Técnica High Speed Photography

Warlord

Portugal@Home Member
Alguem daqui tem experiencia na area?

Estou curioso em exprimentar e tentado em encomendar um kit da hiviz. Alguem conhece soluções melhores ou mais baratas?

Cumps!
 
A experiência que tenho na área é nula (vá, uma vez andei a molhar a cozinha toda a fotografar gotas de água :D).
Por acaso não conhecia esses kits da hiviz, parecem-me porreiros e os preços bem aceitáveis. Fora isso só conhecia esta solução: http://www.diyphotography.net/diy_high_speed_photography_at_home se bem que envolve alguns conhecimentos de electrónica.
Depois deixa feedback do kit e, claro, os resultados :)

EDIT: andei a dar uma vista de olhos lá pelo site da hiviz e vi um produto altamente: http://www.hiviz.com/kits/cbp.htm
agora só preciso é de trocar a D70 por uma que aceite external triggers...
 
Última edição:
a D70 nao faz trigger por IR? creio que basta comprares um trigger desses no ebay, abrir o trigger e ligar o fio do kit aos contactos do botao
 
tb encontrei codigo e esquemas para montar triggers de som ou photogate c/ arduino.

optei pelos da hiviz porque vem todos os componentes necessarios num bundle completo (de outra forma teria de os comprar um a um), de ***** forma sempre fico com os elementos necessario para se um dia mais tarde me apetecer montar num arduino :)
 
ufa, finalmente terminei de montar o circuito :) para já tenho o sound trigger e a delay unit testados e a funcionar (ja activam o flash).

entretanto tive aqui umas ideias para tornar as coisas mais "wireless" :) em vez de ligar o circuito com cabos directamente ao flash (via sapata c/ PC Sync) ou à máquina (via jack 2.5" - o usado para remote shutter c/ fio) vou antes ligar o circuito ao trigger RF dos chinocas (via jack 2.5") daqueles para strobism.

se tudo correr bem o trigger entao tanto poderá servir para disparar o flash remotamente (seu funcionamento normal), como a máquina (o receptor RF capta o disparo, monto nele uma sapata c/ PC Sync e transformo o PC Sync em jack 2.5" que ligo à máquina).

basicamente da para transformar um trigger RF de flash num remote shutter RF :) e fui eu comprar um trigger IR, assim nao so tenho mais alcance como consigo disparar de qq angulo :D

conclusao, coloco o circuito e o sensor perto do alvo. fico com total liberdade de movimentos para a máquina ou flash (que assim tb tem a vantagem de conseguir disparar varios ao mesmo tempo) :)


preciso é de montar jacks, hj ja andei a procura aki nas lojas e nao encontrei nada, se calhar vou ter arranjar uns phones rascas e cortar o fio :P
 
Um dos photogates já está montado e testado :) o outro só o devo montar quando necessitar, tenho ainda de pensar em algo onde colocar os sensores para que fiquem alinhados.

Ficam umas fotos:

Circuito c/ piezoelectric (à direita) e o photogate (em baixo) ligados:
img9278.jpg


Close ups do circuito:


Flash triggered pelo impacto do lápis na mesa:


Flash triggered pelo impacto do lápis na mesa + delay configurado no circuito (lápis ia a saltar para cima depois do impacto):



Ainda falta fazer umas ligações decentes do circuito ao flash/máquina via jacks, para já tenho fios descarnados a fazer contacto c/ trigger RF hehe
 
esta semana o projecto ficou parado, já tenho os jacks 2.5" mas o cabo pc sync ainda não chegou.

entretanto tb já comprei uns corantes e uns baloes, espero que no proximo fds haja festa :D
 
Cabo pc sync ja chegou, ja tive a fazer os varios jacks que preciso (incluindo um extra que me permite usar os triggers radio de flash como disparador remoto) e ontem ja pude brincar :)

Para testar os cabos usei o piezo que é mais fácil de "brincar", em vez voltar a usar o lapis usei um clip :o

img9398.jpg


Basta ligar o flash ao output do piezo, disparar a maquina manualmente (com um shutter longo o suficiente) e depois largar o clip, e assim que ele bate na superficie o flash dispara e fica "freezed".

