Dúvida Hyper-V erros (Soluções)?

rafapt17

Power Member
Boas a todos!!

Tou a desenvolver um projecto para desocupar 2 servidores web (ou até mais servidores dependendo dos resultados obtidos) e passar para só um computador através da virtualização, no hyper-v.
Neste momento estamos na fase de testes e de ficar a conhecer melhor a tecnologia Hyper-V

P: Porquê escolhemos o Hyper-V?
R: Simples, o Hyper-V foi instalado de raiz tendo um consumo de recursos extremamento baixo (200MB's RAM + 0% CPU) e a sua gestão é feita remotamente (novamente, instalado de raiz e não foi instalado sobre o Windows Server 2008 [Hyper-V 2008 R2 free]);

Obtive uns tantos erros e gostaria que me pudessem ajudar a esclarecer como resolve-los.

1º Erro:
Problema com métodos de backups.
Há duas maneiras existentes (que conhecemos) de fazer backup no entanto extremamente similar, mas nem uma nem outra funciona.
1º_Uma das maneiras é EXPORTAR a pasta que possui os virtualdisk + as configurações (porque no Hyper-V, à que definir as localizações onde irá ser guardado o disco rígido virtual (que é a máquina virtual em si) e as configurações que são feitas no SO guest) e depois IMPORTAR.
2º_Seria copy & paste a pasta que possui virtualdisk + configs nas respectivas directorias que foram definidas como citei anteriormente.

Porém nenhuma das maneiras funiona (a segunda copiasse e colasse e a máquina virtual não aparece...) sendo que a primeira da erro, sendo ele:
e6ahs8.png

P: Sabem como contornar este erro? Não queriamos usar programas secundários para poupar os recursos ao máximo

2º Erro:
Nós estivemos a mexer em algo nas configurações da rede virtual mas com tanta troca e baldroca já nem sabemos em que mexemos... O problema foi que chegou a determinada altura que a máquina física tinha como definido um IP que nem existe na nossa rede e obviamente que não conseguiriamos obter ligação com o servidor. Segue-se uma imagem do problema:
5oh9wz.png

Sendo isto problemas na rede virtual que ficou toda 'messed up' com a rede física gerando IPs que não existe na nossa rede e uma vez que não podemos conectar ao servidor não temos como mudar as definições da rede virtual.
PS: Nós experimentamos retirar o servidor de DNS (por causa do domínio), mudamos o IP para estático com um IP existente na nossa rede e desligamos o servidor DHCP e nada disto funcionou.
P: Há algum comando de MS-DOS (uma vez que a máquina física, servidor Hyper-V, localmente só pode ser gerido através do MS-DOS) que apague TODAS as definições que foram feitas no mesmo? Ou que apague redes virtuais?

3º Erro:
Nós temos um backup total de um dos servidores Web e queriamos fazer backup do mesmo, porém a máquina virtual que possui o Windows Server 2008 não detecta o HDD que possui o backup.
P: Como fazo para detectar o HDD externo (montar HDD virtual)?

Obrigado desde já a todos pelo tempo disponibilizado para ler o meu tópico e pela ajuda, e peço desculpa pela a grandiosidade do tópico, mas acho que é necessário para esclarecer o erro e a dúvida.
E mais uma vez MUITO OBRIGADO!!!!

Cumps,
Rafael.
 
Última edição:
Boas a todos!!

Tou a desenvolver um projecto para desocupar 2 servidores web (ou até mais servidores dependendo dos resultados obtidos) e passar para só um computador através da virtualização, no hyper-v.
Neste momento estamos na fase de testes e de ficar a conhecer melhor a tecnologia Hyper-V

P: Porquê escolhemos o Hyper-V?
R: Simples, o Hyper-V foi instalado de raiz tendo um consumo de recursos extremamento baixo (200MB's RAM + 0% CPU) e a sua gestão é feita remotamente (novamente, instalado de raiz e não foi instalado sobre o Windows Server 2008 [Hyper-V 2008 R2 free]);

Obtive uns tantos erros e gostaria que me pudessem ajudar a esclarecer como resolve-los.

