Análise Hewlett Packard Photosmart C3180

One-Track Mind

Power Member
Há cerca de uma semana fui comprar um scaner a uma grande superfície comercial. Quando lá chego reparo que scaners nem vê-los! Como estava mesmo necessitado de digitalizar uns documentos e fotos, acabei por adquirir uma impressora multifuncional, a HP Photosmart C3180.

Aqui fica a minha primeira review sobre impressoras, por isso não me caiam muito em cima.

Então cá vai:

Especificações:

Velocidade de impressão:
Até 22 ppm em rascunho (preto)
Até 20 ppm em rascunho (cor)
Até 7.1 ppm em qualidade normal (preto)
Até 4.9 ppm em qualidade normal (cor)

Resolução:
Qualidade de resolução de impressão otimizada a preto: 1200 dpi
Qualidade de resolução de impressão otimizada a cor: 4800 x 1200
Hardware de resolução de digitalização: 1200 x 2400 dpi
Resolução de digitalização óptica: 1200 dpi
Profundidade de bits: 48 bits

Papel:
Tabuleiro com capacidade até 100 folhas
Suporte para vários tipos de papel incluindo, papel comum, cartões, envelopes, fotográfico (vários tamanhos), acetatos, etc.

Tinteiros:
342 (tricolor)
336 (preto)

Digitalização:
Até 19200 dpi
Digitalização de documentos completos com tamanho não superior a 215 x 297mm

Conectividade:
USB para PC/MAC
Suporte para cartões de memória DS, MMC, XD, MS, MS DUO

Requisitos mínimos:
Windows 98, 2000 (SP3 ou superior), Millenium Edition, XP (qualquer versão), Vista (qualquer versão)
Mac OS X v10.3.9 (ou superior)

Energia, dimensões e peso:
70 Watts de consumo máximo
434 x 290 x 162 mm
5.08 Kg


Conteúdo da Embalagem
1 impressora multifunções HP Photosmart C3180
1 transformador e seu cabo de alimentação
1 tinteiro de cor preta
1 tinteiro tricolor
1 manual de instruções
1 CD para instalação do software/drivers em sistemas Windows
1 CD para instalação do software/drivers em sistemas MAC
1 etiqueta transparente em várias línguas para colar na impressora explicando o que cada botão faz
1 folheto de registro para cliente que permite suporte técnico grátis


Primeiras impressões:
Como já é hábito, o equipamento vem muito bem embalado e a sua embalagem é pouco maior que a impressora.
É esteticamente bem mais bonita que as suas concorrentes Brother e Lexmark, e aparente parece também mais robusta.
Os seus plásticos espelhados e brilhantes, e a combinação sóbria das cores entre o branco e cinzento fica bem em qualquer secretária.


Impressão:
Em texto demonstra uma qualidade e rapidez baste boa, mesmo em qualidade de rascunho.
Já em impressão de imagem ou fotografia (em papel normal), demonstra uma qualidade excelente, e acompanha facilmente impressoras de gama superior como caso da minha Photosmart 7760 (que apesar de já contar com uns anos, nunca vi nenhuma que imprimisse melhor a nível de imagem).
Na impressão de uma fotocópia de texto preto, reparo que tenho de imprimir na qualidade mais fraca para os caracteres da própria fotocópia não ficarem muito acentuados (mais que o documento original).
Mas uma vez, esta imprime mais rapidamente que a minha 7760!


Digitalização:
A nível de fotocopiadora é impecável. Bastam 2 cliques e temos a fotocopia tirada. Rápido e fácil. Imprimindo com a qualidade mais fraca nunca consegui encontrar deficiências a nível do scan ou impressão em relação ao documento original.

Já no que toca apenas à digitalização, não me posso pronunciar muito, pois anda só digitalizei documentos pessoais (BI, cartão de utente, e afins) mas pelo que pude ver, ficam impecáveis, mesmo a 200 DPI.


Outros aspectos:
A sua instalação é bastante fácil, quer tanto no que toca ao software, hardware e tinteiros. Qualquer pessoa sabe usar as suas funcionalidades sem dificuldade alguma.
Reparei que é bastante silenciosa a imprimir, sendo das mais silenciosas que vi até hoje!
Já no scan é também silenciosa.
A velocidade do scan depende muito da resolução que escolhermos (como é óbvio). No que toca a sua velocidade de scan não posso comprar com nenhuma, mas parece-me bastante normal.
Fiquei também espantado com a velocidade de transferência de dados do cartão de memória para o disco. Comparando novamente com a minha 7760, posso dizer os dados são transferidos a uma velocidade bastante superior.


Algumas fotos:
empacotada.jpg

Figura 1 . Vista geral da impressora.

painel2.jpg

Figura 2 . Painel onde temos as principais funções da impressora.


cartoes.jpg

Figura 3 . Slots para os vários tipos de cartões que referi acima.

imp1.jpg

Figura 4 . Vista fontal da impressora semi-aberta.

aberta.jpg

Figura 5 . Vista geral da impressora totalmente aberta.

tinteiros.jpg

Figura 6 . Slots dos tinteiros.


Conclusão:
Fiquei maravilhado com a impressora, pois nunca pensei que fosse tão boa!
É rápida, bonita e silenciosa!
Pelo que custa (55€) é uma excelente impressora para quem quer algo barato e de qualidade!
Sem dúvida alguma, um "must buy" para quem não quer gastar muito dinheiro.

Prós:
+ preço
+ rapidez
+ qualidade de impressão
+ qualidade a nível de material usado que a HP sempre nos habituou
+ rapidez na transferência de dados entre o cartão de memória e o computador

Contras:
- nada de especial a excepção do cabo USB que não é incluido no bundle e a falta de um LCD para as impressões directamente do cartão. Pois quem já está habituado, vai sentir a sua falta. Mas pelo preço não se pode pedir mais. Podia também trazer um software de edição de imagem de oferta.

Digam de vossa justiça! ;)

PS - peço desculpa pela qualidade das fotos. Sei que não é a melhor, mas tive de redimensiona-las e baixar um pouco a qualidade por forma a não ficarem muito pesadas.
 
Back
Topo