1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HD3870 crash

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por RevengerPT, 23 de Dezembro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1553)

1. RevengerPT

RevengerPT Power Member

Boas.

Comprei um sistema novo, cuja placa gráfica é uma Saphire HD 3870. Acontece que, ao jogar o que quer que seja, a placa aquece imenso, para aí 70ºC, o que faz com que o jogo crashe. Parece-me que se trata de um problema que acontece com outras placas gráficas da ATI, a ventoinha está em modo silencioso e nao muda com a temperatura. Tentei alterar com a ati tray tools, mas não consegui, porque não suporta algumas coisas desta placa. Sei que o mesmo e possivel, por exemplo, numa x1950pro. Alguem tem alguma solução? É mesmo lixado comprar um pc novo e não poder jogar nele na véspera de natal.

Agradeço qualquer ajuda.
    Cumprimentos.

2. fr0st

fr0st Power Member

Tens um bom cooling? Experimenta jogar com a caixa aberta. Se funcionar, tens que mudar o cooling.
    Se aquecer assim tanto, ve o lado positivo, não precisas de ligar aquecedores ou aquecimento central :D

3. RevengerPT

RevengerPT Power Member

A caixa já esta aberta... desde o inicio. :( Será que não hja mais ninguem com este problema?

Cumprimentos.

4. A P A C H E

A P A C H E Power Member

o problema das ATI's sao esses. Sao boas placas mas se nao tiveres uma boa entrada de ar ou um bom coller akecem muito.

Abre a caixa, e depois compras um cooler, kase decerteza que é devido á falta de circulação de ar no PC ou o cooler da grafica nao é apropriado.

Cumprs

EDIT-ao mesmo tempo, nao vi que tinhas dito que a caixa jam tava aberta

5. RevengerPT

RevengerPT Power Member

Isto é ridículo. Tenho uma caixa bem refrigerada. Está no inverno, e uma placa gráfica de 250 euros não funciona. Acho que vou mas é proceder a devolução.

A ATI/AMD assim, vai à falência.

Última edição: 23 de Dezembro de 2007
  6. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

fica descansado que nao vai á falencia, as gráfica estao preparadas para ir até pelo menos 100º (talvez mais). Portanto esse craches nao vêm da gráfica, vê as outras temperaturas (CPU), qual é a fonte??

EDIT: fecha a caixa porque quebra o fluxo de ar.

7. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

era o que eu ia dizer, isso quebra o fluxo de ar. Quando tens as faixas que "cobrem" as PCI tiradas também não presta mas não é o teu caso. Feixa lá a caixa lol

8. apoc

apoc Power Member

começas por dizer q é um sistema novo ... mas a unica coisa q descreves é a placa grafica e q tal o resto do sistema ? dava jeito saber não !

9. RevengerPT

RevengerPT Power Member

A fonte é uma LCPower Arkangel 850W. O processador, nao passa dos 33 prai. Quanto a caixa, nao a consigo fechar pk tem uma ventoinha de 180 de colide com o termaltake. Experimentei mudar para os drivers 7.10. Agora a temperatura esta mais controlada, mas os crashes continuam. Mudei de jogo, para o velho LOTR: Battle for Middle Earth e funciona às mil maravilhas. Tenho de fazer mais testes com jogos actuais.

Cumprimentos.

10. apoc

apoc Power Member

eu não perguntei a temp do cpu nem que jogos gostas mais ... sistema se faz favor!

11. TeclasBoy

TeclasBoy [email protected] Member

70 graus nao é nada por ai alem , elas aguentam muito mais ! deve ser outra cena

ps-a 3870 é a grafica mais fresca no mercado da gama dela

12. reiszink

reiszink Power Member

Usa o Riva Tuner para regulares a fan da gráfica, a minha está a 44% e tenho 33º em idle e 62º em full, com a fan em auto também apanhava temperaturas de quase 80º em full, mas nunca me crashou jogo nenhum mesmo nessa temperatura, ou tens uma gráfica com defeito, ou alguma coisa não está bem com o teu PC.