1º Erro:
Problema com métodos de backups.
Há duas maneiras existentes (que conhecemos) de fazer backup no entanto extremamente similar, mas nem uma nem outra funciona.
1º_Uma das maneiras é EXPORTAR a pasta que possui os virtualdisk + as configurações (porque no Hyper-V, à que definir as localizações onde irá ser guardado o disco rígido virtual (que é a máquina virtual em si) e as configurações que são feitas no SO guest) e depois IMPORTAR.
2º_Seria copy & paste a pasta que possui virtualdisk + configs nas respectivas directorias que foram definidas como citei anteriormente.

Porém nenhuma das maneiras funiona (a segunda copiasse e colasse e a máquina virtual não aparece...) sendo que a primeira da erro, sendo ele:
e6ahs8.png

P: Sabem como contornar este erro? Não queriamos usar programas secundários para poupar os recursos ao máximo

2º Erro:
Nós estivemos a mexer em algo nas configurações da rede virtual mas com tanta troca e baldroca já nem sabemos em que mexemos... O problema foi que chegou a determinada altura que a máquina física tinha como definido um IP que nem existe na nossa rede e obviamente que não conseguiriamos obter ligação com o servidor. Segue-se uma imagem do problema:
5oh9wz.png

Sendo isto problemas na rede virtual que ficou toda 'messed up' com a rede física gerando IPs que não existe na nossa rede e uma vez que não podemos conectar ao servidor não temos como mudar as definições da rede virtual.
PS: Nós experimentamos retirar o servidor de DNS (por causa do domínio), mudamos o IP para estático com um IP existente na nossa rede e desligamos o servidor DHCP e nada disto funcionou.
P: Há algum comando de MS-DOS (uma vez que a máquina física, servidor Hyper-V, localmente só pode ser gerido através do MS-DOS) que apague TODAS as definições que foram feitas no mesmo? Ou que apague redes virtuais?

3º Erro:
Nós temos um backup total de um dos servidores Web e queriamos fazer backup do mesmo, porém a máquina virtual que possui o Windows Server 2008 não detecta o HDD que possui o backup.
P: Como fazo para detectar o HDD externo (montar HDD virtual)?

Obrigado desde já a todos pelo tempo disponibilizado para ler o meu tópico e pela ajuda, e peço desculpa pela a grandiosidade do tópico, mas acho que é necessário para esclarecer o erro e a dúvida.
E mais uma vez MUITO OBRIGADO!!!!

Cumps,
Rafael.


1 - Penso que podes usar o Shadow copy da máquina física . No entanto os backups ficariam no mesmo volume onde está a máquina virtual.
Uma solução de backups em virtualização é sempre um caso complexo.
O ideal é fazer backup da máquina física e não das máquinas virtuais. Não sei se consegues integrar o novo Windows Backup a fazer backup para uma máquina externa, mas é algo que deves ver se é possível. Outra solução é um sistema de backups externo em que se instale um agente na máquina física.

Conheço bastante bem as diversas soluções de virtualização, mas a nível de backups estou mais por dentro do Vmware Esx.

2 - netsh, com esse comando podes fazer tudo e mais alguma coisa a nível de rede, até alterar firewall ou settings de proxy.
No entanto o erro que te está a dar, parece-me relacionado com autenticação.

Da minha experiência, Hyper-V fora de um domínio, é um "pincel". Por isso pergunto-te já se a máquina está no domínio ou não?
Se não estiver, começa a ler documentação, porque é mesmo um "pincel".
No menu que aparece no servidor, também tem opções de permissões.

Segundo aspecto, da minha experiência há placas de rede que dão problemas quando colocadas nas mesmas funções de rede de gestão e de rede para as máquinas virtuais.
Algumas realtek e broadcom, na minha experiência. Para Hyper-V não uso nada que não seja Intel Pro1000. Simplesmente têm uma excelente performance e não dão chatisses.

3 - O que é um HDD externo? Uma máquina com storage externa? Um disco Usb?

Nunca liguei um disco Usb no Hyper-V. Não sei se dá para fazer "pass through".
Tu tens 3 tipos de discos no Hyper-V, dinamicos (menos espaço, mas mais lentos), fixos (ocupa o espaço todo mas melhor performance) e "pass through" (em que ligas um volume físico directamente à máquina virtual (performance quase nativa).
No entanto em "pass through" penso que o volume não pode estar formatado e só pode ser usado por uma máquina.

