Hora H

pancracio

Membro
Boa noite a todos,

Tenho, de uns tempos a esta parte, vindo a seguir a este fórum e inscrevi-me hoje. Estes "debates" tem-me ajudado a ver um pouco mais claro, mas ainda assim preciso de aconselhamento para me decidir de vez...

Até ao fim de Setembro, tenho de comprar um portátil (o meu primeiro) e, graças ao que tenho lido aqui, já só estou praticamente indeciso entre o LG S510, e o HP DV5 1050 (isto é, se calhar há outros pertinentes que me passaram ao lado... Algum da ASUS, por exemplo?). Por eles não serem exactamente da mesma "liga" gostaria que me ajudassem a equacionar se, no meu caso específico, compensa optar pelo mais potente (e mais caro), o LG. Se houver sugestões de outros modelos adequados ao meu caso, serão muito bem vindas por um leigo na matéria.
Acrescento também que terá de ser uma máquina que tenha "genica" para aguentar os próximos quatro anos (pelo menos...) a trabalhar nas circunstâncias abaixo descritas.

Devo dizer que certos problemas aqui referidos como os "mini-crashes" e os "dead-pixels" (LG) são um pouco inquietantes para quem vai desembolsar o guito... Não quero jogar à roleta!... Ainda assim, o LG tem caracteristícas para um desempenho excelente, não?.. Por outro lado, o Hp será mais fiável (para além de ser, isso de certeza, mais "goodlooking"...). Mas também tem essa questão do aquecimento...Isso é muito mau?... Uma vez que não utilizo o computador para jogar, essa será uma falsa questão para mim?


1) Qual é o orçamento disponível?

À volta dos 1000 euros com uma margem de manobra. Interessa naturalmente a relação preço/qualidade (desempenho-função).

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"
c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"


3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não conheço muito do assunto... Mas à partida, não.

4) A que tarefas se destina o portátil?

Trabalho com Photoshop e InDesign (Imagem gráfica), AutoCad (Desenho vectorial, rendering), Office, Ableton Live (som), Net.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?

Transportar.

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Mais de duas seria simpático.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Não.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?

Prefiro ver ao vivo, mas se fôr aconselhado no sentido contrário é um caso a pensar.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?

Preferia o XP... Mas terá de ser com o Vista, parece-me..

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

a. WXGA - 1280x800;
b. WXGA+ - 1440x900;
c. WSXGA+ - 1680x1050;
d. WUXGA - 1920x1200;

Não tenho bem a certeza para responder... Uma que dê algum espaço, mas que seja legível...

11) O aspecto do portátil é importante para ti?

É. Não é determinante, mas é importante.

12) Quando é que vais comprar o portátil?

Até fim de Setembro.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?

250 GB, no mínimo

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?

DVD

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?

Isso também não sei responder muito bem... Sei que o quero ligar a projector de vídeo e, em casa a um monitor externo. E que o FireWire pode dar jeito para teclado musical midi. Mas não é uma condição absoluta.

Obrigado pelas dicas.
 
Boas!

Portateis perfeitos não existem, nem os carissimos são perfeitos...podem chegar la perto,mas tb por isso são caros...

Apesar de não jogares, pelo que percebi vais ter que puxar 1 pouco pela gráfica...renderings,etc...

Por isso se calhar o LG acaba por ser a melhor opção com o orçamento que dispões e neste momento! Qt aos "mini-crashes" e "dead pixels", é verdade que têm acontecido a alguns, mas não a tds...de qq modo tens sp a assistencia caso aconteça, apesar de é obvio não ser agradavel a quem compre 1 portatil novo...

Mas lá está, não existem maquinas perfeitas... e pelo que li na thread do LGS510 há mta gente satisfeita com ele tb...

Da Asus, com o orçamento que dispões não te consigo aconselhar nenhum tão bom como este LG...

Cumps
 
Obrigado pela resposta!
Isso quer dizer que, quanto a ti, vale mesmo a pena gastar a diferença para o Lg? Com o HP não me safo?.. Devo especificar que o trabalho em Autocad/renderings será mais excepcional. O mais corrente é mesmo o uso do Photoshop/InDesign.
 
