HD3870 crash

RevengerPT

Power Member
Boas.

Comprei um sistema novo, cuja placa gráfica é uma Saphire HD 3870. Acontece que, ao jogar o que quer que seja, a placa aquece imenso, para aí 70ºC, o que faz com que o jogo crashe. Parece-me que se trata de um problema que acontece com outras placas gráficas da ATI, a ventoinha está em modo silencioso e nao muda com a temperatura. Tentei alterar com a ati tray tools, mas não consegui, porque não suporta algumas coisas desta placa. Sei que o mesmo e possivel, por exemplo, numa x1950pro. Alguem tem alguma solução? É mesmo lixado comprar um pc novo e não poder jogar nele na véspera de natal.

Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos.
 
Tens um bom cooling? Experimenta jogar com a caixa aberta. Se funcionar, tens que mudar o cooling.
Se aquecer assim tanto, ve o lado positivo, não precisas de ligar aquecedores ou aquecimento central :D
 
o problema das ATI's sao esses. Sao boas placas mas se nao tiveres uma boa entrada de ar ou um bom coller akecem muito.

Abre a caixa, e depois compras um cooler, kase decerteza que é devido á falta de circulação de ar no PC ou o cooler da grafica nao é apropriado.

Cumprs

EDIT-ao mesmo tempo, nao vi que tinhas dito que a caixa jam tava aberta
 
Isto é ridículo. Tenho uma caixa bem refrigerada. Está no inverno, e uma placa gráfica de 250 euros não funciona. Acho que vou mas é proceder a devolução.

A ATI/AMD assim, vai à falência.
 
Última edição:
Isto é ridículo. Tenho uma caixa bem refrigerada. Está no inverno, e uma placa gráfica de 250 euros não funciona. Acho que vou mas é proceder a devolução.

A ATI/AMD assim, vai à falência.

fica descansado que nao vai á falencia, as gráfica estao preparadas para ir até pelo menos 100º (talvez mais). Portanto esse craches nao vêm da gráfica, vê as outras temperaturas (CPU), qual é a fonte??

EDIT: fecha a caixa porque quebra o fluxo de ar.
 
Última edição:
começas por dizer q é um sistema novo ... mas a unica coisa q descreves é a placa grafica e q tal o resto do sistema ? dava jeito saber não !
 
A fonte é uma LCPower Arkangel 850W. O processador, nao passa dos 33 prai. Quanto a caixa, nao a consigo fechar pk tem uma ventoinha de 180 de colide com o termaltake. Experimentei mudar para os drivers 7.10. Agora a temperatura esta mais controlada, mas os crashes continuam. Mudei de jogo, para o velho LOTR: Battle for Middle Earth e funciona às mil maravilhas. Tenho de fazer mais testes com jogos actuais.

Cumprimentos.
 
70 graus nao é nada por ai alem , elas aguentam muito mais ! deve ser outra cena


ps-a 3870 é a grafica mais fresca no mercado da gama dela
 
Usa o Riva Tuner para regulares a fan da gráfica, a minha está a 44% e tenho 33º em idle e 62º em full, com a fan em auto também apanhava temperaturas de quase 80º em full, mas nunca me crashou jogo nenhum mesmo nessa temperatura, ou tens uma gráfica com defeito, ou alguma coisa não está bem com o teu PC.
 
Última edição:
O meu sistema:
PROC: Q6600
MOBO: ASUS P5K PRO
RAM: 2 x 2 x 1GB Geil Black Dragon

Não tenho a placa em overclock.

Experimentei correr outro jogo, que também puxasse pela grafica. Experimentei o Need For Speed Pro Street.

Aqui vai um screenshot:
http://img401.imageshack.us/img401/5841/nfswtfbj8.jpg

Tou a ponderar em começar a tirar ram...

Agradeço a vossa ajuda.
Cumps.

a gráfica alguma vez esteve em condiçoes ???

cheira-me a chip de memoria gráfica queimado
 
Sim, aparentemente esteve sempre bem. Montei-a na &ª feira e nao vi nada de mal... nem conseguia com akele cooler enorme.

Já agora, apara alem dos artefactos, tudo acontece com muito lag mesmo... alta arrasto.

Ha um jogo (com alguma idade) que corre bem, o LOTR Battle for middle-earth.

Grrr...
 
Parece que o problema residia numas flags que tinha passado no boot.ini: /PAE e /3G. Deviam melhorar a performance de aplicações que utilizão muita memória mas pelos vistos, só detriorou a performace. Com isto tudo, também alguma coisa não devia estar bem, porque uma das minhas rams torrou e o slot e que estava idem. Muito interessante... enfim. Agora com menos 1GB de ram está tudo bem aparentemente e jogo qualquer coisa. Vou é ter de efectuar umas trocas amanha.

Obrigado pela vossa ajuda,
Cumprimentos e boas festas.
 
Hummm......
Podes ter falta de energia na alimentação da gráfica o que causa instabilidade...
Por outro lado:
Se dizes que jogas bem uns e outros não...
Em qual jogo te crashou?
É que ouvi uns rumores que algumas gráficas precisamvam de um HOTFIX para corrigir uns Bug´s..
E ouvi ai um comment:
"Dessa gama são as mais frescas do mercado"
-E são mesmo...
Tenta mudar a velocidade do Cooler com o RivaTuner,põe ai a uns 70% que o cooler continua quase inaudivel e muito mais fresco...
Depois vê se não tens algum cabo mal ligado..
(Exemplo:O cabo de alimentação Extra)..
CumpZ
 
Eu tenho uma Sapphire HD3870, no ATITool 0.27 tenho no Fan Control o Override fan speeds seleccionado com Fixed percentage de 50% (melhor relação temperatura/ruído), em idle tenho 37ºC em load tenho 66ºC.

Cumps
 
Eu tenho uma Sapphire HD3870, no ATITool 0.27 tenho no Fan Control o Override fan speeds seleccionado com Fixed percentage de 50% (melhor relação temperatura/ruído), em idle tenho 37ºC em load tenho 66ºC.

Cumps

Essa tua placa é GDDR4 ou DDR4? o cooler é azul ou vermelho? e se n for pedir muito... quanto é que custou? É que eu tou interessado numa dessa marca de ddr4, mas acho que há muitas vesões diferentes... :confused:

PS: para veres imagens do que falo podes ir a (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=265197(

Cumps

EDIT: é vdd esqueci-me de dizer que esse problema tb me acontece com a minha 2600xt. mas apenas no NFS pro street ao fim de muito tempo de jogo, ele nao me fica esquisito ele apenas encrava-me o pc :S, nem shut downs ou control+alt+del. "No Signal". no black and white corrigi este problema com patches. os outros jogos "pesados" tão ok. Eu já pesquizei sobre este tipo de problemas, e conclui que o meu cpu n é suficientemente rápido pa responder à gráfica durante loadings, daí o encravanço, mas quanto ao cpu, só pc novo:D. (que no teu caso nao se justifica)
 
Última edição:
Back
Topo