[HOW-TO] Configurar uma ATI numa distro Debian Based (Bem.. em Debian e Ubuntu)

M_guest

Banido
Aqui vai uma coisinha que me ajudou a por a minha X700 a dar a 100% (acleração 3D e tudo) no Ubuntu 5.04:

Ora bem, ao que parece isto pede os kernel-headers, nem me lembrava disso, andei tanto a mexer em kernel com o update ao Sarge que me devo ter esquecido, bem.. se me lembro correctamente o procedimento é bastante simples:

a1. apt-get install gcc;
a. apt-get install linux-headers;
b. aparece uma lista com os que tem
c. escolher a versão do nosso kernel actual com apt-get install linuxl-headers-2.*.*-*.***

1. Sacar o .rpm oficial do site da ATI, excusado dizer que convem sacar o proprio para o X que usam;
2. Remover quaisquer pacotes anteriores fglrx packages usando o synaptic (para quem consegue arrancar o X via VESA) ou o base-install para os restantes, este passo é recomendavel a quem já tenha tentado configurar a sua placa e não é necessario a quem esteja a tentar pela primeira vez;
4. Shut down gnome. [ No terminall: sudo /etc/init.d/gdm stop ] Não é preciso traduzir nada aqui, embora exista outra forma de desligar o X que é descer o stage da sessão, é algures com shutdown, lembro-te de ter que fazer isso quando tive a instalar a 6800 no antigo Mandrake.
4. cd to where you downloaded the driver rpm file, mais uma vez a tradução é excusada, fora indicar que seja preferivel meter sempre a tralha toda no /usr/src/, apenas por uma questão de habito;
5. sudo alien fglrx_6_8_0-8.10.19-1.i386.rpm, provavelmente o alien já esteja instalado, caso contrario tratem de o instalar (apt-get install alien), o que o comando anterior faz é simplesmente converter o pacote .rpm num .deb;
6. sudo mv /lib/modules/YOURKERNELVERSIONHERE/kernel/drivers/video/fglrx.ko $HOME (basicante para a mesma directoria que tem o .deb acabadinho de converter);
7. dpkg -i --force-overwrite fglrx_6_8_0-8.10.19-1.i386.deb
8. cd /lib/modules/fglrx/build_mod
9. sudo sh make.sh
10. cd /lib/modules/fglrx
11. sudo sh make_install.sh
12. modprobe fglrx
13. fglrxconfig, e prontos, os passos anteriores não requerem explicação, apenas a instalação "manual" dos modulos (o que costuma falhar ao correr o installer que a ATI criou para o Linux é isto mesmo, eles (ATI) esqueceram-se que talvez nem todos usem o Xfree como GUI).

E o voilá! ATI configurada e acelaração 3D activada... depois é só irem ao vosso xorg.conf meter a resolução que querem, caso o fglrxconfig não a tenha (como foi o caso do meu portatil que funciona a 1280x800).

Nota: Ao que parece o passo 6 não é assim tão estanque quanto esperava, há quem diga falhar nesse passo, se alguém souber o pacote que me esqueci de referir fico agradecido.
 
Última edição:
quando faço dpkg --force-overwrite fglrx_6_8_0-8.10.19-1.i386.deb aparece:
dpkg: need an action option

tou encalhado
 
jamper disse:
quando faço dpkg --force-overwrite fglrx_6_8_0-8.10.19-1.i386.deb aparece:
dpkg: need an action option

tou encalhado

erm.. ups, eheh, é o que dá fazer quotes... dkpg -i blablabla, assim deve resultar.
Em caso de duvida man dpkg :cool:
 
Última edição:
encalhei de novo lol

quando faço, sudo sh make.sh, em /lib/modules/fglrx/build_mod aparece:
initializing...
kernel includes at /usr/src/linux/include not found or incomplete
file: /usr/src/linux/include/linux/version.h
 
Última edição:
não concordo que seja á prova de erro no ubuntu 5.04. instalei o ubunu 5.04 no meu desktop que tem uma x800pro... quando chego ao passo (sudo mv /lib/modules/YOURKERNELVERSIONHERE/kernel/drivers/video/fglrx.ko $HOME) da erro porque o ficheiro fglrx.ko não existe...
 
Back
Topo