Pois também é uma hipótese... A placa "NV GeForce 9600M GS 512MB", para o que eu preciso regularmente, deve ser suficiente (digo eu...)
Estes dois (o LG e o Asus) andam à volta do mesmo preço. Embora, de facto, o LG tenha melhores características "internas". Mas os bugs descritos por alguns utilizadores deixam-me um pouco de pé atrás....É complicado. LOL!
 
Obrigado pela resposta!
Isso quer dizer que, quanto a ti, vale mesmo a pena gastar a diferença para o Lg? Com o HP não me safo?.. Devo especificar que o trabalho em Autocad/renderings será mais excepcional. O mais corrente é mesmo o uso do Photoshop/InDesign.

....................................

Se de facto achas que o poder gráfico do HP ou até do Asus M50VM te chega, tb são boas opções...

No entanto o LG apesar de tudo configura-se como a tal opção para te durar esses 4 anitos que pretendes que dure...em termos de spec's sem duvida o melhor dessas opções e o que te permanecerá mais actual, embora na informatica temos que reconhecer que de mês a mês surgem coisas novas...

Agora existem outros aspectos que tb podes ponderar: estetica, marca e assistencia tecnica...dessas 3 marcas, penso que nisto ganhe o HP, embora pela estetica depende muito o gosto pessoal de cada um...e tb um pouco como a marca...já a assistencia tecnica, considero que a HP leva alguma vantagem das 3...

Terás que saber jogar e avaliar com os prós e contras de cada maquina para ficares convencido de qual maquina te servirá melhor...e a escolha de um portatil é sp uma escolha pessoal tb!

Cumps

P:S.: Se pudesses tirar o melhor de cada um dos 3 e montar uma maquina só ao mesmo preço, era o ideal não era?

Edit: O Asus dos 3 é o unico que tem Blu-Ray..é 1 ponto a favor do Asus!;)
 
Obrigado pelo desenvolvimento BrokasMan!

Corresponde à ideia (+-vaga, mas agora mais elucidada) que eu tb tenho das coisas.
Diz-me só mais uma coisa por favor. Pondo de parte (por agora) o LG, compensa mais o HP ou o Asus? Em termos do "rendimento" e de longevidade?
 
Obrigado pelo desenvolvimento BrokasMan!

Corresponde à ideia (+-vaga, mas agora mais elucidada) que eu tb tenho das coisas.
Diz-me só mais uma coisa por favor. Pondo de parte (por agora) o LG, compensa mais o HP ou o Asus? Em termos do "rendimento" e de longevidade?

.................................

Analisemos:

Processador=> HP melhor que Asus

Gráfica=> HP melhor que Asus

Ram=> Apesar de HP só ter 3gb é expansivel até 8gb e o Asus tem 4gb,mas não me parece que seja expansivel...ambas são de 800mHz

Resolução da tela=> Asus é melhor neste ponto WXGA+, enquanto HP só WXGA

Disco Rigido=> HP 320gb 5400 r.p.m. e Asus 500gb 5400 r.p.m. + TPM... Asus melhor neste aspecto

Bateria=> Semelhantes...ambos são equipados com baterias de 6 células

Drive óptica=> Asus tem vantagem pq tem blu-ray, hp só com DVD-RW

Interfaces=> Penso que Asus leva ligeira vantagem tb, com Asus a ter + portas USB (4) e tem bluetooth e o HP só 3 e tb tem bluetooth, mas o HP tem 1 saída e-sata e o Asus não...de resto td equivalente

Sistema de som=> Equivalentes, ambos são bons

Ofertas=> Asus oferece mala+rato óptico, HP não tenho conhecimento de alguma oferta a não ser que negoceies alguma coisa com a loja onde comprares...

Software de instalação e SO=> ambos vêm com vista 32bits SP1

Assistencia tecnica=> Minha opinião, é que neste momento a HP está melhor que Asus, mas isto por vezes varia muito de caso para caso...

Conclusão: HP nos pontos mais importantes de um portátil em termos de rendimento e na perspectiva de longevidade ganha ao Asus (Processador, gráfica e RAM), contudo em todos os outros pormenores de equipamento o Asus é superior. No entanto o HP acaba por ser mais barato cerca de 100/150€, dependendo da loja...

