GUI em C++

tuniq

What is folding?
Boas,

A minha duvida:

Estou a começar a aprender C++ e fiz um programa (estilo jogo) mas queria saber como construo uma GUI (acho que é o nome correcto (?)) para o tal programa ... Não queria nada de complicado .. Simplesmente que não tivesse aquele aspecto de linha de comandos ... Queria algo como 1 botão para Jogar e outro para Sair do jogo. Tudo com fundo branco...

Nota: Não pertendo que me mostrem isto já feito mas sim os programas e tutoriais necessários para eu aprender a fazer ...


Cumps,
tuniq
@ Kayvlim - Já li esse topico todo mas não encontro a parte especifica que fala na criação da parte gráfica do programa em C++...
 
Podes usar gtk que bem usado faz o que queres :P

Se quiseres algo mais baixo-nivel podes usar o allegro ;)

Fiz o download do GTK (encontrei um tutorial para beginners que serve para o que eu quero..
Mas depois de extrair a versão para windows, deparo-me com um conjunto de pastas que mais parece linux (bin, contrib, etc,src, share ...) .. Como instalo isto ?


cumps,
tuniq
:kfold:
 
Na minha opinião mais vale usar wxWidgets visto que possui um look nativo nos três principais sistemas operativos e é mais fácil de usar que o GTK.

Just my 2 cents...
 
Isso não é propriamente instalado... isso é a biblioteca com as sources da framework e as várias pastas dividem os vários ficheiros que constituem o projecto.

Quando estás a compilar tens de linkar o teu programa a este projecto para puderes usar o gtk. Depois para executar o programa o utilizador terá de ter a framework instalada como acontece com o programa de edição de imagem gimp (btw, GTK = gimp toolkit :P) ou então terás de não usar linkagem dinâmica para incorporar o gtk no teu programa e assim ficar com um programa bem grandito XD

Na minha opinião mais vale usar wxWidgets visto que possui um look nativo nos três principais sistemas operativos e é mais fácil de usar que o GTK.

Just my 2 cents...

Pois... também é uma hipótese que não me lembrei XD mas olha que a parte de ser mais fácil tem mais q se lhe diga pois já apanhei uns bugs valentes com aquilo XD
 
Última edição:
Isso não é propriamente instalado... isso é a biblioteca com as sources da framework e as várias pastas dividem os vários ficheiros que constituem o projecto.

Quando estás a compilar tens de linkar o teu programa a este projecto para puderes usar o gtk. Depois para executar o programa o utilizador terá de ter a framework instalada como acontece com o programa de edição de imagem gimp (btw, GTK = gimp toolkit :P) ou então terás de não usar linkagem dinâmica para incorporar o gtk no teu programa e assim ficar com um programa bem grandito XD



Pois... também é uma hipótese que não me lembrei XD mas olha que a parte de ser mais fácil tem mais q se lhe diga pois já apanhei uns bugs valentes com aquilo XD

Entao eu tenho no dev c ++ or exemplo, tenho o codigo de um programa relativamente simples ... Introduzo o codigo do GTK no código do programa no Dev C++ ?

Tem este codigo no site do tutorial: Aqui

Código:
#include <gtk/gtk.h>

int main( int argc, char *argv[])
{
  GtkWidget *window;

  gtk_init(&argc, &argv);

  window = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
  gtk_widget_show(window);

  gtk_main();

  return 0;
}
Supostamente incluo isto no projecto que estou a trabalhar mas depois as linhas de comandos pa compilar e que já não entendo .. Alguem pode explicar o que diz nessa parta do tutorial ?


cumps,
tuniq
:kfold:
 
Última edição:
Epa mas se queres fazer um GUI tipo windows forms se calhar era melhor usares C# e o .NET, ou então o GDI (ou lá como se chama)

Pois... se fosse para começar um projecto do 0 e a performance não fosse muito crítica recomendaria c# ou JAVA (com o netbeans usar forms é tão fácil como em c#) mas neste caso como ele já tem o projecto em c++ daria algum trabalho portar o projecto para outra linguagem :P
 
Pois... se fosse para começar um projecto do 0 e a performance não fosse muito crítica recomendaria c# ou JAVA (com o netbeans usar forms é tão fácil como em c#) mas neste caso como ele já tem o projecto em c++ daria algum trabalho portar o projecto para outra linguagem :P

É assim, ainda estou a começar a estudar C++ ... O tal jogo que falo é uma coisa básica ... Só envolve numeros aleatorios e tentar adivinhar o correcto ...

Entao C++ para ambientes mais "gráficos" não é recomendável ?? Já exprimentei o VB 9 e é muito mais gráfico mas não é bem o que eu queria ... Algo com logica e matemática .. Penso que C e derivados é que tê mais ... Corrigam-me se estiver enganado
 
Não sei se já percebes de classes e coisas parecidas, mas podias usar o C# para criar o ambiente gráfico, e do teu código em C++ criavas DLL's ou bibliotecas para depois usares no C#.
 
usa o wxDev c++ que ja vem com um editor de GUI (wxWidgets) para C++ ou então Qt, é facil de usar e tens um editor de janelas aparte que podes integrar no programa
 
Back
Topo