13. RevengerPT

RevengerPT Power Member

O meu sistema:
    PROC: Q6600
    MOBO: ASUS P5K PRO
    RAM: 2 x 2 x 1GB Geil Black Dragon

Não tenho a placa em overclock.

Experimentei correr outro jogo, que também puxasse pela grafica. Experimentei o Need For Speed Pro Street.

Aqui vai um screenshot:
    http://img401.imageshack.us/img401/5841/nfswtfbj8.jpg

Tou a ponderar em começar a tirar ram...

Agradeço a vossa ajuda.
    Cumps.

14. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

a gráfica alguma vez esteve em condiçoes ???

cheira-me a chip de memoria gráfica queimado

15. RevengerPT

RevengerPT Power Member

Sim, aparentemente esteve sempre bem. Montei-a na &ª feira e nao vi nada de mal... nem conseguia com akele cooler enorme.

Já agora, apara alem dos artefactos, tudo acontece com muito lag mesmo... alta arrasto.

Ha um jogo (com alguma idade) que corre bem, o LOTR Battle for middle-earth.

Grrr...

16. Snickers_

Snickers_ What is folding?

Troca a gráfica!
    Esses artefactos não são normais!
    Cm já disseram tmb aposto num chip d memoria queimado!

cumps

17. RevengerPT

RevengerPT Power Member

Parece que o problema residia numas flags que tinha passado no boot.ini: /PAE e /3G. Deviam melhorar a performance de aplicações que utilizão muita memória mas pelos vistos, só detriorou a performace. Com isto tudo, também alguma coisa não devia estar bem, porque uma das minhas rams torrou e o slot e que estava idem. Muito interessante... enfim. Agora com menos 1GB de ram está tudo bem aparentemente e jogo qualquer coisa. Vou é ter de efectuar umas trocas amanha.

Obrigado pela vossa ajuda,
    Cumprimentos e boas festas.

18. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Hummm......
    Podes ter falta de energia na alimentação da gráfica o que causa instabilidade...
    Por outro lado:
    Se dizes que jogas bem uns e outros não...
    Em qual jogo te crashou?
    É que ouvi uns rumores que algumas gráficas precisamvam de um HOTFIX para corrigir uns Bug´s..
    E ouvi ai um comment:
    "Dessa gama são as mais frescas do mercado"
    -E são mesmo...
    Tenta mudar a velocidade do Cooler com o RivaTuner,põe ai a uns 70% que o cooler continua quase inaudivel e muito mais fresco...
    Depois vê se não tens algum cabo mal ligado..
    (Exemplo:O cabo de alimentação Extra)..
    CumpZ

19. Akerfeldt

Akerfeldt Power Member

Eu tenho uma Sapphire HD3870, no ATITool 0.27 tenho no Fan Control o Override fan speeds seleccionado com Fixed percentage de 50% (melhor relação temperatura/ruído), em idle tenho 37ºC em load tenho 66ºC.

Cumps

20. Apcoop

Apcoop Power Member

Essa tua placa é GDDR4 ou DDR4? o cooler é azul ou vermelho? e se n for pedir muito... quanto é que custou? É que eu tou interessado numa dessa marca de ddr4, mas acho que há muitas vesões diferentes... :confused:

PS: para veres imagens do que falo podes ir a (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=265197(

Cumps

EDIT: é vdd esqueci-me de dizer que esse problema tb me acontece com a minha 2600xt. mas apenas no NFS pro street ao fim de muito tempo de jogo, ele nao me fica esquisito ele apenas encrava-me o pc :S, nem shut downs ou control+alt+del. "No Signal". no black and white corrigi este problema com patches. os outros jogos "pesados" tão ok. Eu já pesquizei sobre este tipo de problemas, e conclui que o meu cpu n é suficientemente rápido pa responder à gráfica durante loadings, daí o encravanço, mas quanto ao cpu, só pc novo:D. (que no teu caso nao se justifica)

Última edição: 9 de Abril de 2008

Partilhar esta Página