grande duvida que nunca consegui esclarecer

rellagher

Membro
Vou aproveitar a boa onda deste forum para tirar uma duvida antiga.

Tive o meu cpu "overclocado" [email protected] (400x8). Fiz os testes de estabilidade com o prime e nunca tive problemas nem de aquecimento (mantia-se nos 50ºs e tal em load). Até que, quando editava em AfterEffects durante varias horas, o pc dáva-me um bluescreen e ia abaixo. Quando isto acontecia ficava uns minutos sem me identificar os 2 discos rigidos (WD250GB e WD640GB) o que me parecia mto estranho, porque dpois voltava tudo ao normal.

Entretanto usei o "Data Lifeguard Diagnostic" da Western Digital, que me identificava um erro no Disco C:(WD250GB). Comecei a pensar que poderia ter a ver com isso e enviei um mail à WD a perguntar o que era aquele erro, dando o codigo do erro. Eles não explicaram só me disseram para o trocar. Mas o mais estranho ainda foi, formatei o pc e tirei o overclock. Voltei a correr o programa de diagnostico da WD e, guess what, nao apareceu nenhum erro!

Ok. Entretanto nao voltei a arriscar um overclock nem troquei o disco e tem estado tudo bem.

Agora o que eu acho que pode ter acontecido:
> Overclock mal configurado
> O sobre-aquecimento dos componentes da board, nomeadamente dos chipsets
> Algum problema de estabilidade na Fonte de alimentaçao

Mais uma coisa, provalvemente parva e que nao tem nada a ver, mas na altura que formatei o pc e deixei de ter erros, substitui as ventoinhas todas. Tinha 4 (2x120 e 2x92) Arctic Cooling PWM ligadas em serie todas no conector da fan do CPU. http://www.arctic-cooling.com/catalog/product_info.php?cPath=3_48_68&mID=144
Podera ter haver com o facto de ter um conector (cpu) a alimentar 4 fans e criar algum tipo de falta de potencia qd as fans estavam em full speed e daí instabilidade?
Voltei a por a fan Xigmatek no cooler e pus 3xnoctuas na caixa ligadas aos conectores da MB.


Obrigado e desculpem o testamento, mas nao consigo explicar isto com menos palavras.

specs:
MB > asus p5ke-wifi
Proc > Q6600
Caixa > antec Solo + 3xnoctua fans
PSU > Enermax Modu 525W
Cooler > Xigmatek s1283
Ram > 4gb ddr2 800 teamelite
 
Agora o que eu acho que pode ter acontecido:
> Overclock mal configurado
> O sobre-aquecimento dos componentes da board, nomeadamente dos chipsets
> Algum problema de estabilidade na Fonte de alimentaçao

:) Acertas-te em todas :)
E ainda falta o material ficar com fadiga, ou gasto por causa do overclock.
 
e se?

No caso de ser do aquecimentos dos componentes da board, será que comprando aqueles coolers da thermalright para os chipsets N e S e para Mostfet me resolviam o assunto?
Da fonte de alimentaçao acho estranho, pq pelo que sei é uma fonte mta boa que me estragou o orçamento do pc na altura que o comprei.
Se calhar o melhor é tar quieto nao fazer overclock..lol. Mas tinha comprado o xigmatek com essa intenção =\ e é uma pena nao aproveitar o q6600
 
Não colocaste informação suficiente para pudermos te ajudar. Faz isto.

Qual o vcore usado?
Em relação a estabilidade correste o prime95 quanto tempo e tinhas o prime95 com 4 threads?
Experimenta testar o Intel Burn Test 2.2, 10 rounds com o maximo de memoria, mede a temperatura atingida com o Real temp 3.0

De facto instabilidades no overclock podem provocar currupção de informação no disco e até erros, mas que são erros corrigiveis. Não terá sido isso que aconteceu? O erro do disco foi corrigido por exemplo com um format?
 
Agora tenho tudo com as definições de stock. Mas na altura tinha o vcore a 1.4v que no cpu-z dava 1.3 e muitos. O melhor será voltar a fazer um overclock e participar no forum o que me vai acontecendo. Mas para esta semana tenho uns trabalhos e não me convém arriscar.
Obrigado pela ajuda, daqui por uns dias estou de volta para discutirmos o OC.
 
Back
Topo