1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Há algum problema em utilizar os discos/CDROM na vertical?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por S.T.E.E.L., 26 de Novembro de 2005. (Respostas: 12; Visualizações: 834)

1. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Desculpem lá se isto pode parecer estúpido, mas só queria saber se há algum problema em utilizar os discos e o CDRom numa posição vertical, quero dizer, tenho uma caixa ATX normal que terá que ficar deitada, assim os pratos dos discos ficam perpendiculares ao chão e não paralelos... :D

Só queria mesmo saber se isso fará alguma diferença em termos de fiabilidade dos componentes ou se não faz diferença nenhuma.

Thanks. ;)

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não há problema ter discos/cd-rom na vertical.

3. NPinho

NPinho I folded Myself

mas há algumas drives que não lêem na vertical :rolleyes: pelo menos hoje um DVDRW Nec nao queria fazer Boot CD na vertical, mudou-se para a horizontal e já fez o boot!!:007:

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Nada como experimentar.
    Especialmente com os discos, há muito computador/servidor que os tem na vertical.
    No caso dos cd-rom, por acaso tenho um que está na vertical e funciona bem.

Se a questão original era em relação à fiabilidade dos discos, é a mesma coisa.

5. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Por acaso é um DVD-RW e é Nec... :D

Tenho que ver se este faz boot na vertical, pelo menos lê tudo na boa na vertical. :cool:

Última edição: 26 de Novembro de 2005
  6. NPinho

NPinho I folded Myself

nada como testar, até pode ler bem o teu, fazer boot e tudo...!!!

7. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

O DVD NEC tem patilhas?? É que para ler na vertical, o prato deve ter algum tipo de ranhuras para segurar o disco na vertical!! (presumo que já saibam disto....é só para confirmar!!!)

EDIT: [​IMG]

Parece ter, logo deveria ler!! Tentem vario tipos de CDs/DVDs para testar!!!

8. Luka

Luka I folded Myself

Essa drive que não lei foi a minha e é um gravador nec :)
    Pode ter sido coincidência, só tentamos uma vez e metemos logo na horizontal :)

9. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Por acaso agora fui ver e tem. :cool:

10. SwimmerBoy

Se tem deve ler!! Logo, o problema pode ser do DVD/CD... Com o incremento nas velocidades de gravação, o laser penetra menos fundo na superficie do disco, deixando menos sulcos na superficie, portanto, mais dificil de ler (e a durar menos tempo)!!

11. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Sou apologista da ideia de usar o search :D e como já havia este tópico apesar de old, resolvi dar-lhe um bump.
    A questão que coloco não é tanto para os cdrom mas sim para os HDD.

Há de facto ou não algum tipo de incompatibilidade/ erros de leitura a longo/curto prazo ao utilizar os discos na vertical?

A título de curiosidade estou a usar dois hitachi em raid0. A minha ideia é manter a caixa na mesma ao alto mas colocar os discos na vertical para aproveitar melhor o espaço ;)

12. SwimmerBoy

Desde que bem seguros, não deve de haver problema...

13. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Ok obrigado.
    De qualquer forma se alguém tiver algum link de fonte seria óptimo.
    Já procurei e não encontrei nada de jeito. Talvez pelas palavras-chave que tenha usado :/ vertical HDD, HDD vertical stand. Vai tudo parar aos discos externos :rolleyes:

Partilhar esta Página