i7 8700k + Maximus X Hero

alexandre1984

Power Member
Boas,

Gostaria de saber até que Vcore poderemos ir, com o i7 8700k e Maximus X hero. Tenho lido que até 1.35 não haverá problemas. Mas é preciso ter em consideração que não tenho delid.

O meu objetivo era estabilizr nos 5.0 Ghz.
 
Tens de ver as temperaturas que será o principal factor limitativo. Tenta estabilizar os 5GHz com o mínimo de vcore necessário para tal e vê se as temperaturas são aceitáveis.

O que não falta aí é malta com mais de 1.4v.
 
Tens de ver as temperaturas que será o principal factor limitativo. Tenta estabilizar os 5GHz com o mínimo de vcore necessário para tal e vê se as temperaturas são aceitáveis.

O que não falta aí é malta com mais de 1.4v.

Neste momento tenho o Vcore a 1.34 e LLC a 6. Deixei a correr o Prime95 v26.6 a 1344k.
Quando saí de casa estava em meia hora de stress test e não tinha crashado, com as temps na ordem dos 70º.

A minha questão é, se tiver crashado com esta voltagem, posso subir até quanto? Até ao ponto em que as temperaturas começarem a atingir valores do tipo 85/90?
 
O problema é que isso muda de chip para chip, há pessoal com CPUs a bater os 80/90ºC a 1.3 e até menos que isso. No teu caso visto que a 1.34 ainda se aguenta a 70 eu diria que 1.4 é o máximo recomendado, mas não consigo prever o comportamento do chip, ele a 1.35 pode do nada saltar 10ºC, tens de ir lá por testes.
 
O meu i7 8700k Maximus X Hero 16 gskill cl14 3200 mhz (b-die samsung).
Faço 5.0 ghz vcore 1.25. (Parece que tive sorte no chip que me saiu)

AIO Nzxt x62 bomba a 80% fans a 50% faço 60/62º no Battlefield 1 e PUBG. Ainda ando em afinações mas até agora passou todos testes e nem bluescreens.

Rx 480 Sapphire 8gb plus.
Core clock 1393.
Memory clock 2150.
Fans a 60% temperatura 55/62º.
Voltagem esta a 0.
Uso msi afterburner.
A rx deu erro no battlefield 1 qualquer coisa do Direct X estava o core clock a 1400 e já usei a 1430 quando tinha o FX8350 e nunca deu problema, penso que fica instável a 1400 no BF1.

Ps: quando tinha setup:
FX 8350 @ 4.9 vcore 1.44
Asus Sabertooth fx990 r2.0
16gb Gskill 2400mhz cl9 (salvo erro latência cl9 ou cl10)

A rx a 1400 pedia no minino +43 vcore (msi afterburner) com memory a 2150 e tinha temperaturas no PUBG 76º (max registado), fans a quase a 90% de velocidade.
Desde que comprei intel (i7 8700k) a grafica ficou mais fresca e com o mesmo overclock e sem necessitar de voltagem.
 
O meu i7 8700k Maximus X Hero 16 gskill cl14 3200 mhz (b-die samsung).
Faço 5.0 ghz vcore 1.25. (Parece que tive sorte no chip que me saiu)

AIO Nzxt x62 bomba a 80% fans a 50% faço 60/62º no Battlefield 1 e PUBG. Ainda ando em afinações mas até agora passou todos testes e nem bluescreens.

Rx 480 Sapphire 8gb plus.
Core clock 1393.
Memory clock 2150.
Fans a 60% temperatura 55/62º.
Voltagem esta a 0.
Uso msi afterburner.
A rx deu erro no battlefield 1 qualquer coisa do Direct X estava o core clock a 1400 e já usei a 1430 quando tinha o FX8350 e nunca deu problema, penso que fica instável a 1400 no BF1.

Ps: quando tinha setup:
FX 8350 @ 4.9 vcore 1.44
Asus Sabertooth fx990 r2.0
16gb Gskill 2400mhz cl9 (salvo erro latência cl9 ou cl10)

A rx a 1400 pedia no minino +43 vcore (msi afterburner) com memory a 2150 e tinha temperaturas no PUBG 76º (max registado), fans a quase a 90% de velocidade.
Desde que comprei intel (i7 8700k) a grafica ficou mais fresca e com o mesmo overclock e sem necessitar de voltagem.

Que stress test fizeste com vcore a 1.25 e durante quanto tempo?
 
Que stress test fizeste com vcore a 1.25 e durante quanto tempo?
Fiz o normal intel burn test testei em very high(penso que é o máximo) e em standard. O normal estava lá marcado (10) ainda demorou uns tempo a processar esse 10 "passos"deu tudo correcto. Passei real bech(recomendado) e passou tudo na boa. Mas ainda não dei por concluído. Saí do i7 920 @ 4ghz 1.20v 24/7.
Cheguei a falar aqui no fórum o pessoal disse que se a referência do cpu fosse d0 do i7 920 fazia 4ghz e é que faz mesmo xD.
Depois passei para fx8350. Agora vou nesta arquitetura e isto é outra coisa, ainda tenho que aprimorar o overclock mas conhece um colega que conclui i7 8700k com maximus X @ 5ghz a 1.23vcore.
 
Sinceramente nao percebo este processador é normal fazer vcore 1.32 1.33 em stock? com mce off?
Se tivesse o MCE on ja cheguei aos 1.4V.
Quanto a temperaturas nao me posso queixar tenho 60 ºC a jogar Battlefield 1 na resolução 2k.
 
Num 8700k nao precisas de tanto Vcore. No meu tenho a 1.30 a fazer 5.1 estável sem problema nenhum com kraken x62 nao me passa dos 55 °C. Mas podes meter ate 1.35 tranquilo sem problemas agora claro faz um bom teste de stress porque com esse Vcore ja deve aquecer um pouco mais. Mas e só tomares cuidado com as temperaturas. E vai experimentando. Mas nao te aconcelho muito a ultrapassares desses valores.
 
boas peço desculpa pela intromissão mas quando fazem overclock no i7 ou i5 o cpu fica sempre na velocidade do overclock ou desce automaticamente quando não está a precisar?
pergunto isto pois no meu Ryzen se eu fizer overclock por exemplo para 3.8 ele fica sempre nesses 3.8 esteja eu a jogar ou sem fazer nada no pc
 
A board dele. :beerchug:

Ja vi que entretanto respondeste. Sinceramente pode ser da board. Os ryzen em boas boards fazem downclock sem problema. Esse chipset B apesar de suportar overclock, não suporta todas as funções e todas as opções de bios que uma x370 suporta, e muito menos se comparares com a crosshair.

Existem diferenças entre as boards, quando te disserem que " todas fazem o mesmo", engole a coisa e não entres muito em discussão que não vale a pena, mas acredita em mim quando digo que não são todas iguais.
 
boas peço desculpa pela intromissão mas quando fazem overclock no i7 ou i5 o cpu fica sempre na velocidade do overclock ou desce automaticamente quando não está a precisar?
pergunto isto pois no meu Ryzen se eu fizer overclock por exemplo para 3.8 ele fica sempre nesses 3.8 esteja eu a jogar ou sem fazer nada no pc

Tens um tópico logo a seguir a este dedicado ao oc nos Ryzen.;)
 
Back
Topo