Minha perspectiva sem ter em conta o preço,estética, finalidade de utilização, assistencia tecnica e marca:

Compra para a perspectiva de > 2 anos => HP

Compra para a perspectiva até 2 anos=> Asus

Espero ter ajudado,

Cumps

Edit: a versão do Asus que me baseei foi o M50VM-AS008C
 
Última edição:
No entanto lanço-te + 1 desafio que pode deixar-te com mais duvidas ainda... (sorry...)

Se pudesses esticar o teu orçamento até à casa dos 1200/1300€ já pensáste no Toshiba Qosmio F50?

Como a tua utilização irá incidir em edição de imagens, photoshop, renderings,etc...esse era uma óptima escolha para essas finalidades e a partir do dia 15 de Setembro deve estar disponivel nas lojas...
 
No entanto lanço-te + 1 desafio que pode deixar-te com mais duvidas ainda... (sorry...)

Se pudesses esticar o teu orçamento até à casa dos 1200/1300€ já pensáste no Toshiba Qosmio F50?

Como a tua utilização irá incidir em edição de imagens, photoshop, renderings,etc...esse era uma óptima escolha para essas finalidades e a partir do dia 15 de Setembro deve estar disponivel nas lojas...

bem aqui vai mais uma opinião:

HP- tem a vantagem de agora estar a um preço de combate (999€) mas se queres trabalhar em edição gráfica, a resolução do HP é um bocado limitada (1280x800).

Asus- Já foi uma boa compra, hj está um pouco caro ao pé da concorrência, devido ao bluray (as008c), que me parece que para ti não seja importante. só se pensares no AS020C que já não está a mau preço.

LG (tenho um destes)- os crashes é um problema que te vais deparar poucas xs e se usares alto desempenho deixas de reparar. Tem um excelente ecrã LED que para trabalhar é do melhor. Qt aos dead pixels, se não me engano destes 3 só o asus tem a política de garantia de 0 pixeis mortos. é uma possibilidade em qqr portátil, independente da marca. por azar houve 1 dos users que o compraram que apanhou com eles. e dp se conseguires arranjar numa gd superfície eles trocam em 30 dias sem bufar por motivos (pelo menos a *****). e se é para transportar, ainda trás uma peça para subtituir pela drive optica que tira mais umas graminhas ao bicho. Ah e se mais tarde saír ddr3 decente este é o unico que pode usa-la

Toshiba- parece mt bom, mas é mais teoria para mim. ficas com um computador grande, pouco discreto, que por ter mais um processador custa mais caro e deve estoirar bem bateria. e as vantagens se me engano são para edição de video n de imagem, mas ainda não é claro em que mais poderá ser util. é um computador que tem mm que sair para se fazer testes definitivos para ver o é. os testes da exame informática foram um pc mais publicidade que um teste
 
bem aqui vai mais uma opinião:

HP- tem a vantagem de agora estar a um preço de combate (999€) mas se queres trabalhar em edição gráfica, a resolução do HP é um bocado limitada (1280x800).

Asus- Já foi uma boa compra, hj está um pouco caro ao pé da concorrência, devido ao bluray (as008c), que me parece que para ti não seja importante. só se pensares no AS020C que já não está a mau preço.

LG (tenho um destes)- os crashes é um problema que te vais deparar poucas xs e se usares alto desempenho deixas de reparar. Tem um excelente ecrã LED que para trabalhar é do melhor. Qt aos dead pixels, se não me engano destes 3 só o asus tem a política de garantia de 0 pixeis mortos. é uma possibilidade em qqr portátil, independente da marca. por azar houve 1 dos users que o compraram que apanhou com eles. e dp se conseguires arranjar numa gd superfície eles trocam em 30 dias sem bufar por motivos (pelo menos a *****). e se é para transportar, ainda trás uma peça para subtituir pela drive optica que tira mais umas graminhas ao bicho. Ah e se mais tarde saír ddr3 decente este é o unico que pode usa-la

Toshiba- parece mt bom, mas é mais teoria para mim. ficas com um computador grande, pouco discreto, que por ter mais um processador custa mais caro e deve estoirar bem bateria. e as vantagens se me engano são para edição de video n de imagem, mas ainda não é claro em que mais poderá ser util. é um computador que tem mm que sair para se fazer testes definitivos para ver o é. os testes da exame informática foram um pc mais publicidade que um teste

...........................................

