HDD a patinar

azzancha

Power Member
Boas , tenho um HDD Western Digital 1TB WD10EARS e ele simplesmente de á uma semana para cá tem feito um som esquisito
tipo a tentar ler e não conseguir e faz um som tipo buzzer, mas o engraçado é que não noto nada de diferente a trabalhar com a máquina, não há nenhum break.

acham melhor formatar ? ou enviar para RMA visto estar na garantia?



cumprimentos
azzancha
 
Faz quanto tempo desde que tens o disco?

É normal os discos por vezes fazerem barulhos diferentes a ler ficheiros, mas nada de muito alto / e ou muito tempo
 
Boas, eu tenho o disco a sensivelmente a um ano e meio e inicialmente ele fazia o barulho normal quando arrancava em rotação mas imediatamente deixava de de se ouvir, e agora ele arranca e fica a patinar.
Cumps azzancha
 
Última edição pelo moderador:
Ya, primeiro faz uma desfragmentação, pode ser disso.
Se permanecer igual...instala por exemplo o HDDScan e faz um teste S.M.A.R.T.
Se der erros a vermelho...é porque se calhar o disco está a dar as últimas.

À um ano tive um disco que começou a fazer uns estalinhos, depois algumas pastas começaram a demorar a carregar...fiz testes etc etc e tive mesmo de substituir o disco. Estava mesmo a dar as últimas...pois tinha erros físicos :S
 
Faz o teste da marca em DOS para tirar duvidas. se tiver erros tiras uma foto (telemóvel ou assim) imprimes e envias juntamente para a RMA, as vezes apressa o processo de mandarem um disco novo. Atenção: antes da mandar para RMA guarda todos so dados importantes que não é costume fazerem backup de dados, e quando fazem, normalmente o cliente paga
 
Instala o HDD sentinel ou HD tune e ve o que diz. pode ser problema do disco como também pode ser fragmentaçao ou ainda sectores danificados.

o HDD Regenerator resolve-te a maior parte dos sectores danificados.
 
O HDD Regenerator resolve-te a maior parte dos sectores danificados.
Eu pessoalmente não guardo informações minimamente importantes em em discos com sectores danificados, mesmo que tenham sido compostos por um programa. Eu quando tem sectores danificados a melhor (e única solução na minha opinião) é comprar um disco novo, porque mais tarde ou mais cedo os sectores voltam a ficar danificados até que um dia perdes a maior parte (se não tudo) do que lá tinhas.
 
nao e assim tao preto no branco. por vezes o disco apenas pensa que tem sectores danificados mas na verdade nao tem.

e mesmo com bad sectors o disco pode viver durante muitos anos.
 
sim, tudo o que disseste é verdade. mas se o disco acidentalmente tenta escrever num sector danificado, essa informação 90% das vezes já era. E apesar de um disco com sectores danificados poder durar muitos anos, a partir do momento que os tem deixa de ser de confiança. Aliás quando compras um disco, se ele vier com um único sector danificado podes pedir a substituição do mesmo e a marca tem de te dar um novo porque sectores danificados é considerado um defeito.
 
Última edição pelo moderador:
Tbm já tive um disco(Seagate) e á coisa de 1 ano atrás , foi "arranjar" e disseram que o disco tava nas ultimas e que era para comprar um novo. Actualmente ele aparenta trabalhar bem mas faz ca um barulho comparado com o meu WD.
 
como tu bem disseste "aparenta" mas os discos não devem fazer barulho, a única coisa que se deve ouvir e baixinho são os pratos magnéticos a rodar dentro do disco...
 
sim, barulho nos discos mecanicos nao e normal. regra geral deves mudar os discos mecanicos de 5 em 5 anos mesmo que nao deem problema ate la, e mais seguro assim.

mas tendo em conta que esta na garantia, aproveita e acciona-a.

e continuo sem saber se o OP usou algum programa para ver a saude do disco.
 
Back
Topo