HyperTransport 3.1 boosts frequency to 3.2GHz - 51.6GB/s bandwidth

possessed

Full Throttle BOINC Roller
The HyperTransport Consortium rolled out version 3.1 of its specification. This update increases the maximum clockspeed from 2.6GHz to 3.2GHz which results in a bandwidth of 51.6GB/s - up from 41.6GB/s.

HyperTransport is a high-bandwidth, point-to-point interconnect standard that provides the lowest latency for chip-to-chip, board-to-board and chassis-to-chassis links. The HyperTransport 3.1 specification defines three new clock rate steps of 2.8 GHz, 3.0 GHz and 3.2 GHz. This increase in clock speed delivers a 23 percent increase in aggregate bandwidth.

"It is significant that the HyperTransport Consortium has proven its ability to further consolidate interconnect performance leadership with the release of the HyperTransport 3.1 specification," said Jag Bolaria, senior analyst, The Linley Group. "The standard has empowered millions of high-performance products on the market today, proving the stability and robustness of the technology. The move to 3.2 GHz is the next natural progression."

The HyperTransport Consortium also announced a new bus interconnection specification called HTX3. This specification allows graphics cards to be linked to the CPU using the same interface the links CPUs to memory and could potentially replace PCI Express.

source
 
com os dois principais fabricantes de placas graficas não integradas no consorcio do HyperTransport... eu diria, que ha de facto algum potencial para levar a cabo a substituição do bus PCIe usado por este tipo de placas graficas (apesar de, actualmente o PCIe não é propriamente um causador de estrangulamentos)...

Não creio que seja uma simples resposta a tecnologia da intel... parece-me mais uma evolução natural, e uma tentativa de levar o HyperTransport até outros dominios... porque tem potencial tecnologico para isso, e é um consorcio com alguma força.
 
Será para fazer face ao Nehalem da Intel que possui triple-chanel ddr?
O Deneb (Phenom 45nm) vai continuar a usar dual-chanel ddr logo terá alguma desvantagem em largura de banda.
 
Será para fazer face ao Nehalem da Intel que possui triple-chanel ddr?
O Deneb (Phenom 45nm) vai continuar a usar dual-chanel ddr logo terá alguma desvantagem em largura de banda.

por mais velocidade que o HTT tenha, a largura de memoria não será afectada.

não creio que este update tenha ganhos na performance...

@ koncaman, duvido que tal venha acontecer tão cedo, o bus PCI-e ainda é 1 criança.

eu pessoalmente iria achar mais interessante a Intel ter aderido também ao HTT, poderíamos ter chipsets universais e mais concorrência ;) Seria engraçado ver chipset intel com socket amd e chipset amd com socket intel:x2:
 
talvez fosse interessante para o consumidor... no entanto, não tinha interesse nenhum para a intel. até porque a intel tem apostado nos chipsets, e plataformas 100% intel.

Quanto ao bus Hypertransport para placas graficas.. bem, isso não viria propriamente de uma necessidade de substituir o PCI-e, mas sim, uma forma de isolar um pouco mais a intel, e tentar levar o Hypertransport a outro nivel... como o hypertransport é um consorcio com alguma força, e relativamente abrangente, no que a empresas envolvidas diz respeito (tem uma base bastante solida), eu ate acredito que isto pudesse vingar... pelo menos a ideia parece-me interessante.
e se vingasse, a intel depois teria que fazer as suas opções.
 
Última edição:
Back
Topo