Hubs, Switches e Routers + HP jet admin + ... = mess!!!

Chip

Zwame Advisor
:D

Pois é, não pesco muito disto, mas porque aconteceu um problema qualquer lá no meu trabalho, resumidamente o quadro da UPS foi abaixo, provavelmente por causa de algo que entrou em curto-circuito, depois só ligava com um dos disjuntores para baixo...

Anyway, quando se ligou tudo novamente, o bastidor, onde está um router cisco (que acho que não tá a ser usado, era para uma linha dedicada que neste momento não tá activa), um hub 3com 10/100 de 24 portas e um switch 10/100 de 12 portas, o switch aparentemente deixou de funcionar. Fica sempre com uma luzinha a piscar...

1ª dúvida: qual é a diferença entre um hub e um switch (e já agora tb entre o router)

Existe um outro hub igual ao primeiro, mas de 12 portas onde estão ligados os pc's que estão numa outra zona do edifício. Esse hub estará ligado aos outros provavelmente ou então ao switch (se calhar é essa a diferença entre eles :-D e eu n sei)


O que aconteceu foi que deixamos de ter rede com a falha do switch (estava lá ligado, pelo que percebi da identificação dos cabos o servidor (compaq proliant a correr Windows NT server SP 4, com vários protocolos de rede (:p), entre os quais TCP/IP SEM servidor de DHCP)). O que fiz foi passar a maioria dos cabos do switch para o hub (tive de desligar uns do hub para arranjar espaço, mas são de tomadas que não estão em uso) e liguei lá não só o cabo do servidor, mas os cabos das impressoras (tudo rede), que são neste momento apenas uma HP 2100 TN e uma HP 4500 Color Laserjet.

Com isso consegui restabelecer a rede, a impressora 2100 ficou a funcionar, com um novo IP, mas a 4500 não há maneira de a por a funcionar... já experimentei tudo.. (ou não...), neste momento defini na impressora o IP 192.168.2.103 (o ...2.101 tá a ser usado pela HP 2100) no NT indico essa porta, mas não há maneira de ele encontrar a impressora...

No hp jet admin também não encontra nada nessa porta...


Como sou n00b nisto e como o servidor tá uma mess... n sei que raio de admins andaram por lá :D e como agora tenho andado a mexer por lá já que sou pau para toda a obra, precisava de uma ajudinha sobre pelo menos como por a impressora a funcionar, por isso sugestões aceitam-se


Obrigado desde já :)
 
Quanto ao resto não sei, mas a diferença ente um hub e um switch é o facto de o hub mandar os pacotes de dados para todas as portas e o switch só manda para a porta que está especificada no cabeçalho dos dados.

Basicamente, um switch é um hub mais eficiente.
 
Acho que arranjaste uma carga de trabalhos...

Se as impressoras forem muito antigas, ainda devem trabalhar por IPX...

Dou-te um conselho: Pára, vê o que tens e traça um plano de replaneamento da rede, senão nunca mais vai ficar a 100% ....

Um hub faz-te broadcast de pacotes de qualquer máquina
Um switch redirecciona-te os pacotes
Um router redirecciona-te os pacotes (para outra sub-rede)

Aplica os SP's a esse servidor...
Está aberto que nem uma casca de banana...
 
Última edição:
Back
Topo