Help , Transformar PC em Router

Mirage_3D

Suspenso
Boas , tenho ai uma maquina encostada que quero transformar em router para nao ter o meu pc sempre ligado a servir de router para os outros pc´s ca de casa .

A maquina em questao é um Pentium III CPU 933MHZ com 320Mb de Ram e HD 30GB , a maquina arrasta-se um pouco a correr XP PRO , mas sempre o correu as vezes arrastanto-se mais outras menos .

Pelo pouco que tenho encontrado sobre o assunto sei que a minha melhor opçao tera algo a ver com linux , mas nunca tive um linux instalado por isso nao sei nada sobre o assunto , em XP PRO seria facil de fazer o que quero mas o pc deve de ficar mto pesado com XP .

Entao o que eu procuro é um linux para instalar no pc que vai distribuir net por outros 3 PC´s , se possivel tambem ter partilha de files entre os 3 PC´s , tambem procuro uma boa firewall para instalar neste linux de modos que nao precise de firewall instalada nos 3 PC´s e um antivirus tambem para linux para que nao seja necessario ter antivirus nas ter maquinas em questao .

Alguem pode-me ajudar ?

Thanks
 
Só o tempo que vai levar a configurar esse pc, seja qual for o sistema que vá correr para partilha da net, o consumo 'constante' de edp e por ai a fora, eu comprava um 'router' por meia duzia de euros e punha de lado essa ideia.
Devemos ser KISS nesta area, penso eu.

Gu@rdian
 
A maquina em questao é um Pentium III CPU 933MHZ com 320Mb de Ram e HD 30GB , a maquina arrasta-se um pouco a correr XP PRO , mas sempre o correu as vezes arrastanto-se mais outras menos .

Eu aqui tenho um PII 400 MHz com 256MB RAM e um adaptador CF-IDE com respectivo cartão a correr monowall (http://m0n0.ch/wall/) e só te posso dizer bem. Já tenho há uns anitos e nunca tive problemas.

Entao o que eu procuro é um linux para instalar no pc que vai distribuir net por outros 3 PC´s

Terás de ter pelo menos duas placas de redes colocadas no pc, uma ligada ao modem e outra ligada a um switch ou access point para te distribuir a rede pelos restantes pc's.

se possivel tambem ter partilha de files entre os 3 PC´s

Um fileserver? Isto com o monowall (sem hacks) já não é possível uma vez que também não é muito aconselhável a nível de segurança.

tambem procuro uma boa firewall para instalar neste linux de modos que nao precise de firewall instalada nos 3 PC´s

Firewall é a principal funcionalidade... Basicamente o monowall é uma caixa negra com interface web para configuração. É só instalar e aceder a partir de outro pc pelo browser.

e um antivirus tambem para linux para que nao seja necessario ter antivirus nas ter maquinas em questao .

Isto não estou a ver como vais conseguir, precisas sempre do antivírus do lado do cliente e não no servidor, no servidor só faria sentido se lá tivesses um mail server por exemplo...


Espero ter ajudado
 
Eu aqui tenho um PII 400 MHz com 256MB RAM e um adaptador CF-IDE com respectivo cartão a correr monowall (http://m0n0.ch/wall/) e só te posso dizer bem. Já tenho há uns anitos e nunca tive problemas.



Terás de ter pelo menos duas placas de redes colocadas no pc, uma ligada ao modem e outra ligada a um switch ou access point para te distribuir a rede pelos restantes pc's.



Um fileserver? Isto com o monowall (sem hacks) já não é possível uma vez que também não é muito aconselhável a nível de segurança.



Firewall é a principal funcionalidade... Basicamente o monowall é uma caixa negra com interface web para configuração. É só instalar e aceder a partir de outro pc pelo browser.



Isto não estou a ver como vais conseguir, precisas sempre do antivírus do lado do cliente e não no servidor, no servidor só faria sentido se lá tivesses um mail server por exemplo...


Espero ter ajudado


Ele não necessita da mon0wall ainda para mais se quer aprender alguma coisa nova....

sugiro um linux para aprenderes o que desejas:

para firewall iptables com shorewall ou fwbuilder.
para antivirus é perfeitamente fazivel so que irá dar mais trabalho pois necessitarás de um proxy transparente e fetchmail para centralizar todo o mail.
para fileshare tens o belo do samba....

e alem disso aprendes qq coisa nova ;)
 
Boas e desde ja obrigado pelas informaçoes , começando pelo principio , o que estava a pensar era por no "PC Router" 4 placas de rede , numa deles entra o cabo que vem modem , e depois era criar uma "bridge de rede" com as outras 3 placas de rede que iriam distribuir internet pelos tais 3 pc´s configurados com ip´s fixos , isto com o XP PRO é facil de fazer é a rede que tenho actualmente em casa , mas estou farto de ter um meu barulhento pc ligado 24/7 a dar net aos outros PC´s de casa .

Queria fazer o mesmo que ja faço com o XP PRO mas com linux para subir a segurança da rede , tambem porque o velho pentium III deve de aguentar-se melhor a correr linux e tambem para começar aprender alguma coisa nas alternativas microsoft .

A questao da partilha nao é uma necessidade imediata , apenas falei dela pq na actual rede que tenho com XP ela funciona , todos os pc´s vêm-se .

Depois das vossas opinioes parace que o antivirus vai mesmo ficar so nos pc´s clientes , resumindo as minhas necessidades a um linux com uma boa firewall no pc master .