Podes explicar com maior detalhe o problema?


Para finalizar, se backups são importantes, se calhar fail over e balanceamento também. Não consideraram host clustering com duas ou mais máquinas?
Isso é suportado no Hyper-V Server e têm live migration e balanceamento.

Vejam também o novo suporte de memória dinâmica. Demora uns tempos a perceber como funciona, mas vale a pena.

Espero ter ajudado em algum dos pontos. Se não ajudei, detalha melhor o problema.
 
1 - Penso que podes usar o Shadow copy da máquina física . No entanto os backups ficariam no mesmo volume onde está a máquina virtual.
Uma solução de backups em virtualização é sempre um caso complexo.
O ideal é fazer backup da máquina física e não das máquinas virtuais. Não sei se consegues integrar o novo Windows Backup a fazer backup para uma máquina externa, mas é algo que deves ver se é possível. Outra solução é um sistema de backups externo em que se instale um agente na máquina física.

Conheço bastante bem as diversas soluções de virtualização, mas a nível de backups estou mais por dentro do Vmware Esx.

2 - netsh, com esse comando podes fazer tudo e mais alguma coisa a nível de rede, até alterar firewall ou settings de proxy.
No entanto o erro que te está a dar, parece-me relacionado com autenticação.

Da minha experiência, Hyper-V fora de um domínio, é um "pincel". Por isso pergunto-te já se a máquina está no domínio ou não?
Se não estiver, começa a ler documentação, porque é mesmo um "pincel".
No menu que aparece no servidor, também tem opções de permissões.

Segundo aspecto, da minha experiência há placas de rede que dão problemas quando colocadas nas mesmas funções de rede de gestão e de rede para as máquinas virtuais.
Algumas realtek e broadcom, na minha experiência. Para Hyper-V não uso nada que não seja Intel Pro1000. Simplesmente têm uma excelente performance e não dão chatisses.

3 - O que é um HDD externo? Uma máquina com storage externa? Um disco Usb?

Nunca liguei um disco Usb no Hyper-V. Não sei se dá para fazer "pass through".
Tu tens 3 tipos de discos no Hyper-V, dinamicos (menos espaço, mas mais lentos), fixos (ocupa o espaço todo mas melhor performance) e "pass through" (em que ligas um volume físico directamente à máquina virtual (performance quase nativa).
No entanto em "pass through" penso que o volume não pode estar formatado e só pode ser usado por uma máquina.

Podes explicar com maior detalhe o problema?


Para finalizar, se backups são importantes, se calhar fail over e balanceamento também. Não consideraram host clustering com duas ou mais máquinas?
Isso é suportado no Hyper-V Server e têm live migration e balanceamento.

Vejam também o novo suporte de memória dinâmica. Demora uns tempos a perceber como funciona, mas vale a pena.

Espero ter ajudado em algum dos pontos. Se não ajudei, detalha melhor o problema.

1_Nós queriamos uma função de backups simples, e o ideal seria o backup da máquina virtual com aplicações já do gestor ou fazer a dita copia das pastas (para tal usariamos um batch file).

2_Em relação ao netsh, a firewall estava desactivada para se poder aceder à máquina remotamente. E sim, a máquina estava no domínio, foi configurada para tal no entanto havia conflitos de IPs. Daí desejar algum comando ou solução que apagasse as configurações da rede. O problema não é de TODO da placa de rede, porque tinha rede mas no momento em que andamos a mexer lá nas configs fizemos bodega.

3_Exactamente, HDD ligado através de USB. Isso que falas do dinamico, e fixo são funções de config de instalação de um HDD virtual na qual vai ser montada a máquina virtual e não ligação directa com um HDD físico.

Em relação ao:
Fail Over, balanceamento e memória dinamica poderias-me explicar melhor do que se trata especificamente?
Clustering definitivamente não iremos usar
Espero ter esclarecido melhor e aguardo novas opiniões e desde já muito obrigado Nemesis11!!!

Abraços,
Rafael.
 
Última edição:
1_Nós queriamos uma função de backups simples, e o ideal seria o backup da máquina virtual com aplicações já do gestor ou fazer a dita copia das pastas (para tal usariamos um batch file).