Depois foi a vez de por o photogate a funcionar, este tipo de fotografia dá para ter tanto a máquina como o flash a disparar controlados pelo circuito. Deu alguma luta (dezenas de fotos) conseguir acertar com os settings (delay circuit) de forma a disparar o flash no momento do impacto (a maquina inicia a exposicao assim que a gota passa no photogate), so ao fim de algumas dezenas de disparos dei com o sitio certo (andava a disparar o flash demasiado cedo, nunca pensei que demorasse tanto tempo desdo o drop ate ao impacto)

Primeira foto que deu para perceber que estava a chegar ao delay certo:

img9597lf.jpg


E com um pequeno ajuste:

img9610c.jpg


img9650c.jpg


Testei também drops sobre uma tampa de uma garrafa (fonte da agua que estava a usar):

Novamente demasiado cedo:
img9674f.jpg


Com um pequeno ajuste:
img9683.jpg


Close up:
img9621fw.jpg



Aspectos a melhorar:
Gostava de ter outro flash para iluminar o fundo (que ficou preto), ja foi encomendado mas ainda deve demorar (vem da china).
Arranjar acrilicos/plexiglass de cores ou um vidro mais fino e varias cartolinas de cores para servir como superficie, infelizmente esta area nao domino, e nao sei o que resulta melhor/pior. Tive de me desenrascar com o que tinham um vidro grosso de uma mesa de cabeceira do ikea e um rolo de papel de embrulho azul (que tinha varias dobras e que ficaram visiveis).
Reflectores para colocar do lado oposto do flash (o melhor mesmo era outro flash, mas prefiro coloca-lo no fundo), iluminar água é muito "tricky".
Drop de gotas, que grande seca que foi estar a tentar largar gota a gota no sitio certo, preciso de um conta gotas, uma seringa ou algo do genero. e montar algo que segure tudo no sitio :D


Para primeira experiencia foi interessante, mas sem o setup certo (photogate e sistema de drop fixos) acaba por ser preciso muita paciencia para conseguir consistencia nos resultados. devo ter tirado perto de 300 fotos, aproveito umas 15 (diferentes), o resto são fotos falhadas ou simplesmente mais do mesmo.

Tenho mais umas brincadeiras na manga, agora é preciso é tempo e esperar que o resto do material chegue :)
 
Em relação às gotas, podes usar um saco plástico pendurado e com uma agulha fazer um furo. Assim as gotas caem (quase) sempre no mesmo sítio. Ou uma solução mais high-tech que passa por usar uma garrafa com uma torneira ou algo parecido.
Quanto aos fundos, a única vez que andei a fotografar gotas de água usei uma assadeira em pirex e uma cartolina por baixo. Como estava cheia de água resultou num aspecto diferente das tuas fotos.
Quero é ver esse photogate montado para apanhar insectos em vôo :D
 
Estou a gostar da brincadeira. Não se vende o material já montado? lol dava mais jeito...lol
vende, fica é mais caro ($25 vs $75). mas se nao tens jeito para DIY ou se na conheces ninguem que te o faça, podes sempre comprar montado. para quem gosta parte do divertimento é montar as coisas :)

Em relação às gotas, podes usar um saco plástico pendurado e com uma agulha fazer um furo. Assim as gotas caem (quase) sempre no mesmo sítio. Ou uma solução mais high-tech que passa por usar uma garrafa com uma torneira ou algo parecido.
Quanto aos fundos, a única vez que andei a fotografar gotas de água usei uma assadeira em pirex e uma cartolina por baixo. Como estava cheia de água resultou num aspecto diferente das tuas fotos.
Quero é ver esse photogate montado para apanhar insectos em vôo :D
tb ja fotografei gotas de agua dessa forma, é mais facil apanhar as gotas ao cair sobre uma superficie maior com agua (disparava a máquina a "olho"), de ***** forma queria algo que dessa para interromper o fluxo de gotas mais facilmente, pq senao o circuito esta sempre a activar e ao fim de pouco tempo tinha dezenas de fotos tiradas.

tomara eu encontrar insectos, quanto mais faze-los passar pelo photogate :D mas deve dar para enganar umas abelhas fazendo um tunel (photogate na entrada e maquina no fundo) e colocando um pouco de mel para as atrair
 
Back
Topo