Cooler > Xigmatek s1283
    Ram > 4gb ddr2 800 teamelite
     
  2. Judas

    Judas Moderador
    Staff Member

    :) Acertas-te em todas :)
    E ainda falta o material ficar com fadiga, ou gasto por causa do overclock.
     
  3. e se?

    No caso de ser do aquecimentos dos componentes da board, será que comprando aqueles coolers da thermalright para os chipsets N e S e para Mostfet me resolviam o assunto?
    Da fonte de alimentaçao acho estranho, pq pelo que sei é uma fonte mta boa que me estragou o orçamento do pc na altura que o comprei.
    Se calhar o melhor é tar quieto nao fazer overclock..lol. Mas tinha comprado o xigmatek com essa intenção =\ e é uma pena nao aproveitar o q6600
     
  4. Blaster

    Blaster Power Member

    Não colocaste informação suficiente para pudermos te ajudar. Faz isto.

    Qual o vcore usado?
    Em relação a estabilidade correste o prime95 quanto tempo e tinhas o prime95 com 4 threads?
    Experimenta testar o Intel Burn Test 2.2, 10 rounds com o maximo de memoria, mede a temperatura atingida com o Real temp 3.0

    De facto instabilidades no overclock podem provocar currupção de informação no disco e até erros, mas que são erros corrigiveis. Não terá sido isso que aconteceu? O erro do disco foi corrigido por exemplo com um format?
     
  5. Agora tenho tudo com as definições de stock. Mas na altura tinha o vcore a 1.4v que no cpu-z dava 1.3 e muitos. O melhor será voltar a fazer um overclock e participar no forum o que me vai acontecendo. Mas para esta semana tenho uns trabalhos e não me convém arriscar.
    Obrigado pela ajuda, daqui por uns dias estou de volta para discutirmos o OC.
     

Partilhar esta Página