2_Em relação ao netsh, a firewall estava desactivada para se poder aceder à máquina remotamente. E sim, a máquina estava no domínio, foi configurada para tal no entanto havia conflitos de IPs. Daí desejar algum comando ou solução que apagasse as configurações da rede. O problema não é de TODO da placa de rede, porque tinha rede mas no momento em que andamos a mexer lá nas configs fizemos bodega.

3_Exactamente, HDD ligado através de USB. Isso que falas do dinamico, e fixo são funções de config de instalação de um HDD virtual na qual vai ser montada a máquina virtual e não ligação directa com um HDD físico.

Em relação ao:
Fail Over, balanceamento e memória dinamica poderias-me explicar melhor do que se trata especificamente?
Clustering definitivamente não iremos usar
Espero ter esclarecido melhor e aguardo novas opiniões e desde já muito obrigado Nemesis11!!!

Abraços,
Rafael.

1- Dá uma vista de olhos:
http://support.microsoft.com/kb/958662
http://download.microsoft.com/downl...t--Virtualization-mp4video-HyperVBackup_4.mp4

Não sei se o Hyper-V Server tem o serviço para o Windows Server Backup nem sei se é a solução que pretendem, mas sem pagar, é a melhor que vejo.

2- Não pares o serviço de firewall. Este é um erro comum que vejo fazer-se em Windows 7 e 2008 R2. Se só parares o serviço de firewall, ficas ainda mais fechado.
Se queres mesmo ter a certeza que a firewall não está a fazer nada, corre o seguinte comando no servidor.

net stop "Base Filtering Engine"

Dito isto, estando a máquina no domínio, normalmente não há grandes problemas com autenticação (que é o que me parece o erro pelas imagens).
Na consola do Hyper-V server deram as permissões correctas para os utilizadores que podem aceder via consola ao Hyper-V?

Tenta parar este serviço e depois tenta ligar-te por consola. Se não der há algo mais de errado. Tenta-te ligar ao event viewer remotamente do servidor, para se ver do que ele se queixa.
Se der, ou desligas esse serviço ou segue este manual:
http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc794756(WS.10).aspx

Não estou a ver o netsh ou outra forma de fazer reset às configurações de rede e na verdade, não sei se ajudaria.

3 - Para ver se percebo, um disco usb ligado à máquina virtual? É possível, mas só essa máquina virtual vai ver o disco usb.

Tens que te ligar remotamente ao servidor de Hyper-V com a consola de Disk Management e colocar o disco como "Basic" e "Offline". Importante: Não vai funcionar se o servidor ver o disco como "Removable".

Depois na consola do Hyper-V, fazes "pass through" para o volume que está "Offline".

Vê estas duas imagens:
http://i.imgur.com/q1J6E.png
http://i.imgur.com/tXUDP.png

Em relação a Fail over e Balanceamento, isso é conseguido criando um cluster, por exemplo com duas máquinas e storage externa, ligada por exemplo por iscsi.

Imagina que tens duas máquinas e crias um cluster Activo/Activo com storage externa, podes ter máquinas virtuais a correr nas duas máquinas e se precisares de fazer algo numa máquina fisica que requer "downtime", moves os recursos desse nó (as máquinas virtuais) para a outra máquina fisica.

Failover é a mesma coisa. Num cluster costuma haver um heartbeat (no caso de duas máquinas, por exemplo uma placa de rede em cada uma delas, com um cabo cruzado e um ip na mesma subnet) que vai verificando se as duas máquinas estão a funcionar.
Se uma for a baixo, a outra apanha os serviços da que foi a baixo e tens pouco downtime.

Dynamic memory é complicado de explicar, especialmente na implementação da Microsoft.
O conceito é simples. Imagina que dás 1 GB de Ram a uma máquina virtual, mas 99% do tempo ela só usa 512 MB de Ram. O que acontece é que tens os outros 512 MB de Ram a serem ocupados por nada e estas a perder memória Ram que poderia ser usada noutra máquina virtual.

A implementação é um pouco mais complicada, especialmente no Hyper-V (Espero que estejas a usar o R2 SP1).
Tem que ser pensado e visto consoante o load das máquinas virtuais.