:x2:
E tens aqui 1 opinião avalizada por quem já possui 1 LG desses, por isso...

Só 1 aparte acerca do Toshiba...penso que o tal 3º processador inovador neste toshiba tem bastantes vantagens tb para edição de imagem e não só de video, muito mais eficiente e rápido, pq auxilia verdadeiramente o GPU da máquina, por isso lhe aconselhei a estudar esta possibilidade tb...isto tudo na teoria e no que vem anunciado, que é como dizes...até se fazerem os testes, veremos se correspondem as expectativas! Qt à bateria, tb é verdade que dura menos que o habitual, 1h30 penso...mais uma vez é o que vem anunciado, veremos se neste ponto fraco se corresponde à realidade tb...Qt à estética, é uma escolha pessoal de cada um...uns ligam a isso outros nao...

E sim, dos 4 é o mais caro...
 
referes-te ao asus ou ao lg??

Ao LG. tds os outros são ddr2 e não podes por ddr3 num protátil c ddr2, os encaixes são diferentes.

...........................................

:x2:
E tens aqui 1 opinião avalizada por quem já possui 1 LG desses, por isso...

Só 1 aparte acerca do Toshiba...penso que o tal 3º processador inovador neste toshiba tem bastantes vantagens tb para edição de imagem e não só de video, muito mais eficiente e rápido, pq auxilia verdadeiramente o GPU da máquina, por isso lhe aconselhei a estudar esta possibilidade tb...isto tudo na teoria e no que vem anunciado, que é como dizes...até se fazerem os testes, veremos se correspondem as expectativas! Qt à bateria, tb é verdade que dura menos que o habitual, 1h30 penso...mais uma vez é o que vem anunciado, veremos se neste ponto fraco se corresponde à realidade tb...Qt à estética, é uma escolha pessoal de cada um...uns ligam a isso outros nao...

E sim, dos 4 é o mais caro...

Pois se for realmente assim é uma hipótese a considerar, visto ser um portátil para trabalho. ideal mm era o pseudo cell num portátil com uma nvidia quadro e um processador quadro core. mas aí já era um orçamento sky-high.
Não quero ser céptico em relação a este processador mas isto é clara birra da Toshiba por ter perdido a guerra da alta definição, e acho que vai ser o mercado a decidir o caminho a seguir.se a toshiba conseguir impor aos software developpers as funcionalidades deste processador pode ser que a coisa continue, caso contrário vai ser mais um flop para a toshiba dp do hd-dvd. e acho que dois investimentos deste tamanho falhados ia ser uma perda demasiado forte para a marca. por isso o próximo ano ditará o futuro deste processador
 
Pois se for realmente assim é uma hipótese a considerar, visto ser um portátil para trabalho. ideal mm era o pseudo cell num portátil com uma nvidia quadro e um processador quadro core. mas aí já era um orçamento sky-high.
Não quero ser céptico em relação a este processador mas isto é clara birra da Toshiba por ter perdido a guerra da alta definição, e acho que vai ser o mercado a decidir o caminho a seguir.se a toshiba conseguir impor aos software developpers as funcionalidades deste processador pode ser que a coisa continue, caso contrário vai ser mais um flop para a toshiba dp do hd-dvd. e acho que dois investimentos deste tamanho falhados ia ser uma perda demasiado forte para a marca. por isso o próximo ano ditará o futuro deste processador[/quote]

..........................

Essa configuração era mesmo high e preço sky-high...lol

Eu não penso que tenha sido birra da toshiba, ou mesmo a questão de perder ou ganhar a guerra do HD...eu penso que a toshiba enveredou por este caminho apercebendo-se que o blu-ray ainda não está tão acessivel e tão uniformizado por todos os intervenientes...estou convencido que o blu-ray só a médio prazo será a principal tecnologia HD e até lá a toshiba inovou com este produto em parceria com a sony e a ibm, que mesmo sendo bastante dificil ter a qualidade de imagem comparável ao blu-ray, pode aproximar-se bastante, com métodos mais acessiveis a quem tenha esse toshiba...

Mas é como dizes, só vendo para crer...veremos se se confirma e mediante os testes e a resposta de performance destes bichos, se pode augurar sucesso ou uma derrota a esta estratégia da toshiba...

