HDD novo em PC velho

birdmurder

Power Member
Oi ppl!

Gostava de comprar outro HDD (entre 80Gb e 120Gb) mas o meu PC já não é nada novo (ver em baixo). E porque a minha vida não são computadores...ingénuamente pensava que a minha mobo detectaria qualquer disco destes. Percorrendo alguns posts do forum fiquei a saber que para isso, poderá ser necessário actualizar a BIOS de fábrica....que não faço a menor ideia de como se faz...mas pelo que li tenho a impressão de ser um processo que, mal feito, pode arrumar a board...

Gostava de saber se esta é unica solução pra minha máquina receber um disco grande e o que devo fazer? Para já fiz download do ultimo upate de BIOS que data de Jun/2000!!!...mas eles têm em versão "Beta" um update de Julho/2002. O ficheiro é xxxx.awd mas não sei o que faça com isto...(uma versão "Beta" não é tipo...experimental!?

PS: Outra coisa! O meu disco está ligado a uma controladora ATA66 Promise que tem mais 3 slots livres...posso ligar aqui um HDD ATA100?

Mobo: ASUS P3B-F Chipset440BX FSB100 Mhz
More Info: http://usa.asus.com/mb/archives/mbp3bf.zip

Muchas Gracias
 
Última edição:
PS: Outra coisa! O meu disco está ligado a uma controladora ATA66 Promise que tem mais 3 slots livres...posso ligar aqui um HDD ATA100?

podes, mas ficará limitado a ATA66

quanto ao update da bios, eu tb tive um p3 500 e espetei lá um seagate 80gb

tive que fazer um update à bios (de 1999 ou 2000) portanto em principio o primeiro flash dará bem...

eu faço updates à bios assim:
-formatar uma diskette de arranque
-pôr lá o ficheiro de update
-pôr o programa para flashar a bios
-fazer boot pela diskette
-ligar o programa e flashar a bios
-reboot
-entrar na bios e pôr os valores de origem ou configurar à tua maneira
 
Podes ligar um disco ATA100 á vontade mas pode ficar a trabalhar só a ATA66, já q a tua controladora é ATA66.
Se a motherboard n assumir discos de alta capacidade tens de fazer um update á BIOS para ela os reconhecer. O processo já foi descrito.
Qt ás versões, as betas são sempre as experimentais, ainda n são versões oficialmente completas e acabadas.
:003: :003:
 
...pois..só que a ultima versão "release" é de 2000...e a mais recente é mesmo uma versão "beta" que tem 6 meses. Suponho que as actualizações de BIOS acumulam features...ou seja...a última tem sempre os acréscimos das anteriores?

Muito obrigado a quem ajudou!
 
O meu PII tb teve de sofrer umas alterações de bios e esta ultima teve de ser beta, bem.... levou com uma bios modificada de outra mobo! mas agora já reconhece discos até 60 gb! Alem de já suportar monotorização de rpm's das fans e temp da board!
 
Back
Topo