Vê estes artigos para perceberes melhor:
http://virtualfat.com/2011/03/07/configuring-hyper-v-dynamic-memory/
http://technet.microsoft.com/en-us/library/ff817651(WS.10).aspx
http://blogs.technet.com/b/kevinhol...ng-dynamic-memory-on-hyper-v-2008-r2-sp1.aspx
http://blogs.technet.com/b/virtualization/archive/2010/03/18/dynamic-memory-coming-to-hyper-v.aspx
 
Tens que te ligar remotamente ao servidor de Hyper-V com a consola de Disk Management e colocar o disco como "Basic" e "Offline". Importante: Não vai funcionar se o servidor ver o disco como "Removable".

Depois na consola do Hyper-V, fazes "pass through" para o volume que está "Offline".


1_Esse método de backup que referes, Windows Server Backup, pelo o que conheco o Hyper-V não possui isso, e para usar isso é necessário instalar o Hyper-V sobre o Windows Server 2008??? (relembro mais uma vez que o meu servidor está instalado de raiz o Hyper-V, que localmente, só a consola de comandos é que está disponível, não há GUI [MS-DOS]).
2_Em relação à firewall o comando que usei foi: [FONT=&quot]Netsh firewall set opmode disable[/FONT] que tem como função desactivar a firewall. (será só o serviço; mas seja como for o problema não é da firewall, tenho 100% certeza que é das configurações da rede virtual, daí querer o comando para apagar as configurações).
3_Podias explicar melhor o procedimento apontado em cima, porque não sei como fazer a ligação remota atraves da consoal de gestão de discos.

As tuas recomendações:
1_O cluster está fora de ideia, portanto isso é para deixar de lado. :P
2_Em relação à memória dinâmica ainda iremos ver isso mais a fundo e daremos uma resposta.

E mais uma vez obrigadão Nemesis11 estás a ser mesmo útil e estas a dar esperança para continuar com o Hyper-V! :D Fica bem e um abraço.
 
Tens que te ligar remotamente ao servidor de Hyper-V com a consola de Disk Management e colocar o disco como "Basic" e "Offline". Importante: Não vai funcionar se o servidor ver o disco como "Removable".

Depois na consola do Hyper-V, fazes "pass through" para o volume que está "Offline".


1_Esse método de backup que referes, Windows Server Backup, pelo o que conheco o Hyper-V não possui isso, e para usar isso é necessário instalar o Hyper-V sobre o Windows Server 2008??? (relembro mais uma vez que o meu servidor está instalado de raiz o Hyper-V, que localmente, só a consola de comandos é que está disponível, não há GUI [MS-DOS]).
2_Em relação à firewall o comando que usei foi: [FONT=&quot]Netsh firewall set opmode disable[/FONT] que tem como função desactivar a firewall. (será só o serviço; mas seja como for o problema não é da firewall, tenho 100% certeza que é das configurações da rede virtual, daí querer o comando para apagar as configurações).
3_Podias explicar melhor o procedimento apontado em cima, porque não sei como fazer a ligação remota atraves da consoal de gestão de discos.

As tuas recomendações:
1_O cluster está fora de ideia, portanto isso é para deixar de lado. :P
2_Em relação à memória dinâmica ainda iremos ver isso mais a fundo e daremos uma resposta.

E mais uma vez obrigadão Nemesis11 estás a ser mesmo útil e estas a dar esperança para continuar com o Hyper-V! :D Fica bem e um abraço.

1 - Sim, eu conheço o Hyper-V Server. É um Server Core, só com a funcionalidade de Hyper-V.
Eu não tenho experiência com o Windows Server Backup, mas a minha ideia é se, a partir de um Windows 2008 externo, não se conseguirá usar o Windows Server Backup, ligando por rede ao servidor de Hyper-V e fazer backup?

Backups só tenho experiência com produtos pagos, onde há uma parte servidor de Backups e instala-se um agente na máquina que se quer fazer backup.

2- Ok, pensei que tinhas apenas parado o serviço.

Quando crias uma rede para as máquinas virtuais, ele cria-te um interface.
Bem, tentava três coisas por esta ordem:

- No servidor corre o comando "netsh interface show interface". Penso que te vai aparecer dois interfaces. O real e o criado pelo hyper-v:
O que tentava era o seguinte:
No criado pelo Hyper-V: "netsh interface set interface name="NOME" admin=DISABLE"
No real: "netsh interface set interface name="NOME" admin=ENABLE"
Reboot e ver se te consegues ligar (vê no servidor que ip fica o interface real).