A navegar pela net encontrei um tal de Linux_LiveCD_Router

- Compartilha e protege (Firewall) sua conexão de banda larga ou conexão dedicada
- Inclui Firewall Shorewall e Masquerading (NAT)
- Não necessita de instalação e nem de HD. É um LiveCD, carrega o sistema a partir do CD.
- Suporte a DSL, Cablemodem, IP Fixo e Dial-Up
- Controle de tráfego, QoS WonderShaper
- DHCP Servidor e Cliente
- Conexão remota SSH para administração
- Conexão segura através da Internet utilizando túneis PuTTY
- Inclui Cache de DNS para acelerar a navegação
- Ideal para altas velocidades de ADSL (mais de 5 Mbps)
- Inclui monitoramento SNMP, gráficos de estatísticas MRTG
- Utiliza computador padrão e de baixo custo, com rede e hardware WiFi
- Software Linux compatível com Windows e Mac

O unico senao é ser LiveCD o que pode implicar perder as configuraçoes sempre que falta a luz ou que desligue o pc umas horas para descansar .
 
A questao da partilha nao é uma necessidade imediata , apenas falei dela pq na actual rede que tenho com XP ela funciona , todos os pc´s vêm-se .

Mas desde que estejam na mesma subnet os pcs vão-se todos ver à mesma... Pensei foi que quisesses partilhar, para os pcs windows, ficheiros que tivesses no router.

Em vez de comprares 3 placas de rede, cada uma para o seu pc, porque não compras apenas uma e ligas a um switch?!

E já agora... em vez de configurares em cada pc um ip fixo e servidores de dns, porque não configuras no router a atribuição do ip por DHCP baseada no mac address?

Ficam as sugestões, um abraço e boa sorte.
 
Mas desde que estejam na mesma subnet os pcs vão-se todos ver à mesma... Pensei foi que quisesses partilhar, para os pcs windows, ficheiros que tivesses no router.

Em vez de comprares 3 placas de rede, cada uma para o seu pc, porque não compras apenas uma e ligas a um switch?!

E já agora... em vez de configurares em cada pc um ip fixo e servidores de dns, porque não configuras no router a atribuição do ip por DHCP baseada no mac address?

Ficam as sugestões, um abraço e boa sorte.

Obrigado pelas sugestoes , as placas de rede ja as tenho logo nao tenho gastos e o switch fica logo fora do esquema .

A questao do ip fica para depois de arranjar o linux , o que encontrei live cd parece porreiro mas nao quero estar a reconfigurar tudo sempre que o pc for desligado , sugestoes para o linux ??
 
Se quiseres uma coisa completa usa o clarkconnect LINK: http://www.clarkconnect.com/
Este pode ser router, firewall, servidor FTP, servidor NAS, entre muitas outras funcionalidades tanto de gateway como de servidor.
Se quiseres algo mais simples usa uma distribuição de linux e adiciona o software que te faz falta.
Outra alternativa ainda mais simples é utilizares por exemplo uma disquete de arranque do coyote linux que faz um bom router....:P
 
Obrigado pela ajuda, mas acho que vou usar uma firewall ZyWALL 2 Plus é barata faz o que quero, e não sobrecarrega o servidor com essa função.
 
Se quiseres uma coisa completa usa o clarkconnect LINK: http://www.clarkconnect.com/
Este pode ser router, firewall, servidor FTP, servidor NAS, entre muitas outras funcionalidades tanto de gateway como de servidor.
Se quiseres algo mais simples usa uma distribuição de linux e adiciona o software que te faz falta.
Outra alternativa ainda mais simples é utilizares por exemplo uma disquete de arranque do coyote linux que faz um bom router....:P

Já usei clarkconnect a nível empresarial e simplesmente não compensa por "comer" demasiados recursos. IPCop ou Pfsense fazem o serviço.
 
ited quiterios

Instalei a tV/ net / telefone da netcabo lá em casa mas tenho alguns problemas.
O técnico que foi lá acasa não entendia nada do meu quadro ATI da quiterios.
 
ited quiterios

Instalei a tV/ net / telefone da netcabo lá em casa mas tenho alguns problemas.
O técnico que foi lá a casa não entendia nada do meu quadro ATI da quiterios da 3ª geração com 8 botões (off 1 2 3 4).

A ligação da TV ficou instalada em toda a casa e é fácil de entender.

Mas quanto à net e telefone o técnico não sabia fazer a ligação.

Já liguei o telefone e a net directamente ao modem Thomson e funciona. Mas queria agora ligar às tomadas lá de casa e não sei como.

Já vi no fórum um problema semelhante ao meu, mas fiquei um bocado confuso.
Não quero ter mais que um computador ligado à net ao mesmo tempo, mas quero ter a possibilidade de ter net em 2 ou 3 compartimentos lá de casa e ter telefone nos outros.

Pelo que li, devo ligar o cabo tel1 que sai do modem Thomson à ficha 8 que é a que está sem nada, colocá-la na posição 1 e as restantes fichas onde quero ter telefone também na posição 1. É assim?

Na parte de trás da placa que tem as fichas tel/net existe uma ficha de 8 contactos. Ligo lá alguma coisa?

Nas fichas que quero ter net, o que faço?

Agradeço qualquer ajuda, pois sou um verdadeiro NABO nestes assuntos.
 
Back
Topo