[Help] OC a um Core i5-750 para 3.2Ghz

tsubasapt

Membro
Olá, preciso aqui de uma ajuda com um OC que fiz.
Eu tenho um pc que montei há 9 anos com as seguintes características:
  • Motherboard: Asus P7P55D Pro
  • CPU: Core i5-750
  • RAM: 2x2Gb DDR3-2000 GSkill Ripjaws
  • Power: Corsair VX 550w

Recentemente fiz um upgrade à placa gráfica e comprei uma Gigabyte GTX1050 Ti. Testei a gráfica com o GTA V e o último Deus Ex e está tudo estável com settings em High\Very High, e tenho uma performance razoável, mas podia ser melhor. No entanto, o sistema está estável.

Esta semana decidi fazer OC ao CPU para que não seja um bottleneck (tão grande) e comprei um novo cooler (Coolermaster Hyper 212X). Consegui fazer OC para 3.2Ghz, com a RAM a funcionar a 2000Mhz ( que é a velocidade de stock) e já verifiquei as temperaturas dos cores que se mantém abaixo dos 55º em carga máxima. Usei o Prime95 e o Core Temp para verificar.

No entanto, o que me está a acontecer agora é que ao jogar os mesmos jogos, volta e meia eles crasham. O windows continua operacional, sem qualquer problema mas os processos dos jogos crasham o que não acontecia antes. Eu não percebo muito (ou nada) de Overclocking e esta foi a primeira vez que tentei, mas possivelmente isto estará relacionado com as voltagens que estou a usar?

Seguem as minhas settings na BIOS:
  • CPU Radio Setting: 16
  • Intel SpeedStep Tech: Disabled
  • Xtreme Phase Full Power Mode: Auto
  • BCLK Frequency: 200
  • DRAM Frequency: DDR3-2000Mhz
  • QPI Frequency: Auto
  • CPU Voltage Mode: 1.25V (Fixed)
    • Current is: 1.248V
  • IMC Voltage: 1.40V
    • Current is: 1.431V
  • DRAM Voltage: 1.55V
    • Current is: 1.54V
  • CPU PLL Voltage: Auto
    • Current is: 1.80V
  • PCH Voltage: Auto
    • Current is: 1.05V

Conseguem-me ajudar a perceber o problema? Estas voltagens fazem sentido? O problema estará noutro sítio?

Obrigado desde já pela ajuda.
 
Sim, também me parece instavel, e normalmente isso tem a ver com as voltagens ou não?
Fiz apenas 1hora de Prime. Mas durante o jogo o problema aconteceu passado +-20/30min por isso talvez o jogo seja um melhor teste. Vou tentar correr o Intel Burn que indicaste e volto a reportar o resultado depois.

Entretanto estive a investigar e encontrei malta a dizer que 1.4V para o IMC é muito, por isso vou tentar baixar essa voltagem. E também vi que a voltagem de referência para DDR3 é de 1.50V. Como a RAM não está em OC, vou baixar também.
 
Última edição:
Testa as memórias até 1.65v sem medo.
Para conseguir 2000mhz em qualquer RAM dessas só pode ser chip elpida, que por si aguentam bem essa voltagem. Mas também podes ter de jogar com os timings e voltagem do chipsets.
O meu i5 760 aguenta bem 4ghz com memórias a 2000mhz.
 
Back
Topo