Há algum problema em utilizar os discos/CDROM na vertical?

S.T.E.E.L.

Power Member
Desculpem lá se isto pode parecer estúpido, mas só queria saber se há algum problema em utilizar os discos e o CDRom numa posição vertical, quero dizer, tenho uma caixa ATX normal que terá que ficar deitada, assim os pratos dos discos ficam perpendiculares ao chão e não paralelos... :D

Só queria mesmo saber se isso fará alguma diferença em termos de fiabilidade dos componentes ou se não faz diferença nenhuma.

Thanks. ;)
 
Nemesis11 disse:
Não há problema ter discos/cd-rom na vertical.

mas há algumas drives que não lêem na vertical :rolleyes: pelo menos hoje um DVDRW Nec nao queria fazer Boot CD na vertical, mudou-se para a horizontal e já fez o boot!!:007:
 
XiMa disse:
mas há algumas drives que não lêem na vertical :rolleyes: pelo menos hoje um DVDRW Nec nao queria fazer Boot CD na vertical, mudou-se para a horizontal e já fez o boot!!:007:

Nada como experimentar.
Especialmente com os discos, há muito computador/servidor que os tem na vertical.
No caso dos cd-rom, por acaso tenho um que está na vertical e funciona bem.

Se a questão original era em relação à fiabilidade dos discos, é a mesma coisa.
 
XiMa disse:
mas há algumas drives que não lêem na vertical :rolleyes: pelo menos hoje um DVDRW Nec nao queria fazer Boot CD na vertical, mudou-se para a horizontal e já fez o boot!!:007:

Por acaso é um DVD-RW e é Nec... :D

Tenho que ver se este faz boot na vertical, pelo menos lê tudo na boa na vertical. :cool:
 
Última edição:
O DVD NEC tem patilhas?? É que para ler na vertical, o prato deve ter algum tipo de ranhuras para segurar o disco na vertical!! (presumo que já saibam disto....é só para confirmar!!!)

EDIT:
nec3520_tray.jpg


Parece ter, logo deveria ler!! Tentem vario tipos de CDs/DVDs para testar!!!
 
Essa drive que não lei foi a minha e é um gravador nec :)
Pode ter sido coincidência, só tentamos uma vez e metemos logo na horizontal :)
 
SteelBoy19 disse:
Por acaso agora fui ver e tem. :cool:

Se tem deve ler!! Logo, o problema pode ser do DVD/CD... Com o incremento nas velocidades de gravação, o laser penetra menos fundo na superficie do disco, deixando menos sulcos na superficie, portanto, mais dificil de ler (e a durar menos tempo)!!
 
Sou apologista da ideia de usar o search :D e como já havia este tópico apesar de old, resolvi dar-lhe um bump.
A questão que coloco não é tanto para os cdrom mas sim para os HDD.

Há de facto ou não algum tipo de incompatibilidade/ erros de leitura a longo/curto prazo ao utilizar os discos na vertical?

A título de curiosidade estou a usar dois hitachi em raid0. A minha ideia é manter a caixa na mesma ao alto mas colocar os discos na vertical para aproveitar melhor o espaço ;)
 
Back
Topo