1 coisa é certa: as expectativas estão altas!

Edit: ...e claro, se os software developpers, apostarem nesta tecnologia e acreditarem que têm mais um nicho de mercado para apostar e ganhar nele! Aí tb residirá o possivel sucesso/insucesso desta tecnologia da toshiba...potencial em teoria tem bastante, veremos...
 
Última edição:
BROKASMan,

Vejo que és de Coimbra. Eu tb sou desta zona.

O Toshiba (que deve ser muito bom..) já me parece um pouco fora de orçamento e ainda pouco testado (só esperando mais uns tempos). O Asus, para mim, no essencial, fica a perder para o HP (sim tem um disco maior, mas isso não é demasiadamente relevante).
Ou seja... continuo na mesma dúvida inicial! HP vs LG! (LOL!) Mas, com um pouco mais de queda para o LG (qdo disse que não me agradava mto o aspecto, no meu 1º post, estava a fazer confusão com outro...até gosto bastante!)
Isto para chegar aonde?... Sabes, onde, aqui na zona, se pode ver o LG em questão? É sempre muito importante ver "ao vivo" - embora as descrições feitas pelo Bzoiro me tranquilizem qto à sua qualidade. Ainda só apanhei o HP 1040(na ***** de taveiro, e sim, aquece!). E por falar nisso, já vi o 1040 e o 1050 ao mesmo preço, mas tb já os vi com 100 euros de diferença... estranho... Quais os melhores locais para ver e comprar.
Desculpa lá só mais esta seca.
 
BROKASMan,

Vejo que és de Coimbra. Eu tb sou desta zona.

O Toshiba (que deve ser muito bom..) já me parece um pouco fora de orçamento e ainda pouco testado (só esperando mais uns tempos). O Asus, para mim, no essencial, fica a perder para o HP (sim tem um disco maior, mas isso não é demasiadamente relevante).
Ou seja... continuo na mesma dúvida inicial! HP vs LG! (LOL!) Mas, com um pouco mais de queda para o LG (qdo disse que não me agradava mto o aspecto, no meu 1º post, estava a fazer confusão com outro...até gosto bastante!)
Isto para chegar aonde?... Sabes, onde, aqui na zona, se pode ver o LG em questão? É sempre muito importante ver "ao vivo" - embora as descrições feitas pelo Bzoiro me tranquilizem qto à sua qualidade. Ainda só apanhei o HP 1040(na ***** de taveiro, e sim, aquece!). E por falar nisso, já vi o 1040 e o 1050 ao mesmo preço, mas tb já os vi com 100 euros de diferença... estranho... Quais os melhores locais para ver e comprar.
Desculpa lá só mais esta seca.

.......................................

Não é seca nenhuma, na boa... ainda por cima és de coimbra tb, está-se bem...lol

Opa aqui em coimbra arrisco-me a dizer que o sitio + barato para comprares esse LG seja na ***** => http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=36320&cat=2277

Agora para veres o portátil ao vivo, isso é que já não sei se na *****,*****, Staple's ou ***** ou outras têm lá esse portátil...assim como nas lojas mais pequenas cá...é que não tenho ido às lojas dar umas olhadelas ultimamente por falta de tempo, por isso não te posso dizer nd...é uma questão de dares aí uma voltita e perderes uma tarde nisso...

Pode ser até que alguma loja tenha em stock esse modelo, até pq ele já está à venda há algumas semanas... tenta na ***** que pode ser que o tenham exposto...

Se entretanto souber de alguma posto aqui!

Cumps

Edit: Não trabalho na *****, nem conheço ng da *****, por isso desculpem a pub, mas teve que ser...lol
 
Boas!
Tive no site da *****, e, para além daquele que temos tado a falar, vi tb este:

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=36315&cat=2277

A diferença entre este, o R510-S.AP22P e o S510-X.CP20P está na memória dd3 e na dd2 e na gráfica? É isso não é? Eu sei que é relativo, mas axas que compensa dar a diferença de 160 euros? Enventualmente por causa da longevidade (e do desempenho)...

Cumps.

parece que o ecrã tb não tem as mesmas caracteristícas: o do "R" não fala em leds...
 
Última edição:
Back
Topo