Técnica High Speed Photography

E tentares arranjar uma bureta? Se a suspenderes sabes que as gotas vão cair sempre no mesmo sítio e como tem torneira podes controlar o fluxo à vontade.
 
Lembrei-me agora, podes construir uma coisa do género com uma garrafa de água e uma "torneira" de um aquário (a da foto é em metal, mas existem umas em plástico iguais e mais baratas). Deves encontrar isso sem problemas numa loja de animais.
 
sim tem um photogate (alias tras 2 mas ainda so montei um), se algo interromper o photogate (neste caso uma gota de agua) o circuito dispara imediatamente. o kit que comprei tem tb uma unidade de delay, ou seja ligo um fio da saida do photogate ao remote shutter da maquina (no caso das canons de entrada é um simples jack stereo 2.5), e ligo ainda outro fio do photogate ao circuito de delay, que tem uns potenciometros que permitem ajustar o tempo (delay) até um novo output, output esse que por sua vez ligo ao flash (usando um fio da saida do delay até à entrada dum trigger de flash dos chinocas, por jack 2.5 ou por pc sync).

resumindo, a gota ao passar no sensor, faz a maquina iniciar uma exposicao de X tempo (usei 1 segundo) através do cabo que ligo ao remote shutter da máquina, e faz tb o delay circuit iniciar, quando este termina (ajustar para o tempo da gota de agua chegar à superficie) faz o flash disparar congelando o movimento, entrenta a maquina termina sozinha a exposicao de X tempo (que obviamente tem de ser maior que o delay entre o drop e o impacto).

O ambiente tem de ser escuro o suficiente para que esse segundo de exposição fique completamente preto, e apenas se o flash disparar é que a cena é iluminada.

drop gota -> inicio exposição -> flashada -> fim de exposição, drop gota -> inicio exposição -> flashada -> fim de exposição

para obteres consistencia a queda das gotas tem de ser o mais uniforme possivel, velocidade, altura da queda, etc, caso contrario passas a vida a ajustar os potenciometros de delay e nunca apanhas o momento certo :p
 
Última edição:
tens que começar a explorar bem é os delays que consegues fazer para obteres boas esculturas de gotas (só uma deixa de ter piada rápidamente :D), deixo aqui o link para um dos melhores que encontrei a explorar a técnica, tens também lá nos sets uma secção onde ele mostra os equipamentos e setups, muito bom mesmo: http://www.flickr.com/photos/maianer/

temos é que combinar uma sessão de fotos indoors :) até era uma boa ideia para um novo encontro do pessoal, mas com um estilo bastante diferente :)

cumps

O ambiente tem de ser escuro o suficiente para que esse segundo de exposição fique completamente preto, e apenas se o flash disparar é que a cena é iluminada.

drop gota -> inicio exposição -> flashada -> fim de exposição, drop gota -> inicio exposição -> flashada -> fim de exposição

para obteres consistencia a queda das gotas tem de ser o mais uniforme possivel, velocidade, altura da queda, etc, caso contrario passas a vida a ajustar os potenciometros de delay e nunca apanhas o momento certo

esse teu equipamento só dá para usar assim? é que para obteres aquele tipo de esculturas tem de ser com HSS..
 
Última edição:
Sim, para colisões preciso mm de um sistema de drop mais controlado.

Não precisas de HSS porque podes usar um shutter speed lento, é o flash que congela a agua e não o shutter, o flash (que deve ser usado na potencia minima) tem uma duração muito inferior ao shutter mais rápido, é a unica forma da imagem ficar sharp. no meu caso usei um shutter de 1s.

obviamente que tens de trabalhar com pouca luz, mas um ISO baixo e uma abertura pequena e uma magnificação alta é o suficiente, mesmo com luz ambiente para veres o que estas a fazer (fotografei à tarde na varanda de casa, mas claro que não tinha lá o sol a bater)

vê o exif: http://www.flickr.com/photos/maianer/5595452306/meta/

PS: Boas fotos sem dúvida...
 
pois mas mesmo assim ele usou 1/160 (julgo porque a máquina dele deve ter o x-sync 1/200 e não quis pôr no máximo) daí para 1s vai mesmo muito :) eu conheço essa técnica que usas (com os exemplos das bolas ténis, etc..) mas acho que vais conseguir melhor definição com uma obturação mais rápida.. mas não posso garantir pois nunca comparei.. da única vez que fotografei gotas acho que usei rajadas a 1/200 até acertar alguma :)
 
provavelmente eu podia ter baixado o tempo de exposição (que não pode ser inferior ao tempo que a gota demora a cair desde que passa pelo photogate ate que bate na superficie, mas é uma questão de aproximar o photogate da superficie), mas o resultado deve ser o mesmo já que a exposição de 1s estava a captar uma frame 100% preta. a definição vem da duração da flashada. pelo menos em teoria :)

se baixas mt o tempo de exposição depois tens as vibrações introduzidas pelo movimento do espelho...

já me dei por feliz quando consegui acertar a flashada com o impacto, quanto mais estar a minimizar o tempo de exposição :) mas é tudo uma questão de prática para a proxima ja sei o que posso melhorar :) obrigado pelas dicas e sim temos de combinar para um dia destes... deixa vir o plexiglass :D
 
Última edição:
Back
Topo