- Se não der, ligar remotamente ao device manager do servidor e fazer um uninstall do device da placa de rede.
Se não conseguires ligar remotamente, usar o "devcon" por linha de comandos:
http://support.microsoft.com/kb/311272
http://support.microsoft.com/kb/269155

Reboot e ele deve detectar e instalar de novo a placa de rede

- Se nada disto funcionar, registry remoto ao servidor, procurar pelos nomes dos interfaces e apagar as configurações.
Talvez se consiga abrir o registry no Hyper-V server, chamando-o por linha de comandos "regedit.exe" ou no pior dos casos, ter que usar o "reg.exe".

3 -

l99jn.png


A partir de uma máquina remota com Windows 7, abres o computer management, botão direito, "Connect to another computer" e colocas o nome ou ip do servidor.
Se tiveres permissões, penso que consegues ver o disk management da máquina remota, alem das outras opções do "computer management".

Se não conseguires ver, penso que deves conseguir fazer isso no servidor com o "diskpart". Não estou ao pé de um windows, mas penso que deve ser possível com o diskpart.
 
Boas!!!

1_ Nós, numa de método alternativo, colocamos o backup na rede e acedemos porém não conseguimos fazer o backup total... (Usamos o Windows Server Backup da máquina virtual, quando poder coloco aqui a imagem do erro);
2_ Nós como tivemos que dar uma volta rápida ao problema decidimos formatar o PC e prosseguir mas caso aconteça o mesmo iremos ter em conta o que dizest, muito obrigado!!!!
3_ Em relação à tua dica da gestão do disco remotamente consegui conectar-me mas dá-me uns erros...
ve4os2.png

PS: A administração remota está activa sem margem de dúvida, agora os serviços PnP e registo remoto não sei como verificar isso no Hyper-V (Desculpa a pergunta um bocado idiota mas quero ter certeza, a Gestão de Computadorees + Armazenamento + Serviços e aplicações é tudo do servidor Hyper-V?).

E agora o erro que interessa mesmo, que é a dita gestão de disco:
7
2npzpx.png


Tenho uma questão, ao fazer as ditas configurações, offline + passthrough, etc o disco poderá ser lido noutros computadores sem problemas?

Abraços,
Rafael.
 
Última edição:
Se não estás a conseguir chegar à gestão dos discos remotamente, vais ter que usar o diskpart.

Não tenho forma de ver agora se esse é o comportamento normal do Hyper-V Server ou há forma de dar a volta, mas com o diskpart penso que consegues colocar um volume em "Offline" e "fixed" se for um disco externo.

Quando perguntas se o disco poderá ser lido noutros computadores, não percebo bem a pergunta. Lido directamente por outros computadores, quando ele está assignado no Hyper-V como pass throught para outra máquina? Não. Quando fazes pass throught de um disco no Hyper-V estás a dizer que aquele disco está sobre o controlo unico por parte daquela VM.
Eu tenho quase a certeza (mas é uma questão de verem), que não dá para assignar ao mesmo tempo, o mesmo disco a duas máquinas diferentes.

Se a pergunta é se ele pode ser lido por outra máquina, depois de retirado o pass throught à máquina onde estava assignado? Sim. O Windows vai ver esse disco como um volume.
 
Usaremos o Diskpart e daremos noticias.

Em relação ao disco, respondeste a tudo!
Obrigadão!!

Caso apareça mais dificuldades estarei aqui novamente a pedir-te ajuda Nemesis11!!
Obrigadão mais uma vez!!!


EDIT: Boas de novo, venho aqui trazer um programa espetacular!! Que resolveu os meus problemas, foi o meu colega que encontrou, chama-se Disk2VHD, transforma o disco de qualquer máquina num disco rígido virtual!! Que pode ser recuperado UNICAMENTE no Hyper-V. Funciona, já foi testado e funciona. Servindo para backup e como também alocação de máquinas (para virtualização apenas), fiquem bem!! Rafael.

Abraços,
Rafael.
 
Última edição:
Back
Topo