Hibernar pcs.

joaoleech

Power Member
Boas, eu tenho uma duvida acerca da funcionalidade hibernar dos portateis.

Sei que quando mando hibernar o pc, ele copia tudo para a RAM e desliga o pc, a minha duvida é se este metodo fica a consumir energia ou nao. Porque o pc (pelo meno so meu) arranca muito mais rapidamente quando esta a retomar de hibernar do que quando o ligo normalmente.

Abraços.
 
Consume energia. Um portátil só hiberna se tiver uma fonte de energia, neste caso, depois de tirar da corrente, usa a bateria. Se tirares a bateria, ele desliga-se.
 
Consume energia. Um portátil só hiberna se tiver uma fonte de energia, neste caso, depois de tirar da corrente, usa a bateria. Se tirares a bateria, ele desliga-se.

Bem, acabei de fazer o derradeiro teste. Hibernei, desliguei-o da ficha e tirei a bateria, deixei passar uns 3 minutos, liguei-o à corrente, e qd voltou a ligar, esta página ainda aqui estava ;)
 
Existem 2 tipos de poupança de energia: Sleep e Hibernate

No modo sleep o computador desliga a maior parte dos componentes de forma consumir o menos possivel de energia. Volta ao estado normal em 2 ou 3 segundos mas se ficar sem energia perde o estado actual.

No modo hibernate, o computador grava o conteúdo da memória para o disco rigido e seguidamente desliga-se completamente. Quando iniciado de novo, ao invés de carregar o sistema operativo normalmente, carrega o estado que tinha quando se desligou. Demora um pouco mais a iniciar que no modo sleep mas não gasta energia nenhuma. O ficheiro de hibernação ocupa no disco tanto espaço quanto o computador tenha RAM.
 
Existem 2 tipos de poupança de energia: Sleep e Hibernate

No modo sleep o computador desliga a maior parte dos componentes de forma consumir o menos possivel de energia. Volta ao estado normal em 2 ou 3 segundos mas se ficar sem energia perde o estado actual.

No modo hibernate, o computador grava o conteúdo da memória para o disco rigido e seguidamente desliga-se completamente. Quando iniciado de novo, ao invés de carregar o sistema operativo normalmente, carrega o estado que tinha quando se desligou. Demora um pouco mais a iniciar que no modo sleep mas não gasta energia nenhuma. O ficheiro de hibernação ocupa no disco tanto espaço quanto o computador tenha RAM.

Thanks pela dica
 
Boas!


Sleep:

Guarda as informações todas na RAM; daí desligar-se e ligar-se mto mas mto mais rápido que qqr outro modo.

Desvantagens: gasta bateria pq a RAM é uma chamada memória volátil, i.e, qndo lhe falta energia, tudo o que lá esteja vai p'ó galheiro - Recomendação: não tirar a bateria qndo em sleep, ou se sem bateria, obviamente não tirar da ficha.
Se repararem, creio que todos os portáteis quando em modo de suspensão até ficam com uma luzita a piscar ou ligada, precisamente para alertar o utilizador a não cometer a caralh** de lhe tirar o "juice" - não faz lá mto bem ao SO, to say the least...

Hibernar: mais lento, mas de facto pode estar meses ou anos sem estar ligado a qqr fonte de energia.

O que se passa: tdas as tralhas que estão na RAM, o gajo passa-as para o disco, daí aquele tempinho jeitoso até se desligar totalmente, mas menor do que fazendo reboot.

Se repararem, nas "propriedades de opções d energia" o ultimo separador diz "hibernar"
lá diz qqr coisa como"espaço em disco necessário para permitir hibernação" - tts megas
 
para uso num desktop recomenda-se hibernar ou sleep?
o pc esta ligado o dia todo, mas as vezes desligo-o durante a noite. No modo sleep o consumo de energia sera muito?
 
Back
Topo